Avançar para o conteúdo principal

Scones de Aveia (Saudável, Sem Lactose, Sem Glúten, Sem Adição de Gordura)


Há livros de aventuras que fazem tudo parecer agradável. Acordar às 6 horas e comer ovos mexidos, ir acampar para um farol, andar de bicicleta para todo o lado. Sempre gostei de ler esses livros (embora já há alguns anos a minha preferência literária tenha deixado de recair sobre eles...). Todos eram bondosos e generosos e as quintas tinham caseiros bonacheirões que ofereciam ovos caseiros e geleias para uma semana de acampamento. Os colégios internos estavam cheios de festas à meia noite com latas de leite condensado comidas à dedada, latas de sardinhas, mergulhos na piscina e dores de barriga. Havia visitas à cidade para comprar fitinhas e bolachas ou visitar o circo. Havia pais e avós com saudades que enviavam bolos de aniversário cujo destino era um armário escondido, seguido de uma festa noturna (e mais dores de barriga). Havia jogos de desportos estranhos mas que soavam bem, como lacrosse. Em todo o lado havia cumplicidade e só havia uma pessoa má por ano num colégio inteiro, que o era sem lugar para dúvidas e em todo o seu carácter, sendo portanto desprezada pelas outras e no fim castigada ou vítima de uma transformação.
E havia recepções calorosas em casa de tios simpáticos em pleno inverno, com chá acabado de fazer e scones quentinhos com manteiga. O lanche mais acolhedor e reconfortante de sempre. Ainda que eu não soubesse o que eram scones.






Scones de Aveia (Saudável, Sem Lactose, Sem Glúten, Sem Adição de Gordura)
Adaptado daqui
Para 10 scones

Ingredientes:

[  150ml de leite (pode ser magro e/ou vegetal, incluindo de soja)
[  1 colher de sopa de vinagre
[  250g de farinha de aveia integral 
[  1 colher de sopa de açúcar mascavado
[  1 colher de sopa de coco ralado
[  1 pitada de sal
[  1 colher de chá de fermento
[  2 claras de ovo (ou 1 ovo)
[  2 colheres de sopa de passas (opcional)

Preparação:

| Adicionar o vinagre ao leite e deixar atuar durante 15 minutos.
| Juntar num recipiente a farinha, o açúcar, o coco, o sal e o fermento. 
| Abrir espaço no centro do recipiente (desviar os ingredientes secos) e acrescentar as claras (ou o ovo) e o leite com vinagre. 
| Mexer bem para incorporar a farinha. A mistura deve ser densa, se estiver demasiado líquida para moldar dever-se-á acrescentar mais farinha. 
| Juntar as passas e misturar.
| Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal e polvilhar com farinha com a ajuda de uma peneira.
| Moldar com as mãos 10 scones redondinhos com a massa e colocá-los no tabuleiro. 
| Levar ao forno pré-aquecido a 200 graus durante 15-20 minutos, ou até estarem cozidos. A forma deles pode ser parecida com massa crua, portanto o melhor é monitorizar pelo tacto.





Já fiz estes scones umas 10 vezes. São muito económicos (especialmente se a farinha for feita a partir de flocos de aveia), para além de fáceis e rápidos de fazer. São um dos poucos lanches para cozinhar na altura concebíveis quando não tenho muito tempo, já para não falar de quando já estão feitos...
Quentinhos são absolutamente deliciosos, e são óptimos para congelar: descongelados na frequência própria do microondas ficam fantásticos. Ainda que quentes sejam melhores, frios continuam a ser óptimos, mesmo se tiverem sido descongelados: são lanches muito práticos para transportar, embrulhados em papel de prata ou numa saquinha para sandes. São um bom substituto do pão, com a enorme vantagem de não terem de levedar.
Sinceramente até prefiro comê-los sem nada, mas também ficam bons com doce ou manteiga. Têm um sabor particular subtil que adoro e são pouco doces (mas não aumentaria o açúcar porque acho que assim ficam perfeitos, até surpreendentemente doces para a pequena quantidade de açúcar que levam). Ficam crocantes por fora e muito molinhos por dentro, com uma textura interior densa que é muito boa e extremamente reconfortante, ainda mais (lamento a insistência) quando estão quentes (como miolo de pão quente, mas melhor). O coco não é de todo o sabor dominante e não se nota particularmente, mas contribui para o sabor leve e agradável. 
Também gosto do aspecto, ficam com um ar rústico. As passas conferem-lhes uma certa graça, mas são perfeitamente omissíveis :)

