Mostrar mensagens com a etiqueta bolo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta bolo. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 29 de março de 2019

Bolo de Fécula de Batata com Creme de Pasteleiro de Café


Já sabem que os meus bolos de aniversário de eleição são o bolo alemão e o pão de Ló com recheio de chantilly e morangos (ou a versão com pêssego de lata). Sempre que alguém faz anos e preciso de fazer um bolo a minha escolha recai sobre um desses dois: são simples, saem sempre bem e quase toda a gente gosta.
Assim sendo, e como um spin-off de um clássico nunca sai mal (pronto, sai quase sempre mal, mas vocês percebem a ideia :P) decidi fazer uma versão de café do bolo alemão.
Fiz o bolo igual, mas substituí o creme de pasteleiro de baunilha por uma versão de café. Como quase todas as sobremesas com café que faço, foi um grande sucesso - por isso fica a receita para a posterioridade, e para quem quiser experimentar também :)





Bolo de Fécula de Batata com Creme de Pasteleiro de Café
Creme de pasteleiro adaptado daqui
Bolo adaptado daqui

Ingredientes:

Para o creme de pasteleiro:
[  550ml de leite meio-gordo
[  4 pacotes individuais de café expresso instantâneo (7,5g)
[  1/2 colher de chá de essência de baunilha
[  1 pitada de sal
[  3 ovos
[  150g de açúcar
[  45g de amido de milho
[  20g de manteiga sem sal

Para o bolo:
[  8 ovos
[  250g açúcar
[  150g de fécula de batata

Para a montagem:
[  Amêndoa granulada tostada (a gosto; podem omitir ou trocar por outra decoração ao vosso gosto)

Preparação:

Para o creme de pasteleiro:
| Num tacho, ferver o leite com o café em pó, a baunilha e o sal.
| Num outro recipiente, bater (usando um garfo) os ovos com o açúcar e o amido de milho.
| Juntar o leite ao preparado dos ovos aos poucos, mexendo vigorosamente para que estes não cozam.
| Colocar a mistura de novo no tacho e levar ao lume. Deixar engrossar, mexendo sempre, até obter a consistência desejada.
| Desligar o lume e juntar a manteiga. Misturar até que derreta (caso tenha ficado com alguns grumos, podem neste ponto dar uns toques com a varinha mágica).
| Transferir para um recipiente hermético. Cobrir a superfície com película aderente e deixar arrefecer completamente. Tampar e refrigerar durante pelo menos umas horas.

Para o bolo:
| Separar as gemas das claras.
| Utilizando uma batedeira elétrica, bater as gemas com o açúcar durante 15 minutos.
| Num outro recipiente, bater as claras em castelo, também com a batedeira elétrica (depois de lavar as pás).
| Adicionar as claras às gemas em pequenas porções, envolvendo-as de forma delicada com uma espátula.
| Peneirar algumas colheres de sopa de cada vez da fécula de batata para a mistura. Misturar cuidadosamente a cada adição.
| Dividir a massa por duas formas redondas, de tamanho médio e forradas com papel vegetal. Levá-las ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 a 30 minutos (podem fazer o teste do palito). Aconselho a trocar os tabuleiros a meio do tempo.

Para a montagem:
| Colocar num prato grande uma das camadas de bolo.
| Cobrir com cerca de metade do creme de pasteleiro.
| Por cima, colocar a outra camada de bolo.
| Cobrir com o restante creme e decorar com a amêndoa.

Antes de montar :)

Não tenho fotografias de fatias porque o bolo foi comido na festa de aniversário, maaas têm de acreditar em mim quando digo que elas estavam mesmo com um aspeto tentador! A parte do bolo fica bem fofa, e o creme de pasteleiro fresquinho a escorrer combina na perfeição com a textura.
Pessoalmente, acho os cremes de pasteleiro muito melhores e menos enjoativos do que os cremes de manteiga, apesar de não ficarem tão perfeitinhos. E esta versão de café ficou ótima, se são fãs de café têm mesmo de experimentar :)

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Torta de Abóbora e Coco (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose)


