domingo, 20 de dezembro de 2015

Panquecas de Weetabix (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Sem Lactose)


Há pessoas que caem na rotina dos pequenos-almoços (ou lanches) e comem a mesma coisa vezes sem conta, seja ela pão com café, iogurte com fruta ou leite com cereais. Parte dessas pessoas está perfeitamente bem com a situação e outra parte desejaria variar mais. Caso alguém da segunda categoria me esteja a ler, tenho um ótimo conselho - criem uma página de facebook.
Falo por mim: desde que criei a minha e comecei a partilhar sugestões de refeições por lá que faço um enorme esforço para não me repetir. Daí surgiram todas as combinações de coberturas saudáveis para bolos (também saudáveis) que possam imaginar e mais algumas, diversas e imaginativas maneiras de dobrar e dispor crepes num prato e ainda um fenómeno a que gosto de chamar "compota de framboesa para o poder" (porque além de variados os pratos têm de ser coloridos).
Assim sendo, poderão imaginar o problema que representa uma aparentemente inocente caixa de weetabix com 36 barrinhas. Estes cereais à primeira vista não são muito versáteis; e depois de publicar iogurte com weetabix, leite com weetabix e papas de weetabix comecei a temer provocar o aborrecimento daqueles que constante e incansavelmente atualizam a minha página para se deleitarem a ver as novas publicações (hah). 
Desta forma, num conturbado período da história da minha conta na rede social, surgem as panquecas de weetabix. Incrivelmente fáceis de fazer, deliciosas e bastante diferentes de qualquer outra aplicação para os cereais: tudo o que uma pessoa quer numas simples panquecas.





Panquecas de Weetabix (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Sem Lactose)
Para 4 panquecas 

Ingredientes:
[  1 ovo
[  2 claras (cerca de 50ml) (nunca experimentei, mas provavelmente podem usar mais um ovo em vez das claras)
[  2 'barras'/'bolachas' (unidades) de weetabix
Nota: As panquecas não são amargas e têm um sabor bastante agradável, mas se quiserem que fiquem doces podem adicionar mel, açúcar ou adoçante).

Preparação:
| Triturar todos os ingredientes (ovo, claras e barras de weetabix). Se a massa ficar demasiado espessa adicionar um pouco de líquido (leite ou água).
| Numa frigideira anti-aderente aquecida colocar porções da massa e virá-las com uma espátula quando estiverem cozinhadas de um lado (assim que der para virar sem a panqueca se colar ou desfazer).
| Deixar cozinhar um pouco mais e retirar para uma grade para arrefecer.




Além de serem as panquecas mais simples que já fiz (há outras que o são, mas em menor grau, já tentei várias vezes e nunca com 2 ingredientes resultaram tão bem - ou, diga-se, ficaram comestíveis sequer) são deliciosas. Ficam muito fofas, ligeiramente húmidas e altas, muito por culpa do poder de absorção do weetabix (acumulando a esta caraterística de forma incomum a vantagem de, vejam, não ser uma fralda). Não são muito doces, como aliás seria de esperar avaliando os ingredientes, mas o sabor é agradável como o dos cereais em si. Ficam deliciosas com toppings variados, desde iogurte ou fruta a (personal favourite) chocolate negro - derretido ou não, um quadrado por aquecer fica delicioso, lembra um croissant com este recheio. Há ainda a possibilidade de acrescentar elementos para dar outro sabor à massa: cacau, mel, especiarias, frutos secos, aquilo que mais vos agradar e que vejam como boa maneira de personalizar a receita a gosto. Se gostarem de panquecas mais finas e menos 'gorduchas', podem ainda juntar aos ingredientes líquido extra.
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Informação Nutricional (por 1 panqueca)
Energia: 56kcal
Proteínas: 4.2g
Hidratos de Carbono: 6.3g
-       Dos quais açúcares: 0.7g
Lípidos: 1.3g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.0g
Fibra: 0.9g
Sódio: 32mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 35g, 1 panqueca ou 1/4 da receita). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
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terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Madalenas (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Açúcar Adicionado, Integral)


