Avançar para o conteúdo principal

Produtos #48 - Compotas Sem Açúcar Adicionado da Quinta de Jugais



Estes doces foram-me também enviados há alguns meses e ainda não tinha falado de forma mais completa sobre eles aqui no blog. Constituem a gama sem açúcar adicionado da Quinta de Jugais,  e estão disponíveis nos sabores abóbora com noz, maçã com beterraba, frutos vermelhos, pêssego e morango.

Penso que estão à venda nos supermercados o costume: eu vejo-os sempre no E. Leclerc, julgo que no Continente, Jumbo e etc. também deve haver. O preço de cada frasco costuma andar entre os 2,5 e 3€ (cada um tem 300g).

Não têm adoçante para substituir o açúcar, mas antes sumo de fruta concentrado (para além, claro, da própria fruta). Vou deixar um exemplo de um dos rótulos (o do de pêssego) abaixo, para quem estiver interessado - eu tinha tirado fotos a todos, mas usei o meu iPad antigo e a qualidade é tão má que quase não dá para ver :P Já só o de pêssego sobrevivia quando me lembrei de tirar fotos com o novo. De qualquer forma, os ingredientes e tabelas nutricionais acabam por ser bastante semelhantes. Se ainda assim quiserem consultar os outros, podem fazê-lo no site da marca.


Normalmente quando partilho fotos de doces deste género, adoçados com sumo de fruta concentrado, gera-se um debate quanto à diferença entre usar açúcar normal (refinado) e usar um concentrado de sumo de fruta. É verdade que, apesar de ser/parecer um pouco mais natural, o açúcar ainda está lá. Em geral estas compotas acabam por ter um pouco menos de açúcar do que as 'normais', mas a diferença também não é muito significativa.

Sinceramente, penso que a ingestão dos doces ser ou não 'saudável' é uma questão de contexto. Claro que se ingerirem 100g de um destes vão acabar por ingerir bastante açúcar, e é capaz de ser exagerado independentemente de este ser ou não proveniente da fruta - em contraste, talvez se comerem uma dose moderada de um doce com açúcar branco adicionado isso não vos torne menos saudáveis.

De qualquer forma, achei os doces muito bons, que é o que importa :P Agora vou partilhar convosco um pouco mais sobre o que achei acerca de cada um deles, e mostrar alguns bolos ou lanches em que utilizei cada um!

1º - Pêssego 


Eu sei que, tendo em conta as outras opções, pêssego parece ser um primeiro lugar ligeiramente aborrecido, mas gostei imenso deste doce! Sabe mesmo a pêssego, e é docinho sem ser enjoativo. Talvez seja o meu recém-descoberto amor por pêssegos e nectarinas a falar :P

Usei-o para rechear a torta de laranja saudável cuja receita já partilhei convosco, e resultou muito bem :)



2º - Abóbora e Noz


Doces de abóbora nunca falham, principalmente se tiverem nozes. Acho que quase toda a gente adora, eu incluída - costumam ser sempre os meus preferidos. Neste caso ficou em segundo lugar, mas só porque a concorrência era forte. ;)

Não tenho nenhuma foto com ele para mostrar, o que de certa forma se deve ao facto de ser delicioso.

(a isso e a ter gasto metade do frasco numa outra tentativa de torta cujo aspeto não ficou propriamente apresentável, mas principalmente a parte de ser delicioso :P)

3º - Maçã e Beterraba


Tinha uma mistura de expectativas estranha em relação a este - por um lado parecia-me ser um sabor adorável e diferente, por outro costumo odiar tudo o que tenha beterraba. Este receio mostrou-se infundado, porque não achei que a compota soubesse a beterraba, só mesmo a maçã! A textura e o sabor lembram aqueles potinhos de fruta para bebés :P

Ficou maravilhoso com iogurte!
4º - Frutos Vermelhos


Doce de frutos vermelhos é outro clássico que não costuma desiludir. Em particular, fica delicioso com manteiga de amendoim! Achei que tinha a textura perfeita para uma bela dupla pb & j :)

Marinheiras com manteiga de amendoim e o doce de frutos vermelhos, e uma fatia de queijada

Crepiocas recheadas com doce de frutos vermelhos (ou de morango, sinceramente já não sei bem qual usei aqui :P) e cobertas com manteiga de amendoim e canela
5º - Morango


Este sabor não era mau de todo, mas eu normalmente não sou a maior fã de coisas com sabor a morango (exceto morangos), por isso os outros acabaram por 'ganhar'. Dito isto, também é ótimo para comer com manteiga de amendoim (sinto que esta afirmação é válida para quase tudo :P).

Skyr com doce de morango & manteiga de amendoim
E pronto, é isto! Espero que tenham achado o post interessante :)

Comentários

  1. Temos uns exactamente assim aqui, da Meridian. Adoro (=

    ResponderEliminar
  2. Que compotas fantásticas,...fiquei curiosa com o sabor,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Humm parece-me muito bem! =)
    Beijinhos,
    https://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  4. Só gosto do de abóbora, mas é assim um pecado! =)

    Beijocas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv...

Rabanadas Poveiras

Este Natal fiquei encarregada de fazer as tradicionais rabanadas, pelo que no início da semana fui ao Mercadona com a ideia de comprar o cacete para rabanadas deles (que acho particularmente bom). Cheguei ao Mercadona... E o cenário era de razia total - cacete para rabanadas nem vê-lo. Visto que o único pão que abundava era o biju, decidi-me a fazer as rabanadas à moda da Póvoa de Varzim. Andava no vai-não-vai com elas: por um lado queria experimentar, por outro lado tinha medo que corresse mal (estragar as rabanadas no Natal deve dar direito a azar eterno :P). No final, foram os stocks do Mercadona a forçar-me a mão. Se muitas vezes agradeci ao Mercadona por ter produtos excelentes, desta vez agradeço-lhes por não os ter. Bendito seja quem levou o último cacete, porque estas rabanadas com biju são de longe as melhores que já comi :D Rabanadas poveiras Adaptado d aqui e d aqui Ingredientes : [  750ml de leite meio-gordo [  75g de açucar (+ o da cobertura) [  ...

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t...