Avançar para o conteúdo principal

Espuma (Gelada) de Morango (Saudável, Sem Açúcar e Gordura Adicionados, Sem Lactose, Sem Glúten, Paleo)


Uma coisa que sempre encarei como envolta em magia são as publicidades de Natal nos canais para crianças - há alguma coisa de encantadora na maneira como os miúdos-atores brincam com os bonecos, no cuidado com que os fazem descer do escorrega ou nas caras vou-desmaiar-de-contentamento que apresentam.
Pode soar estranho, mas quando era mais pequena uma das razões pelas quais gostava da aproximação do Natal eram os anúncios de jogos ou brinquedos (nem falo daqueles folhetos da Toys ''R'' Us a roçar o estatuto de lista telefónica), e nem me importava sequer de assistir a longos intervalos com marcas a tentarem impingir-me os seus produtos.
É óbvio que agora já não gosto de publicidade (aliás, fiquei traumatizada a partir do momento em que o Hugh Laurie fez um anúncio para a L'Oréal. TÃO estranho (estranheza possivelmente acentuada pelo aparecimento do seu intermitente sotaque)). Ainda assim, confesso que quando no outro dia (e por razões completamente justificadas) vi na televisão um anúncio aos 'copos-gelado' da concentra a minha paixão por anúncios se reacendeu.
A concentra é uma marca engraçada: gasta rios de dinheiro na imagem e publicidade do produto, de modo a fazer os miúdos quererem desesperadamente aquilo. Depois de pagarem a sua parte de publicidade da marca comprando um brinquedo excessivamente caro, fartam-se em 5 segundos porque não tem metade da piada prometida - e o entusiasmo dos coros irritantes (a entoar letras enormemente criativas) não dura eternamente.
Caso conheçam crianças, digam-lhes que não vale a pena porque não é tão divertido como parece... E porque há gelados feitos em casa bem melhores do que esses.





Espuma de Morango (Saudável, Sem Açúcar e Gordura Adicionados, Sem Lactose, Sem Glúten, Paleo)
Adaptado daqui
Para 3 doses

Ingredientes:
[  125g de morangos congelados
[  10g de mel (podem substituir por 1 scoop de whey, resulta muito bem!)
[  60ml de claras (cerca de 2 claras)
[  1 colher de sopa de sumo de limão

Preparação:
| Com um processador, liquidificadora ou varinha mágica triturar os morangos com o mel (ou whey) até que resultem numa mistura cremosa.
| À parte, utilizando uma batedeira elétrica, bater as claras em castelo com o sumo de limão.
| Juntar a mistura dos morangos às claras e bater bem.




Os morangos congelados que uso são de compra, não são muito doces e por isso adiciono o mel - se forem bem doces podem não juntar nada.
Esta espuma é mesmo muito boa, fica fresquinha, volumosa, muito cremosa e com um sabor agradável a morangos - e ainda é extremamente simples e rápida de fazer. Fica com uma textura semelhante a gelado, mas mais leve e tipo soft serve. É óptima para crianças, pela cor atrativa e sabor delicioso!  
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 copo)
Energia: 37kcal
Proteínas: 2.4g
Hidratos de Carbono: 6.6g
-       Dos quais açúcares: 5.5g
Lípidos: 0.1g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.0g
Fibra: 0.9g
Sódio: 23mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 70g, 1 copo ou 1/3 da receita). Foi calculada com mel e não whey. Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
_________________________________________________________________________

Comentários

  1. Deve ficar mesmo uma delícia essa espuma. Eu adoro morango.
    Fica com uma cor linda!
    Bjssss querida e uma semana muto maravilhosa p/vcs

    ResponderEliminar
  2. Mais uma delícia bem rápida , saudável e deliciosa!!
    Avelã: devo confessar que já comprei whey ( e levei um raspanete da minha filha que me disse que aquilo e só para quem pratica muito desporto, o que não é o meu caso- sou mais couch potato mesmo,rsrs). No entanto já fiz as tuas waffles com whey ( fiquei fartérrima durante horas!!!!). . Que me dizes? Continuo a usar ou vou ficar a remoer o facto de aquilo ser caríííssimo!!!!! e não ser para mim?
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      É verdade que no geral a whey é mais utilizada por desportistas, mas isso relaciona-se com o facto de que quem pratica desporto precisa de formas rápidas de ingerir proteína antes e após o treino.
      A whey é um produto que contém proteína - tal como o são a carne e o peixe, por exemplo, e muitos outros alimentos. A questão está em enquadrar a whey nas necessidades diárias próprias de cada um. :)
      Até porque, como dizes, a whey pode tirar a fome mais do que um lanche com apenas hidratos de carbono, evitando picos de glicemia - o que é bom!
      Se eu não fizesse exercício não comprava, uma vez que é relativamente fácil obter a proteína necessária através de uma dieta equilibrada, mas já que compraste não há problema nenhum em utilizar controladamente. ;) Até podes usar a whey como um meio de te motivar a fazer exercício :D
      Espero que tenhas gostado dos waffles! :)

      Eliminar
  3. Quando os meus filhos veem esse tipo de anuncios por vezes dizem que querem isto ou aquilo. Felizmente sou muito firme nos meus "nao" e eles ja percebem que nao podem ter tudo o que veem! E o que eles tambem ja percebem é que em casa dá para fazer de tudo e que o que é feito em casa é sempre muito melhor! Eles adoram os geladinhos caseiros sejam eles como forem e de que forem! Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Hum deve ser mesmo bom.
    Adoro tudo de morango =D

