quarta-feira, 27 de março de 2019

Bolachas de Cerelac

Não sei se há alguém por aí que seja da team Nestum, mas na minha família sempre houve uma grande preferência pelo Cerelac.
Ocorreu-me recentemente fazer uma sobremesa com ele, e depois de ver algumas sugestões acabei por me decidir por umas bolachinhas.
Já partilhei a receita no fim-de-semana no grupo de facebook, mas como muita gente mostrou curiosidade em relação a ela fica aqui também - nós fãs de Cerelac temos de ser uns para os outros :P





Bolachas de Cerelac
Adaptado daqui
Para cerca de 30 bolachas

Ingredientes:
[  1 ovo
[  100g de açúcar
[  150g de manteiga sem sal
[  100ml de leite
[  1 colher de chá de raspa de limão
[  1 pitada de sal
[  1 pitada de canela
[  250g de cerelac (usei do para fazer com leite)
[  50g de farinha
[  1 colher de chá de fermento em pó

Preparação:
| Num recipiente médio, misturar o ovo com o açúcar. Derreter a manteiga e juntar; adicionar também o leite, a raspa de limão, o sal e a canela.
| Acrescentar o cerelac, a farinha e o fermento e incorporar.
| Formar bolinhas e dispô-las num tabuleiro forrado com papel vegetal (se necessário podem usar dois tabuleiros, mas não é preciso deixar muito espaço entre elas porque quase não se espalham).
| Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 15 minutos (devem estar algo moles quando as retirarem do forno; ao arrefecer ficam mais consistentes).



As bolachas ficaram exatamente como imaginei - fofas, húmidas e com um sabor bastante forte a Cerelac. Formulando as coisas de forma diferente: se houvesse uma versão sólida do Cerelac, seria de certeza assim. ;)
Se também são fãs, experimentem. Além de serem bem fáceis de fazer, não há nada mais reconfortante do que comer uma sobremesa que sabe a papinhas de bebé :P

domingo, 24 de março de 2019

Preparação de Refeições #29 - Soja Estufada com Vegetais e Arroz Basmati com Lentilhas



Esta semana as refeições que preparei foram vegan, e admito que já tinha saudades de pratos deste género. Moderar o consumo de carne é uma coisa que ainda tenho de me esforçar por fazer; apesar disso, gosto mesmo deste tipo de refeições, e adoro experimentar cozinhar novos alimentos.

Ainda faço muitas refeições com carne e peixe, mas tento fazer várias vegetarianas e vegan ao longo da semana. Se, como eu, não se sentem preparados para abdicar completamente dos produtos animais, lembrem-se que há sempre um meio termo - e se não estão habituados, uma refeição vegan por semana já é um bom começo :)

Mas continuando: *os tachos*

Publiquei a receita do estufado durante a semana, podem ver aqui
Como disse no post com a receita, foi a primeira vez que usei soja. A que comprei foi esta:

Comprei no E. Leclerc, para variar - mas há em qualquer supermercado menos no Lidl porque o Lidl é estranho

Tabela nutricional
É um produto interessante para usar como fonte proteica numa refeição vegan. Pessoalmente acho um bocado difícil obter uma quantidade de proteína razoável só através de produtos menos processados (como feijões, lentilhas e etc.), por isso acabo sempre por recorrer a 'substitutos da carne' - tofu e seitan são os que já experimentei e costumo usar. 

Há uns tempos tive uma má experiência com soja, daí ter demorado séculos a experimentar cozinhá-la :P Mas desta vez gostei mesmo, e fiquei contente por ter 'descoberto' uma alternativa para alargar o meu ainda pequeno leque de opções no que toca a refeições vegetarianas. Recentemente também comprei tempeh para experimentar, espero que fique tão aprovado como a soja :)

A soja em si é bastante fácil de preparar. Apenas é preciso demolhar durante 1-2 horas, e depois cozinha-se normalmente.

Antes de demolhar

Depois
Ao ser demolhada ganha volume e fica com uma textura mais mole/esponjosa. Admito que achei o cheiro um pouco forte nesta parte, o que me deixou receosa, mas felizmente depois de pronta a soja não ficou com um cheiro (nem sabor) forte - apenas absorveu o molho e ficou com o sabor deste.

Quanto ao estufado não há muito mais a dizer, porque os restantes ingredientes são básicos; deixo apenas uma foto dos flageolets que referi na receita.

