Avançar para o conteúdo principal

Muffins de Baklava (Sem Lactose)


Este ia ser um texto lamechas sobre corrida. No entanto, não tenho grande vocação para isso e as endorfinas de hoje (spoiler) já não estão tão presentes, portanto prossigamos.
Fui fazer um trail, e, pela primeira vez, corri 20km em trilhos (dispenso os comentários de corredores a sério :P), batendo a minha maior distância anterior por 2km (ou três, que cheguei a perder-me algumas vezes!).
E, apesar das dores nas pernas, apesar do meio milhar de degraus, apesar dos 900m de desnível positivo, apesar dos 20 21km de comprimento, apesar das descidas assustadoras, apesar da pior dor que alguma vez senti na minha vida... Eu sei perfeitamente que trails é do que mais gosto de acabar fazer. 
E também sei que significam um resto-de-dia em que sabe tremendamente bem deitar-me no sofá com a sensação de «missão cumprida». E não sair de lá.
Exceto para fazer muffins de baklava.


Venham os 42 30.






Muffins Húmidos de Baklava (Sem Lactose)
Base dos muffins adaptada daqui, molho de baklava adaptado daqui
Para 15 muffins pequenos ou 9 muffins grandes

Ingredientes:

Para os muffins:
[  200g de nozes em pedaços pequenos
[  2 1/2 colheres de chá de canela (uso dividido)
[  1 colher de sopa + 150g de farinha (usei 100g espelta)
[  120g de cenoura ralada 
[  1 colher de sopa de gérmen de trigo
[  1 pitada de sal fino
[  3/4 de colher de chá de bicarbonato de soda
[  1/2 colher de chá de fermento em pó
[  50g de açúcar branco
[  50g de açúcar mascavado (ou amarelo)
[  120ml de óleo
[  2 ovos L
[  5 colheres de sopa de leite (pode ser magro ou vegetal)

Para a calda:
[  240ml de água
[  200g de açúcar branco
[  120ml de mel
[  1 vagem de baunilha

Para a cobertura de açúcar:
[  2 colheres de sopa de açúcar branco
[  2 colheres de sopa de açúcar mascavado (de preferência puro de cana)
[  1/2 colher de sopa de canela

Preparação:

Calda:
| Levar a água com o açúcar (da calda) ao lume. Assim que ferva, adicionar o mel e as sementes da baunilha raspada, assim como a vagem. Baixar o lume e deixar durante 20 minutos.
| Deixar arrefecer.

Cobertura de açúcar:
| Misturar o açúcar branco com o açúcar mascavado e a canela.

Muffins:
| Misturar bem 1 1/2 colher de chá canela com as nozes e a colher de sopa de farinha.
| Adicionar a cenoura e incorporar.
| Juntar separadamente as farinhas restantes peneiradas, o gérmen, o sal, o resto da canela, o bicarbonato e o fermento.
| À parte, misturar o óleo com os açúcares. Juntar os ovos, um de cada vez, batendo bem a cada adição, e o leite, apenas no fim.
| Colocar no preparado de farinha o bicarbonato de sódio e o fermento. Juntar a mistura de líquidos e misturar apenas até envolvido. Juntar a cenoura com as nozes e incorporar apenas (é uma mistura bastante densa e espessa). Colocar nas formas para muffins e levar ao forno pré-aquecido a 200 graus. Após cerca de 7 minutos, reduzir a temperatura para 180 graus. Monitorizar com cuidado a cozedura, uma vez que estes muffins devem ficar quase mal cozidos para manterem uma textura húmida - tirar assim que prontos. 
| Poucos minutos depois de retirar os muffins do forno, picar com um palito pequeno, cuidadosamente para não os desfazer. Colocar uma colher de sopa da calda por cima de cada muffin; deixar absorver e colocar outra colher de sopa (é melhor fazer isto num tabuleiro, porque acabam por deixar algum líquido). Para os muffins pequenos bastam 2 colheres de sopa em cada, para os grandes é preciso o dobro.
| Mergulhar, imediatamente após a última colher de calda, na cobertura de açúcar. Deixar absorver uns minutos. É aconselhável pousar os muffins em papel absorvente durante apenas uns segundos para retirar o excesso de líquido das formas.




