domingo, 31 de agosto de 2014

Marshmallow Fluff (Sem Glúten, Sem Lactose)


Algumas das coisas que fazem das barraquinhas das festas populares o que elas são são as malas de cocos a mesma roupa de sempre as marcas falsificadas o cheiro a fritos o 1x3 2x5 os montinhos de meias o olhar desconfiado dos vendedores as maçãs caramelizadas brilhantes e o algodão doce (cor de rosa!).
Mas para quem inconsequentemente prova aquilo que foi só idealizado e assim separa a doce e angélica imagem do sabor real e tragicamente descobre que, afinal, é uma porcaria, é capaz de não ter assim tanta piada. 
(Não se preocupem com a dramatização, é um tema sensível ;))
Porque é que o algodão doce não sabe a nuvem? (sim, as nuvens sabem bem!)
Porque é que a maçã caramelizada não sabe a nuvem? (perdi a imaginação nesta :P)
Porque é que o Marshmallow Fluff não sabe a nuvem marshmallow? (vá lá, era o mínimo!)
Caso se estejam a perguntar, não, o Marshmallow Fluff não se vende nas feiras.
Mas podia.

Só era capaz de ser um bocado esquisito.







Marshmallow Fluff (Sem Glúten, Sem Lactose)
Adaptado daqui
Para cerca de 280g

Ingredientes

[  120g de açúcar branco dissolvido em 40ml de água (fria) 
[  1 clara 
[  1 pitada de sal 
[  80g de açúcar em pó
[  1 colher de café de essência de baunilha (ou baunilha em pó)

Preparação

| Bater com uma batedeira elétrica (na velocidade máxima) a clara com a solução de açúcar e uma pitada de sal durante aproximadamente 5 minutos (ou até dobrar de volume e ficar mais espesso). 
| Diminuir a intensidade e juntar o açúcar em pó, misturando bem. 
| Incorporar, sem bater, 1 colher de café de baunilha em pó. 
| Guardar num recipiente fechado hermeticamente no frigorífico. 
| Refrigerar durante pelo menos 24 horas (fica ainda mais cremoso e espesso depois de ir ao frigorífico).



Por favor perdoem-me por difamar o fluff na introdução. Das primeiras vezes que fiz usei mel e fiquei decepcionada por uma coisa tão linda saber... a mel. E ser muito doce (no mau sentido...). Depois comecei a fazer com o açúcar e gostei mais. Mas ainda não dá para comer à colher, com muita pena minha. Também não é suposto. É um ingrediente para outras receitas (uma em especial ;)). A doçura é uma defesa natural para chegar ao seu destino final (a próxima receita!). Adoro fazer isto por causa da consistência E por causa da outra receita (mistério). E como ingrediente não lhe posso atribuir qualquer defeito!
É um produto vendido feito, mas não em Portugal (a não ser em lojas especializadas em produtos americanos, daquelas que não há perto de mim - por favor não mencionem isso nos comentários, eu sei que há e choro).
De cada vez que faço isto (acho que foram 5) surpreendo-me com a textura e tiro centenas de fotografias. É mesmo muito cremoso e branco puro... Como as maçãs e o algodão, um aspeto fantástico e um sabor algo enjoativo (daí a introdução, não é completamente aleatória!). Mas os outros dois não têm o trunfo...

Continua no próximo episódio.



quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Gelatina Com Claras (+Saudável, Sem Açúcar Adicionado, Sem GorduraAdicionada, Sem Lactose, Sem Glúten)


(Olá!)

Posso dizer que antes de abandonar o blog estava à procura de 4 produtos de supermercado
Bastou-me ir para outro sítio e encontrei as 4: quark (a um preço decente!), cottage, claras em pacote e pepitas três chocolates da Vahiné (podem tentar adivinhar de quais dois blogs veio a inspiração).
Um certo supermercado perto de mim sempre me decepcionou, sendo pobrezinho em coisas que seria suposto ter, reforçando antes o stock da pequena feira de artigos a despropósito que lá existe.
Encontrar todas estas coisas foi mais do que o meu pobre coração pôde aguentar  uma agradável surpresa, que revolucionou a minha ingestão de lacticínios e proteína durante o mês, a minha próxima fornada de bolachas e a maneira como olho para a gelatina.
Mesmo que nunca tenha gostado de gelatina, precisamente por causa da textura caraterística e sabor artificial e por ter ossos de porco, achei o resultado mesmo bom e resultou muito bem, originando até uma sequela que mostro depois.







Gelatina Com Claras (+Saudável, Sem Açúcar Adicionado, Sem Gordura Adicionada, Sem Lactose, Sem Glúten)
Adaptado daqui
Para 4 doses


Ingredientes:
[  250ml de água
[  1 saqueta de gelatina em pó de um sabor à escolha (pode ser com ou sem açúcar) (a correspondente a 1/2 litro de gelatina pela preparação 'normal' indicada no pacote (pela adição de 250ml de água fria e 250ml de água quente))
[  3 claras (ou 100ml) (de preferência pasteurizadas)
[  1/3 de colher de chá de goma xantana (opcional)

Preparação:
| Ferver a água. Numa malga, colocar a gelatina com sabor e juntar os 250ml de água (quente), mexendo até dissolver.
| Deixar que a água com gelatina arrefeça (para que depois as claras não se separem do resto convém deixar arrefecer bastante, mexendo de vez em quando para não solidificar. No mínimo uns 15 minutos, mas convém ser mesmo até que a mistura esteja praticamente fria ao toque).
| Bater as claras com a goma xantana até ficarem sólidas e espessas.
| Adicionar  a água com gelatina lentamente (colher de sopa a colher de sopa, por exemplo) às claras enquanto se bate sem parar a mistura com a batedeira elétrica.
| Levar a solidificar no frigorífico.



Como não são cozinhadas, convém que as claras sejam pasteurizadas, mas isso depende da escolha de cada um.
Já estava a planear fazer isto há imenso tempo, e pelos vistos tinha motivo. Da primeira vez fiz num tabuleiro e cortei em quadrados, também fica muito bom! E também já fiz em camadas num recipiente e cortei em fatias. As camadas também são fáceis de fazer, mas demoram mais tempo, claro. Já fiz com gelatina com e sem açúcar, e ambas resultam muito bem. Dá para desenformar muito facilmente (já usei várias formas e recipientes de vidro).
Foi aprovado por quem experimentou e por mim também, mesmo não gostando de gelatina normal (eu sei que já disse). É muito diferente desta – a textura é menos gelatinosa e mais leve, fofa e aveludada, até dá para comer «à mão». Foi especialmente aplaudida pelas fãs de gelatina, e a fornada triplicada que fiz ontem à noite para poder finalmente postar uma das poucas criações culinárias deste mês (não tinha tirado fotos - nenhuma das vezes! - por preguiça) já desapareceu. 
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 dose média)
Energia: 44kcal 
Proteínas: 7.5g
Hidratos de Carbono: 0.2g
-       Dos quais açúcares: 0.2g
Lípidos: 0.1g
-          Dos quais hidrogenados0g
Fibra: 2.6g
Sódio: 129mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose, aproximadamente 90g, 1/4 da receita) calculada com gelatina light da condi. Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
_________________________________________________________________________




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...