Avançar para o conteúdo principal

Produtos #44 - Claras de Ovo em Pó


Há uns meses a Derovo, que está por trás das marcas Dovo, que provavelmente conhecem das claras, e Fullprotein, enviou-me uma embalagem de claras em pó para experimentar. Entretanto já fiz várias experiências com o produto, e então decidi escrever um post sobre ele - até porque não é comum e penso que muitas pessoas não sabem bem como hão de o utilizar!

Antes de mais, podem comprar estas claras no Celeiro, no Continente e em alguns sites online, como o enetural, o nutriforce e o zumub. O preço costuma rondar os 15€ por embalagem (600g).


O grande benefício das claras em pó é que não se estragam rapidamente, como as claras líquidas - deixei o pacote aberto várias semanas sem problema. Por outro lado, também acabam por ser mais práticas e ocupar menos espaço.

A equivalência é mais ou menos 1 clara = 5g de claras em pó (1 colher de chá bem cheia) + 30ml de água. Dito isto, podem substituir as claras tradicionais pela versão em pó em praticamente tudo. Aliás, eu submeti-as a dois testes específicos, receitas que costumam ser melindrosas com as claras, e o resultado surpreendeu. Com o primeiro teste aproveito para esclarecer a pergunta que está na vossa mente desde que leram o título do post, mesmo que ainda não se tenham apercebido: posso bater claras em pó em castelo? 

Acho que esta nuvem branquinha e fofa fala por si ;)
É particularmente engraçado bater claras em pó com água e vê-las a ganhar consistência, acreditem - nem que seja só por isso têm de experimentar claras em pó uma vez na vida. Mesmo ver e tocar no pó tem alguma piada, porque não é uma coisa que estejamos habituados a ver 'no estado sólido' :P

Passando à frente os apartes infantis, as claras em pó em castelo ficaram idênticas às 'normais'. Apenas as bati com uma batedeira elétrica, depois de adicionar água na proporção referida (30ml de água para 5g de claras), até ficarem sólidas!

O segundo teste foram as papas de aveia com aveia de sabor. Já por duas vezes tentei fazer esta receita com claras frescas (não pasteurizadas) e o resultado foi o mesmo nas duas - as papas não ficaram homogéneas, e foi quase como se as claras tivessem coalhado, daí dizer que a receita era melindrosa. Mas, novamente, as claras em pó resultaram muito bem:


Apenas passei no início com a varinha mágica, porque é um bocado difícil dissolver as claras em pó e assim evita-se que as papas fiquem com grumos :)

Agora que estão convencidos da eficácia das claras em pó, parto para usos mais simples. Sendo uma fonte de proteína em pó, os batidos são uma utilização óbvia:


Fiz este com uma banana pequena congelada, 100ml de leite de soja de baunilha (podem usar outro qualquer) e 1 scoop de claras em pó - o scoop vem na embalagem. Ficou muito bom, com uma textura cremosa e um sabor leve! Não me aventurei em misturar só com água ou leite, tendo em conta a consistência das claras normais achei que ficaria estranho :P

Depois também usei as claras em pó para fazer waffles, e até já publiquei a receita. Ficaram com uma textura ótima!

Textura ótima
Usei-as também em crepiocas - imensas vezes, aliás. Como é uma receita que não gasta muitas claras nunca quero abrir um pacote de 1 litro de propósito para fazer, então normalmente só faço quando sobram claras de fazer sobremesas ou quando abro um pacote para outra coisa qualquer. Com as claras em pó no frigorífico uma pessoa fica mais livre, tem sempre lá para se precisar e não se estragam tão depressa :)


A seguir vem um fluff: 

Fluff de banana e chocolate branco com weetabix mini de chocolate
A receita é a mesma de sempre, sendo que, previsivelmente, usei claras em pó em vez de claras líquidas utilizando a regra de substituição de que já falei antes.

Numa nota à parte, quão bons são estes weetabix mini com pepitas?


E por fim:

Ovos mexidos com claras
Esta é também uma receita antiga a que adicionei claras em pó. Eu sei que não parece muito porque os ovos estão amarelinhos, mas pronto, vão ter de acreditar em mim :P
Ficaram também deliciosos!

E pronto, era isto que queria partilhar convosco sobre as claras em pó. Como podem ver, fiquei fã do produto :) Se já experimentaram digam-me o que acharam!