Hoje deixo aqui a receita de uma torta que fiz no mês passado. Andava numa maré de receitas com abóbora, e ocorreu-me experimentar uma nova torta saudável - apesar de a minha relação com tortas ser o desastre que se sabe.
Acabou por ficar muito melhor do que estava à espera, tanto a nível de sabor como de aparência: esta é sem dúvida a torta mais bonita que fiz até agora. Já cheguei a fazer algumas não muito más (ler que não quebraram completamente e consegui disfarçar mais ou menos com um molho), mas nada próximo desta deusa das tortas (modéstia à parte).
Antes que acabe a época das abóboras, fica a receita para quem quiser fazer também :)







Torta de Abóbora e Coco (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose)
Adaptado daqui e daqui

Ingredientes:

Para a torta
[  6 ovos
[  50g de mel
[ 200g de puré de abóbora (cozi abóbora manteiga em água com canela, noz moscada e cravinho, escorri e triturei com a varinha mágica)
[  2 colheres de sopa de azeite
[  100g de polvilho doce
[  50g de farinha de amêndoa
[  Canela (a gosto)

Para o recheio
[  50g de coco ralado
[  75g de bebida de amêndoa em pó (da EU Nutrition; podem comprar aqui com 15% de desconto usando o cupão euavela15)
[  Água (a gosto)

Preparação:

Para a torta
| Separar as gemas das claras.
| Às gemas, adicionar o mel, o puré de abóbora e o azeite e bater bem com um fouet.
| Adicionar o polvilho, a farinha de amêndoa e a canela e voltar a bater até o preparado ficar homogéneo.
| Bater as claras em castelo. Adicioná-las aos poucos à mistura anterior, envolvendo-as cuidadosamente com uma espátula.
| Transferir a mistura para um tabuleiro (convém que seja bastante grande, porque se a torta ficar demasiado grossa é mais difícil de enrolar) forrado com papel vegetal e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 25 minutos, ou até a torta estar cozida (podem fazer o teste do palito).

Para o recheio
| Enquanto a torta estiver no forno, preparar o recheio: colocar o coco ralado e a bebida de amêndoa em pó numa malga e juntar água aos poucos, até que se obtenha a textura desejada (não deve ficar demasiado líquida, para não escorrer).

Para a montagem
| Quando a torta sair do forno, retirá-la do tabuleiro (ainda com o papel vegetal) e colocá-la numa bancada. Espalhar por cima o recheio preparado. 
| Enrolá-la (ainda quente) com a ajuda do papel vegetal*. Podem ainda fazer uma cobertura; eu cobri com chocolate negro derretido.

*Eu consegui enrolar a torta bem assim, mas caso vejam que ela está demasiado colada ao papel vegetal podem, logo depois de a retirar do forno, virá-la sobre outra folha de papel de forma a ser possível retirar cuidadosamente a folha anterior.



A nível de beleza da torta as fotos falam por si, por isso não vou gabar mais a minha torta-perfeição (novamente, ignorem a falta de modéstia - já tive muitas desilusões com tortas, preciso de aproveitar o momento).
A textura e o sabor também ficaram mais do que aprovados. A parte do bolo ficou mesmo fofinha, acho que se nota nas fotos das fatias! E achei que o recheio de coco e amêndoa e a cobertura de chocolate negro, por não serem demasiado doces nem enjoativos, formaram um trio excecional com a torta em si.
Esta foi uma das minhas primeiras experiências com a bebida de amêndoa em pó da EU Nutrition e não podia ter corrido melhor. Quando pensei em fazer um recheio com ela + coco ralado e água assumi que seria necessário adoçar de alguma forma, mas após fazer a mistura e provar achei que estava ótima sem nada! Penso que, apesar de a bebida não ter açúcar adicionado, as amêndoas lhe dão um toque adocicado.
Claro que podem substituir o recheio (e também a cobertura) por outro à vossa escolha, embora nesse caso não seja garantido um resultado tão maravilhoso quanto este... :P 
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 178kcal
Proteínas: 4.8g
Hidratos de Carbono: 18.2g 
-       Dos quais açúcares: 5.8g
Lípidos: 9.3g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 3.6g
Fibra:  2.1g

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 fatia  ou 1/12 da receita). Não inclui a cobertura de chocolate. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
____________________________________________________________________________

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Blondies de Abóbora e Canela com Nozes Pecan (Saudável, Sem Glúten/Lactose)


Esta semana fiz pela primeira vez blondies. Não são umas blondies como deve ser, porque os ingredientes não são os das tradicionais, mas são quadradas e têm uma cor clarinha, o que pelo menos para mim é suficiente :P
Visto que receitas com abóbora nunca são demais, optei por usar abóbora e canela na receita - acho que conseguem imaginar o cheiro a Natal que ficou na cozinha quando saíram do forno :)
Como algumas pessoas ficaram interessadas na receita, e seria muito mau negar quadrados com sabor a Natal a alguém nesta época, aqui está ela. Caso experimentem, espero que gostem tanto como eu!





