Avançar para o conteúdo principal

Produtos #8 - Aveia com Sabor (Nutella, Donut, Ferrero Rocher, Waffle e Chocolate Branco,...)


Sempre que publico no facebook ou instagram uma foto de qualquer coisa com aveia de sabor recebo comentários a perguntar onde comprar e o que é - assim sendo, para esclarecer toda a gente de uma vez e poupar o meu latim, aqui está um post de esclarecimento.

Há várias marcas que vendem aveia com sabor, seja em flocos ou em farinha. A que uso é em farinha, da marca Max Protein, a da imagem abaixo. Podem carregar na imagem para ver mais detalhes sobre o produto (nomeadamente ingredientes e informação nutricional) e conhecer a enorme panóplia de sabores disponíveis.

(numa imagem enorme, porque ao contrário de certas barras tem uma embalagem adorável)

Esta é a versão doce, da qual há também pacotes de 3kg - no entanto, e embora seja menos famosa, existe uma versão salgada em pacotes de 2kg com o hilariante nome de 'Fitzza'. Como podem daqui apreender, os sabores disponíveis são de alguns tipos de pizza, e podem com esta farinha fazer uma base - de pizza, se ainda não tornei isso óbvio - cuja receita podem encontrar no pacote (imagino eu, porque esta nunca comprei) ou no site da Prozis, carregando na imagem correspondente abaixo. Os ingredientes (da receita, não da aveia) são farinha (desta vez sim, refiro-me à aveia), claras e sal.



Para viciados em doces e em salgados, respetivamente ;)

Há ainda o sabor de Panettone, com direito a uma categoria especial.


Este sabor é de uma edição especial de Natal (algo fora de época, portanto) que, apesar de ter apenas 1kg, é ligeiramente mais cara que os pacotes de 1.5kg.. Não estaria entre as minhas primeiras escolhas de sabor, mas ganhei o produto num sorteio e surpreendeu-me pela positiva: pensei que o sabor a limão não fosse resultar bem em papas, mas foi o de que mais gostei para esse efeito.

Onde Comprar e Preço

Eu costumava comprar na Nutritienda (link da que costumo comprar aqui), mas entretanto o produto passou a ser vendido também na Prozis (é a loja para que remetem as imagens interativas acima). Sendo este produto a única razão pela qual eu fazia encomendas na primeira, adorei a novidade, já que prefiro a Prozis (não de todo só por ter manteiga de amendoim barata). Isto é também boa notícia para quem reside fora da península, já que esta loja exporta para toda a Europa (aliás, para todo o mundo, embora os portes possam não compensar em certas zonas), enquanto que a Nutritienda apenas faz envios para Portugal e Espanha. Há também outros sites que a vendem (pontemasfuerte e masmusculo, por exemplo), mas, uma vez que nunca encomendei produtos por lá, não posso dar a minha opinião.

Que eu saiba, as únicas lojas físicas que vendem este produto são as da Nutritienda, que apenas existem em Espanha (mais precisamente em Madrid, às resmas). Assim sendo, a solução, já que, confiem em mim, não podem mais viver sem isto, é mesmo comprar online. Ainda que haja cépticos do método, os portes são grátis a partir de 20 euros em compras e a encomenda chega em pouco tempo. Além disso, é possível fazer pagamentos por MB ou à cobrança.

Os preços são muito semelhantes em todas as lojas: carregando nas imagens acima podem conferir quais os praticados pela Prozis para cada um deles, os das restantes plataformas de venda não se afastarão muito destes.

O Que É, Ingredientes e Informação Nutricional

O produto consiste apenas em farinha de aveia à qual foram acrescentados aroma e adoçante, sendo esta assim doce e tendo sabores populares (como os mencionados no título). Quero ressalvar que a aveia tradicional, não tendo aditivos, é mais saudável - no entanto, pessoalmente não vejo problema num uso esporádico. Basta misturar uns 10g a iogurte para que fique tipo mousse, coisa que eu, por exemplo, faço cerca de uma vez por semana. Daí se vê que não é preciso ingerir grandes quantidades de aroma ou adoçante para fazer uso do produto. De qualquer forma, para o que que é a lista de ingredientes que tem não podia ser melhor. Aqui está ela (depende ligeiramente da variedade escolhida): 

Aveia, cacau em pó, aroma, edulcorante (sucralose), reguladores de acidez.

