Avançar para o conteúdo principal

Panquecas (Integral, Sem Lactose, Saudável)


Após uma fase em que comia papas de aveia todos os dias, passei a levantar-me meia hora mais cedo, não para fazer papas de aveia, mas para fazer panquecas (eu sei, genial... o único motivo para o qual ponho o despertador tão cedo agora é mesmo para rejubilar por ter mais meia horinha para dormir...).
Lembro-me perfeitamente de quando fiz estas panquecas; foi no dia de Natal, quando acordei às três da tarde depois do jantar da minha família. Era tarde, já passava da hora de almoço e estava esfomeada (talvez pela grande dose de sacarose da noite anterior ahah). 
Ou seja, estava estabelecida a provocação (exigência?) do mundo para que eu fizesse panquecas. De preferência integrais e saudáveis, para desintoxicar.
Escolhi a receita, pensei nas alterações, processei a aveia e centeio (tenho em flocos e ponho num moinho de café),  bati a clara e envolvi-a cuidadosamente.
Depois fi-las uma a uma e cheirei as panquecas; cheiravam mesmo bem, estavam perfeitinhas e com bom aspeto. E provei. Fiquei enjoada para o resto do dia.
Malditos sejam os americanos e os seus doces salgados. 

Excepto os peanut butter cups.











Panquecas Integrais com Iogurte

Ingredientes:
Adaptado daqui
Para 10 panquecas de 55g

[  1 ovo L
[  40g de farinha de espelta (ou outra)
[  40g de farinha de aveia(ou outra)
[  30g de farinha de centeio(ou outra)
[  50g de farinha para todos os usos(ou outra)
[  3 colheres de chá de fermento
[  1 pitada de sal grosso (SÓ uma pitada)
[  250ml de leite (de soja ou outro)
[  70ml de iogurte de soja natural (ou outro)
[  1 colher de sopa de açúcar mascavado
[  1/2 colher de sopa de óleo de coco (derretido)
[  1 colher de sopa de óleo vegetal
[  1/2 colher de chá de extrato de baunilha

Preparação:

| Separar a gema de clara e bater a clara em castelo.
| Peneirar as farinhas e juntar o fermento, o açúcar e o sal.
| Adicionar, mexendo antes de cada adição, o leite, o iogurte, a gema, o óleo de coco e o óleo vegetal.
| Incorporar cuidadosamente a clara de ovo (a mistura deve ficar homogénea).
| Acrescentar a baunilha.
| Com uma colher de sopa, colocar uma pequena porção da massa numa frigideira anti-aderente bem aquecida. Após a formação de bolhas, ou a meio da cozedura, virar a panqueca e deixar até cozinhar.
| Repetir com a massa restante.




Fiquei muito desiludida porque quando as estava a fazer sentia um cheirinho divinal, e tirando o sal o sabor estava delicioso! Claro que, para as postar aqui, já voltei a fazer (com muito menos sal) e ficaram muito boas e fofinhas! Esta receita já está com o sal corrigido (a receita inicial pedia 1 de colher de chá! Nem sei onde estava o meu bom senso quando o pus...), e cheiram meeesmo bem...
Nesta última fotografia dá para ver uma mistura deliciosa (e que eu acho que ficou gira!) de iogurte e chocolate a desabar sobre uma pepita de manteiga de amendoim (pepitas de amendoim são tão boas!).

_________________________________________________________________________
Informação Nutricional 
Energia: 95kcal 
Proteínas: 3.7g
Hidratos de Carbono: 15.2g
-       Dos quais açúcares: 2.7g
Lípidos: 2.3g
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
Fibra: 1.5g
Sódio: 43mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 panqueca. Inclui leite  magro. Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real.
_________________________________________________________________________

Comentários

  1. Gostava de ter força de vontade para me levantar cedo de manhã e fazer um bom pequeno-almoço, mas desde que tenho de me levantar às sete o meu lado que tem vontade de viver (cortar isto) acordar cedo sumiu-se. Vai daí tenho mesmo comido pão/muffins/cereais com leite/iogurte, nada de especial. Mas ao fim-de-semana vingo-me :D Essas panquecas ficaram mesmo perfeitinhas :D Estão com muito bom aspecto :) Tens de me dar essa receita de peanut butter cups, agora tenho um montão de manteiga de amendoim cá em casa (enganei-me e trouxe um frasco quando já havia cá um, ups) :)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Adoro panquecas, que maravilha de sugestão!

