Avançar para o conteúdo principal

Creme de Cacau e Avelãs (Sem Lactose, Sem Glúten, Saudável)


Há pouco tempo publiquei a receita de licor de nutella que tinha feito, e recebi um comentário da Rita do blog «Era uma vez... Uma dieta» a dizer que não podia comer Nutella por ter intolerância à lactose. 
Claro que já sabia que quem tem esse tipo de restrições alimentares não pode comer várias coisas, e é óbvio que a Nutella não é a coisa mais amiga desse tipo de restrições.
Mesmo assim, depois de ler aquilo, fiquei a imaginar como seria não poder comer esse tipo de coisas (ainda por cima Nutella!). Acho que a minha veia melodramática até começou a ver aqueles filmes em que eu corria a abraçar um frasco de Nutella gigante...
Já tinha imaginado que deve ser muito chato ser intolerante a glúten ou a lactose, porque há bastantes coisas que os tem e, sendo os produtos processados como hoje são, podem ficar contaminados no processo. 
Mas ninguém merece não poder comer Nutella...
Por isso, no dia a seguir a receber o comentário, fiz uma receita de Nutella sem lactose.
Ocorreram alguns problemazinhos; não tostei bem as avelãs, as tâmaras que supostamente não tinham caroço tinham caroço, e a lâmina do processador ficou presa no fim.
No entanto, estou a publicar a receita porque já modifiquei para que a receita desse certo, porque quem faça pode verificar se as tâmaras têm caroço, porque a maior parte dos processadores não são teimosos que nem mulas e porque ficou delicioso.
(Claro que, para a receita não conter glúten nem lactose, se deve verificar que os produtos não tenham sido contaminados com glúten. Todos os ingredientes da receita são livres de glúten e lactose, mas em certas marcas podem conter vestígios de ambos.)












Creme de Cacau e Avelãs
Adaptado daqui
Para aproximadamente 770g

Ingredientes:
[  300g de miolo de avelã
[  600ml de água
[  4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
[  150g de pasta de tâmara
[  60g de cacau em pó puro
[  30g de óleo de coco
[  1 colher de sopa de extracto de baunilha puro
[  1 pitada de sal
[  150g de claras de ovo pasteurizadas (vendidas em pacotes)


Preparação:
| Ferver a água numa panela bem grande (ou irá transbordar).
| Dissolver na água o bicarbonato.
| Acrescentar as avelãs e deixar ferver durante alguns minutos, sem deixar que a espuma saia para fora.
| Tirar a pele às avelãs.
| Levar a tostar ao forno pré-aquecido a 200 graus, tostando bem (senão não resulta). Deverá demorar um pouco mais de 20 minutos.
| Com a ajuda de um processador de alimentos ou robot de cozinha (ou talvez uma liquidificadora) triturar as avelãs, parando para empurrar para baixo o que ficar preso nas "paredes" do recipiente.
| Após alguns minutos depois de se reduzirem a granulado, as avelãs deverão "transformar-se" numa manteiga/pasta. É manteiga de avelã caseira! Podem fazer só isto, se pretenderem fazer apenas manteiga de avelã.
| Colocar a pasta de tâmara, o cacau, o óleo, a baunilha e o sal no mesmo recipiente (na máquina) em que está a manteiga de avelã.
| Processar durante alguns minutos, até que fique um creme homogéneo.
| Juntar as claras de ovo em três adições, processando entre estas.
| Se necessário, juntar mais claras de ovo, cacau ou mel.






Em tostas achei que ficou mesmo delicioso! Tem um sabor mais forte a cacau do que os cremes de chocolate no geral, e claro que não vou dizer que é igualzinho a nutella porque seria um grande milagre, mas achei mesmo bom e toda a gente que provou adorou! Além disto, é bastante rápido de fazer... Não experimentei fazer com a varinha mágica, é capaz de demorar mais tempo mas acho que é possível.
Ficou mesmo viciante e muito bom!

_________________________________________________________________________
Informação Nutricional 
Energia: 370 kcal
Proteínas: 9.4g
Hidratos de Carbono: 25.4g
-       Dos quais açúcares: 15.2g
Lípidos: 29.3g
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
Fibra: 7.0g
Sódio: 53mg

     A informação nutricional corresponde a 100g. Uma porção é (claro) muito mais pequena. Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real.
_________________________________________________________________________

Comentários

  1. Apesar dos percalços, tem optimo aspecto e aprece ser uma optima alternativa.

    Quanto ao panko, já usei simples, com limão e pimenta e picante, são todos optimos. Aqui podes ver alguns exemplos http://sweetmykitchen.blogspot.pt/search?q=+panko e as pepitas que são uma maravilha http://sweetmykitchen.blogspot.pt/2013/04/queques-de-baunilha-e-chocolate-com.html

    ResponderEliminar
  2. Foi muito querido da tua parte teres pensado numa alternativa para a Rita e para qualquer outra pessoa intolerante à lactose :)
    Felizmente acho que não sofro desse mal, pelo menos não noto grandes diferenças quando ingiro lacticinios normais..e verdade seja dita que me ia custar muito deixar de ingerir algumas coisas :p
    Uma "nutella" caseira acaba sempre por ser mais saudável que as regulares portanto, excelente opção :))
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Sabes, eu não sou grande fã de Nutella. Apesar de adorar a associação das avelãs com o chocolate, embirro com o produto e com a quantidade de porcarias que estão na sua composição, e não estou a falar só dos laticínios. Por isso, tenho a certeza que ia gostar muito mais deste teu creme caseiro. :-)

    ResponderEliminar
  4. Ai deve ser tão bom :P! Amei a receita, vou roubar :)


    Santi's Royal Home
    Santi

    ResponderEliminar
  5. Olá Avelã :)

    Uma bela alternativa à Nutella industrial que, apesar de gostar muito, sei que contém coisas prejudiciais ! :)
    Gostei muito da receita e também muito das fotos ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu sou fã de nutella, que gulodice, tento nem ter em casa :)
    Mas prefiro sempre este tipo de versão caseira!! Adorei o resultado e o uso da pasta de tâmara.
    Um beijinho.
    (acho que já sonhei com nutella, vê bem!)

    ResponderEliminar
  7. Sou fã, ficou bem guloso.
    Bjs, Susana
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  8. Serioooo? Quando estiver no pc partilho. Adorei mesmo! Olha uma vez fui fazer pasta de nutella c avelas oleo de coco e cacau.... na liquidificadora... desastre :( nunca mais experimentei. Acho que a liquid nao serve p essas coisas.
    Fiquei admirada c as claras aqui, quem sabe sabe ;)
    eu nao posso beber leite que me da volta ao sistema, mas nutella nao me faz mal eheheh que saudades.

    ResponderEliminar
  9. rs realmente é triste não poder comer de vez em quando uma delícia desta, mas fiquei encantada com sua receita.
    O aspecto ficou bom e o gosto tenho certeza que maravilhoso.
    Com certeza, os intolerantes apreciarão muito sua receita, parabéns! Vou compartilhar no face.

    Abraços esmagadores e feliz dia.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t