Avançar para o conteúdo principal

Crepioca (Crepe de Polvilho Azedo) (Sem Glúten e Lactose, Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Saudável, Paleo)


Talvez tenham reparado que ultimamente o blog anda a 'falhar' com receitas menos saudáveis. Isto acontece porque antes guardava novas receitas de sobremesas para experimentar no fim-de-semana, e aí punha em prática duas ou três, tirava fotografias às que não eram repetidas e saíam bem, escrevia a receita e depois guardava tudo até decidir publicar - e só a parte de as cozinhar ocupava-me quase todo o Sábado. 
Como podem imaginar, quando chega o fim-de-semana a coisa que mais apetece não é bem passar um dia inteiro na cozinha, que era mais ou menos o que eu fazia (e depois para compensar passava 10h a trabalhar em coisas que tivesse de fazer no Domingo). Só um bolo de aniversário, por exemplo, com camadas, creme e cobertura, demorava horas a ser feito, e juntando tudo o resto não me sobrava muito tempo.
Ultimamente tenho andado mais 'preguiçosa' nesse campo - e isto não quer dizer que tenha deixado de comer coisas pouco saudáveis de vez em quando, quer apenas dizer que não sou eu que as faço. 
No fim-de-semana que passou estava bem intencionada: queria repetir pela enésima vez a receita de crepes que tenho aqui no blog, até porque o meu irmão adora e está sempre a pedir-me para os fazer. E depois fiz exercício, fui ao supermercado,... E a última coisa que me apetecia era fazer crepes. Fui antes ver um episódio de televisão, enquanto se aproximava a hora de jantar - mas depois lembrei-me da receita de pão de queijo na frigideira que anda a correr o mundo, e fui fazer crepes recheados com queijo para o jantar. Não fiz os outros, fiz estes: mais saudáveis, mais rápidos. E devorados às pratadas pelo meu irmão com igual devoção!






Crepioca (Crepe de Polvilho Azedo) (Sem Glúten e Lactose, Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Saudável, Paleo) 
Adaptado daqui
Para cerca de 5 crepes pequenos

Ingredientes:
[  1 ovo
[  1 clara (cerca 30ml)
[  2 colheres de sopa de polvilho azedo (ou doce) (20g)
[  1 colher de sopa de água
[  1 colher de chá de iogurte (pode ser vegetal), quark ou semelhante (omitir para versão paleo)


Preparação:
| Colocar todos os ingredientes (ovo, clara, polvilho, água e iogurte/quark/semelhante) no recipiente de um processador, liquidificadora ou varinha mágica e processar até estar homogéneo (é bastante rápido).
| Numa frigideira antiaderente, colocar pequenas porções de massa, espalhando-a rapidamente para que ocupe toda a frigideira (se a frigideira não for bem antiaderente podem untar com algum azeite ou óleo de coco).



Já tinha por aqui uma receita de crepioca individual, mas esta é bastante diferente. O resultado assemelha-se mais a um crepe normal, muito maleável, fino e macio. A outra crepioca é bastante diferente, mais espessa e fofa (e muito boa também!). 
Eu fiquei mesmo muito surpreendida com esta receita. Os crepes têm aquele sabor agradável de crepe mesmo que comidos sem nada, e a textura é igualzinha à dos crepes 'normais' com farinha refinada, manteiga, refrigerações chatas e tudo o mais. Já experimentei com puré de maçã e amêndoas, nada, queijo e chocolate negro e tudo resulta na perfeição, são simplesmente fantásticos! Até o meu irmão, que adora crepes (como tinha dito) e só quer coisas doces, os comeu sem nada e adorou. E eu estou viciada, já fiz 3 vezes em 3 dias. And counting. 
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 crepe pequeno)
Energia: 31kcal
Proteínas: 1.9g
Hidratos de Carbono: 3.7g
-       Dos quais açúcares: 0g
Lípidos: 0.9g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.0g
Fibra: 0g
Sódio: 19mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 25g, 1 crepe pequeno ou 1/5 da receita). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
_________________________________________________________________________

Comentários

  1. Parecem fantasticos! Antes de ir de ferias comentei que queria comer um bom crepe mas depois nao comi. Curiosamente nestas ferias nao me apeteceu doces! Agora tenho de os fazer eu! Por acaso tenho uma crepeira e fazer crepes nao da trabalho nenhum! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Essa é realmente uma ótima sugestão para quem não pode comoer glutem tenho um irmão que tem esse problema e difícil preparar algo que ele possa come, esse crepe é super saboroso!! bjss

    ResponderEliminar
  3. Ficaram com um aspecto de babar :) eu costumo fazer com amido de milho ou farinha de milho ! tb ficam bons ;) beijinho*

    ResponderEliminar
  4. não conhecia essa versão, mas parecem mesmo deliciosos...crepes mesmo perfeitos e assim bem saudáveis


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  5. Que delicioso crepe,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  6. Devem ser bem bons e pelo que vejo engordam pouquito =)
    Sempre excelente =)
    Eu agora preciso é de uma receita de panquecas light mas sem a aveia, que fiz e odiei =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério, eu adoro o sabor da aveia :P os cavalos adoram aveia, devias gostar também :D
      Podes experimentar trocar a farinha de aveia por farinha de milho, centeio, arroz, integral ou assim, deve resultar igualmente bem ;)
      Beijinhos! :)

