Avançar para o conteúdo principal

Produtos #48 - Compotas Sem Açúcar Adicionado da Quinta de Jugais



Estes doces foram-me também enviados há alguns meses e ainda não tinha falado de forma mais completa sobre eles aqui no blog. Constituem a gama sem açúcar adicionado da Quinta de Jugais,  e estão disponíveis nos sabores abóbora com noz, maçã com beterraba, frutos vermelhos, pêssego e morango.

Penso que estão à venda nos supermercados o costume: eu vejo-os sempre no E. Leclerc, julgo que no Continente, Jumbo e etc. também deve haver. O preço de cada frasco costuma andar entre os 2,5 e 3€ (cada um tem 300g).

Não têm adoçante para substituir o açúcar, mas antes sumo de fruta concentrado (para além, claro, da própria fruta). Vou deixar um exemplo de um dos rótulos (o do de pêssego) abaixo, para quem estiver interessado - eu tinha tirado fotos a todos, mas usei o meu iPad antigo e a qualidade é tão má que quase não dá para ver :P Já só o de pêssego sobrevivia quando me lembrei de tirar fotos com o novo. De qualquer forma, os ingredientes e tabelas nutricionais acabam por ser bastante semelhantes. Se ainda assim quiserem consultar os outros, podem fazê-lo no site da marca.


Normalmente quando partilho fotos de doces deste género, adoçados com sumo de fruta concentrado, gera-se um debate quanto à diferença entre usar açúcar normal (refinado) e usar um concentrado de sumo de fruta. É verdade que, apesar de ser/parecer um pouco mais natural, o açúcar ainda está lá. Em geral estas compotas acabam por ter um pouco menos de açúcar do que as 'normais', mas a diferença também não é muito significativa.

Sinceramente, penso que a ingestão dos doces ser ou não 'saudável' é uma questão de contexto. Claro que se ingerirem 100g de um destes vão acabar por ingerir bastante açúcar, e é capaz de ser exagerado independentemente de este ser ou não proveniente da fruta - em contraste, talvez se comerem uma dose moderada de um doce com açúcar branco adicionado isso não vos torne menos saudáveis.

De qualquer forma, achei os doces muito bons, que é o que importa :P Agora vou partilhar convosco um pouco mais sobre o que achei acerca de cada um deles, e mostrar alguns bolos ou lanches em que utilizei cada um!

1º - Pêssego 


Eu sei que, tendo em conta as outras opções, pêssego parece ser um primeiro lugar ligeiramente aborrecido, mas gostei imenso deste doce! Sabe mesmo a pêssego, e é docinho sem ser enjoativo. Talvez seja o meu recém-descoberto amor por pêssegos e nectarinas a falar :P

Usei-o para rechear a torta de laranja saudável cuja receita já partilhei convosco, e resultou muito bem :)



2º - Abóbora e Noz


Doces de abóbora nunca falham, principalmente se tiverem nozes. Acho que quase toda a gente adora, eu incluída - costumam ser sempre os meus preferidos. Neste caso ficou em segundo lugar, mas só porque a concorrência era forte. ;)

Não tenho nenhuma foto com ele para mostrar, o que de certa forma se deve ao facto de ser delicioso.

(a isso e a ter gasto metade do frasco numa outra tentativa de torta cujo aspeto não ficou propriamente apresentável, mas principalmente a parte de ser delicioso :P)

3º - Maçã e Beterraba


Tinha uma mistura de expectativas estranha em relação a este - por um lado parecia-me ser um sabor adorável e diferente, por outro costumo odiar tudo o que tenha beterraba. Este receio mostrou-se infundado, porque não achei que a compota soubesse a beterraba, só mesmo a maçã! A textura e o sabor lembram aqueles potinhos de fruta para bebés :P

Ficou maravilhoso com iogurte!
4º - Frutos Vermelhos


Doce de frutos vermelhos é outro clássico que não costuma desiludir. Em particular, fica delicioso com manteiga de amendoim! Achei que tinha a textura perfeita para uma bela dupla pb & j :)

Marinheiras com manteiga de amendoim e o doce de frutos vermelhos, e uma fatia de queijada

Crepiocas recheadas com doce de frutos vermelhos (ou de morango, sinceramente já não sei bem qual usei aqui :P) e cobertas com manteiga de amendoim e canela
5º - Morango


Este sabor não era mau de todo, mas eu normalmente não sou a maior fã de coisas com sabor a morango (exceto morangos), por isso os outros acabaram por 'ganhar'. Dito isto, também é ótimo para comer com manteiga de amendoim (sinto que esta afirmação é válida para quase tudo :P).