Comentários

  1. Tenho de experimentar.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/02/panquecas-de-farinha-de-grao.html

    ResponderEliminar
  2. 15€ embalagem de 600g?
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é barato, mas 600g de claras em pó correspondem a 120 claras - ainda é muita coisa!

      Beijinhos :)

      Eliminar
  3. Agora o marido foi à nutricionista e pelos vistos vou ter que começar a comprar disto..

    Oh deus =P

    Mas tem tudo um excelente aspecto, como sempre =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Avelã, sou uma leitora recente do teu blog mas já estou tua fã! O difícil é decidir quais das receitas vou experimentar primeiro :) OBRIGADA! Como alguém que quer comer bem mas não percebe nada de culinária (e portanto "inventar" ou mesmo modificar ideias costuma correr, enfim, não muito bem) o teu blog é um verdadeiro achado! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Obrigada pelo comentário, fico muito contente por saber que gosta do blog :D

      Beijinhos :)

      Eliminar

Publicar um comentário

Mensagens populares deste blogue

As Panquecas Perfeitas! (Saudável, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten)

Desde que tenho o blog já experimentei muitas receitas de panquecas, e já publiquei várias delas. Algumas foram particularmente bem-sucedidas: as de aveia com quark, as de weetabix e as de coco já foram feitas (e aprovadas) por muita gente que me veio dar o seu feedback.
Outras tornaram-se em clássicos por aqui, e foram repetidas imensas vezes por mim desde que as publiquei; é o caso das panquecas com aveia de sabor e das de aveia e centeio.
Mesmo as panquecas de abóbora, uma das últimas receitas que publiquei, foram bastante apreciadas (por mim e por quem já experimentou e partilhou a sua opinião).
E gostei bastante de todas estas receitas, até porque só publico no blog coisas de que tenha gostado realmente. Mas, as receitas antigas que me desculpem, hoje não venho partilhar uma receita de panquecas 'boa', nem sequer muito boa. Hoje venho partilhar A receita, capaz de revolucionar por completo a forma como vêem as panquecas.
Apenas as fiz hoje, mas tive de publicar rapidamen…

Papas de Aveia com Claras (com aveia de sabor) (Saudável, Sem Lactose*, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Já ouvi relatos mirabolantes de desastres na cozinha. Mesmo sendo óbvio que esta é basicamente um aglomerado de aparelhos potencialmente perigosos, continua a surpreender a quantidade de histórias incríveis que sobre ela há: seja sobre panelas de pressão a explodir ou desastres no fogão que originam mini incêndios, praticamente toda a gente tem algumas histórias para contar nesta divisão. Considerando isto, acho que até tenho tido alguma sorte. Tirando os óbvios e nada originais cortes e queimaduras, não me aconteceu nada de especial. A menos que consideremos... O incidente do gelado frito. Tudo começou com um inocente pedido de gelado frito para sobremesa num restaurante chinês. Tinha começado há pouco a cozinhar mais sobremesas, apenas com bolos simples, e decidi depois replicar a receita em casa, o que requeria um tacho de óleo a ferver e a necessidade de colocar e retirar rapidamente bolas de gelado deste para que não derretessem - nada fora do comum até aqui, portanto. Por muito…

Pudim Flan Proteico (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Se antes tinha um ódio de estimação por gelatina, de tal forma que o cheiro me deixava enjoada (especialmente quando quente), num passado recente os meus gostos nesse campo deram uma volta de 180 graus. Isto ocorreu em grande parte devido às gomas de fruta caseiras, que faço várias vezes por semana e consumo diariamente. Até acertar com a receita tive algumas 'fornadas' sofríveis que, confesso, custaram a acabar - mas depois de chegar à fórmula ideal nunca mais olhei para trás, e ando há meses viciada nas minhas gominhas, sem sinal de mudança à vista :)  Desta forma, não é de estranhar que me veja encorajada a fazer mais experiências com gelatina entre os ingredientes. Ultimamente, e em particular depois do sucesso do leite creme proteico, andava com a ideia de fazer uma espécie de pudim flan instantâneo mesmo simples: apenas leite, whey e gelatina para solidificar. Se por um lado me parecia que uma ideia tão simples estava a pedir para ser testada, por outro custava-me acre…