    ResponderEliminar
  3. Olá Avelã!
    Adorei o aspecto das panquecas...parecem mesmo deliciosas e fofinhas! E concordo com a Joana, tens de nos dar a receita de peanut butter cups - eu fiquei fã de manteiga de amendoim também. No meu dia-a-dia, o pequeno-almoço tem sido rotineiro, apesar de também exigir alguma preparação: é sempre uma misturada de iogurte de soja natural da Alpro, whey (de baunilha e chocolate), papas de aveia feitas em água e cereais fibre one ou cheerios (depende da necessidade de açúcar ;). Tudo nas doses certas para ser saudável, e é uma óptima forma de começar o dia!
    Beijinhos e obrigada pela força que me tens dado! :)

    ResponderEliminar
  4. Minha querida e doce Avelã, primeiro de tudo, muito obrigada pelo teu carinho e pelas tuas palavras :).

    As panquecas saudáveis estão tentadoras, bjokas

    ResponderEliminar
  5. Que belas panquecas, adoro, adoro, adoro, mas levantar cedo para as fazer para o pequeno almoço!!!! Nem pensar ehehe costumo fazer para o lanche :-)
    Beijokas

    ResponderEliminar
  6. Adoro panquecas e as tuas enchem-me as medidas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Eu sou incapaz de durante a semana, com o stress usufruir de um pequeno almoço assim! Mas admiro e muito quem o consegue fazer, dá logo outro ânimo ao dia! :)
    Estas panquecas estão deliciosas... devem ser mesmo muito saborosas com as diversas farinhas. Gostei também da ideia do iogurte :)

    ResponderEliminar
  8. Sou como tu, também não me importo de me levantar mais cedo só para ter tempo de fazer um pequeno-almoço saboroso :)
    Ando sempre à procura de novas receitas de panquecas saudáveis para experimentar e apesar de estas levarem alguns ingredientes que por norma não utilizo, vou guardar nos favoritos para mais tarde experimentar. Com o molho por cima ficam mesmo com um aspecto delicioso e dá para perceber pelas fotos que as panquecas ficaram bem fofinhas :D
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Olá avelã...

    Isso é que é força de vontade :-) Parabéns! Eu sou uma preguiçosa de 1ª.
    E isto sim são panquecas, não são como as minhas de principiante, as fotos tão giras, elas parecem ter ficado altinhas e fofas... Gostei muito do aspecto... Os ingredientes são muitos (para mim) que gosto de coisas mais práticas mas acredito que isso as faça ficarem melhores ainda :-)
    Mas eu para lá caminho...
    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  10. quem me dera conseguir essa proeza de me levantar mais cedo esse tempo todo:)
    Eu é sempre um pão e um leitinho com cevada, mas adoro panquecas e gosto delas até ao lanche, mas eu deliro é mesmo com scones.
    Ficaram lindas e gulosas uma delicia de sugestão.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Pois uma colher de cha = /
    Aii oh Avelaaaa.. sempre que aqui venho fico a babar, e logo agora q estou na refinação! Não sei que idadade tens, mas eu és muito jeitosaaa sabias? (claro que sim)
    Doida! 30 minutos? aii és pior que eu :P Eu quando reservo tempo p tratar do pequeno almoço é 15 minutos antes.
    Bom aspecto como sempree***

    ResponderEliminar
  12. Gostava de ter fins de semana com o meu mais que tudo para poder acordar e fazer assim umas panquecas lindas como as tua:)

    Trabalho é trabalho e não à muito essa oportunidade, as tuas além de lindas ficaram deliciosas terei de experimentar um dia destes.

    Parabéns pelo teu blogue.

    Desde já convido-te a conheceres o meu blogue e aproveito para te convidar para o meu passatempo da que está a decorrer aqui gostava muito que participasses:)
    http://prazeressaudaveis.blogspot.pt/2014/03/1-aniversario-blogue-passatempo-do-1.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Ai, ai panquecas... Só de passear pelo blog já me sinto a engodar!! :D Tanta coisa boa...!!!!!!

    ResponderEliminar
  14. Parecem gostosas.
    Só fiz uma única vez panqueca de aveia e me apaixonei!!! Preciso fazer novamente.
    Achei interessante esta pelas misturas das farinhas.
    E a última foto, com esta cobertura, dá água na boca.

    Abração e feliz dia.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t