Se me seguem no Facebook ou Instagram (deviam :P), já me terão visto a partilhar esta novidade tão ansiada: os famosos Dunkin' Donuts chegaram a Portugal!
Estão agora disponíveis no Continente em quatro variedades: red velvet cheesecake, chocolate hazelnut, boston cream, e strawberry sprinkle. Cada embalagem custa 2€ e traz dois donuts.
Os bolos têm feito um sucesso maluco, tanto que estão sempre a esgotar! Achei que seria boa ideia fazer um post a resumir o que achei sobre eles, para quem estiver na dúvida quanto a se vale a pena comprar :)
Antes de mais, deixo a minha opinião geral: são bons, mas não sei se são assim tão bons. Para mim, o destaque vai para a massa: é húmida e fofa, ao ponto de se desfazer na boca, e é saborosa. Os recheios e coberturas em geral podiam ser melhores, e não acho que acrescentem muito (se houvesse um simples tinha potencial para ser o melhor de todos).
O conceito é diferente do dos bolos que temos cá em Portugal, pelo que compreendo o entusiasmo - *no entanto*, dêem-me a oportunidade de escolher entre estes donuts e um pastel de nata ou literalmente qualquer coisa (até pode ser só uma colher) com doce de ovos, que eu nem penso duas vezes antes de optar pela segunda opção :P
Em comparação com a pastelaria tradicional portuguesa, os donuts são muito fogo de artifício por pouco conteúdo. Na minha opinião, até os donuts simples do Lidl rivalizam com estes.
Ainda assim, pelo fator novidade, gostei de experimentar. Deixo a minha opinião acerca de cada um dos sabores atualmente disponíveis, por ordem de preferência :)
1º - Red Velvet Cheesecake
Este foi o meu preferido, e aquele que me parece ter tido mais sucesso, pelos comentários que recebi :)
Tem uma cobertura de chocolate branco salpicada com migalhas de bolo red velvet, e um recheio com sabor a cheesecake. O creme tem um ligeiro aroma a queijo creme, mas não é muito forte; se não soubesse acho que não diria que era de cheesecake!
Independentemente disso, foi o recheio de que mais gostei, e achei a combinação de sabores ótima. O creme não está presente em grande quantidade, mas para mim este até é um ponto positivo: como referi, achei que a massa do donut era a melhor parte. E como a massa é húmida e o recheio é leve, os dois acabam por se fundir em cada dentada e combinar muito bem :D
2º - Chocolate Hazelnut
Este é para os fãs de chocolate: tem uma cobertura de chocolate de leite salpicada com pedacinhos de drageias de chocolate (tipo M&Ms), e um recheio de chocolate e avelãs (tipo Nutella). Ao contrário do anterior, não tem buraco; o recheio está no centro.
Gostei bastante! A massa de sabor neutro combina bem com o creme de chocolate, mais intenso. Mas como este creme é significativamente mais denso que o recheio de cheesecake, por exemplo, achei que não conjugava tão bem com a massa e acabava por destoar um pouco. O anterior tinha um efeito global mais 'coerente' :P Ainda assim, também achei que era um donut muito agradável :)
3º - Boston Cream
Este já me desiludiu um pouco. Tem uma cobertura de chocolate de leite com um drizzle de chocolate branco, e um recheio que supostamente é boston cream (já lá vamos :P). Assim como o anterior, não tem buraco.
Agora a minha implicação: o boston cream é um creme muito usado como recheio de bolos, em especial na famosa boston cream pie. A popularidade desta foi o que fez com que começassem a surgir boston cream donuts, uma versão miniaturizada (e donutizada) da tarte.
O creme costuma ser bastante rico e amarelinho - tipo custard ou creme de pasteleiro. Pois bem, este creme não é nada disso. É branco, muito leve, e apesar de doce não tem grande sabor.
Assim como o de cheesecake, achei que este creme combinava bem com a massa, e que os dois juntos produziam um resultado 'unificado' interessante - mas ele podia sem dúvida ser mais saboroso. Além disso, se prometem boston cream, uma pessoa fica a contar com boston cream. Vejo-me obrigada a tirar-lhe pontos pela facada na confiança :P
4º - Strawberry Sprinkle
Este foi aquele do qual gostei menos. Está longe de ser intragável, até porque a massa fofinha e saborosa impede qualquer donut da marca de o ser, mas não voltaria a comprar.
Tem um glaze cor-de-rosa com sprinkles e um recheio tipo compota de morango. Tanto um como o outro são 'só doces', com muito pouco sabor. Especialmente o recheio, que até achei algo desenxabido!
Vale pelo aspeto adorável, afinal quem nunca quis comer o donut dos Simpsons? :P
Experimentei os cor-de-rosa.
ResponderEliminarSão bons mas acho os donuts normais ainda mais fofos e “frescos”. 🍩
Compreendo! E mesmo nos supermercados há donuts simples tão bons :)
EliminarSim, era mesmo dos donuts de supermercado que falava. :)
EliminarSobre os Dunkin, por acaso soube que eles estavam a ser comercializados no Continente através do teu blog.
O que mais chamou à atenção foi o de Red Velvet, mas não estava disponível quando comprei.
O rosa, como disse, é bom mas nada de “uau”.
São bons para um lanche, mas nada que me faça ir a correr comprar mais. :)
Sim, é verdade. Acho que a fama se deve em grande parte ao fator novidade. E à aparência, que visualmente apelativos eles são :P
Eliminar