Mostrar mensagens com a etiqueta refeição. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta refeição. Mostrar todas as mensagens

domingo, 7 de abril de 2019

Preparação de Refeições #31 - Pescada com Favas, Batatas e Cenoura



À semelhança da semana passada, as refeições desta semana foram muito simples - e na verdade muito semelhantes ao nível da confeção. O tempo escasseia e eu refugio-me logo em refogados básicos, mas a culpa não é minha, não fui eu que os fiz tão práticos e deliciosos :P

Como não adorar comida que só suja um tacho? :)
Tendo sido as refeições tão simples, este será um post curto, só para partilhar alguns dos ingredientes que usei e dizer mais ou menos como fiz (embora não seja nenhuma novidade, acho que basta olhar para o tacho para saber como é que se faz :P).

Basicamente, piquei quantidades generosas de cebola, alho e pimentos, juntei um fio de azeite e levei a refogar a lume médio. Quando a cebola começou a ficar translúcida adicionei um bocadinho de polpa de tomate e água quente. Depois de deixar os vegetais cozerem bem transferi tudo para um copo alto e triturei com a varinha mágica.

A seguir devolvi a mistura ao tacho, temperei (usei o habitual: sal, salsa, orégãos, manjericão, pimenta, pimentão-doce e paprika) e adicionei mais água quente. Voltei a levar ao lume, e quando ferveu juntei o peixe. Deixei-o cozinhar até estar pronto (podem testar com um garfo), depois retirei -o para um prato e coloquei no tacho favas, batatas (descascadas e cortadas em pedaços pequenos) e cenoura (descascada e cortada em tiras).

Quando os vegetais estavam prontos voltei a colocar o peixe no tacho e deixei aquecer. Optei por cozer o peixe em separado porque este desfaz-se facilmente, e assim estive mais à vontade para mexer os vegetais. Mas também podem cozer tudo junto, adicionando os vegetais ao tacho um pouco depois do peixe :)

No meu caso as favas, as batatas e as cenouras demoraram o mesmo tempo a cozer porque as favas eram pré-cozidas e pequenas. No caso de usarem favas normais será melhor adicioná-las um pouco antes do resto!

O peixe que usei foi este:


É da Pescanova e comprei em promoção no E. Leclerc - 1kg (que compreende uma dúzia de medalhões) ficou a cerca de 10€, achei que era um preço razoável. No que toca a pescada congelada prefiro mesmo os desta marca ou da Iglo, acho bastante melhores. Também sou fã dos medalhões do Continente, mas não vou lá com tanta frequência, por isso não costumo comprar. De qualquer forma, penso que o preço também não fica muito abaixo dos 10€/kg!

O único aspeto negativo deste peixe é vir tão cheio de plástico. Não sabia que os medalhões vinham individualmente embrulhados, mas parece-me um exagero - até porque já comprei medalhões de peixe congelados que vinham só numa caixa de cartão, por isso não será indispensável a nível de segurança alimentar.

Quanto às favas, por norma também uso sempre congeladas, e desta vez comprei estas:


Costumo usar as da marca branca do Lidl ou E. Leclerc, mas estas estavam em promoção e ficavam mais baratas. Honestamente não me lembro bem do preço, mas acho que rondava 1€ (por embalagem de 400g). Não são os vegetais mais baratos, mas também não são assim tão caros, e não sei quanto a vocês mas eu adoro favas :)

Achei piada ao tamanho destas - são muito mais pequenas do que as que costumo usar, que por norma têm pelo menos o dobro do tamanho. Nunca tinha visto favas assim, e até fiz questão de mostrar à minha avó, que ficou igualmente surpreendida :P

O facto de serem pré-cozidas é agradável - embora não seja assim tão penoso cozer favas normais, quando há pouco tempo estas são super práticas, ficam prontas num instante :)

E pronto, esta semana foi tão simples quanto isto!

