Avançar para o conteúdo principal

Fluff de Whey (3 ingredientes) (Saudável, Sem Açúcar e Gordura Adicionados)


O bom de ter um processador constituido por material opaco é que após os segundos iniciais em que parece que a casa vai abaixo parece que é feita magia enquanto não estamos a ver.
Põe-se lá dentro banana congelada, morangos congelados, laranja congelada (estão a ver o padrão?) e passados uns segundos está a fruta transformada numa maravilhosa sobremesa gelada. 
Pode-se perder alguma credibilidade quando se dá a provar e até em casos extremos ter de responder a inquéritos de meia hora só para que as pessoas se certifiquem de que não houve nenhuma falha de comunicação e aquilo é mesmo só banana (a minha avó é especialmente difícil de convencer. Só banana? Sim. Mas pões um bocado do teu iogurte, não pões? Não. Então é só banana?! É. Mas não juntas nada?!), mas vale imenso a pena.
Claro que fico saudosa ao relembrar os velhos tempos em que o meu antigo processador com recipientes transparentes formava uma bolinha de banana semicongelada que começava a rodar estranhamente até eu parar de observar e misturar, percebendo que a lâmina estava empancada outra vez - mas não se pode ter tudo.
No caso desta receita, a piada está no facto de que a magia é feita enquanto estamos a ver. E não há nada mais agradável do que observar uma mistura líquida de leite e pó transformar-se numa nuvem adorável e fofinha com sabor a stracciatella.






Fluff de Whey (Saudável, Sem Açúcar e Gordura Adicionados)
Adaptado daqui
Para 1 dose

Ingredientes:
[  150ml de leite (pode ser vegetal)
[  25g de whey protein (proteína de soro de leite em pó) (1 scoop) (usei de stracciatela)
[  1 a 3g de goma xantana (só um cantinho de colher; depende do gosto quanto à textura, com mais goma fica mais pegajosa e com menos goma fica mais leve)

Preparação:
| Juntar todos os ingredientes num recipiente e bater com a batedeira elétrica até ganhar consistência e volume, ficando cremoso e espesso (demora alguns minutos). 




Até atingir a textura ideal pode levar pouco tempo (1 ou 2 minutos, no meu caso) ou bastante mais (10 a 15, como vi na receita original). Pode depender da batedeira e de variações a medir a goma xantana. Se não chegar a engrossar é possível que adicionar mais goma resolva o problema. 
Esta receita é relativamente semelhante à de fluff de claras, só que a textura é um bocadinho diferente (mais pegajosa) e é mais doce (além de, claro, não levar claras). Fica com uma consistência muito agradável e um sabor delicioso, dependendo da proteína escolhida. Podem ainda escolher toppings que gostem para acompanhar, desde cereais ou granola a xaropes e fruta - eu sinceramente acho que fica melhor a solo por causa da textura... Aconselho a que escolham uma proteína com sabor de que gostem, porque como seria de esperar será esse o sabor dominante! Acho que esta é uma boa maneira de variar dos batidos de proteína, muito simples e que transforma os ingredientes básicos numa coisa meio «sobremesa», mas proteica. Não experimentei com leite de soja porque tinha receio que não resultasse, mas será a próxima experiência e depois adiciono ao post.

_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 dose)
Energia: 141kcal
Proteínas: 26.9g
Hidratos de Carbono: 1.5g
-       Dos quais açúcares: 1.5g
Lípidos: 2.8g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.6g
Fibra: 1.0g
Sódio: 15mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 180g, 1 dose generosa, 1 malga ou a totalidade da receita). Pode variar, dependendo do tipo e marca de whey e leite utilizados (o leite considerado é o de soja da Alpro). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do real. 
_________________________________________________________________________

Comentários

  1. que bom aspeto, realmente com coisas tão simples parece magia ficar assim.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. E é só isso? MESMO?
    Faço eco às dúvidas da tua avó.
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Olá Avelã,

    ach que faço a mesma pergunta? Só isto?
    Pois eu adoro congelar a banana e depois fazer um geladinho, claro que no inicio pensei que ia tudo pelos ares mas não, e vê lá, que hoje coloquei pêssego e figo a congelar para mais um gelado.
    Gostei da ideia dos toppings, e se for de chocolate ah? :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Fantástico! tenho de experimentar. Obrigada Avelã pelas tuas superhipermega dicas:)

    Beijos da Fi

    ResponderEliminar
  5. Avelã,
    lendo o seu texto, hoje eu bati no processador morango e bananas congelados e fiz um delicioso gelado
    coberto com calda de morangos.
    É tão bom saborear receitas práticas e gostosas!
    Amei a tua receita, boa demais!

