Mostrar mensagens com a etiqueta bolo de aniversário. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta bolo de aniversário. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 29 de março de 2019

Bolo de Fécula de Batata com Creme de Pasteleiro de Café


Já sabem que os meus bolos de aniversário de eleição são o bolo alemão e o pão de Ló com recheio de chantilly e morangos (ou a versão com pêssego de lata). Sempre que alguém faz anos e preciso de fazer um bolo a minha escolha recai sobre um desses dois: são simples, saem sempre bem e quase toda a gente gosta.
Assim sendo, e como um spin-off de um clássico nunca sai mal (pronto, sai quase sempre mal, mas vocês percebem a ideia :P) decidi fazer uma versão de café do bolo alemão.
Fiz o bolo igual, mas substituí o creme de pasteleiro de baunilha por uma versão de café. Como quase todas as sobremesas com café que faço, foi um grande sucesso - por isso fica a receita para a posterioridade, e para quem quiser experimentar também :)





Bolo de Fécula de Batata com Creme de Pasteleiro de Café
Creme de pasteleiro adaptado daqui
Bolo adaptado daqui

Ingredientes:

Para o creme de pasteleiro:
[  550ml de leite meio-gordo
[  4 pacotes individuais de café expresso instantâneo (7,5g)
[  1/2 colher de chá de essência de baunilha
[  1 pitada de sal
[  3 ovos
[  150g de açúcar
[  45g de amido de milho
[  20g de manteiga sem sal

Para o bolo:
[  8 ovos
[  250g açúcar
[  150g de fécula de batata

Para a montagem:
[  Amêndoa granulada tostada (a gosto; podem omitir ou trocar por outra decoração ao vosso gosto)

Preparação:

Para o creme de pasteleiro:
| Num tacho, ferver o leite com o café em pó, a baunilha e o sal.
| Num outro recipiente, bater (usando um garfo) os ovos com o açúcar e o amido de milho.
| Juntar o leite ao preparado dos ovos aos poucos, mexendo vigorosamente para que estes não cozam.
| Colocar a mistura de novo no tacho e levar ao lume. Deixar engrossar, mexendo sempre, até obter a consistência desejada.
| Desligar o lume e juntar a manteiga. Misturar até que derreta (caso tenha ficado com alguns grumos, podem neste ponto dar uns toques com a varinha mágica).
| Transferir para um recipiente hermético. Cobrir a superfície com película aderente e deixar arrefecer completamente. Tampar e refrigerar durante pelo menos umas horas.

Para o bolo:
| Separar as gemas das claras.
| Utilizando uma batedeira elétrica, bater as gemas com o açúcar durante 15 minutos.
| Num outro recipiente, bater as claras em castelo, também com a batedeira elétrica (depois de lavar as pás).
| Adicionar as claras às gemas em pequenas porções, envolvendo-as de forma delicada com uma espátula.
| Peneirar algumas colheres de sopa de cada vez da fécula de batata para a mistura. Misturar cuidadosamente a cada adição.
| Dividir a massa por duas formas redondas, de tamanho médio e forradas com papel vegetal. Levá-las ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 a 30 minutos (podem fazer o teste do palito). Aconselho a trocar os tabuleiros a meio do tempo.

Para a montagem:
| Colocar num prato grande uma das camadas de bolo.
| Cobrir com cerca de metade do creme de pasteleiro.
| Por cima, colocar a outra camada de bolo.
| Cobrir com o restante creme e decorar com a amêndoa.

Antes de montar :)

Não tenho fotografias de fatias porque o bolo foi comido na festa de aniversário, maaas têm de acreditar em mim quando digo que elas estavam mesmo com um aspeto tentador! A parte do bolo fica bem fofa, e o creme de pasteleiro fresquinho a escorrer combina na perfeição com a textura.
Pessoalmente, acho os cremes de pasteleiro muito melhores e menos enjoativos do que os cremes de manteiga, apesar de não ficarem tão perfeitinhos. E esta versão de café ficou ótima, se são fãs de café têm mesmo de experimentar :)

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Bolo de Cenoura com Cobertura de Queijo Creme