O prato :)
Adorei mesmo as refeições, para variar :P Ficou tudo muito saboroso, e os vegetais com aquele molhinho são só a coisa mais viciante de sempre :)
Rapidamente preparei 5 refeições completas para a semana, o que representa uma economia de tempo considerável - e uma boa forma de garantir que se come uma refeições saudáveis e saborosas!

domingo, 31 de março de 2019

Preparação de Refeições #30 - Frango em Molho de Tomate e Pimentos com Ervilhas e Ervilhas de Quebrar



Aqui estou eu mais uma vez para partilhar as refeições da semana. Como não tenho tido grande tempo, foram bem simples, mas nem por isso menos saudáveis ou deliciosas :)

Apreciem bem aquela bela travessa cheia de ervilhas de quebrar < 3

*O frango*
Não publiquei receita do frango porque é a mesma história de sempre. Refoguei cebola, alho e pimentos num fio de azeite, passados uns minutos juntei polpa de tomate e um pouco de água quente, deixei cozinhar bem e triturei com a varinha mágica. Depois foi só temperar (usei sal, paprika, pimentão-doce, pimenta branca, orégãos, manjericão e salsa), juntar mais água, deixar ferver e adicionar o peito de frango em pedaços :)

Adoro este género de refogados com pimentos e tomate, ficam sempre com um sabor ótimo e dão para tudo: carne, peixe, vegetais, leguminosas, substitutos da carne como soja ou tofu... Não há nada que não fique bem assim preparado!

O frango não foi exceção, claro - ficou muito bom :)
Eu tendo a enjoar mais facilmente de pratos de carne, mas neste caso não me fartei nadinha! Não falha, eu bem digo :)

O acompanhamento foram estas ervilhas-perfeição < 3
Estava sem grandes ideias para o acompanhamento, quando a minha avó me disse que tinha comprado uma saca cheia de ervilhas de quebrar para mim. Escusado será dizer que a partir daí a decisão não foi muito difícil :P Optei por juntar ainda algumas ervilhas, e ficou uma dupla muito boa!

A preparação não podia ser mais fácil: apenas cozi tudo em água com sal. Usei ervilhas congeladas, e juntei-as à panela ao mesmo tempo que as ervilhas. Não contei o tempo que demoraram a ficar prontas, mas é só irem espetando um garfo - ou experimentando, mas diria que tendo em conta o quão viciantes são as ervilhas de quebrar se forem por este método arriscam-se a ficar logo sem metade delas :P

O aspeto final do prato :D
A combinação ficou mesmo boa, acho que foi uma das minhas refeições semanais preferidas até agora (mas eu digo sempre isto, já se sabe :P). Claro que a inclusão de ervilhas de quebrar ajudou imenso - eu tenho uma ligeira obsessão por ervilhas de quebrar, podia comer todos os dias que não enjoava :P

Esta semana foi só isto! De qualquer modo, espero que tenham gostado da sugestão :)

domingo, 24 de março de 2019

Preparação de Refeições #29 - Soja Estufada com Vegetais e Arroz Basmati com Lentilhas



Esta semana as refeições que preparei foram vegan, e admito que já tinha saudades de pratos deste género. Moderar o consumo de carne é uma coisa que ainda tenho de me esforçar por fazer; apesar disso, gosto mesmo deste tipo de refeições, e adoro experimentar cozinhar novos alimentos.

Ainda faço muitas refeições com carne e peixe, mas tento fazer várias vegetarianas e vegan ao longo da semana. Se, como eu, não se sentem preparados para abdicar completamente dos produtos animais, lembrem-se que há sempre um meio termo - e se não estão habituados, uma refeição vegan por semana já é um bom começo :)

Mas continuando: *os tachos*

Publiquei a receita do estufado durante a semana, podem ver aqui
Como disse no post com a receita, foi a primeira vez que usei soja. A que comprei foi esta:

Comprei no E. Leclerc, para variar - mas há em qualquer supermercado menos no Lidl porque o Lidl é estranho

Tabela nutricional
É um produto interessante para usar como fonte proteica numa refeição vegan. Pessoalmente acho um bocado difícil obter uma quantidade de proteína razoável só através de produtos menos processados (como feijões, lentilhas e etc.), por isso acabo sempre por recorrer a 'substitutos da carne' - tofu e seitan são os que já experimentei e costumo usar. 

Há uns tempos tive uma má experiência com soja, daí ter demorado séculos a experimentar cozinhá-la :P Mas desta vez gostei mesmo, e fiquei contente por ter 'descoberto' uma alternativa para alargar o meu ainda pequeno leque de opções no que toca a refeições vegetarianas. Recentemente também comprei tempeh para experimentar, espero que fique tão aprovado como a soja :)

A soja em si é bastante fácil de preparar. Apenas é preciso demolhar durante 1-2 horas, e depois cozinha-se normalmente.

Antes de demolhar

Depois
Ao ser demolhada ganha volume e fica com uma textura mais mole/esponjosa. Admito que achei o cheiro um pouco forte nesta parte, o que me deixou receosa, mas felizmente depois de pronta a soja não ficou com um cheiro (nem sabor) forte - apenas absorveu o molho e ficou com o sabor deste.