Blondies de Abóbora e Canela com Nozes Pecan (Saudável, Sem Glúten/Lactose)

Ingredientes:
[  3 ovos
[  75g de mel
[  300g de puré de abóbora (cozi abóbora manteiga em água com canela, cravinho e noz-moscada, e depois escorri e triturei) 
[  2 colheres de sopa de azeite
[  100g de farinha de aveia (certificada sem glúten para a versão sem glúten)
[  50g de polvilho azedo (ou doce)
[  1 colher de chá mal cheia de fermento
[  Canela (a gosto)
[  Noz moscada (a gosto)
[  Cravinho (a gosto)
[  16 nozes pecan (ou a quantidade que preferirem)

Preparação:
| Bater os ovos e o mel com um garfo.
| Juntar o puré de abóbora e o azeite e misturar.
| Adicionar a aveia, o polvilho, o fermento e as especiarias (canela, noz moscada e cravinho) e envolver.
| Transferir a massa para um tabuleiro quadrado (com cerca de 25cm de lado); dispor sobre ela as nozes pecan, uniformemente espaçadas.
| Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante aproximadamente 25 minutos, ou até a massa estar cozida.




Às vezes resisto a fazer versões saudáveis de bolos deste género, com formato diferente, porque acho que vão acabar por ser iguais aos bolos normais (redondos) a nível de sabor/textura, e não quero 'enganar' as pessoas dizendo que são blondies, brownies ou o que seja. No entanto, apesar de nunca ter comido blondies, diria que estas ficaram bastante 'realistas' - ou pelo menos bastante diferentes dos bolos de abóbora que costumo fazer! A textura, apesar de algo densa, é muito fofa e desfaz-se na boca. O sabor é leve, mas nota-se o aroma da canela e tem aquele toque reconfortante da abóbora!
Gostei muito da experiência, e acho que no futuro vão ver mais blondies por aqui :)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma unidade)
Energia: 83kcal
Proteínas: 2.2g
Hidratos de Carbono: 12.0g 
-       Dos quais açúcares: 4.3g
Lípidos: 3.3g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.6g
Fibra:  1.0g
Sódio:  12mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 blondie ou 1/16 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real.
____________________________________________________________________________

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Bolo de Cenoura no Microondas (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Hoje fiz este bolinho de cenoura para o lanche; é semelhante aos usuais bolos de microondas com courgette, mas substituí a courgette por cenoura, para variar. Tirei a ideia da mesma conta de onde veio a receita deste último: a da @ines_fitandfash (espreitem e sigam!).
Já estou habituada ao original, e acho que melhor é difícil. No entanto, este conseguiu surpreender-me! Nunca tinha feito um bolo de microondas de cenoura, mas este vai tornar-se presença constante por aqui - ficou simplesmente divinal :)
Depois de o fazer publiquei a foto no Facebook e no Instagram, há umas horas, e desde aí têm chovido pedidos de receita. Não estava a pensar publicar tão cedo, até porque é muito semelhante à receita anterior, mas acho que não ia dormir bem hoje sem a publicar, com tanta gente a desejar o meu bolinho :P
Sendo assim, aqui está ela. Extremamente simples, para variar, mas mesmo muito boa :) Agora quero ver fotos desses bolinhos!





Bolo de Cenoura no Microondas (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Ingredientes:
[  100g de cenoura descascada e cortada em pedaços (crua)
[  100ml de claras
[  25g de aveia com sabor (usei, e recomendo, a de bolacha maria da EU Nutrition; podem adquiri-la com 15% de desconto + ofertas ao usarem o meu cupão, euavela15. Vejam o fim do post!)
[  3 colheres de sopa de água

Preparação:
| Colocar todos os ingredientes (cenoura, claras, aveia e água) no copo de um processador, liquidificadora ou varinha mágica. Triturar tudo até a mistura ficar quase homogénea (é normal que seja espessa e ainda tenha alguma textura da cenoura).
| Transferir o preparado para uma malga e levar ao microondas na potência máxima até que o bolo esteja cozido (cerca de 2 minutos).