Desde o início do blog (há mais de um ano, que o tempo passa) tenho-me tornado mais exigente com a qualidade das receitas. Não das fotos, não me dou a esse luxo, nem dos textos, que são sempre obviamente demasiado longos.
Talvez dê para ver através da maravilhosa frequência com que publico receitas, mas a grande maioria das receitas que faço não é publicada - porque não é boa o suficiente, ainda pode ser melhor, o aspecto não é tão bom como podia (devia) ser ou porque não pesei os ingredientes. Não gostava de fazer uma receita de um blog e descobrir que nem aquece nem arrefece, e dispenso publicar receitas só por ter ido o trabalho de as cozinhar e tirar fotos (fotografar é para os profissionais :P). Embora a tentação às vezes seja essa, prefiro publicar apenas receitas que faria outra vez (ou mil), e quando não atingem o potencial chego a fazer umas 10 vezes antes de postar (ainda por cima se são boas a tendência é «deixa lá, não é como se não fosse ÓBVIO que vais fazer outra vez»). Há imensos blogs que publicam receitas fantásticas quase diariamente, mas para mim é assim. Acho que 80% do que cozinho não publico.
Pensar em fazer um ranking de receitas do blog dá-me arrepios, porque nem conseguia escolher um top 10. O blog É o meu top de receitas, e têm a garantia de que adoro sinceramente estas receitas todas e as repetiria. E que tenho um ataque de cada vez que vejo a caixa de sugestões por me lembrar de tudo o que tenho de voltar a fazer (por ser maravilhoso, notemos).
Quando estava a fazer a cobertura deste bolo ficou mais granulosa do que eu queria. Talvez por causa da batedeira da idade da pedra, talvez por causa da minha irresponsabilidade com a temperatura dos ingredientes. Aproveitando a minha extraordinária capacidade de resolução de problemas triturei-a com a varinha mágica e ficou perfeita e cremosa. No fim fiquei com a dúvida: será que devo publicar a receita? Afinal, não correu tão bem como esperava. Se por um lado a garantia de solução fácil de um problema comum me aliciaria se fosse fazer um bolo, a não perfeição da receita era incomodativa.
...E depois experimentei o bolo. 







Bolo de Cenoura com Cobertura de Queijo Creme 
Adaptado daqui
Para 1 bolo com 25cm de diâmetro e 2 camadas

Ingredientes:

Para o bolo:
[  350g de farinha
[  1 colher de chá de canela
[  1/2 colher de chá de noz moscada
[  1 pitada de cravinho em pó
[  1 colher de chá de bicarbonato de sódio
[  1 1/4 colher de chá de fermento
[  1 pitada de sal
[  4 ovos L
[  300g de açúcar
[  100g de açúcar puro de cana (ou mascavado) 
[  350ml de óleo vegetal
[  450g de cenoura descascada e ralada (5 cenouras grandes)

Para a cobertura:
[  450g de queijo creme (à temperatura ambiente)
[  150g de manteiga sem sal (à temperatura ambiente) 
[  2 colheres de sopa de iogurte ou queijo fresco batido
[  1 colher de chá de extracto de baunilha
[  250g de açúcar em pó

Preparação:

Bolo:
| Misturar numa tigela grande a farinha, as especiarias, o bicarbonato, o fermento e o sal.
| Com uma batedeira eléctrica na velocidade máxima, bater os ovos com os 2 tipos de açúcar até que formem uma mistura homogénea (cerca de 1 minuto). 
| Diminuir a velocidade da batedeira e adicionar o óleo num fio. 
| De novo na velocidade máxima, bater durante uns minutos até a mistura estar mais pálida. 
Envolver manualmente a cenoura ralada e a mistura de ingredientes secos. 
| Colocar numa forma untada e enfarinhada com cerca de 25cm de diâmetro (e será necessário cortar o bolo) ou distribuir a massa por 2 formas com a mesma medida. 
| Levar ao forno pré-aquecido a 180º até cozer (cerca de 30 minutos). 
| Remover da forma após esfriar um pouco e deixar arrefecer completamente numa rede.
| Se feito numa só forma, cortar o bolo em duas camadas (foi o que eu fiz). 


Cobertura:
| Bater na velocidade máxima da batedeira eléctrica o queijo creme, a manteiga, o iogurte/queijo e a baunilha até estarem bem misturados (cerca de 1 minuto). 
| Adicionar o açúcar em pó e voltar a bater durante uns minutos, até estar com a consistência desejada.
| Se a textura ainda não estiver completamente cremosa, triturar com a varinha mágica. 
| Pôr uma das metades do bolo no prato de servir.
| Cobrir com um pouco de creme e espalhar bem. 
| Colocar no topo a segunda "camada" de bolo.
| Espalhar a cobertura por todo o bolo, incluindo as laterais. 