      Eliminar
  7. Crepes com polvilho doce nunca fiz,mas comecei logo a pensar que tenho um pacote ali à espera de ser utilizado. Só fiquei com uma dúvida: isto é uma dose individual ou a receita dá para vários?
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Sou eu outra vez. O que dá não ler bem a receita. Agora já li e já vi que dá para 5 pequenos. :P

    ResponderEliminar
  9. Ai que BOM!!! Babei :P
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Olá Avelã!!!
    Suas receitas são sempre ótimas, sejam elas fit ou "engordativas"!! rsrsrs
    Essa crepioca parece deliciosa, ainda mais que leva iogurte! Vou experimentar por aqui!
    Beijos e ótima semana pra ti! =)

    ResponderEliminar
  11. Esta é outra sugestão daquelas "famosas" que eu nunca experimentei ihih e que boa ideia a tua de transformá-la em crepes fininhos, já estou a imaginar isso com um geladinho de banana huummmm :D

    ResponderEliminar
  12. A sorte é que já tomei o pequeno almoço!
    Mas fica a receita anotadinha :-)

    ResponderEliminar
  13. Que aspecto! Ninguém diria que é tão saudável, da vontade de devorar!! :)

    ResponderEliminar
  14. Olá Avelã :D Adorei a receita, e estou ansiosa para experimentá-la! Achas que dá para levar o crepe na marmita?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Ainda bem que gostaste da receita :D
      Acho sim! Aliás, tenho a certeza, receitas como esta aguentam sempre uns tempos e são muito práticas para transportar. E por acaso já pensei em rechear os crepes com legumes salteados, deve resultar tão bem!
      Obrigada pelo comentário e depois se puderes diz se gostaste! :)

      Eliminar
  15. Aqui está uma receita que não vai para a lista "a fazer" porque não resisti e já fiz! Passou à frente de um monte delas, mas eu não resisto a crepes e os seus primos :P
    São muito muito bons (gastei o meu salmão fumado com estes crepes porque barrei-os com queijo creme e depois pus o salmão e são tão tão bons!) :)
    É sem duvida uma receita a repetir :)
    Eu gosto muito de cozinhar, mas ultimamente a ultima coisa que me apetece é mesmo ir para a cozinha e estar lá horas e horas a fazer alguma coisa. E depois aquelas coisas boas e que dão muito trabalho a fazer sujam sempre muita loiça ou seja, é o tempo de as cozinhar mais o tempo de lavar e arrumar a cozinha. por isso ultimamente tenho estado como tu, vou optando por coisinhas mais simples :P
    Pode ser que agora com a chegada do outono / inverno a vontade de passar mais tempo a cozinhar também chegue :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não perdeste tempo! Haha :) Ao menos mataste a vontade de comer salmão fumado :P A combinação de queijo creme com salmão fumado é a melhor coisa de sempre! :D
      Também passo pouco tempo na cozinha porque tirando os doces que não tenho feito não faço coisas que demorem muito tempo. Para inventar receitas de lanches e etc estou aí toda, mas no que toca a jantares sou um desastre - sopa, atum, bifes grelhados ou ovos cozidos são as coisas que mais faço :P
      Falaste e já chegou o outono/inverno! :P

      Eliminar
    2. é mesmo a melhor combinação de sempre!
      sopa por acaso não é comigo, nunca me sai aquela máquina, por isso a minha rica mãe é que faz sempre a sopinha :P
      eu para refeições também não sou muito certa, mas gosto muito de cozinhar almoços e jantares. o problema é que tenho a mão demasiado leve para os temperos (ou posso dizer mesmo mão vazia :P) e então ficam sempre todos a queixar-se :D
      chegou mesmo o outono / inverno. aqui na minha terrinha, está uma ventania que nem te digo nada. consequência: tenho aqui um gato a tremer de medo! :)

      Eliminar
  16. Boa tarde. Dá para fazer sem o iogurte/quark/ leite? Obrigado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Dá sim, a textura ficará algo diferente mas fofa e agradável na mesma :)

      Eliminar
    2. Não colocando esse ingrediente, os outros serão com as mesmas quantidades ? Obrigado :)

      Eliminar
  17. Olá, Boa noite,
    desde já obrigada por partilhar estas receitas saborosas :)
    Queria perguntar se alguém sabe, o que pode substituir o polvilho, já que não vivo em Portugal, e aqui onde vivo não consigo encontrar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá e obrigada :D
      É possível que encontre à venda produtos semelhantes sob outras designações - fécula de mandioca, por exemplo. Se não, pode substituir por outras farinhas, como milho ou aveia, tendo em conta que a textura será algo diferente :)

      Eliminar
  18. experimentei hoje com fiambre, queijo e alface e fiquei fã! a sobremesa foi o mesmo c a nova manteiga de amendoim do pingo doce ahhhhhh ♥ maravilhoso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Receitas que servem tanto para refeição como para sobremesa são as melhores receitas :P Ainda bem que estão aprovadas :D

      Tenho de abrir essa manteiga em breve, estou curiosa :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t