Como disse no início, gostei do bolo ainda mais do que estava à espera! Ficou fofo, húmido, nada enjoativo e com um sabor ótimo a cenoura. Eu costumo ter medo que este género de bolo saiba a cenoura cozida, e este tem bastante cenoura, mas isso não se verificou de todo. Fica docinho e com um sabor mesmo agradável :) Juntei um quadrado de chocolate negro enquanto ainda estava quente, porque bolo de cenoura com chocolate é sempre aquela coisa. ;)
A propósito da aveia com sabor, é claro que podem usar de qualquer sabor, mas recomendo um aroma mais 'neutro' se querem aquele sabor clássico a bolo de cenoura. Se usarem farinha de aveia de chocolate ou de fruta já vai ficar bastante diferente do habitual - bom também, mas diferente! Sinceramente, acho que esta aveia de bolacha maria é o ideal. Já sabem que não escondo o meu amor por ela :P A verdade é que fica mesmo bem, doce na medida certa e com um sabor agradável, mas ao mesmo tempo sem 'ofuscar' o sabor a cenoura. Como referi na receita, se a encomendarem no site podem obter 15% de desconto e ainda receber ofertas com o cupão euavela15 - ultimamente tem havido sempre ofertas associadas, por isso aproveitem :) Deixo abaixo a campanha desta semana.

____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (pelo bolinho inteiro)
Energia: 177kcal
Proteínas: 15.0g
Hidratos de Carbono: 22.9g 
-       Dos quais açúcares: 6.1g
Lípidos: 2.2g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.4g
Fibra:  4.7g
Sódio:  222mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 bolinho ou a totalidade da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
____________________________________________________________________________

terça-feira, 3 de abril de 2018

Bolo de Chocolate com Courgette no Microondas (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Já fiz vários bolos com vegetais com sucesso - por exemplo, o bolo de chocolate com courgette e o bolo de abóbora -, mas continuo a ter algum receio de cada vez que faço um utilizando uma nova receita, por achar que o sabor vai ficar estranho. Talvez seja por isso que nunca me aventurei a fazer caulioats ou zoats (papas de aveia com couve-flor e com courgette respetivamente): chamem-me antiquada, mas prefiro as minhas papas de aveia sem vegetais.
Assim sendo, não é de estranhar que a minha reação quando vi vários bolinhos de microondas com courgette na conta de Instagram da Inês (sigam-na se ainda não o fizeram!) não tenha sido ir para a cozinha a correr experimentar. Para além de ter courgette, tinham uma quantidade surpreendente de courgette - quase 100g por um bolinho individual.
Mas depois continuei a ver os bolinhos, cada um com melhor aspeto do que o outro, e decidi experimentar (para não morrer burra, como diz a minha avó :P). E mais uma vez, os meus receios mostraram-se infundados: não só o bolo não sabia a courgette como ficou com uma textura e sabor maravilhosos.
Se têm o mesmo 'medo' que eu experimentem - prometo que não se vão arrepender :)




Bolo de Chocolate com Courgette no Microondas (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)
Adaptado da conta de instagram @ines_fitandfash

Ingredientes:
[  1 ovo
[  25g de aveia com claras com sabor a EU Cookies (podem comprar na EU Nutrition com 15% de desconto se usarem o cupão euavela15. Podem usar outros sabores de aveia, inclusivamente da versão 'normal', sem claras)
[  100g de courgette descascada

Preparação:
| Num processador/liquidificadora ou utilizando uma varinha mágica, triturar todos os ingredientes (ovo, aveia e courgette).
| Colocar o preparado num recipiente apropriado e colocá-lo no microondas a potência máxima durante cerca de 2 minutos (é melhor ir vendo se está cozinhado, visto que a potência máxima varia de microondas para microondas).