Este bolo é um clássico dos blogs de língua inglesa, e pelos vistos com razão :) o bolo até podia ser comido sozinho, mas com o creme é outro nível... 
Descobri recentemente o quão bom é Philadelphia com passas, e esta é uma cobinação (quase) semelhante. A cobertura fica muito cremosa, doce e leve e contrasta bem com o bolo, que é relativamente denso (mas não pesado) e muito aromático, com uma textura húmida de bolo de cenoura. Toda a gente da minha família mais próxima reprova bolos com cobertura, sendo de destacar a criadora do melhor pudim de sempre, mas depois há algumas que sobrevivem ao escrutínio. Como esta. 
Também é muito fácil de fazer. Eu cortei com um fio "afiado" e fiquei maravilhada com as minhas capacidades fora do normal para cortar bolos em duas camadas. É de processo tranquilo e muito simples :) 


domingo, 13 de abril de 2014

Bolo de Coco com Cobertura de Coco


Há algum tempo vi em vários sítios que, se uma lata de leite de coco fosse deixada aberta no frigorífico durante uma noite, ficaria com um creme denso em cima e soro em baixo. Fiquei imensamente fascinada com o potencial da coisa: mousses, coberturas e cheesecakes cremosos e mais saudáveis! Comprei logo duas latas e deixei uma no frigorífico. Durante 2 dias. E não aconteceu nada. 
(Acabei por comprar creme de coco, mas não é a mesma coisa e continua a ser muito mais líquido.)
Achei que podia ser de agitar demais e portanto comprei outra lata, a última da fila na prateleira do supermercado, e levei-a carinhosamente na mão o tempo todo para não haver movimentos bruscos. Também não resultou. Mimada.
E o que é que aconteceu à outra lata que estava no armário? Esteve esquecida durante algum tempo e depois foi usada neste bolo de coco delicioso. E quando a abri deparei-me com um creme uma massa extremamente espessa e soro no fundo.
Yay.









Bolo de Coco com Cobertura de Coco
Adaptado daqui


Ingredientes:

Para o bolo:
[  180g farinha fina para bolos (sem fermento)
[  100g de farinha de espelta 
[  180g de açúcar branco
[  2 colheres de chá de fermento
[  1 pitada de sal
[  180g de manteiga sem sal à temperatura ambiente (em cubos)
[  6 claras de ovo L
[  250ml de leite de coco
[  80g de coco ralado
[  60g de açúcar baunilhado

Para a cobertura:
[  6 claras de ovo L
[  300g de açúcar branco
[  330g de manteiga sem sal à temperatura ambiente (em cubos)
[  1 colher de chá de extrato de baunilha
[  1 pitada de sal
[  160ml de leite de coco
[  Coco ralado (opcional, a gosto)

Preparação:

Bolo
| Peneirar as farinhas e juntar o açúcar, o fermento e o sal.
|  Bater com uma batedeira elétrica, na velocidade mínima, durante aproximadamente  15 segundos.
| Acrescentar a manteiga e bater na mesma velocidade durante 1 minuto, até que fique em pedaços granulosos.
| À parte, misturar as claras com o leite de coco, o coco ralado e o açúcar baunilhado.
| Adicionar à mistura com farinha metade do último preparado (claras, leite de coco, coco e açúcar baunilhado). Bater em velocidade média-alta durante 1 minuto, raspando os lados do recipiente se necessário.
| Incorporar o resto do preparado. Bater na velocidade média durante aproximadamente 30 segundos (a massa deve ficar homogénea e relativamente leve).
| Dividir por duas formas untadas e enfarinhadas. Em alternativa, refrigerar metade da massa, proceder ao passo seguinte apenas com a metade restante e repetir com a outra (para usar apenas uma forma).
|  Levar ao forno durante 35 a 40 minutos, até que a superfície esteja castanho-clara e o bolo cozido.
| Deixar arrefecer completamente numa grelha do forno, antes de desenformar.