Quanto ao estufado não há muito mais a dizer, porque os restantes ingredientes são básicos; deixo apenas uma foto dos flageolets que referi na receita.

*Flageolets* (Acho que nem vale a pena dizer que comprei no E. Leclerc :P)
Acho que não são muito comuns por cá, antes em França. Mas eu acho-os muito bons, têm uma textura algo crocante e um sabor leve e agradável! Lembram-me um pouco de edamame, não sei se conhecem. Quando estava a pensar no que haveria de usar no estufado lembrei-me que seria giro acrescentar estes feijõezinhos que tinha no armário, e ficaram ótimos :)

E pronto, dou por encerrado o assunto 'estufado'. Acho que já me alarguei demais sobre uma coisa tão simples :P 
Passando para o arroz - usei esta mistura:

E. Leclerc, já sabemos
Comprei em promoção há pouco tempo e achei que seria um acompanhamento interessante. Deixo o rótulo:



Como podem ver, é basicamente arroz basmati com lentilhas adicionadas. As lentilhas são pré-cozidas para que os tempos de cozedura sejam idênticos (se já cozeram lentilhas saberão que demoram mais meio século a cozer que o arroz :P).

Devido à adição de lentilhas, é um pouco menos denso em termos energéticos que o arroz tradicional, e também tem um pouco mais de proteína. Eu fiquei fã: achei o sabor bastante agradável, a preparação não podia ser mais fácil e é ótimo, para variar :)

Já pronto
 E desta vez foi isto. Bem simples, mas delicioso! Para terminar, o prato do costume:

Comi isto 5 vezes esta semana e comia mais 5 sem problemas :P
Mais uma vez, adorei a comida que preparei e não enjoei minimamente! Se experimentarem digam-me o que acharam :D

quinta-feira, 21 de março de 2019

Estufado de Soja e Vegetais (Saudável, Vegan, Sem Glúten/Lactose)


Hoje venho cá deixar rapidamente o estufado que fiz para as refeições da semana. Usei soja pela primeira vez, e apesar de estar um pouco receosa inicialmente a experiência correu muito bem!
Mesmo sendo bem simples, deixo a receita para quem quiser experimentar :)





Estufado de Soja e Vegetais (Saudável, Vegan, Sem Glúten/Lactose)
Para cerca de 5 doses

Ingredientes:
[  200g de soja grossa
[  2 cebolas pequenas
[  3 dentes de alho
[  Azeite (a gosto)
[  1/4 pimento vermelho
[  1/4 pimento verde
[  1 tomate
[  Água quente
[  Sal (a gosto)
[  Manjericão (a gosto)
[  Orégãos (a gosto)
[  Paprika (a gosto)
[  Pimentão-doce (a gosto)
[  Salsa (a gosto)
[  1 folha de louro
[  1 cenoura pequena
[  500g de brócolos
[  130g de flageolets cozidos (são uma espécie de feijõezinhos verde-claro que comprei no E. Leclerc; podem não usar ou substituir por outro tipo de feijões)
[  Sumo de limão (a gosto)

Preparação:
| Hidratar a soja durante o tempo sugerido na embalagem (no caso da que usei, da Salutem, 1 a 2 horas).
| Na altura de cozinhar, picar a cebola e o alho. Colocar num tacho, juntar um fio de azeite e levar ao fogão a lume baixo.
| Picar os pimentos e juntar ao tacho após alguns minutos. Deixar refogar mais um pouco.
| Partir o tomate grosseiramente e adicionar também, juntamente com um pouco de água quente.
| Depois de o refogado cozinhar bem, transferir tudo para um copo medidor e triturar com a varinha mágica (também podem usar um processador ou liquidificadora).
| Devolver a mistura ao tacho e temperar com o sal, o manjericão, os orégãos, a paprika, o pimentão-doce e a salsa. Juntar também a folha de louro.
| Adicionar mais água quente. Quando voltar a ferver, juntar a soja previamente demolhada e escorrida.
| Cortar a cenoura em rodelas e os brócolos em pedaços, e juntá-los ao tacho depois de a soja cozinhar um pouco (acrescentando mais água se necessário).
| Quando os vegetais estiverem cozidos, adicionar os flageolets e o sumo de limão e envolver. Ajustar temperos se necessário.