Skyr com doce de morango & manteiga de amendoim
E pronto, é isto! Espero que tenham achado o post interessante :)

Comentários

  1. Temos uns exactamente assim aqui, da Meridian. Adoro (=

    ResponderEliminar
  2. Que compotas fantásticas,...fiquei curiosa com o sabor,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Humm parece-me muito bem! =)
    Beijinhos,
    https://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  4. Só gosto do de abóbora, mas é assim um pecado! =)

    Beijocas

    ResponderEliminar

Publicar um comentário

Mensagens populares deste blogue

As Panquecas Perfeitas! (Saudável, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten)

Desde que tenho o blog já experimentei muitas receitas de panquecas, e já publiquei várias delas. Algumas foram particularmente bem-sucedidas: as de aveia com quark, as de weetabix e as de coco já foram feitas (e aprovadas) por muita gente que me veio dar o seu feedback.
Outras tornaram-se em clássicos por aqui, e foram repetidas imensas vezes por mim desde que as publiquei; é o caso das panquecas com aveia de sabor e das de aveia e centeio.
Mesmo as panquecas de abóbora, uma das últimas receitas que publiquei, foram bastante apreciadas (por mim e por quem já experimentou e partilhou a sua opinião).
E gostei bastante de todas estas receitas, até porque só publico no blog coisas de que tenha gostado realmente. Mas, as receitas antigas que me desculpem, hoje não venho partilhar uma receita de panquecas 'boa', nem sequer muito boa. Hoje venho partilhar A receita, capaz de revolucionar por completo a forma como vêem as panquecas.
Apenas as fiz hoje, mas tive de publicar rapidamen…

Papas de Aveia com Claras (com aveia de sabor) (Saudável, Sem Lactose*, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Já ouvi relatos mirabolantes de desastres na cozinha. Mesmo sendo óbvio que esta é basicamente um aglomerado de aparelhos potencialmente perigosos, continua a surpreender a quantidade de histórias incríveis que sobre ela há: seja sobre panelas de pressão a explodir ou desastres no fogão que originam mini incêndios, praticamente toda a gente tem algumas histórias para contar nesta divisão. Considerando isto, acho que até tenho tido alguma sorte. Tirando os óbvios e nada originais cortes e queimaduras, não me aconteceu nada de especial. A menos que consideremos... O incidente do gelado frito. Tudo começou com um inocente pedido de gelado frito para sobremesa num restaurante chinês. Tinha começado há pouco a cozinhar mais sobremesas, apenas com bolos simples, e decidi depois replicar a receita em casa, o que requeria um tacho de óleo a ferver e a necessidade de colocar e retirar rapidamente bolas de gelado deste para que não derretessem - nada fora do comum até aqui, portanto. Por muito…

Pudim Flan Proteico (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Se antes tinha um ódio de estimação por gelatina, de tal forma que o cheiro me deixava enjoada (especialmente quando quente), num passado recente os meus gostos nesse campo deram uma volta de 180 graus. Isto ocorreu em grande parte devido às gomas de fruta caseiras, que faço várias vezes por semana e consumo diariamente. Até acertar com a receita tive algumas 'fornadas' sofríveis que, confesso, custaram a acabar - mas depois de chegar à fórmula ideal nunca mais olhei para trás, e ando há meses viciada nas minhas gominhas, sem sinal de mudança à vista :)  Desta forma, não é de estranhar que me veja encorajada a fazer mais experiências com gelatina entre os ingredientes. Ultimamente, e em particular depois do sucesso do leite creme proteico, andava com a ideia de fazer uma espécie de pudim flan instantâneo mesmo simples: apenas leite, whey e gelatina para solidificar. Se por um lado me parecia que uma ideia tão simples estava a pedir para ser testada, por outro custava-me acre…