Esta foi mais uma ideia repentina que resultou tremendamente bem!
Eu já tinha mencionado estes muffins, e a verdade é que os adoro. Acho que são os melhores muffins de todos os que já fiz ou comi, e da primeira vez que fiz delirei. Imensas nozes crocantes, açúcar ligeiramente crocante no topo e uma textura macia e húmida com sabor a Natal e a uma sobremesa perfeita. Parece-me bem. 
Gosto muito de baklava e talvez fosse melhor começar com essa receita, mas as minhas fotos estão mesmo más (e não estou a armar-me em fotógrafa, as minhas já são más mas estão ainda piores do que o costume!) e portanto tenho de fazer outra vez (que sacrifício). 
Eu sinceramente não gosto nada de repetir receitas, mas todas as que publico no blog já foram feitas mais do que uma vez ou fiquei com vontade de o fazer. Esta já repeti 3 vezes!

(Caso alguém fique na dúvida sobre se isto é uma piada, não é, eu arrastei mesmo os meus gémeos chorões até à cozinha para fazer muffins.)




Comentários

  1. Oh meu deus! :o parecem tão bons mesmo! acredita que se tivesse tempo (e ingredientes) faria isso já hoje! vou ver se faço-os no verão, não podes é fazer mais coisas boas senão passo o verão na cozinha haha :D
    Parabéns pelo teu trail, 21km é muitoooooo, deves ter ficado mesmo de sofá, adoro essa sensação :D, gostava de fazer um mas confesso que tenho algum receio haha xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. R: no iogurte com banana, apenas o iogurte estava congelado, teve umas 2h no congelador! :D

      Eliminar
  2. Parabéns pela corrida! 20 km não é para qualquer um...
    Os queques ficaram com óptimo aspecto.
    Bom domingo

    ResponderEliminar
  3. 20 km?! Para mim és uma vencedora!!! Se algum dia conseguir correr 10km já fico mega feliz!!! :)
    Os muffins parecem mesmo bons, aliás com a conjugação de ingredientes só podem mesmo ser muito saborosos e bem saudáveis! Ideias para repor energias!

    ResponderEliminar
  4. Eu nem 1 km ia conseguir ahahah Eu nunca fiz trails, deve ser giro! Parabensss!
    3 vezes?? Aahha faz uma quarta para mim! Olha, houve uma vez que fiz um bolo e exagerei na quantidade de bicarbonato.. que horror! Ahaha ficou terrivel (faço os bolos sempre a olho). Os teus detalhes deixaram me cheia de fome! Mal posso esperar para fazer destas paparocas sem culpa :)

    ResponderEliminar
  5. Eu nem 1 km ia conseguir ahahah Eu nunca fiz trails, deve ser giro!
    3 vezes?? Aahha faz uma quarta para mim! Olha, houve uma vez que fiz um bolo e exagerei na quantidade de bicarbonato.. que horror! Ahaha ficou terrivel (faço os bolos sempre a olho). Os teus detalhes deixaram me cheia de fome! Mal posso esperar para fazer destas paparocas sem culpa :)

    ResponderEliminar
  6. Adoro campinhar e fazer assim percursos, ao ar livre ou junto ao rio. :-)
    Estes muffins ficaram deliciosos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá avelã...

    Trails??? Isso parece-me bastante desgastante... Só de ler o texto acho que os meus gémeos me ficaram a doer :-) :-) :-)
    Eu que faço ginástica apenas 1x p/ semana e já me dá os bofes a respirar, imagino num trail... Mas o que sabia bem no fim desse trail realmente eram esses muffins, que aspecto! E os bocadinhos das nozes, que tanto gosto, devem assentar que nem uma luva ao saborear :-)

    Quanto às fotos, deixa lá que eu também tenho tanto para aprender.................. Inspiro-me muito nas fotos dos outros a ver se aprendo um bocadinho, e por vezes copio o conceito da foto, é pena que assim seja mas para quem não percebe nada de fotos tenho mesmo de me inspirar no que vejo, não consigo ter criatividade suficiente para fazer fotos assim originais e super espectaculares :-) No outro dia aventurei-me na edição de fotos e até percebi mais ou menos a coisa, mas mesmo assim o normal é tirar a foto e pôr no blogue...