*Flageolets* (Acho que nem vale a pena dizer que comprei no E. Leclerc :P)
Acho que não são muito comuns por cá, antes em França. Mas eu acho-os muito bons, têm uma textura algo crocante e um sabor leve e agradável! Lembram-me um pouco de edamame, não sei se conhecem. Quando estava a pensar no que haveria de usar no estufado lembrei-me que seria giro acrescentar estes feijõezinhos que tinha no armário, e ficaram ótimos :)

E pronto, dou por encerrado o assunto 'estufado'. Acho que já me alarguei demais sobre uma coisa tão simples :P 
Passando para o arroz - usei esta mistura:

E. Leclerc, já sabemos
Comprei em promoção há pouco tempo e achei que seria um acompanhamento interessante. Deixo o rótulo:



Como podem ver, é basicamente arroz basmati com lentilhas adicionadas. As lentilhas são pré-cozidas para que os tempos de cozedura sejam idênticos (se já cozeram lentilhas saberão que demoram mais meio século a cozer que o arroz :P).

Devido à adição de lentilhas, é um pouco menos denso em termos energéticos que o arroz tradicional, e também tem um pouco mais de proteína. Eu fiquei fã: achei o sabor bastante agradável, a preparação não podia ser mais fácil e é ótimo, para variar :)

Já pronto
 E desta vez foi isto. Bem simples, mas delicioso! Para terminar, o prato do costume:

Comi isto 5 vezes esta semana e comia mais 5 sem problemas :P
Mais uma vez, adorei a comida que preparei e não enjoei minimamente! Se experimentarem digam-me o que acharam :D

sexta-feira, 22 de março de 2019

Zoats (Papas de Aveia com Courgette) (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Apesar de já ter partilhado por aqui imensas receitas doces com courgette - desde o bolo de chocolate húmido até às panquecas, passando pelo bolo de microondas - ainda resisti um pouco à febre das zoats.
Estas consistem, para quem nunca ouviu falar, em papas de aveia com courgette ralada; a ideia é aumentar o volume, e também é uma forma de tornar a receita mais nutritiva.
Penso que foi o facto de a courgette estar ralada que me deixou hesitante em primeiro lugar - normalmente nos bolos está completamente triturada e não se sente de todo, por isso tinha receio que fosse estranhar a textura neste caso. Ainda assim, decidi dar o benefício da dúvida à combinação e fiz uma taça de zoats hoje para o pequeno-almoço. 
Fico mesmo contente por ter escolhido dar-lhes uma oportunidade, porque ficaram simplesmente maravilhosas. Agora é só recuperar o tempo perdido :P





Zoats (Papas de Aveia com Courgette) (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Ingredientes:
[  30g de farinha de aveia com sabor (uso as da EU Nutrition, que podem comprar aqui com desconto ao aplicar o cupão euavela15)
[  150g de courgette descascada e ralada
[  300ml de água
[  100ml de claras de ovo

Preparação:
| Colocar a aveia com sabor e a courgette ralada num tacho e mexer.
| Adicionar a água e as claras aos poucos, misturando bem.
| Levar a mistura a lume baixo, mexendo sempre até que as papas adquiram a textura pretendida.



Mesmo que, como eu, resistam inicialmente à ideia, vale a pena experimentar. As papas ficam com o sabor da aveia, não se nota nada de estranho; quanto à textura, é super cremosa! Claro que os fios de courgette estão lá, mas a textura que adicionam não é desagradável, pelo contrário :)
E se gostam de comida com muito volume, esta receita é sem dúvida para vocês - rende uma taça bem generosa, apesar de não ter muita aveia. A nível nutricional é um lanche bem interessante, como podem ver abaixo!
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 188kcal 
Proteínas: 17.0g 
Hidratos de Carbono: 21.0g 
-       Dos quais açúcares: 1.0g 
Lípidos: 3.0g
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.0g 
Fibra:  4.0g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose ou a totalidade da receita)Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
____________________________________________________________________________

quinta-feira, 21 de março de 2019

Estufado de Soja e Vegetais (Saudável, Vegan, Sem Glúten/Lactose)


Hoje venho cá deixar rapidamente o estufado que fiz para as refeições da semana. Usei soja pela primeira vez, e apesar de estar um pouco receosa inicialmente a experiência correu muito bem!
Mesmo sendo bem simples, deixo a receita para quem quiser experimentar :)





