Avançar para o conteúdo principal

Papas de Aveia no Forno, ou «Bolo» de Aveia (Saudável, Vegan, Sem Lactose)

 
    Há cerca de um ano descobri as papas de aveia no fogão.
 Podiam dar mais trabalho do que um pequeno-almoço normal, mas as papas de aveia cremosas e quentinhas (acabadas de sair do conto «Os 3 ursinhos e  a Caracolinhos de Ouro») compensavam o trabalho extra.
 Depois vieram as papas de aveia com claras e, com alguma relutância, experimentei-as.
 Até aí não fazia ideia que podia haver alguma coisa melhor do que papas de aveia simples no fogão.
 As papas de aveia com claras ficam fofinhas, cremosas e com a textura perfeita. Parecia que estava a comer uma nuvem.
 Seguiu-se outra grande revolução no mundo das papas de aveia: as papas de aveia com cacau no microondas, mais rápidas e, apesar de diferentes, deliciosas.
 Há bem pouco tempo, duas das últimas inovações juntaram-se para formarem as papas de aveia no microondas com claras. Mesmo não tão cremosas como as de fogão (o que é muito difícil, diga-se de passagem), permitem que haja uma taça de papas de aveia com claras quentinha ao pequeno-almoço, mesmo em dias de semana.
 E quando o mercado das papas de aveia se encontrava estável e variado há algum tempo, surgiram as papas (não tão «papas») de aveia no forno.
 Que ainda por cima levam pepitas de chocolate.
 Acho que nem é preciso comentar.

                                  













"Bolo" de Aveia no Forno (Saudável, Vegan, Sem Lactose)
Adaptado daqui
Para 1 pessoa

Ingredientes:

[ 50g de flocos de aveia grossos
[ 1 colher de chá de cacau em pó puro (ou magro)
[ 1/2 colher de chá de baunilha em pó (ou essência de baunilha)
[ 1 pitada de canela
[ 1 pitada de sal
[ 50ml de leite de soja magro (ou magro, ou outro)
[ 60g (1/2 copo) de puré de maçã e pêra (os copos para bebés)
[ 1/2 colher de sopa de óleo de coco derretido (ou outro óleo vegetal) (opcional mas aconselhado)
[ 1 colher de Xarope de Seiva de Ácer (Maple Syrup), 1/2 colher de sopa de mel ou a quantidade desejada de adoçante (opcional)
[ 1 colher de sopa de pepitas de chocolate (ou chocolate negro em pedaços pequenos) (opcional)

Preparação:

| Misturar a aveia com o cacau, a baunilha (se for em pó), a canela e o sal.
| Juntar à mistura anterior o leite, o puré de maçã, óleo, o adoçante escolhido e o chocolate.
| Pôr numa malga untada e polvilhada (ou num ramequim ou outro recipiente pequeno do género que vá ao forno).
| Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 20 minutos e, após este tempo, colocar no modo "tostar" até ficar mais dourado por cima.
| Retirar, deixar arrefecer durante uns minutos e desenformar.



  O «bolo» pode ser crocante ou mais molinho, dependendo do tempo de cozedura, tem pedaços meio derretidos de chocolate no meio e, como se não bastasse, ainda tem o sabor delicioso da aveia... Acho que é desnecessária a conclusão.
     Não gosto de pôr adoçante ou açúcar na aveia, mas como isto é mais um bolinho também fica bom com um toque doce.
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (sem ingredientes opcionais)
Energia: 240kcal
Proteínas: 8,0g
Hidratos de Carbono: 45,1g
-      Dos quais açúcares: 9,3g
Lípidos: 4,0g
-          Dos quais saturados: 0,8g
-          Dos quais hidrogenados: 0,0g
Fibra: 5,6g
Sódio: 148mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde à totalidade da receita). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real.
_________________________________________________________________________