Como disse, o bolo surpreendeu - ficou com uma textura mesmo boa, entre o bolo e a queijada, e um sabor ótimo a chocolate. Escusado será dizer que com manteiga de amendoim por cima ficou simplesmente perfeito!
Além disso é mesmo simples de preparar, por isso é perfeito para um lanche diferente quando não há muito tempo :)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (pelo bolinho inteiro)
Energia: 168kcal
Proteínas: 14.3g
Hidratos de Carbono: 14.3g 
-       Dos quais açúcares: 2.5g
Lípidos: 6.1g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.8g
Fibra:  3.6g
Sódio:  165mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 bolinho individual ou a totalidade da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
____________________________________________________________________________

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Torta de Laranja (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Açúcar Adicionado)


Já não é segredo para ninguém que eu odeio tortas. Ou melhor, não odeio as tortas propriamente ditas - odeio fazê-las. Tentar fazê-las, para ser mais precisa.
Eu até consigo fazer algumas sobremesas 'elaboradas' com sucesso: já fiz imensas fornadas de éclairs e saíram todas bem, os primeiros macarons que fiz ficaram bastante perfeitinhos e os segundos também, mesmo com o desafio extra de terem orelhas, e até já ultrapassei o meu trauma com massas lêvedas, que agora me saem sempre bem (prova 1prova 2).
Mas com as tortas a história é diferente, não fossem elas um dos meus maiores arqui-inimigos (só não digo o maior porque depois uma caixa de palitos cai ao chão e não tenho categoria para ela). Não sei ao certo quantas já fiz, mas penso que devem ter sido cerca de meia dúzia e quebraram todas ao enrolar. Todas. Espero que percebam que o meu ódio é completamente fundado.
Ainda assim, decidi arriscar fazer uma versão saudável inspirada numa receita que tinha visto no blog Na Caverna da Marta (um blog paleo que tem receitas ótimas, espreitem!). O procedimento é bastante simples, por isso praticamente só precisei de misturar tudo, levar ao forno, desenformar sobre um pano, rechear e rezar enrolar. Rapidamente chegou a temida última tarefa, e quando comecei a enrolar... A torta partiu-se.
Eu sei que este não é o final feliz de que possivelmente estavam à espera, mas também não foi assim tão mau - como era grande parti-a em duas e uma das metades não tinha quebrado tanto, por isso até ficou apresentável nas fotografias (que como todos sabemos é o que verdadeiramente importa :P). Já posso dizer que fiz meia torta decente, talvez para a próxima seja afortunada o suficiente para fazer uma inteira.






Torta de Laranja (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Açúcar Adicionado)
Adaptado daqui

Ingredientes:
[  2 laranjas médias
[  50g de óleo de coco
[  8 ovos
[  50g de mel
[  50g de polvilho doce
[  Doce de pêssego Natura da Quinta de Jugais (para rechear, usem a gosto)

Preparação:
| Descascar as laranjas, retirando as partes brancas, e triturá-las (utilizando um processador ou uma varinha mágica).
| Derreter o óleo de coco. Misturar a polpa das laranjas com os restantes ingredientes (óleo de coco derretido, ovos, mel e polvilho doce) e bater até o preparado ficar homogéneo (podem usar um garfo ou novamente o processador/varinha mágica).
| Colocar num tabuleiro* forrado com papel vegetal e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 25 minutos, ou até a torta se mostrar sólida.
|  Desenformar sobre um pano humedecido. Esperar alguns minutos, rechear com o doce e enrolar (ainda morna) com a ajuda do pano.

*Não usem um tabuleiro demasiado pequeno, pois se a torta for demasiado grossa torna-se mais difícil de enrolar.



Quanto ao sabor, as tortas não tendem de todo a ser tão melindrosas: ficam sempre ótimas! Esta não foi exceção, antes pelo contrário. O sabor a laranja parece-me definitivamente a escolha vencedora no que toca a tortas, até porque a cor realça o seu formato adorável. Ficou com aquela textura fofinha e fresca típica destes bolos, mas ligeiramente mais húmida do que o habitual; lembra até um pouco uma queijada! É bastante convidativa a uma segunda fatia ;)  
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por um fatia pequena)
Energia: 90kcal
Proteínas: 3.0g
Hidratos de Carbono: 8.2g
-       Dos quais açúcares: 5.0g
Lípidos: 5.4g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 3.4g
Fibra:  0.6g
Sódio:  31mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 fatia pequena ou 1/16 da receita). Não inclui o doce, visto que é opcional e a quantidade usada é a gosto. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
____________________________________________________________________________

sábado, 20 de janeiro de 2018

Bagels Rápidos (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Sem Glúten/Lactose)


