Avançar para o conteúdo principal

Tarteletes de Noz Pecan e Caramelo (Saudável, Sem Glúten/Lactose)


Há uns tempos encontrei num Carrefour, em Espanha, umas forminhas de silicone para fazer tarteletes. Na altura por acaso até já tinha pensado em procurar um sítio que vendesse, porque várias pessoas que sigo tinham publicado fotos de tarteletes saudáveis com bom aspeto e porque não posso ver nada
Depois encontrei no Lidl nozes pecan e trouxe um pacote, já decidida quanto ao seu destino: tarteletes de noz pecan com caramelo numa versão saudável.
Isto em Julho do ano passado.
Não sei se é absurdo ter esperado tanto tempo ou perseverante tê-las feito depois de largos meses, mas vou deixar o julgamento para vocês - o que interessa é que finalmente as fiz a semana passada, e ficaram deliciosas. Vieram parar ao blog em tempo recorde, porque perguntei no Facebook e no Instagram que receita as pessoas preferiam que publicasse primeiro e esta foi a mais votada.
De qualquer modo, acho que é justo: estas tarteletes já esperaram demasiado tempo no passado. Talvez agora possa equilibrar as coisas.





Tarteletes de Noz Pecan e Caramelo (Saudável, Sem Glúten/Lactose)
Para 4 tarteletes

Ingredientes:

Para a base:
[  1 ovo
[  1 colher de sopa de açúcar de coco
[  2 colheres de sopa de leite (pode ser magro, vegetal, sem lactose - para a versão sem lactose,...)
[  40g de farinha de aveia (certificada sem glúten para a versão sem glúten)
[  10g de polvilho doce
[  1 pitada de fermento

Para o caramelo:
[  80g de mel
[  40g de manteiga de amendoim
[  2 colheres de sopa de leite (pode ser magro, vegetal, sem lactose - para a versão sem lactose -,...)

Para a 'montagem':
[  Nozes pecan (a gosto; usei 20 no total)

Preparação:

Para a base:
| Utilizando uma batedeira elétrica, bater o ovo com o açúcar de coco durante cerca de 1 minuto.
| Adicionar o leite e bater mais uns segundos para incorporar.
| Parar de bater e adicionar a farinha, o polvilho e o fermento. Envolver com uma espátula.
| Dividir a massa por 4 formas de tarteletes e levá-las ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 8 minutos, ou até que estejam cozidas. Entretanto, preparar o caramelo.

Para o caramelo:
| Colocar o mel num tacho pequeno e levar a lume médio. Deixar fervilhar cerca de 1 minuto, retirar do fogão, adicionar a manteiga de amendoim e mexer bem.
| Levar novamente a lume médio, mexendo sempre, durante cerca de 2 minutos.
| Retirar do lume e adicionar o leite, mexendo vigorosamente.

Para a 'montagem':
| Depois de retirar as tarteletes do forno, aumentar a temperatura deste para 220 graus.
| Colocar em cada uma algumas nozes pecan, e cobrir com o caramelo.
| Levar as tarteletes ao forno novamente para dourarem (cerca de 5 minutos).



As tarteletes estavam mesmo boas! Pensei que a base pudesse ficar 'sem graça', mas ficou perfeita para o efeito: fofinha, macia e consistente. E este caramelo, do mesmo estilo do que já usei para fazer receitas como a tarte de amêndoa caramelizada e as pipocas caramelizadas, é incrível! Só com mel ficaria enjoativo, mas com a manteiga de amendoim fica com uma textura gooey e um sabor mesmo viciante :)
Claro que as tarteletes ainda têm algum açúcar e gordura, ainda que não sejam refinados. No entanto, também é óbvio que não são para comer sem moderação, e são sem dúvida bem mais saudáveis do que umas tarteletes 'normais'!
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma tartelete)
Energia: 255kcal
Proteínas: 7.2g
Hidratos de Carbono: 32.3g 
-       Dos quais açúcares: 21.3g
Lípidos: 12.1g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.9g
Fibra:  2.5g
Sódio:  27mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 tartelete ou 1/4 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Fiquei doida para as provar! Adorei o aspecto e gosto de tudo =D

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Não tenho formas de tarteletes, mas vou comprar agora pois estão em promoção no Lidl! :) Talvez experimente estas tuas deliciosas e bonitas tarteletes. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Hummm que bom aspeto e ainda para mais saudável.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t