Comentários

  1. Olá Avelã!
    Eu já tive a minha fase das papas de aveia, entre Setembro e Dezembro de 2012. No Verão voltei a elas (até comprei uma panelinha toda gira), mas infelizmente nunca arrisquei muito: fiquei quase sempre pela combinação normal de aveia com leite de soja e às vezes lá acrescentava um topping de frutos vermelhos, amoras ou chocolate. As últimas papas de aveia que andei a comer, mais ou menos de Agosto a Dezembro, eram daquelas ja feitas, da Quaker (adoro!) que trouxe de NY. Eu adoooro papas de aveia, mas o tempo que demoram a fazer e a loiça que sujam acabam por me fazer optar por outros pequenos-almoços, porque estou quase sempre a correr para o trabalho ou para o ginásio ;)
    Mas...fiquei tão fascinada com o que escreveste sobre papas de aveia com claras e no forno que te prometo: um destes fim-de-semana, hei-de experimentar :) As papas de aveia, para mim, já são tão boas, que nem consigo imaginar algo melhor!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Eu também sou muito de fases - já comi a mesma coisa ao almoço durante um ano, já comi as mesmas panquecas ao pequeno-almoço durante meses,... As papas de aveia demoraram também quase um ano. Eu acordava a uma hora escandalosa para fazer o pequeno almoço (dependendo da fase, papas de aveia no fogão ou panquecas) e fazer exercício antes de sair de casa :P Agora quando como aveia em dias de semana é no microondas, mas quando tenho mais tempo faço ao lume...
      Eu nunca experimentei essas papas de aveia da Quaker, mas sou um bocado "purista" nas papas de aveia. Quando faço no microondas, às vezes, misturo um bocadinho de cacau/banana, mas de resto é só a aveia com leite (e claras!). Mesmo assim já fiz umas 20 receitas diferentes, às vezes lá me aventuro :) (em NY deve haver uma grande variedade, não? Deve ser giro! Gostei muito de ler no teu blog sobre a viagem, gostava muito de visitar os EUA :))
      Esta receita nem suja muita loiça... Até podes fazer logo na malga - assim só suja a malga e o que for preciso para medir :) Mas é verdade, a aveia parece cola... É chato lavar a panela :P
      Se quiseres eu digo-te a maneira como faço as papas de aveia com claras :) tenciono publicar a receita, mas não sei quando... Nunca experimentei outra, apesar de haver muitas na net :)
      Sim, eu adoro mesmo aveia com claras! :D no forno não é tãp "papa", é mais um bolinho, mas também gostei muito (mas as de claras ainda ganham ;))
      Espero que gostes!
      Beijinhos :)

      Eliminar
  2. Nunca fiz papas de aveia. E este bolinho tem óptimo aspecto. Respondi-te no meu blog aos comentários sobre os muffins de chocolate. Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Ando tão tentada a provar...mas tenho quase a certeza que me vou perder de amores e não posso!!! :)
    A tua discrição está qualquer coisa de fazer crescer muita agua na boca!! :)

    ResponderEliminar
  4. Ja nao faço aveia no forno ha imensooooooooo tempo! O teu esta c optimo aspecto :)
    Parabens pelo Blog***

    ResponderEliminar
  5. Já comprei um pacote de aveia há uns 2 meses e ainda não me aventurei a cozinha-las;) não sei se o tempo e esforço irão compensar, mas depois deste post, estou outra vez com motivação;) acho que vai ser já amanha!

    ResponderEliminar
  6. Sem dúvida que revolucionaste o mundo das papas de aveia!!!
    Estas, deixaram-me muito curiosa! :)

    ResponderEliminar
  7. Parece delicioso!
    Também gosto do gosto da aveia sem açúcar ou adoçante.
    Abração.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Rabanadas Poveiras

Este Natal fiquei encarregada de fazer as tradicionais rabanadas, pelo que no início da semana fui ao Mercadona com a ideia de comprar o cacete para rabanadas deles (que acho particularmente bom). Cheguei ao Mercadona... E o cenário era de razia total - cacete para rabanadas nem vê-lo. Visto que o único pão que abundava era o biju, decidi-me a fazer as rabanadas à moda da Póvoa de Varzim. Andava no vai-não-vai com elas: por um lado queria experimentar, por outro lado tinha medo que corresse mal (estragar as rabanadas no Natal deve dar direito a azar eterno :P). No final, foram os stocks do Mercadona a forçar-me a mão. Se muitas vezes agradeci ao Mercadona por ter produtos excelentes, desta vez agradeço-lhes por não os ter. Bendito seja quem levou o último cacete, porque estas rabanadas com biju são de longe as melhores que já comi :D Rabanadas poveiras Adaptado d aqui e d aqui Ingredientes : [  750ml de leite meio-gordo [  75g de açucar (+ o da cobertura) [  ...

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv...

Bolo de Fécula de Batata (Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Sem Glúten, Sem Lactose)

Desde que descobri o xilitol e o eritritol que dou por mim a pensar aleatoriamente em receitas a transformar em versões sem açúcar. Recentemente lembrei-me do bolo de fécula de batata - uma sobremesa que além de simples e deliciosa não tem glúten, lactose, nem gordura adicionada, o que a torna o paraíso das pessoas com alergias/restrições alimentares. Apesar de tipicamente usar essa receita como base de bolos de aniversário recheados, desta vez optei por o deixar brilhar na sua simplicidade. Cozi-o um pouco menos, de forma a deixar uma camadinha húmida por baixo da superfície, e... O resultado está à vista: uma sobremesa tão simples quanto deliciosa, e surpreendentemente saudável. Hoje partilho a receita convosco, para que também possam desfrutar deste milagre dos doces :D Bolo de Fécula de Batata sem Açúcar Ingredientes : [  8 ovos [  250g de xilitol [  150g de fécula de batata Preparação : | Separar as gemas das claras. | Utilizando uma batedeira elétrica, bater as gem...