Fiquei mesmo fã da soja. O sabor é neutro, mas devido à textura esponjosa ela absorve bastante líquido e acaba por ter um sabor agradável em consequência do refogado e das especiarias. Embora goste de seitan e tofu acho que ambos têm sabores e texturas mais 'estranhos' do que a soja - se nunca provaram nenhum dos 3 talvez seja boa ideia começar pela última, até agora foi a que achei mais parecida a carne (embora não seja tão assim tão semelhante).
O estufado ficou mesmo delicioso, e este género de pratos são a minha comida de conforto de eleição - não sei se já repararam :P
Como podem ver abaixo, o perfil nutricional é bastante interessante para um prato vegetariano, com um teor significativo de proteína. :)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 264kcal 
Proteínas: 24.9g 
Hidratos de Carbono: 23.7g 
-       Dos quais açúcares: 9.4g 
Lípidos: 7.2g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.1g 
Fibra:  11.4g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose ou 1/5 da receita)Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
____________________________________________________________________________

domingo, 17 de março de 2019

Preparação de Refeições #28 - Pota à Lagareiro com Batatas a Murro e Grelos



A sugestão de preparação de refeições desta semana é mais um prato bastante tradicional e fácil de fazer. Prometo que esta semana faço algo mais original, até porque é a vez de a comida ser vegan (já se sabe que não posso quebrar o padrão carne-peixe-vegan :P).

Ainda assim, clássicos são sempre uma boa aposta :)
 Já publiquei a receita da pota durante a semana, está aqui

Comida tostadinha e com imenso alho = amor
Usei estas batatas pequeninas porque tenho um monte delas caseiras, e ficaram ótimas! Acho sempre mais piada a vegetais em formato mini :P

Antes de cozer
E depois. Exatamente iguais, mas pronto, fotos de batatas adoravelmente pequenas nunca são demais :P
Se não me engano, foi a primeira vez que usei batatas nestas refeições. Isto porque não sou a maior fã de batata branca - prefiro o sabor da batata-doce ou mesmo de outros acompanhamentos como arroz não sei se já se aperceberam mas adoro arroz

Mas gostei muito das batatas feitas a murro, e acho que vou começar a usar batatas mais vezes - até porque a minha missão é não repetir refeições semanais e as ideias começam a esgotar :P

Quanto à pota, também nunca tinha usado, mas adoro! Vejo-a muitas vezes em promoção a 3€ e tal o quilo, um preço bastante interessante para moluscos que normalmente custam os olhos da cara. Se calhar é porque não tenho o palato suficientemente refinado, mas não noto diferença nenhuma entre pota e polvo - o que de qualquer forma agradeço, sinceramente :P

Costumo comprá-la congelada, e descongelo de um dia para o outro. Dá jeito ter em casa porque é uma coisa que se prepara rápido, por isso vou abastecendo quando há promoções :)

A pota só tem direito a foto já cozida, porque para ver o quão triste esta quantidade é comparada com a que estava antes de cozer chego eu :P

Por fim: tudo no tabuleiro e pronto para ir ao forno :)
Quanto aos vegetais, optei por grelos. Usei também congelados:

Comprados no E. Leclerc, mas penso que há em praticamente qualquer supermercado
Dão muito menos trabalho do que os frescos, pelo que são ótimos quando a falta de tempo é um problema. Para os preparar apenas cozi em água com sal e escorri bem; depois salteei num pouco de azeite com alho picado e pronto :)

Já cozidos
Depois de saltear :)
Acho que era capaz de comer isto todos os dias sem enjoar. Adoro couves com alho e azeite, que fazer :P

O prato da praxe, para finalizar o post :D
Para variar, estava tudo muito bom. Se gostam tanto de pota e de grelos como eu, experimentem - e se não, experimentem também porque de certeza que só ainda não os comeram preparados da forma certa :P

sexta-feira, 15 de março de 2019

Pota à Lagareiro com Batatas a Murro (Saudável, Sem Glúten/Lactose)


Esta semana como tinha algumas batatas caseiras para gastar fiz pela primeira vez pota à lagareiro - e foi uma estreia em grande, porque fiz logo várias refeições para comer durante a semana.
Talvez não seja a melhor ideia preparar logo um prato 'novo' numa quantidade tão grande, mas pensei que havendo alho e pota ao barulho a experiência não podia correr assim tão mal. E claro que estava certa :)





Pota à Lagareiro com Batatas a Murro (Saudável, Sem Glúten/Lactose)
Para cerca de 4 doses

Ingredientes:
[  Água
[  1 cebola
[  2 folhas de loureiro
[  Sumo de limão (a gosto)
[  800g de tentáculos de pota (usei congelada e descongelei de um dia para o outro)
[  500g de batatas
[  Sal (a gosto)
[  Azeite (a gosto)
[  Salsa (a gosto)