Cobertura/Montagem
| Preparar um recipiente resistente ao calor e um tacho. O recipiente, quando pousado sobre o tacho, deve ficar com o fundo a um pouco mais de 3cm de distância do fundo deste. Usei uma taça de vidro pequena.
| Pôr no tacho referido água a cerca de 2cm de altura. Aquecer até que forme pequenas bolhinhas, mas sem ferver.
| Colocar no dito recipiente as claras e o açúcar. Pousar sobre o tacho com água, sem retirar este do lume. A água não pode tocar no fundo da taça.
| Continuar a aquecer a mistura durante cerca de 8 minutos - as claras devem estar quentes e o açúcar completamente dissolvido.
| Transferir a mistura de claras para um recipiente.
| Bater com a batedeira elétrica as claras, na velocidade média-alta, durante 6-8 minutos. Deverá resultar num merengue leve, branco e já frio.
| Reduzir para a velocidade mínima e incorporar a manteiga, alguns pedaços de cada vez.
| Na velocidade média, bater durante 4-5 minutos. Pode não estar completamente lisa no início, mas final a mistura tem de ficar cremosa e brilhante, sem pedaços de manteiga.
| Adicionar o extrato de baunilha, o sal e o leite de coco e bater durante alguns minutos na mesma velocidade, até que forme um creme brilhante e mais espesso. Pode ainda estar algo líquido, depois solidifica no frio.
| Desenformar os bolos. Sobre um espalhar cobertura e colocar o outro por cima. Cobrir com a restante cobertura e refrigerar durante algumas horas, ou até estar frio e a cobertura sólida.



O resultado final é muito diferente dos bolos com cobertura normais, porque as camadas de cobertura são mais consistentes, mas também mais leves. Tem um sabor suave e primaveril e é menos enjoativa que as  tradicionais. O bolo também é fofo e leve, tendo um sabor acentuado a coco e um travo de baunilha que é muito agradável. As duas componentes conjugam-se na perfeição, formando um bolo muito delicado.
As fatias saíram direitinhas e até gostei do aspeto final. Nunca fiz um bolo em que todas as fatias saíssem tão bem!
A receita pode parecer extensa, mas é muito simples e agradável de fazer, especialmente a cobertura, que é muito cremosa e brilhante. 

(Tive de tentar misturar a massa de coco com o soro. Não ficou perfeito, mas felizmente acabou por ficar homogéneo.)



sábado, 25 de janeiro de 2014

Bolo Caixa de Bolachas com Queques Monstrinhos das Bolachas


Eu não sou assim muito boa a decorar bolos. Não consigo alisar a cobertura decentemente, entro em pânico com facilidade quando as coisas não correm bem e sujo a cozinha toda.

Eu não sou muito boa a evitar fazer uma confusão ou a deixar a teimosia de lado. Mas fico ofendida quando a minha avó diz, quando se aproxima a data de um aniversário, que devíamos encomendar um bolo porque me dá muito trabalho fazê-lo (e lhe dá um ataque de nervos ver a nojice na cozinha). Bolos de aniversário são das coisas que mais gosto de fazer!

A conjugação destes fatores costuma dar origem a imenso stress de manhã à noite (sim, eu costumo demorar um dia inteiro a fazê-los. Claro que não é o tempo todo, mas são bastantes horas... quando são bolos redondos é pior, porque eu sou tão forreta que ainda só tenho uma forma redonda - que comprei de propósito para fazer isto - já dividi a receita por 2, acabando com quantidade pequeníssimas e estranhas de tudo. Depois esperei que arrefecesse, fiz tudo de novo e usei a mesma forma. E fiz um recheio e uma cobertura...), mas também resulta em orgulho na hora de cantar os parabéns. Posso não fazer os bolos mais bonitos do mundo, mas também não são assim tão horríveis. E sabem bem. 




Bolo Caixa de Bolachas com Queques Monstrinhos das Bolachas
Ideia adaptada daqui

Cobertura de baunilha
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

[  300g de açúcar
[  30g de farinha
[  3 colheres de sopa de amido de milho
[  1 pitada de sal
[  370ml de leite
[  2 colheres de chá de extrato de baunilha
[  350g de manteiga sem sal à temperatura ambiente