Não costumo usar adoçantes nas receitas - às vezes uso indiretamente, através de whey ou aveia com sabor, mas não me lembro da última vez em que usei mesmo um adoçante para cozinhar.
Quando quero tornar alguma receita mais saudável a minha primeira opção é o mel, porque é acessível, prático e 'natural'. Sei que algumas pessoas evitam porque tem um sabor mais forte do que o açúcar, por exemplo, mas nunca notei que o sabor de um bolo ficasse alterado por causa disso (e eu não sou fã de mel simples). Já no caso dos adoçantes, tenho sempre receio de que resultem num sabor artificial; para além do mais, há muitos que nem sequer podem ser submetidos a altas temperaturas. Ou seja, tenho várias desculpas para nunca lhes ter dado uma oportunidade.
Entretanto a Primebody enviou-me alguns produtos para experimentar, há uns meses, entre os quais um adoçante culinário de maltitol, stevia e taumatina: o sweetlift.
Como não podia deixar de ser, tive de o experimentar numa receita. A escolhida foi (surpresa) a destes bagels, que partilho agora convosco. Não ficaram muito doces (porque não é suposto, são bagels), mas ainda assim deu para avaliar o adoçante - e confesso que surpreendeu, em textura é muito parecido ao açúcar e não tem um sabor artificial. Talvez tenha direito a mais algumas receitas daqui para a frente :)







Bagels Rápidos (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Sem Glúten/Lactose)
Para 8 bagels
Adaptado daqui

Ingredientes:
[  120g de farinha de aveia (flocos de aveia triturados; certificada sem glúten para a versão sem glúten)
[  80g de farinha de trigo sarraceno
[  1 colher de chá de fermento 
[  2 ovos
[  120g de quark (usei da San Tonelli; podem substituir por um iogurte sem lactose ou vegetal para a versão sem lactose)
[  100ml de leite (sem lactose ou vegetal para a versão sem lactose)
[  1 colher de chá de extrato de baunilha
[  2 colheres de sopa de Sweetlift*

Preparação:
| Num recipiente grande, misturar as farinhas (de aveia e de trigo sarraceno) com o fermento.
| À parte, bater os ovos com um garfo e adicionar o quark, o leite, o extrato de baunilha e o adoçante (Sweetlift), batendo bem.
| Adicionar esta mistura ao preparado anterior e mexer até obter uma massa homogénea.
| Distribuir o preparado por formas de donuts (vejam abaixo como podem adquirir; também podem usar outras, se não tiverem) e levar ao forno pré-aquecido a 200 graus durante cerca de 15 minutos, ou até que estejam cozidos (podem fazer o teste do palito).

*Sweetlift é um adoçante que podem encomendar ou comprar na Primebody; podem substituir por outro adoçante, açúcar mascavado, mel ou etc., embora vá alterar ligeiramente o resultado final.



A forma que usei para os donuts foi a da Tupperware, de que já falei aqui - se quiserem comprar falem com a Miss Tupperware, que ma ofereceu.
Os bagels não costumam ser feitos desta forma (normalmente levedam e são cozidos antes de assarem), mas o nome parece-me adequado - não são muito doces, são fofinhos e crescem bastante. São bons sem nada, mas também podem rechear - tostados com queijo, por exemplo, ficam deliciosos! Ficaram um bocadinho toscos, mas ótimos.
Quanto ao adoçante, sei que há muita gente que prefere não usar. Eu não tenho problemas em consumir com moderação - por um lado, o sweetlift é feito de adoçantes que, para a categoria, até não têm má reputação. Por outro, penso que o fazer bem ou mal acaba sempre por depender das quantidades em que os alimentos são consumidos :)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por um bagel)
Energia: 121kcal
Proteínas: 6.8g
Hidratos de Carbono: 18.7g 
-       Dos quais açúcares: 1.7g
Lípidos: 2.4g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.6g
Fibra:  2.6g
Sódio:  36mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 bagel ou 1/8 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
____________________________________________________________________________

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Bolo de Cenoura Saudável (Vídeo)