Estufado de Soja e Vegetais (Saudável, Vegan, Sem Glúten/Lactose)
Para cerca de 5 doses

Ingredientes:
[  200g de soja grossa
[  2 cebolas pequenas
[  3 dentes de alho
[  Azeite (a gosto)
[  1/4 pimento vermelho
[  1/4 pimento verde
[  1 tomate
[  Água quente
[  Sal (a gosto)
[  Manjericão (a gosto)
[  Orégãos (a gosto)
[  Paprika (a gosto)
[  Pimentão-doce (a gosto)
[  Salsa (a gosto)
[  1 folha de louro
[  1 cenoura pequena
[  500g de brócolos
[  130g de flageolets cozidos (são uma espécie de feijõezinhos verde-claro que comprei no E. Leclerc; podem não usar ou substituir por outro tipo de feijões)
[  Sumo de limão (a gosto)

Preparação:
| Hidratar a soja durante o tempo sugerido na embalagem (no caso da que usei, da Salutem, 1 a 2 horas).
| Na altura de cozinhar, picar a cebola e o alho. Colocar num tacho, juntar um fio de azeite e levar ao fogão a lume baixo.
| Picar os pimentos e juntar ao tacho após alguns minutos. Deixar refogar mais um pouco.
| Partir o tomate grosseiramente e adicionar também, juntamente com um pouco de água quente.
| Depois de o refogado cozinhar bem, transferir tudo para um copo medidor e triturar com a varinha mágica (também podem usar um processador ou liquidificadora).
| Devolver a mistura ao tacho e temperar com o sal, o manjericão, os orégãos, a paprika, o pimentão-doce e a salsa. Juntar também a folha de louro.
| Adicionar mais água quente. Quando voltar a ferver, juntar a soja previamente demolhada e escorrida.
| Cortar a cenoura em rodelas e os brócolos em pedaços, e juntá-los ao tacho depois de a soja cozinhar um pouco (acrescentando mais água se necessário).
| Quando os vegetais estiverem cozidos, adicionar os flageolets e o sumo de limão e envolver. Ajustar temperos se necessário.



Fiquei mesmo fã da soja. O sabor é neutro, mas devido à textura esponjosa ela absorve bastante líquido e acaba por ter um sabor agradável em consequência do refogado e das especiarias. Embora goste de seitan e tofu acho que ambos têm sabores e texturas mais 'estranhos' do que a soja - se nunca provaram nenhum dos 3 talvez seja boa ideia começar pela última, até agora foi a que achei mais parecida a carne (embora não seja tão assim tão semelhante).
O estufado ficou mesmo delicioso, e este género de pratos são a minha comida de conforto de eleição - não sei se já repararam :P
Como podem ver abaixo, o perfil nutricional é bastante interessante para um prato vegetariano, com um teor significativo de proteína. :)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 264kcal 
Proteínas: 24.9g 
Hidratos de Carbono: 23.7g 
-       Dos quais açúcares: 9.4g 
Lípidos: 7.2g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.1g 
Fibra:  11.4g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose ou 1/5 da receita)Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
____________________________________________________________________________

terça-feira, 19 de março de 2019

Receitas Testadas da Semana #99 a #101



Parece que o destaque desta semana vai para as minhas panquecas favoritas :D Merecem bem a atenção - e novamente, também eu própria as repeti.

O meu pequeno-almoço magnífico de hoje (com framboesas e sementes de chia)
Já agora, se não é indiscrição, aproveito para exibir os meus últimos destaques culinários antes de irmos ao post. Também são receitas (re)testadas, só que por mim - portanto parece-me adequado ;)

Deixo os links das receitas para o caso de quererem experimentar também:

Bubble waffle com mirtilos e "whipped bite" da Optimum Nutrition

O primeiro gelado de banana do anooo :D

Tigeladas com canela

O meu pequeno-almoço de aniversário, ft. o famoso bolo de cenoura

Chocolate quente com mini marshmallows, porque dizem que o inverno está a acabar e temos de nos despedir em condições :D
Enfim, depois deste desfile de coisas deliciosas... Vamos a outro desfile de coisas deliciosas, desta vez as testadas por vocês.

Aqui vai:


































Tenham uma boa semana :D
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...