_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 scone)
Energia: 103kcal 
Proteínas: 4.7g
Hidratos de Carbono: 18.7g
-       Dos quais açúcares: 1.4g
Lípidos: 2.1g
-          Dos quais hidrogenados0g
Fibra: 2.8g
Sódio: 107mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose, 1 scone ou 1/10 da receita). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. Para um produto sem glúten cada um dos ingredientes deve ser verificado devido à possibilidade de contaminação, e a farinha utilizada deverá ser a de aveia. Para um produto sem lactose o leite terá de ser desprovido desta, podendo ser leite de vaca alterado ou simplesmente leite vegetal.
_________________________________________________________________________

Comentários

  1. achei esta receita fabulosa!! quero mesmo mesmo experimentar (adoro scones :P) vou partilhá-la no fb do blogue, espero que não te importes :) beijinhos Avelã, bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
  2. adorei! esta vai para a lista, daqui a dias vou faze-la :D

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto mesmo muito de scones, torna-se grave porque não lhes resisto mesmo!!
    Gosto deles de qualquer forma, tal como tu...até frios! Mas como gosto mais é mornos com doce :)
    A tua descrição esta mesmo de ficar a babar...ainda mais do que já estava!

    ResponderEliminar
  4. Querida Avelã,
    Vejo que tivemos uma infância com os mesmos livros por perto: ao ler a tua descrição lembrei-me de todas as horas que passei a ler e a reler os livros da Enid Blyton, nomeadamente "Os Cinco", "O Colégio das Quatro Torres", "As Gémeas", "Mistério":..que saudades que tenho desses tempos! Esses livros eram, como dissseste, criadores de paisagens e sentimentos de bondade na nossa imaginação :)
    Quando lia os livros da Enid Blyton, tal como tu, sentia o apetite por aquele bolinho caseiro que os meus amigos das histórias comiam tanto: os scones. Pareciam-me extremamente reconfortantes, como disseste. E assim, ainda pequenina, pedia à minha mãe para os fazer. A receita não era como a tua (que acho que é melhor), mas ainda me lembro de os comer quentinhos com manteiga...que bela vida, e que belas tardes passei.
    Por tudo o que escrevi e contei, já deves ter adivinhado que gostei muito da tua receita. Alembrar-me os tempos de infância, simples e com aveia e coco (que adoro :D). Não tenho dúvidas de que a hei-de lembrar sempre para quando quiser fazer uma sobremesa.
    Parabéns pela criatividade.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Adorei! Nunca fiz scones (nunca me deu para aí... ainda!) mas acho que vou experimentar esta tua receita. E tudo o que se pode congelar é bem vindo! ;-)

    ResponderEliminar
  6. Que belos scones, eu também gosto muito de os fazer pela sua simplicidade e como ficam tão bons
    Também já tenho a receita lá no blog, integrais e com ervas aromáticas.... deliciosos
    Beijokas

    ResponderEliminar
  7. Olá Avelã:adorei o teu cantinho e já cá estou a seguir-te. Tal como tu, também li todos esses livros de Enid Blyton, onde parecia que estavam sempre em piqueniques, ou lanches à meia-noite. Lembro-me que fazia pudim de pão de propósito para ler os livros, que me abriam o apetite ( infelizmente mais para doces,rsrs).
    Os teus scones estão com ótimo aspeto e parecem tão deliciosos como os das aventuras dos livros.
    Bjn
    Márcia
    Se quiseres, gostava muito que me fizesses uma visita, OK?

    ResponderEliminar
  8. Nunca fiz scones. estes parecem tao bem!

