Avançar para o conteúdo principal

Brownie No Microondas com 80 calorias (Saudável, Sem Lactose, Vegan, Integral, Sem Gordura Adicionada)


Pessoalmente, não sou apologista desse tipo de modas sensacionalista do género oh-meu-deus-uma-barra-de-cereais-deliciosa-com-90-calorias.
Acho que as pessoas deviam ligar mais à restante informação nutricional, porque, tirando o valor energético, há muito pouca gente que lhe dê atenção. 
Não digo que quem faz isso é ignorante nem nada do género; é simplesmente natural para algumas pessoas que a aparência seja (bem) mais importante do que a saúde, e é uma questão de prioridades. Afinal, alguns preferem viver felizes sem serem saudáveis a não o ser e ter uma saúde de ferro, porque para elas são coisas aparentemente inconciliáveis.
Do meu ponto de vista, não vale a pena fugir dos frutos secos, das coisas integrais porque têm mais meia dúzia de calorias por 100g (a sério?! Há cada ideia...), do abacate, da banana, da manteiga de amendoim ou do coco... até do açúcar (do certo e na proporção certa, conjugado com outros grupos alimentares e em detrimento da maioria dos adoçantes, que ainda fazem pior).
Claro que tudo tem o seu lugar, e é importante não exagerar na dose de energia necessária... Mesmo assim os os alimentos, mesmo os mais calóricos, são perfeitamente passíveis de serem enquadrados numa dieta equilibrada. (Como podemos ler nos pacotes de batatas fritas...)
Mas depois há as ocasiões em que, talvez por coincidência, se consegue harmonizar todos os parâmetros.
E, nessas ocasiões, há que ceder às modas, para fazer um brownie saudável, delicioso e com baixo valor energético. 

Ou, caso se se sintam mais extravagantes, estragar tudo com uma bola de gelado.






Brownie no Microondas (Saudável, Sem Lactose, Vegan, Integral, Sem Gordura Adicionada)
Adaptado daqui
Para 1 bolinho pequeno

Ingredientes:

[  1 pitada de fermento
[  1 colher de sopa de farinha integral 
[  1/2 colher de sopa de açúcar puro de cana (ou mascavado)  
[  3/4 colher de sopa de cacau em pó (de preferência puro)
[  1 1/2 colher de sopa de água bem quente 
[  30g de puré de maçã (1 colher de sopa cheia)
[  1/2 colher de sopa de queijo batido ou de iogurte (pode ser de soja) 
[  1 colher de café de essência de baunilha
[  1/2 colher de sopa de pepitas ou pedaços de chocolate negro (opcional)

Preparação:

| Juntar numa malguinha o fermento, a farinha e o açúcar.
| À parte, dissolver o cacau na água (aquecida). 
| Juntar na malguinha o cacau, puré de maçã, queijo batido/iogurte e baunilha.
| Mexer até estar cremoso.
| Levar cerca de 1 minuto ao microondas a 70% da potência máxima, com cuidado para não cozer demais.





Já fiz várias vezes (e vem aí outra versão, sem glúten). É suposto não estar muito cozido - fica mesmo húmido, delicioso, e é muito rápido de fazer! Só suja a malga do bolo e uma malguinha para dissolver o cacau. Não preenche uma caneca grande, mas eu achei muito satisfatório e o ideal para quando se tem vontade de comer um pequeno doce. Já fiz o dobro mas achei que era demais...
É mais nutritivo do que os bolos ditos «normais»; tem algum açúcar porque senão fica amargo, mas grande parte vem do puré de maçã e é contrabalançado pela fibra e restantes ingredientes. 
O sabor do cacau é bastante intenso e até é acentuado pelo sabor da maçã (apesar de não saber a maçã). Gostei muito!

_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 dose)
Energia: 81kcal 
Proteínas: 4.4g
Hidratos de Carbono: 19.6g
-       Dos quais açúcares: 10.1g
Lípidos: 0.6g
-          Dos quais hidrogenados0g
Fibra: 3.0g
Sódio: 1mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a toda a receita). Enquanto ingredientes opcionais, as pepitas/chocolate não estão incluídos. Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real.
_________________________________________________________________________

Comentários

  1. Venham as boas e deliciosas sugestões. Ficou com muito bom aspeto e nada que pese na consciência, adorei,
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Tem um ar delicioso! Tenho que experimentar.

    ResponderEliminar
  3. Meu deus... esse brownie deixou-me a salivar :/ Vou fazer, de certeza!!! :D

    Não costumo dar muita importância às calorias, propriamente ditas... mas sim aos nutrientes que compõem determinado alimento. Tento fazer uma alimentação equilibrada e privilegiar os hidratos complexos, gorduras boas e as proteínas magras, evitando os açucares simples (com excepção da fruta) e os alimentos processados.

    Mas, de vez em quando, esqueço isso tudo e faço uma avaria... ou várias! Por vezes controlada, com substituições inteligentes de alimentos, por outras vezes, nem por isso! :)

    O equilíbrio é a chave! ;)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Ai, que isto não se faz...

    Babei :-)

    Que aspecto delicioso e confesso que apesar de ser mais saudável apenas o brownie, a bola de gelado assenta aí (e assentava aqui) que é uma maravilha!

    Beijinhos e bom fim-de-semana***

    ResponderEliminar
  5. Ahhhhhh!! Mais uma para os favoritos!
    Vou tentar fazer e substituir a farinha por farinha de arroz, aveia ou alfarroba (as que tenho em casa), será que resulta?
    Essa bola de gelado fica aí mesmo top. Gelado + bolo, combinação perfeita :P

    Eu também era assim como descreves. Era a menina das "só como bolachas com 20 kcal cada, as bananas engordam muito, não como". Também estou tentar acabar com os adoçantes, tenho substituido por mel caseiro.
    Beijinhos e bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
  6. Adoro! Isto é perfeito para quando apetece um docinho...melhor do que aquelas coisas da moda, que a malta acha super saudável: as barrinhas, os laolaos...e coisas que tal.
    Isto nem se considera cheat meal não é?
    Ah e as calorias não incluem o gelado não é? (lol pergunta rétorica porque bem sei que não)

    Em vez de açúcar pode-se por adoçante liquido ou stevia? (mesmo não sendo tão saudável..)

    ResponderEliminar
  7. Para mim, o mais importante é mesmo a rapidez com que fica pronto! Adoro sobremesas express ;)

    ResponderEliminar
  8. Eu tambem nunca fui de comer barrinhas. Aiii esse ice creaaam! Se estivesse no pc partilhava la no facebook. Mas tou aqui no mov e da me muita raiva escrever por aqui looool

    Boa semanaaa

    ResponderEliminar
  9. Olá
    Também já tenho feito bolo de cacau no micro-ondas assim no copo mas esta receita é diferente, vou levar :-)
    Beijokas

    ResponderEliminar
  10. Ai que aspeto :p, vou guardar a receita para um dia de cheat :p

    ResponderEliminar
  11. Deve ser óptimo para aqueles ataques de gula que por vezes caiem do céu aos trambolhões e nós acertam em cheio!! :) fácil, rápido e ficar! Adorei! :)

    ResponderEliminar
  12. Excelente aspecto e nem chega a ser cheat meal!
    Vou experimentar :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t