    Beijinhos***
    joana

    ResponderEliminar
  8. Olá!! :)
    Parabéns pelo teu trail, tanto km!! E os muffins têm um excelente aspeto, nunca experimentei fazer muffins, se calhar vou começar com esta receita, obrigada pela partilha! ^^
    Beijinhos*
    ________
    http://de-elefante-para-elegante.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. woow, estás de parabéns! Eu não conseguia fazer de certeza, deve ter sido super cansativo mas bem gratificante *.*
    Fizeste-me lembrar das longas caminhadas pela serra com os meus pais, é das coisas que mais gosto de fazer. Sair de madrugada, levar as marmitas e só voltar no final do dia :)

    Tenho pena de não ter muitos desses ingredientes! O meu problema com os muffins é que são demasiado secos para mim mas esta receita resolve esse problema :p
    Parecem tão saborosos, fiquei com fome! :p
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Olá avelã,

    que desportista, por acaso gostava de ter mais tempo para o desporto, mas sempre que por Viana fazem trails por Sta. Luzia gosto de ir confesso que é um bocadinho duro, não corremos mas ainda são umas valentes horas por locais desconhecidos, com um piso que não lembra a ninguém, mas encontro cada paisagem e local que nunca imaginei que lá estivessem.
    Ideia bem boa e original esta dos muffins e que lindos ficaram, perfeitos.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá!!
    Obrigada pelo teu comentário! :) Sugestões são sempre bem vindas, incentiva imenso!
    Eu já tinha visto os exercícios da Catarina, tenho definitivamente que experimentar! Correr para mim já se torna mais difícil porque o meu coração tende a acelerar demasiado, já fiz provas de esforço e exames e não é a melhor das actividades para mim, talvez um dia! Entretanto vou caminhando a passo largo e fazendo step :P
    Aquilo da pizza foi uma experiência porque nunca tinha tentado, a próxima vez que fizer hei de tentar fazer a base também! ^^
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  12. Já eu sou mais bolinhos que corridas. hehe.
    Prefiro caminhar que correr, confesso que nao consigo mesmo. E adoro nadar.
    Estes muffins estão aqui a gulosar-me o dia :) e eu longe deles! Devem ser deliciosos ah pois.
    E sim, fazes muito bem em repetir, as receitas boas são mesmo para isso.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. 20km? A correr seguido? Por trilhos? Epa, já me cansei só de pensar!! Conta mais pormenores!!
    Odeio correr na passadeira mas até gosto de correr "ao sabor do vento", por ruas, parques e ruelas. A tua corrida parece ter sido super emocionante :)
    Ai esses muffins estão com um aspecto divinal mesmo! Gosto muito das tuas fotos, acho que ficam sempre um máximo! (Então a comparar com as minhas, mereces o prémio nobel da fotografia ehehehe)
    Beijinhos :)
    P.s- Adoro as receitas!!

    ResponderEliminar
  14. Avelã... 20km??!! Estou cansada só de pensar acredita ;) hehe
    Com esta minha nova vida londrina, reaprendi novamente, não só a utilizar transportes públicos, que era algo que já não fazia desde que deixei a universidade, como também a andar a pé... e tenho descoberto músculos nas minhas pernas que nem sabia que existiam ;) ahahahah Por isso para mim és uma heroína!! :) hehe
    Quanto aos muffins, estão lindos e com um ótimo aspeto...e essa tua descrição deixou-me cheia de vontade de experimentar um !! ;)
    Beijinhos *
    PS: Hoje, lá pelo blog neste link, é mais uma vez dia de "Há vida para além da massa de atum" e temos novo DESAFIO! E claro, adorava poder contar com a tua participação :)
    http://www.coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/2014/05/ha-vida-para-alem-da-massa-de-atum.html

    ResponderEliminar
  15. Hi! :D É só batidos porque é a opção mais rápida, saborosa e saudável (visto que é só água e fruta) que tenho para os meus lanches eheh! :)
    Esta semana foi a desgraça com o aniversário, a próxima tem que ser só saladinhas! :P
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  16. ahah..alguém que me entenda...quando digo que adoro estações de serviço, ficam a olhar para mim como se fosse um e.t...mas adoro...sobretudo sondar as gomas e chocolates...ahah...significa que estamose viagem...é tao bom!!!!

    ResponderEliminar
  17. Olá Avelã:)

    Sou nova aqui mas tenho a sensação que vou visitar-te muitas vezes porque além do teu blog ser um encanto tens aqui receitas deliciosas e aptas para mim que sou intolerante à lactose. Adorei os muffins:):):)

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Tem otimo aspecto! Acho que vou experimentar:)

    http://fromportugaltonyc.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  19. Adorei...Vou experimentar e depois dou o feedback :-) Beijos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t