Avançar para o conteúdo principal

Tarte de Maçã com Canela e Amêndoa


   Acho que não há ninguém que nunca tenha cheirado uma tarte diretamente da televisão. Aquelas tartes dos desenhos animados, com quatro cortes, que estão impreterivelmente à janela a arrefecer, e com um cheiro que é visível através do fumo que deitam, cheiro esse que é suficiente para fazer o Pateta voar. Aquelas tartes de maçã, de mirtilo ou de pêssego que sempre desaparecem da janela antes do tempo porque alguém não consegue esperar.


(imagem retirada daqui)








Tarte de Maçã com Canela e Amêndoa
Creme adaptado daqui

Ingredientes:

- Para o creme:
[  275ml de leite gordo
[  1/2 colher de chá de essência de baunilha
[  2 ovos
[  60g de açúcar amarelo
[  20g de amido de milho
[  20g de manteiga magra
- Para a tarte:
[  6 maçãs verdes médias
[  2 colheres de sopa de sumo de limão
[  1 + 1 + 1 colheres de chá rasas de canela
[  2 pacotes de massa folhada redonda
[  120 g de puré de maçã ou maçã e pêra (2 boiões de fruta para bebés)
[  Creme (feito anteriormente)
[  100g de amêndoas laminadas
[  1 colher de sopa de geleia de marmelo

Preparação:

|  Levar a lume brando o leite e a baunilha até aquecer.
|  À parte, misturar com uma batedeira de arames os ovos, o açúcar e o amido de milho.
|  Juntar ao leite, ainda no lume, e mexer com a batedeira de arames até ter a espessura desejada.
 Acrescentar a manteiga e  incorporar.
|  Retirar do lume assim que esteja sem grumos.
|  Transferir para um recipiente e deixar arrefecer, mexendo regularmente.
 Descascar e cortar em fatias as maçãs.
|  Juntar às maçãs o sumo de limão e uma colher de chá (rasa) de canela.
|  Forrar com massa folhada uma forma circular de fundo amovível, cobrindo também os lados.
|  Picar a base de massa folhada, já na forma.
|  Misturar o puré de fruta com uma colher de chá (rasa) de canela e colocar por cima da massa folhada.
|  Dispor uma camada de maçã por cima do puré de fruta. Cobrir com um pouco do creme feito (apenas uma camada fina). Repetir.
|  Acrescentar uma camada de amêndoas misturadas com a canela restante.
|  Repetir alternadamente as camadas de maçã e creme até a maçã acabar. A última camada deve ser de maçã. Guardar para outros usos o creme, se sobrar.
|  Recortar a massa folhada restante segundo o diâmetro da forma e cobrir esta. Cortar os excessos laterais da massa folhada da base, e pressionar as bordas desta para que se juntem com as da superior. Fazer 4 cortes como na imagem.
|  Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus até estar dourada.
| Pincelar com a geleia de marmelo derretida.
|  Deixar arrefecer no parapeito da janela.


   Adorei o aspeto da tarte, por ser coberta e não aberta como a maioria das tartes de maçã... De sabor estava muito boa - a combinação de canela, maçã e amêndoa nunca falha! Ter muita maçã faz uma grande diferença, fica mais compacta e com um sabor mais natural. 

Comentários

  1. Parece-me tão bem :))))),... e tens razão quanto ao aroma das tartes...tens de ver a tarte que tenho no meu blogue da vovó Donald :))), bjokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fui ver a receita da tarte! Tenho de experimentar... receitas de avós convencem-me sempre! são sempre fáceis e saborosas... É engraçado que se misture assim no forno! Vou guardar a receita, obrigada pela dica ;)

      Eliminar
  2. Se há combinação que eu gosto é a de maçã com canela! :)

    ResponderEliminar
  3. Olá! Que tarte mais apetitosa! Acho que estou a cheirá-la diretamente do PC! :)

    ResponderEliminar
  4. Que tarte maravilhosa!
    Adoro a combinação maça com canela :) E ainda com amêndoa, também me agrada bastante.
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Hummm... me vi voando nas nuvenzinhas de aroma, junto com o Pateta rsrs. Adorei lembrar dos desenhos que eu via.
    A combinação de maçã e canela é uma das melhores que existe e o gosto... ai ai... deu água na boca.
    Boa semana, abração esmagador.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t