Ontem publiquei um novo vídeo no blog, com a receita do bolo de cenoura saudável - vão lá espreitar :D

Como podem ter reparado, já há dois meses que não publicava no canal. Os vídeos dão algum trabalho e parece-me que não despertam muito interesse - pelo menos não tanto quanto as receitas novas aqui no blog. Tendo em conta tudo isto e a minha preguiça, provavelmente não irão aparecer muitos novos nos próximos tempos - aproveitem este :P


Aproveito para deixar as fotos das primeiras participações no desafio de Natal:
Crinkles do Diário da Inês

Bacalhau com broa e espinafres da Casinha das Bolachas

Rabanadas da Petiscana
Visitem os blogs para conhecerem as receitas! :)

sábado, 14 de outubro de 2017

Pão de Ló de Ovar (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Gordura Adicionada)


Escolher o tempo que um pão de ló deve ficar no forno de modo a ficar perfeito é uma arte - admito que demorei a dominá-la, e o pão de ló tradicional que costumo fazer é prova disso.
Já fiz pães de ló demasiado secos, já fiz pães de ló demasiado líquidos e até já cheguei a fazer um que se encaixava em ambas as categorias, num dia em que apenas liguei a resistência de cima do forno.
A boa notícia é que há um lado atenuante - há sempre alguém que gosta do pão de ló mais seco ou mais húmido ou metade metade. O meu irmão, por exemplo, é um fanático do pão de ló líquido (nem é húmido, é líquido mesmo) - acho que o pão de ló que deixei menos tempo no forno até agora, que mais parecia doce de ovos, foi o preferido dele.
Assim sendo, não houve uma vez em que fizesse um pão de ló e ele foi apreciado (nem aquele primeiro que eu tentei bater à mão e ficou todo enqueijado - benefícios de ter uma mãe fanática por bolos enqueijados. O lado mau é ter de fazer queijadas todas as semanas). Então decidi tentar a minha sorte com uma versão saudável - e acho que as fotos falam por si quanto ao resultado. Para bolo  caprichoso o pão de ló tem sido bem simpático. ;)





Pão de Ló (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Gordura Adicionada)
Adaptado daqui

Ingredientes:
[  3 ovos
[  9 gemas
[  75g de açúcar de coco (usei o da Faz Bem, que podem encomendar aqui com 20% de desconto ao usar o cupão avela)
[  100g de polvilho doce (também podem usar azedo)

Preparação:
| Num recipiente grande, bater os ovos, as gemas e o açúcar de coco com uma batedeira elétrica durante cerca de 15 minutos (até a mistura ganhar volume e ficar fofa).
| Peneirar o polvilho para a mistura e envolver cuidadosamente com uma espátula.
| Transferir a mistura para uma forma pequena forrada com papel vegetal.
| Levar ao forno pré-aquecido a 220 graus durante cerca de 20 minutos (depende de como preferem o pão de ló e do forno - no meu forno 20 minutos resultaram no bolo da foto, bem húmido, mas provavelmente em alguns fornos tanto tempo resulta num pão de ló mais seco).



O pão de ló ficou delicioso, com um sabor ótimo e uma textura fofa e húmida! Por causa do açúcar de coco ficou com esta cor que lembra caramelo, achei adorável :P
Sempre pensei em fazer este bolo numa versão mais saudável, mas uso sempre mel para adoçar os bolos e achei que os ovos eram capazes de não ganhar tanto ar se fossem batidos com mel. Mais uma vez o açúcar de coco foi a solução - e resultou muito bem :)
Não cortei na quantidade das gemas porque acho que são imprescindíveis para fazer um pão de ló que lembre minimamente o original. Desta forma claro que, assim como o pão de ló tradicional, tem muitas gemas (e continua a ter açúcar, embora seja açúcar de coco), mas também é óbvio que classificar este bolo como 'saudável' (em comparação ao tradicional) não significa que devam basear a vossa alimentação nele!
De resto, é um bolo muito simples de fazer e que vale a pena. Espero que experimentem e aprovem a receita :)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 164kcal
Proteínas: 5.1g
Hidratos de Carbono: 21.3g 
-       Dos quais açúcares: 10.0g
Lípidos: 6.7g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 2.3g
Fibra:  0.1g
Sódio: 32mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 fatia ou 1/8 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
____________________________________________________________________________
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...