Como podem ver, é até bem curta e aceitável para o caso, embora realce novamente que não defendo o consumo exagerado. Podem ver quais os reguladores de acidez no site da Prozis, caso sejam apreciadores do detalhe. Em termos de informação nutricional é semelhante à aveia normal, até porque os ingredientes adicionais têm um valor energético (e por consequência uma quantidade de macronutrientes) desprezável. Assim, respondendo ao que me têm perguntado e formulando a resposta de uma forma bastante popular, não, não engorda mais do que aveia normal. ;)

Usos

Chegamos, finalmente, à parte divertida. Esta farinha é muito fina (micronizada), pelo que fica bem em qualquer receita. Podem usar em bolos, panquecas, crepes, tartes, etc., substituindo com esta a farinha de aveia normal (ou outras) e o açúcar/adoçante da receita. 

Deixo agora algumas sugestões. Começando por baixo (não em qualidade, apenas em complexidade ;)):

Iogurte grego com aveia (neste caso de Nutchoc)
Inicialmente parecia-me estranho misturar farinha com iogurte, mas visto que esta é tão fina a textura fica cremosa e o sabor é muito agradável. Faz uma bela sobremesa! É o meu uso de excelência para sabores 'achocolatados', como o de Nutella (nutchoc) e Ferrero Rocher (bombom rocher).

Agora com raspas de chocolate, porque raspas de chocolate tornam tudo melhor...
Claro que, sendo este um post sobre aveia, não podiam deixar de figurar umas quantas fotografias de papas de aveia. Eu sempre fui mais fã de papas de aveia com flocos e não com farinha, mas rapidamente me tornei fã das com feitas com esta, que não ficam enjoativas nem estranhas, antes muito cremosas (e todos sabemos o quão preciosas são papas de aveia cremosas).

Na verdade, quando utilizei esta aveia pela primeira vez (teste da praxe com um bocadinho de iogurte e aveia numa chávena de café não incluído) não aprovei completamente. Fiz umas papas apenas com aveia e leite que achei demasiado enjoativas - como é necessário usar bastante aveia para que estas engrossem o sabor fica demasiado forte. Não odiei, mas também não fiquei encantada. 

Versão não-completamente-convincente-mas-com-potencial
Depois vim eventualmente a fazer uma versão com claras, que por ajudarem a mistura a engrossar permitem o uso de menor quantidade de aveia e consequentemente potenciam as melhores papas de aveia de sempre.

Melhores papas de aveia de sempre com chocolate a derreter. Não é preciso dizer mais nada, certo? Receita aqui 
Gosto particularmente de usar esta receita com sabores sem chocolate, como panettone ou gofre e chocolate branco, que muito basicamente são os únicos sabores sem chocolate que já provei (embora imagine que a de donut ou manteiga de amendoim fiquem fantásticas em papas também). Como já disse, a de panettone revelou-se até o meu sabor preferido em papas - lembra Cerelac, em textura e no quão reconfortante é! 

Claro que ocasionalmente tenho de dar uma oportunidade a outros sabores ;)
Costumo saltitar entre estes dois usos (papas e iogurte) e adoro-os, pelo que não faço outras grandes experiências. No entanto, não podia deixar de mencionar o bolo de chocolate com courgette em versão 'com aveia de ferrero rocher':

O tal
...Porque ficou com um sabor mesmo parecido a brigadeiro, o que, imagino, agradará muita gente. Eu incluída. ;)

E ainda aqui coloco, já que estamos numa de bolos, um bolinho de microondas feito com aveia de panettone e coberto, como não podia deixar de ser, com manteiga de amendoim.

Em dose dupla, porque este bolinho merece ;)
Cuja receita podem encontrar aqui. Usei coco e não cacau.

Espero que tenham ficado esclarecidos. Algumas imagens remetem para o site da Prozis, pelo que como já mencionei várias vezes é uma espécie de publicidade, mas eu adquiri os produtos por mim (antes de sequer estar associada à Primetag) e as opiniões, como sempre, são todas verdadeiras (e minhas, já agora).