    ResponderEliminar
  9. Partilho da opinião da Rita! Estava a ler o teu texto inicial e estava a relembrar as dezenas de livros que li e fizeste-me lembrar especialmente do "Colégio das quatro torres" e " Os Cinco". Retratas-te exatamente o dia-a-dia deles e sem dúvida que os scones estavam sempre presentes, principalmente nos lanches!
    Já há algum tempo que tenho ficado com o "bichinho" dos scones, talvez pela difusão de receitas aqui pela blogosfera..mas a verdade é que com a tua receita fiquei ainda mais tentada a experimentar! Vou já guardar para não me esquecer :D
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Que aspeto delicioso, ficaram excelentes. Devem estar deliciosos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. O teu blog deixa-e a babar...ai estes scones! Opá...que bom aspecto!
    Nunca fui muito de ler aventuras, na verdade, durante 15 anos da minha vida, tive as minhas próprias aventuras, em grupo e sozinha...ossos do oficio de quando se é escuteiro. Levavamos bolachas, bolos...e na hora de dormir, dividiamos tudo com a nossa equipa!
    Quanto a scones...adoro...trazem-me recordação de chuva e chá. De calma e paz.
    Sabes que um dos meus sonhos era ter um quiosque em que só vendesse scones? Até já tenho nome e tudo lol.

    Quanto às iguarias que falo no meu blog, tenho pena de não partilhar as receitas...mas o google hoje é extenso. Acho normal e até era bom fazeres uma versão ligth delas ahha (Oh pra im a abusar!!)

    ResponderEliminar
  12. Oh Avelã agora já me fizeste recuar no tempo e que bom, sempre li muito e adorava essas aventuras imaginava me sempre nelas, agora as opções são outras mas é sempre bom recordar.
    Lindos e gulosos os teus scones, adoro e não tenho feito, gosto deles com compota.
    Levo dois para o meu pequeno almoço:)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Não conhecia esta receita, mas devem ser bons:)

    ResponderEliminar
  14. Eu adorava ler esses livros em pequena, que giro!
    Mas scones só há poucos anos comecei a fazer, a comer e a saber o que eram :)
    Adoro com a farinha de aveia, devem ficar deliciosos, mornos ou frios, com compota ou sem ela.
    Maravilha. Fiquei com vontade.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Well, ja tenho muitas receitas tuas p experimentar, infelizmente agora nao posso :( As meninas no facebook divulgaram esta receita, gostei imenso!
    Falta abrires o restaurante Avelaaa, entaooo! ihihihih

    ResponderEliminar
  16. Olá avelã...

    Fico sempre surpreendida com a descrição nutricional, as informações e dicas que dás quanto à confecção e ingredientes que usas nas tuas receitas :-)
    Gosto muito!
    Vou experimentar fazer scones, da maneira que os descreves fez-me crescer água na boca, literalmente :-)

    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  17. Eu tive uma fixação pelos livros da Anita e lembro-me que haviam alguns em particular que me deixava cheia de vontade de fazer o mesmo que ela, como preparar bolos ou subir às árvores e comer cerejas, os livros deixam-nos mesmo voar e marcam as nossas experiências :)
    Gosto muito de sconnes, esses ficaram bem bonitos, com passas então, delícia!

    beijinho

    ResponderEliminar
  18. Adoro scones e esta versão é muito tentadora, vou ter a experimentar um destes fins de semana! :)

    ResponderEliminar
  19. Esta Ovelha é tão despassarada que ainda não se tinha dado ao trabalho de pesquisar no teu blog (shame on me).
    Mas estes scones... Sabes, eu e a aveia temos uma relação muito forte. Eu e ela, é doces, salgados, híbridos... aveia é tudo. E scones de aveia são o fim do mundo em cuecas!

    ResponderEliminar
  20. Desculpa a ignorância... mas a aveia é isente de gluten?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Naturalmente não o tem, mas, devido à contaminação, a aveia pode ter (e geralmente tem) vestígios de glúten A maior parte da aveia que se vende nos supermercados não é isenta de glúten, mas no Celeiro, por exemplo, sei que há marcas certificadas sem glúten :)

      Eliminar
    2. Ultimamente tenho comprado Biológica da Marca Próvida. Vou ver se na embalagem refere algo sobre o glúten. Obrigada pelo esclarecimento.
      Vou experimentar esta receita. ;)

      Ju

      Eliminar
    3. Tenho ideia que essa não é certificada sem glúten, mas não tenho a certeza.
      Depois se experimentares diz se gostaste :D

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t