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Tão saudavel :) Quer dizer que podemos atacar varias tacinhas de seguida? :)

    ResponderEliminar
  6. Lolol, também adoro as publicidades de Natal! Ainda hoje com 30 anos, continuo a vibrar com aquelas semanas que o antecedem (coitadinha de mim que não cresci...)
    Essas mousses e gelados feitos com claras são uma maravilha, além disso são super rápidos :D
    Mesmo bons para comer enquanto se vê anúncios cheios de cor de rosa e bonecada :P
    bj
    sara

    ResponderEliminar
  7. Olá avelã,

    Eu vou fazer isto, ai vou mesmo :-) Com a diferença de que vou usar morangos biológicos, caseiros e docinhos que só eles! Já esta semana comi uns morangos pequeninos de tamanho mas tão doces que acho que não será preciso adoçar, se bem que um bocadinho de mel sabe sempre bem. Esta receita é tãaaao simples de se fazer e deve ficar saborosa! Quando experimentar já sabes que te dou o feedback ;-)

    Beijinhos grandes e boa semana***

    ResponderEliminar
  8. Eu também adorava ver os anúncios dos brinquedos nos dias antes do Natal....devia ser da ansiedade de querer os presentes ahah.
    Essa espuma de morango parece ser ótima! Quando me apetecer algo de morango, já sei o que fazer :)

    ResponderEliminar
  9. Fácil, saudável e com morango: não tem como resistir! Adorei!

    ResponderEliminar
  10. Adorei a sugestão dá para aproveitar a temporada de morangos! Bj é boa semana!

    ResponderEliminar
  11. Quando era mais nova também adorava os anúncios de natal. adorava ver todas aquelas coisas giras e as suas músicas :) depois fui crescendo e passei a gostar só dos folhetos do continente (que era o único grande estabelecimento que tinha aqui perto de casa). adorava ter aquele calhamaço em casa e depois ir assinalando tudo o que queria, depois ia buscar o folheto de casa do meu avô e fazia uma seleção mais ponderada :P (eram os folhetos do natal e os do regresso às aulas :D).
    Mas a publicidade da tv passou a ser irritante, a sério, chegou a um ponto que já não podia ouvir aquilo. e agora estamos nós ainda no dia de são martinho e já estão a começar os anúncios aos brinquedos. sim, acho bem, depois os miúdos deprimem até ao natal porque estão constantemente a ver "os bonecos mais fixes do mundo e ainda falta tanto tempo para vir o pai natal!!”. e sejamos realistas, a lista das coisas a pedir ao pai natal assim fica enorme porque não basta haverem mil e uma opções diferentes de coisas giras, mas também há muito tempo para fazer a lista :D
    Tenho de experimentar esta espuma. nada vai destronar o teu rico batido de banana e cacau, mas cheira-me que esta espuma também vai entrar para o top :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nunca liguei muito aos folhetos do Continente, só os do Toys R Us :) mas tenho reparado que também são imensamente atrativos :D Rodeava tudo, sempre fui uma pessoa indecisa :P e acho que nunca recebi nada que tivesse rodeado. De qualquer das maneiras era uma decisão impulsiva de «quero isto na minha vidaaa :D», x1000 (ou qualquer que fosse o número gigantesco de itens no folheto, tirando berços e coisas igualmente chatas como brinquedos didáticos) :P
      Os de regresso às aulas nunca me fascinaram muito, estão povoados de indutores de tristeza, preguiça e melancolia :P
      Pois é, agora até me esqueço do quão mau é ver publicidade porque só vejo gravações! E são seeempre as mesmas. D:
      Tens razão, são demasiados factores a contribuir para o agigantamento da lista! Pobres duendes :D
      O batido de banana e cacau manda dizer que ficou feliz com o reconhecimento todo. Com tantos elogios até passa a batido red velvet :D

      Eliminar
  12. Adoro espuma de morango!!! E sem culpa :D

    ResponderEliminar
  13. Os poucos morangos que crescem nos meus vasos, no terraço, são moranos à moda antiga, doces e sabendo a morango. Seriam excelentes para este gelado não fosse dar-se o caso de eu os comer todos, arrancando-os pelo pé!

    ResponderEliminar
  14. Que receita interessante, gostei muito.

    A textura de "espuma" deve ser bastante agradável, com a sabor a morangos ainda mais certamente!!

    Beijinhos

    Daniel | http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Parece ser muito bom e fácil de fazer :)

    MORNING DREAMS

    Sofia Silva, Beijos*

    ResponderEliminar
  16. Fico rendida com estas tuas espumas :D
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Adoro as tuas histórias :-)
    E essa tua sugestão também. Parece-me bem apetitosa.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Parece estar muito cremoso e morangos são sempre deliciosos ...
    (Deu vontade!).
    Abraços e lindo dia,
    Márcia.

    ResponderEliminar
  19. Que linda mousse!
    Está com uma cor tão bonita e com uma consistência tão boa!
    É tão simples! Adoro sobremesas assim, de fruta e saudáveis!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  20. Adoro espuma de morango :) ando para experimentar com amoras!
    Que venha ainda um pouco de verão, para todas as coisas boas e geladas que eu adoro.
    (ri-me com a cena do Hugh Laurie!) beijo.

    ResponderEliminar
  21. Adoro essas publicidades tambem ehehehehe

    Esta espuma de morango já conhecia faço sempre que teno fruta já muito madura para a aproveitar faço sempre é deliciosa:)

    Uma sugestão fantástica mesmo!

    ResponderEliminar
  22. já tinha saudades dos teus truques frescos, rápidos e saudáveis, obrigado pela partilha beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t