Avançar para o conteúdo principal

Bolo de Chocolate com Cobertura de Brigadeiro (ou Buttercream)

Eu nunca fui super fã de chocolate - no país do pão de Ló, da massa folhada, do creme de pasteleiro e dos ovos moles, nunca compreendi quem escolhia algo tão aborrecido quanto bolo de chocolate para o seu aniversário. Mas mudam-se os tempos mudam-se as vontades - entretanto experimentei alguns que me surpreenderam, e decidi sair da minha zona de conforto e entrar na zona dos bolos de chocolate em camadas.
Comecei por fazer um com recheio de buttercream, que por sinal ficou bem interessante: o bolo incrivelmente intenso e húmido, com um sabor forte a cacau, a contrastar com o recheio mais leve e doce. Apesar de tudo, senti que faltava qualquer coisa; confesso-me pouco fã de coberturas de buttercream, as quais tendo a achar demasiado enjoativas e com pouco sabor.
A 'qualquer coisa' que faltava encontrei-a na genialidade da culinária brasileira: brigadeiro. Não serei a primeira nem a última pessoa a usá-lo como recheio de bolos - mas apesar de saber que é uma opção comum, nunca tinha comido um bolo que me fizesse aperceber da genialidade da combinação. 
E que genialidade. Mantive a receita do bolo, visto que a achei perfeita da vez anterior - e por impossível que pareça, a intensidade e humidade do bolo ficaram ainda melhores ao estarem envoltos por esta dádiva dos céus que é brigadeiro. 
O resultado? Um bolo que derrete na boca; um bolo que embala as papilas gustativas; um bolo cuja intensidade é capaz de deixar os mais exigentes fãs de chocolate desidratados por salivação excessiva. Mas aguentem essa baba: a desidratação é um perigo sério, e morrer jovem é uma pena num mundo em que brigadeiro existe.

Versão com brigadeiro (e amendoim picado)


Versão com buttercream


Bolo de Chocolate com Cobertura de Chocolate
Para 1 bolo grande (com 2 camadas e 25cm de diâmetro)
Receita adaptada daqui e daqui

Ingredientes:

Para o bolo:
[ 360g de farinha
[ 600g de açúcar
[ 100g de cacau em pó puro
[ 3 colheres de chá de fermento em pó
[ 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
[ 1/2 colher de chá de sal
[ 1.5 colheres de chá de expresso solúvel
[ 360ml de leite meio-gordo
[ 165g de óleo vegetal
[ 3 ovos L
[ 2 colheres de chá de extrato de baunilha
[ 360ml de água a ferver

Para a cobertura de brigadeiro:
[ 800g de leite condensado
[ 400g de natas
[ 200g de chocolate 55% cacau
[ 1 pitada de sal

Alternativa - cobertura de buttercream:
[ 340g de manteiga gorda com sal (à temperatura ambiente)
[ 100g de cacau em pó puro
[ 550g de açúcar em pó
[ 100ml de leite meio-gordo
[ 2 colheres de chá de extrato de baunilha
[ ½ colher de chá de expresso solúvel

Preparação:

Para o bolo:
| Num recipiente grande, misturar a farinha, o açúcar, o cacau, o fermento, o bicarbonato, o sal e o expresso em pó.
| Acrescentar o leite, o óleo, os ovos e a baunilha, e bater com uma batedeira elétrica na velocidade média até obter uma mistura homogénea.
| Diminuir a velocidade para o mínimo e acrescentar lentamente a água a ferver, com cuidado para não "cozer" a massa.
| Dividir a massa por 2 formas redondas com 25cm de diâmetro e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 1 hora (fazer o teste do palito), trocando os tabuleiros a meio. Eu deixei-os ainda um bocadinho húmidos no centro.
| Deixar arrefecer completamente antes de desenformar. (Eu desenformei-os para as minhas mãos e depois coloquei-os diretamente no prato de servir, para não pousar os bolos "de cima para baixo" já que não estavam 100% cozidos no centro.)

Para a cobertura:
| Colocar todos os ingredientes num tacho e aquecer a lume alto até ferver, mexendo sempre.
| Reduzir o lume e continuar a mexer até engrossar. Deve ficar com uma textura bem espessa. Ao arrefecer ganha um pouco mais de consistência.
| Transferir para um recipiente, cobrir a superfície com película aderente, e deixar arrefecer antes de usar.

Alternativa - cobertura de buttercream:
| Colocar a manteiga e o cacau em pó num recipiente grande, e bater com uma batedeira elétrica na velocidade máxima até obter uma mistura cremosa. (É natural que no início a mistura fique muito seca, tipo areia.)
| Diminuir para a velocidade média e adicionar alternadamente o açúcar em pó e o leite: 4 colheres de sopa bem cheias de açúcar em pó, seguidas de 2 colheres de sopa de leite, seguidas de 1 minuto a bater na velocidade máxima. Repetir o processo até que o açúcar e leite terminem.
| Adicionar o extrato de baunilha e expresso em pó e bater até incorporar.
| Se necessário, "corrigir" a textura do creme, acrescentando açúcar em pó se estiver demasiado líquida ou leite se estiver demasiado densa.  

O bolo em si é incrível! Sem dúvida a melhor receita de bolo de chocolate que já fiz e/ou provei :D

Deixei também a receita do recheio de buttercream para quem preferir. Se são fãs de buttercream, não há como enganar! Mas vou ser honesta - sou totalmente team brigadeiro. Acho que ficou claro, mas é bom garantir que todos perceberam isso :P
Como já deu para perceber o quanto eu adorei isto, vou terminar resumindo o essencial numa palavra: experimentem! Vocês precisam disto nas vossas vidas, ainda que não o saibam por enquanto ;) Os dedos de uma mão já não chegam para contar a quantidade de vezes que fiz este bolo desde que o descobri (há pouco mais de um ano), e foi sempre um sucesso!
Podem personalizar conforme preferirem - há vários elementos crocantes que ficam ótimos misturados no recheio! Frutos secos, bolachas, cereais,... Se gostam de recheios crocantes, vale a pena adicionar textura ao brigadeiro :)

Comentários

  1. Acho que vou experimentar
    Beijinhos,
    https://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  2. Já eu, sou super fã e vou sem dúvida experimentar!! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t