    Bjs ♥

    ResponderEliminar
  6. Esse creme parece estar incrivel sabe até posso imaginar o sabor beijokas www.estilopropriobysir.com

    ResponderEliminar
  7. Parece tão cremoso!!! ^_^
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Não tenho whey, não posso experimentar :P
    Mas que tem um aspecto divinal tem. Acho que vou ter mesmo de comprar whey :D
    Até há uns meses atrás tinha um processador que me moía o juízo, demorava mil anos a triturar as coisas e depois ia ver e estava tudo com bocadinhos misturados. Agora tenho um novo e quando ligo aquilo com fruta congelada parece que vai partir por todos os lados, mas no fim acaba por fazer o seu serviço (estreou-se com o teu gelado de caju:P)
    Mas confesso que também gosto mais deles transparentes para poder ir vendo a magia a acontecer :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também fui torturada com receitas deliciosas espalhadas na internet sem ter whey :P segundo a minha experiência é difícil aguentar muito tempo! ;) e é tão prático... :)
      Não há nenhum processador muito sliencioso a triturar coisas congeladas, acho eu... Vejo muitas alegações de silêncio nos detalhes, mas nunca é bem assim. Há-de ser criado um com recipiente à prova de som! Parece que alguma coisa não está a funcionar como devia e que se está a estragar todo. É tão «anti-natura» não reagir ao estardalhaço :P
      Gelado de caju é uma boa estreia, muito melhor do que calçar sapatilhas :P
      Não sei, são sentimentos contraditórios. De qualquer das maneiras costumam ter uma abertura para deitar coisas em andamento, sempre dá para espreitar :P

      Eliminar
    2. Quanto à whey já sabes que tens de me ajudar a escolher :D
      O Nobita adooraaa o barulho do processador (mal ele começa a trabalhar vai-se logo enfiar no buraco mais próximo cheio de medo :D).
      ihihih o que eu me rio com os teus comentários, a sério :D
      Eu aproveito sempre a abertura para ir vendo o que está a acontecer (e para triturar espátulas de plástico :P).

      Eliminar
  9. Olá Avelã! As tuas receitas com um maior aporte proteico serão um grande vantagem para a recuperação de uma pessoa que está a meu cuidado! Gostava de saber onde posso comprar whey protein e a goma xantana. Será que me podes ajudar, para poder experimentar esta receita :)? Obrigada e parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá e obrigada :)
      Claro que sim! Eu comprei ambas na Myprotein, loja online (http://pt.myprotein.com/). Há vários tipos de 'whey protein' e lá há informação mais detalhada sobre cada uma; eu uso 'impact' (o sabor vario). Também podes comprar a proteína noutras lojas, online ou físicas - Prozis, Nutritienda, lojas de desporto, etc. A goma xantana, para além de na Myprotein, existe no Celeiro (e eventualmente noutras lojas de produtos naturais/saudáveis/aptos para restrições alimentares), embora seja mais cara.
      Se de facto experimentares espero que gostes! Votos de uma boa recuperação para essa pessoa :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv...

Rabanadas Poveiras

Este Natal fiquei encarregada de fazer as tradicionais rabanadas, pelo que no início da semana fui ao Mercadona com a ideia de comprar o cacete para rabanadas deles (que acho particularmente bom). Cheguei ao Mercadona... E o cenário era de razia total - cacete para rabanadas nem vê-lo. Visto que o único pão que abundava era o biju, decidi-me a fazer as rabanadas à moda da Póvoa de Varzim. Andava no vai-não-vai com elas: por um lado queria experimentar, por outro lado tinha medo que corresse mal (estragar as rabanadas no Natal deve dar direito a azar eterno :P). No final, foram os stocks do Mercadona a forçar-me a mão. Se muitas vezes agradeci ao Mercadona por ter produtos excelentes, desta vez agradeço-lhes por não os ter. Bendito seja quem levou o último cacete, porque estas rabanadas com biju são de longe as melhores que já comi :D Rabanadas poveiras Adaptado d aqui e d aqui Ingredientes : [  750ml de leite meio-gordo [  75g de açucar (+ o da cobertura) [  ...

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t...