Preparação:

| Juntar o açúcar, farinha, amido de milho e sal.
| Misturar o leite aos poucos. Deve ficar uma mistura homogénea.
| Passar por uma peneira muito fina a mistura anterior para um tacho pequeno e levar a lume médio, sem deixar de mexer com uma vara de arames.
| Quando ferver, dificultar o movimento da vara de arames, fizer bolhas e engrossar bastante  (demorou uns 10 minutos, mas pode variar), passar para um recipiente e deixar arrefecer completamente (completamente!).
| Bater o preparado com a baunilha numa batedeira elétrica, apenas para combinar (30 segundos).
| Juntar a manteiga, um pedaço de cada vez, e bater até incorporar completamente (aproximadamente 2 minutos). Aumentar a velocidade até que seja média a forte e bater durante 5 minutos. Deverá ficar leve.
| Deixar à temperatura ambiente durante 1 hora.
__________________________________________________________________________________

Cupcakes ou Muffins Monstrinhos das Bolachas

Ingredientes:

[  10 muffins/cupcakes (fiz estes. Têm de ser bastante baixinhos.)
[  Parte da cobertura anterior
[  Massa de Açucar 
[  20 Pepitas de chocolate
Coco ralado
[  Corante alimentar azul
[  10 Mini bolachas de chocolate

Preparação:

| Barrar os queques com o frosting. Usei queijinho para barrar alguns e também ficou bom.
| Misturar bem coco ralado com corante alimentar e salpicar nos queques até cobrir toda a cobertura.
| Fazer bolinhas pequenas em massapão e colocar as pepitas de chocolate ao contrário, de maneira a parecerem olhos.
| Pôr dois olhos em cada queque, e uma bolacha enterrada de forma a parecer um monstro das bolachas.

__________________________________________________________________________________

Bolo e montagem
Receita do bolo adaptada daqui

Ingredientes:

[  200g de manteiga (pode ser magra) à temperatura ambiente, em cubos
[  300g de açúcar
50g de açúcar mascavado puro de cana
[  4 ovos
[  70ml de sumo de laranja
[  2 colheres de sopa de raspa de laranja
[  1 colher de chá bem cheia de fermento
[  Raspa de uma laranja
[  250ml de iogurte natural
[  100g de farinha para todos os usos
[  80g de farinha de espelta
[  70g de coco ralado
[  1 colher de chá de bicarbonato de sódio
[  Resto da cobertura preparada
[  Corante alimentar à escolha
Massa de Açúcar
[  Círculo de cartão com o diâmetro igual ao diâmetro da base da forma mais estreita
[  Bolachas com pepitas de chocolate grandes

Preparação:

| Bater a manteiga com os açúcares durante alguns minutos, até que fique leve, fofa e mais clara.
| Juntar os ovos, o sumo e a raspa de laranja e o iogurte. Misturar. (Pode ficar com alguns grumos; basta continuar o procedimento).
| Peneirar as farinhas e o bicarbonato. Misturar bem. Juntar a outra mistura e dividir por duas formas: usei uma mais inclinada - \_/ - e outra redonda, mas com os lados direitos - |_|.
| Pôr no forno até estar cozido. Deverá demorar cerca de 45 minutos, mas é melhor verificar com o teste do palito.
| Deixar arrefecer numa grade, e depois colocar o bolo com os lados direitos num prato largo, pondo em cima o outro bolo com a parte mais estreita virada para cima, de maneira a afunilar. cortar um pequeno buraco circular no topo, com menos 2 cm de diâmetro do que o topo do bolo. Cobrir o bolo todo com a cobertura exceto no buraco. Colocar no buraco as bolachas com pepitas de chocolate grandes.
| Cobrir o cartão com massa de açúcar previamente colorida com corante, cor-de-rosa, por exemplo. Fazer uma bola com a massa restante e colocar no centro. Pôr a "tampa" ao lado do bolo.
| Finalmente, pôr os monstrinhos das bolachas à beira do bolo :)



A cobertura foi bastante apreciada, e o bolo também estava bem delicioso :) Os queques ficaram mesmo engraçados (pelo menos achei que sim). Acho que no geral foi uma receita bem-sucedida. O bolo com a cobertura, embora o sabor não seja propriamente a parte mais importante do bolo, ficou mesmo bom!  É dos melhores que já fiz. A cobertura tinha um sabor fresco e delicioso (parecia gelado!), e o bolo ficou húmido e com um sabor muito bom.
Eu não me quero vitimizar, mas fiz 2 bolos, a cobertura, os queques e a pasta de açúcar. No entanto, como a pasta de açúcar não estava boa o suficiente, não a vou postar... Talvez qualquer dia repita a experiência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...