Avançar para o conteúdo principal

Rolo de Salmão Fumado com Queijo Creme (Saudável, Sem Glúten, Paleo*, Sem Gordura Adicionada)


Até há bem pouco tempo nunca tinha comido ou feito uma torta, talvez por ninguém na minha família ter o costume de as cozinhar e eu ter *algum* medo de uma avalanche (versão massa de bolo) numa desastrada tentativa de a enrolar.
Claro que tudo isto era infundado. A massa das tortas é húmida e elástica até certo ponto, o que permite enrolá-las com alguma facilidade sem que seja necessária grande destreza. Foi mais ou menos isto, alterando tempos verbais, que disse a mim própria antes de me estrear no mundo das tortas.
Fui para a cozinha, fiz uma torta de cenoura, desenformei-a num pano polvilhado de açúcar e canela, recheei-a com ovos moles que tinha feito e comecei a enrolar. Foi mais ou menos por esta altura que percebi que os meus argumentos de autoconvencimento eram idiotas - e que estava melhor no sofá a ver televisão.
Tinha tido o trabalho de fazer ovos moles caseiros, cozer cenoura para a pôr inteira na torta e triturar toda a massa sujando vários utensílios, tinha ligado o forno mesmo estando em época quente, perdido tempo e sujado o pano (!) e lá estava a torta, a rir-se na minha cara enquanto se esparramava preguiçosamente na travessa e fazia os possíveis para se assemelhar a um colosso lustroso a derreter.
Ainda cobri a pseudo-torta com ovos moles, mas a coisa não resultou e não muito tempo depois aquela massa mal cozida com sabor a puré de cenoura foi parar ao lixo. E para mim acabaram-se as tortas.
A história serve para esclarecer que isto é um rolo, não uma torta. Porque os rolos (ao contrário das tortas) enrolam-se de forma decente. Não devia ter deixado escapar um nome tão sugestivo, parece-me...






Rolo de Salmão Fumado com Queijo Creme  (Saudável, Sem Glúten, Paleo*, Sem Gordura Adicionada)
Adaptado daqui
Para 1 rolo (12 fatias)

Ingredientes:
[  3 ovos 
[  1 pitada de sal
[  90g de queijo quark, iogurte ou queijo fresco batido
[  100g de queijo para barrar (para o recheio; alterável)
[  100g de salmão fumado (para o recheio; alterável)

Preparação:
| Separar as gemas das claras. 
| Colocar as claras num recipiente grande e juntar uma pitada de sal. Bater com a batedeira elétrica até ficarem em castelo.
| Num outro recipiente, misturar até estarem ligados as gemas e o queijo quark/iogurte/queijo fresco batido.
| Juntar uma colher de sopa de claras batidas à mistura das gemas e envolver suavemente até estar homogéneo. Juntar outra colher de sopa e repetir o procedimento. Por fim, juntar todas as claras restantes e envolver bem, com muita suavidade para que as claras não quebrem.
| Colocar a mistura numa forma retangular forrada com papel vegetal.
| Levar ao forno pré-aquecido a 160 graus durante cerca de 25 minutos. Retirar e deixar arrefecer.

| Derreter o queijo para barrar no microondas. Espalhar na superfície da 'base' e cobri-la com as fatias de salmão fumado.
| Enrolar com cuidado como se fosse uma torta e cortar às fatias.



Fiz este rolinho ainda hoje depois de ser tentada com ele no blog 'The Healthy Fit Way', e não só atingiu as expectativas como as superou. Fácil de enrolar (fator muito importante) e delicioso. A parte de fora é mesmo fofinha e desfaz-se na boca como uma nuvem, e a combinação do sabor do salmão fumado com o do queijo creme completa ainda este pedacinho de perfeição. Não é nada enjoativo, é até muito leve e agradável, perfeito para um jantar de Verão (se bem que desconfio que também vou fazer no Inverno).
Recomendo vivamente. O meu eu do passado foi inteligente e trouxe 2 pacotes de salmão fumado do Lidl, pelo que ainda vou repetir esta delícia antes do final da semana. ;)

_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 fatia)
Energia: 45kcal
Proteínas: 4.1g
Hidratos de Carbono: 0.7g
-       Dos quais açúcares: 0g
Lípidos: 2.7g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.0g
Fibra: 0g
Sódio: 363mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 35g, 1 fatia ou 1/12 da receita). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
_________________________________________________________________________

*Depende da corrente da dieta paleo.