Ingredientes:
| Colocar num tacho água, a cebola (inteira, limpa e com casca), o loureiro e um pouco de sumo de limão*. Levar ao fogão a lume médio até ferver.
| Assim que a água começar a ferver, juntar os tentáculos de pota. Quando estiver cozida (no meu caso demorou uns 20 minutos, mas depende do tamanho; podem testar com um garfo), retirar o tacho do lume e escorrer a água.
| À parte, cozer as batatas (também inteiras, limpas e com casca). Escorrê-las quando estiverem cozidas (novamente, podem testar com um garfo).
| Dar um murro a cada batata (podem colocá-las entre dois pedaços de papel vegetal para não se sujarem) e dispô-las num tabuleiro forrado com papel vegetal. Temperar com sal.
| Por cima das batatas, colocar a pota cozida.
| Cortar os dentes de alho às rodelas e distribuir pelo tabuleiro. Adicionar também um fio de azeite e um pouco de salsa.
| Levar ao forno pré-aquecido a 200 graus para tostar (até verem que está ao vosso gosto; sugiro cerca de meia hora).

*Em princípio não será preciso sal; se for, juntem só no fim da cozedura, para que a pota não fique dura.



Eu já sou fã de moluscos em geral, mas assim preparada a pota ficou ainda melhor do que o costume: tenrinha, crocante e com um sabor maravilhoso a alho e salsa!
Também adorei as batatas. Não costumo comer batatas a murro (nem batatas em geral, sou mais de arroz :P), mas acho que vou repetir a experiência, porque ficaram maravilhosas  :)
Além de ser deliciosa, é uma comida bastante prática e rápida de fazer. Experimentem :D
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 288kcal 
Proteínas: 32.1g 
Hidratos de Carbono: 21.6g 
-       Dos quais açúcares: 1.4g 
Lípidos: 6.8g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.7g 
Fibra:  3.0g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose ou 1/4 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
____________________________________________________________________________

domingo, 10 de março de 2019

Preparação de Refeições #27 - Feijoada de Feijão Vermelho com Arroz Basmati



Aqui estou eu, para partilhar como de costume as refeições que preparei na segunda-feira passada para comer durante a semana. Desta vez consistiram num prato mais tradicional - feijoada com arroz seco. 

Acho que por ser um prato mais clássico há alguma tendência para achar que não será tão saudável como outras opções, mas na verdade é bastante interessante a esse nível - por norma é uma refeição que tem quantidades equilibradas de proteína e hidratos de carbono, com alguma gordura e uma porção generosa de vegetais (pelo menos se forem tão fãs de couves como eu :P).

Os tachos. Não é o tacho do arroz que é pequeno, é o da feijoada que é grande - um 32, para referência :P

A receita da feijoada está aqui

O arroz :)
Pessoalmente, acho que o arroz basmati é o tipo perfeito para acompanhar a feijoada, porque fica sempre bem sequinho! Além disso, é bastante saboroso, especialmente se juntarem alguns ingredientes para dar sabor :)

Neste usei 1/4 de colher de chá de sal, 2 folhas de louro, 9 dentes de alho picados e o sumo de 1/2 limão pequeno. O procedimento foi o do costume: coloquei água + estes 4 ingredientes num tacho e levei a lume médio. Quando a água ferveu juntei o arroz, tampei e baixei o lume para o mínimo. Neste caso usei 700ml de água para cerca de 300g de arroz, mas podem sempre guiar-se pelo clássico 'uma medida de arroz, duas medidas de água'.

Após cerca de 10 minutos desliguei o lume, e deixei o arroz repousar tampado durante uns 5 minutos extra para acabar de cozer com o vapor. 

Nada de novo, portanto - mas sai sempre bem, e em equipa vencedora não se mexe :D

*O prato*
Ficou tudo ótimo, e tirei a barriga de misérias quanto a couves esta semana (se bem que hoje já não comi e estou pronta para outra) :P Não sei quanto a vocês, mas eu sou obcecada por couves neste tipo de pratos. Não sou esquisita - pode ser penca, repolho, couve-lombarda, espinafres, grelos, couve-galega... Gosto de tudo :P

O único defeito desta comida é que o arroz aquece muito mais rápido que a feijoada - quem costuma aquecer a comida no microondas saberá do que falo. Não queimar a língua com esta dupla exige muito cuidado :P
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...