Este post já está muito longo, mas eventualmente farei um 'ranking' de sabores com a minha opinião sobre cada um (ainda me falta provar a maior parte, pelo que é capaz de demorar). Entretanto posso dizer que os que já experimentei - Nutchoc, Bombom Rocher, Gofre e Chocolate Branco e Panettone - estão mais do que aprovados :)

Deixo um 'resumo' de todas as opções de aveia com sabor da marca:

Comentários

  1. Nunca tinha ouvido falar de aveia com sabor! Fiquei curiosa, mas será realmente para usar de vez em quando. Nada melhor que a aveia tradicional :) De qualquer maneira já estou à espera que chegue a última encomenda da Prozis (a manteiga de amendoim àquele preço e o sabor da de caju conquistaram-me...), por isso fica para uma próxima :)

    ResponderEliminar
  2. Mas o que é isto Meus Deus??? :D :D :P
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Post lido em boa altura, recebi ontem meu pacote de nutchoc e fiquei tão desiludida esta manhã, muito enjoativo pois tal como disseste tive de pôr mt farinha p ter consistência. Amanhã já vou experimentar a tua receita. Gosto mt do blog, já fiz mts receitas. Obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que seja aprovada, pelo menos para mim resultou!
      Ainda bem que gosta do blog, eu é que agradeço o comentário :D

      Eliminar
    2. Infelizmente devo ser a única pessoa do mundo q não gosta de nutchoc 🙁 continuo a achar enjoativo, prefiro as clássicas papas de aveia...mas vou usar p panquecas e talvez no pão de banana a ver como fica. Obrigada pela resposta!!

      Eliminar
    3. Que pena :/ Mas não desista, em receitas como as que mencionou o sabor da aveia nota-se menos, por haver outros ingredientes :)

      Eliminar
  4. Confesso que esta aveia com sabores me desperta imensa curiosidade mas o facto dos pacotes serem enormes e a encomenda ser feita pela net me têm desmotivado. Quem sabe um dia ainda arrisco. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Quanta delícia!!!!

    Lua xx
    Meu Mundo da Lua - FanPage
    (agora já temos a opção para se inscrever no feed do blog, te esperamos lá)

    ResponderEliminar
  6. Olá Avelã: muito obrigada pela partilha. Vou explorar os sites, pois achei muito interessantes estas versões de aveia.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  7. Querida Avelã,
    A sua postagem está super bem esclarecida, obrigada por compartilhar tantas
    maravilhas conosco!

    Beijinhos, ótima semana ♥

    ResponderEliminar
  8. Também eu nao conhecia aveia com sabor e fiquei bem curiosa. deve ser ótima, vou cuscar" beijocas

    ResponderEliminar
  9. Oh meu Deus!
    Eu quando fizer a encomenda para oferecer ao namorado, agarro e venho ao teu blog carregar nos links todos e desgraço-me =P

    Já conhecia de qualquer maneira aveia com sabor =D

    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Adorei!!!!!!!!!!!!!
    fiquei com água na boca!!!!
    Obrigado!!!

    ResponderEliminar
  11. Fiquei curiosa com esses produtos!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  12. Olá Avelã!!!
    Aveia é uma coisa que nunca falta aqui em casa!!
    Adorei essa opção especial de panetone, assim dá pra matar a saudade dos sabores de Natal!
    Beijo grande e ótima semana pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
  13. Mais uns belos produtos que não conhecia :P Fiquei super curioso por os experimentar!!

    beijinhos

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Oi amiga, eu adoro aveia e amei o seu post!
    Parabéns!
    Bjsss e uma semana abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  15. Muitas gostosuras!
    Lua do Meu Mundo da Lua
    FanPage (se inscreva no blog, te esperamos por lá)

    ResponderEliminar
  16. Bom dia, Avelã!
    Não conhecia e sinceramente, nunca vi por aqui aveia com sabores, mas acredito, como vc relatou acima que a partir do momento que colocam esses "sabores", deixam de ser tão saudáveis.
    Fiquei curiosa com o sabor "panetone" rsrs. Com certeza experimentaria esse.

    Abraços e feliz semana.

    ResponderEliminar
  17. Não conhecia :)
    Eu adoro aveia e uso muito a farinha!
    Nunca tal tinha visto com sabores :)
    Estamos sempre a aprender.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  18. Adoro os teus posts, sempre completos.
    Já fiquei com ideia novas para fazer!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  19. Aqui está algo que desconhecia completamente, mas fiquei bem curiosa :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  20. gosto e costumo usar aveia nos bolos, mas com estes acrescentos não me convencem. Talvez seja falta de curiosidade em conhecer produtos novos.

    ResponderEliminar
  21. Não9 me safava com esta comidinha...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  22. Devem ser deliciosos e estou salivando por acada um.
    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderEliminar
  23. Avelã, a dizer a verdade essa não é e nunca vai ser a minha praia - papas, definitivamente, não! Sorry!

    ResponderEliminar
  24. Olá! Qual é a quantidade que pões numa taça de iogurte grego? Uma colher de sopa? Obrigada! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Costumo usar por volta de 1 colher de chá de aveia por cada 100g de iogurte grego :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t