Costumava pensar que inventar receitas era muito complicado. Que as proporções de ingredientes teriam de ser bem compreendidas, que demasiados ovos facilmente transformariam um bolo numa omelete e que demasiada farinha resultaria numa broa.
Até alterar receitas era para mim complicado - e se a colher de chá de uma farinha diferente em meio quilo de outra tivesse um propósito especial? Ou o óleo tivesse um papel de enorme importância na consistência? E de certeza que aquela pitada de sal seria imprescindível, já que não estaria incluída na lista de ingredientes de outra maneira...
Em suma, demorei algum tempo a perceber que não muita coisa em particular era fulcral para que uma receita resultasse. 
Claro que as quantidades não são escolhidas à toa e devem ser mais ou menos calculadas, e como é óbvio utilizando adoçante a menos ou fermento a mais o resultado pode não ser o pretendido. Mas também não é complicado ou difícil de todo, como provam muitas receitas que tenho por aqui.
Não sou um génio culinário. Não combino ingredientes sem provar e sabendo de antemão que a combinação será fantástica como grandes chefs nem tenho uma incrível destreza para decoração ou confeção de doces mais elaborados, mas mesmo assim não me lembro da última vez que uma receita inventada por mim tenha corrido mal. Costumo fazer tudo, colocar no forno (se for ao forno, claro), ter uns momentos de dúvida enquanto a coisa em questão coze (hey, também sou humana!) e depois retirar, deixar arrefecer e provar, surpreendendo-me com a maneira como não tendo seguido nenhuma receita aquilo correu tão bem.
Estas madalenas são mais um caso. Lembrei-me de fazer este doce tão conhecido (não sem a ajuda das adoráveis formas que apareceram no catálogo do Lidl nessa semana), vi várias receitas para perceber mais ou menos o processo de confeção... E inventei. 
Como sempre, correu tudo bem. Os bolinhos saíram do forno bonitos e dourados - provas materiais de que produzir ou reinventar receitas não é difícil. Provas essas bastante deliciosas, aviso já...






Madalenas (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Açúcar Adicionado, Integral)
Para 12 unidades

Ingredientes:
[  1 ovo 
[  1 clara
[  1 pitada de sal
[  25g de mel
[  50g de farinha de aveia (flocos de aveia triturados, uso a varinha mágica) (sem glúten para um resultado sem glúten)
[  Raspa de 1/2 limão (ou laranja)
[  3 colheres de sopa de azeite

Preparação:
| Bater com uma batedeira elétrica o ovo e a clara com o sal.
| Quando a mistura estiver areada e volumosa, adicionar aos poucos o mel, batendo sempre e durante cerca de 5 minutos no total.
| Acrescentar, peneirando e aos poucos, a farinha de aveia, envolvendo delicadamente a cada adição.
| Juntar a raspa de limão e o azeite, este último uma colher de sopa de cada vez, e incorporar cuidadosamente.
| Dividir pelas formas de uma tabuleiro para madalenas (ou queques, por exemplo) e levar ao forno pré-aquecido a 190º durante aproximadamente 12 minutos.
| Desenformar e deixar arrefecer sobre uma grade.



Eu não pensei que fosse acertar à primeira tentativa, mas não consigo imaginar uma madalena saudável a ser melhor do que isto. A textura é muito fofa com um ligeiro crocante nas bordas, e o sabor típico com um toque agradável do limão. O azeite não poderá ser omitido com um resultado igualmente bom, sobretudo no que toca à consistência, até porque a quantidade e gordura face à receita tradicional é já consideravelmente reduzida, mas em termos de sabor não se nota (não seria muito agradável que soubessem a azeite, claro). São muito simples de fazer e podem até ser guardadas durante algum tempo num recipiente bem fechado ou no congelador - embora seja difícil fazê-las sobreviver até lá! 
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Informação Nutricional (por 1 madalena)
Energia: 41kcal
Proteínas: 1.3g
Hidratos de Carbono:4.6g
-       Dos quais açúcares: 1.8g
Lípidos: 2.0g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.0g
Fibra: 0g
Sódio: 8mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 15g, 1 madalena ou 1/12 da receita). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
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