Comentários

  1. Espetaculo! Gosto dessas receitinhas paleo pois para alem de light sao muito faceis e nao levam demasiados ingredientes! A proposito de queijo creme, como sabes fiquei fã dos teus ovos mexidos com queijo creme, ontem experimentei inovar e fiz a mesma receita mas com queiji creme de ervas, ficou diferente mas gostei! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. E mesmo a medo a torta saiu perfeita e esse rolo de salmão deve ser uma delicia, tem um aspeto... Nham Nham... Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Nunca fiz uma torta, exactamente por achar que vou desfazer tudo :p Mas fiquei mesmo com vontade de fazer esta!! Vou, sem dúvida, testar| Obrigada pela partilha! Posso sugerir como recheio quark + atum ou frango desfiado com esse queijo! Beijinhos *

    ResponderEliminar
  4. A massa ficou super fofinha, muito bom aspecto, parabéns!

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Olá Avelã!!
    Pode chamar de rolo, pode chamar de torta...eu chamo de uma refeição leve que deixa a gente com água na boca! rs
    Beijos e uma boa noite pra ti! =)

    ResponderEliminar
  6. Olá avelã, esta tua vizinha só te vem dizer que acabou de imprimir esta receita deliciosa e que para já não tem mais comentários a tecer! Quando experimentar brevemente digo-te alguma coisa :-)

    Beijocas***

    ResponderEliminar
  7. Acredito que o rolo de salmão esteja ótimo, mas a descrição da torta de cenoura está uma celícia!😂😂😂😂😂😂😂😂

    ResponderEliminar
  8. Ai esta tenho mesmo de experimentar!!
    Gostava tanto de aprender a calcular o valor nutricional das receitas..... tenho de ir investigar... começo a sentir necessidade de saber esse tipo de informações.

    Beijinhos grandes
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é nada difícil :) podes ver a informação nutricional dos alimentos nos rótulos (na maioria dos produtos, pelo menos) ou em tabelas online e fazer por proporção, mas há calculadoras que simplificam o processo. Eu costumo usar a do Calorie Count (http://www.caloriecount.com/cc/recipe_analysis.php), a base de produtos é alargada e encontra-se sempre perfis muito semelhantes aos que se quer :) tem instruções e dá para inserir as doses!
      Beijinhos :)

      Eliminar
  9. Isso é super fácil e dá uma bela de uma entrada.. Mas comer comida crua, ai que até se me dá uma coisa =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Ahhhh estou deprimida! Uma receita tão boa com uma das minhas coisas favoritas e eu não tenho em casa!!! Amanhã tenho de ir ao lidl comprar (o salmão fumado do lidl é o melhor :P) para poder experimentar!
    Adoro adoro salmão fumado (se há uns anos me dissessem que ia ser uma das minhas coisas favoritas eu dizia que eram doidos, tresloucados mesmo!).
    Agora falando em tortas, sabes que eu também sempre achei essas coisas muito esquisitas, não entendia como é que era possível alguém conseguir enrolar aquilo tão bem e sair um rolinho perfeito (o meu pai é especialista em enrolar tortas, a sério! Nunca se partem e ficam sempre perfeitinhas! e a minha mãe diz que ele fazia uma torta de laranja estrondosa, mas ele agora diz que já não se lembra da receita :P). mas continuando... experimentei algumas vezes a fazer tortas e era uma desgraça, até que uma amiga da minha mãe lhe deu uma receita de uma torta de côco que simplesmente sai sempre bem. podes enrolar aquilo tudo à pressa que ela fica sempre impecável. e além de se enrolar muito bem é mesmo mesmo boa! Vou ver se encontro a receita e tento fazer entretanto, depois ponho no blog e dás mais uma oportunidade às tortas! :D não te vais arrepender! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um voto para o salmão do Lidl, tanto no sabor como no preço (já vi alguns que eram de cair para o lado :P) :) e da primeira vez também não gostei muito! É um sabor muito particular que se entranha nos gostos :P
      (Isto soou muito estranho, não foi? :P)
      Eu já fiz 2 tortas, a 1ª desfez-se um bocado mas nada de mais e até estava boa (eu fiquei desiludida por se ter quebrado, a minha avó e a minha mãe disseram que foi a melhor coisa que eu alguma vez fiz - acho que estava a fazer o Whole30 por isso não pude provar :P), a 2ª foi esta desgraça. Essa torta de laranja tão boa perdida é uma tragédia! Mas fiquei interessada na de coco. Muuito interessada. Aguardo :D

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t