Avançar para o conteúdo principal

Folhados de Alheira


Acho que me falta uma caraterística para ser completamente portuguesa (e que, aliás, deveria ser obrigatória para ter essa nacionalidade): estar disposta e com vontade de comer um pão com chouriço, uma bifana ou semelhante a qualquer (mas mesmo qualquer!) hora (incluindo às 5 da manhã).
Há gente que gosta imenso de rissóis, bolinhos salgados, bolas, pães com bifes/hambúrgueres/bifanas/chouriça/fêvera, folhados salgados, presunto, mortadela,... Apesar de não desgostar, também não acho nada de especial.
Claro que esta é uma questão como muitas outras: de gosto. Há gostos e gostos, e este é o gosto que prevalece em Portugal.
Aqui fica a receita para esses tais portugueses. Esses que estão dispostos e com vontade de comer um pão com chouriço, uma bifana ou semelhante a qualquer hora... Uma sugestão de pequeno almoço?






Folhados de Alheira
Adaptado daqui
Para cerca de 15 folhadinhos

Ingredientes:

[  Azeite (a gosto)
[  5 dentes de alho pequenos ou 2 grandes
[ 1 alheira
[ 1 pacote de massa folhada
[  Molho picante (a gosto)
[  1 gema de ovo
[  2 colheres de sopa de água

Preparação:

| Picar os dentes de alho e refogar em azeite num wok (ou frigideira).
| Fazer um corte na alheira em forma de "U" e retirar a pele.
| Descartar a pele e cortar a alheira aos bocadinhos.
| Acrescentar a alheira ao refogado, quando o alho já estiver dourado.
| Entretanto, estender a massa folhada numa superfície enfarinhada e cortar em quadrados (o tamanho dos quadrados depende do tamanho desejado. Como a folha era redonda, cortei os sítios demasiado desproporcionais, juntei tudo e voltei a estender com o rolo da massa para fazer quadrados).
| Juntar à alheira molho picante a gosto.
| Quando a alheira estiver pronta, colocar nos quadradinhos de massa folhada e embrulhar como desejado.
| Diluir a gema de ovo em 2 colheres de sopa de água.
| Pincelar os folhados com a gema.
| Levar a forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 30 minutos.




A massa folhada ficou bem, crocante e húmida por dentro ao mesmo tempo. Toda a gente adorou os folhados... Só arrancaram elogios, é definitivamente uma coisa nacional. Ficaram muito bons, claro que  o resultado também depende da alheira (eu usei uma de Mirandela, do Continente, e era bastante boa, mas há melhores). Por acaso alheira até é um dos enchidos de que gosto bastante (não é bem por acaso, se não fosse não aparecia aqui...)
É uma receita extremamente simples e rápida, pelo que até é injusto que tenha sido tão bem-sucedida.
Recomendo... massa folhada e alheira? Portugal em peso recomenda. 

(Já agora, o tabuleiro ficou mesmo engraçado e entusiasmei-me a tirar-lhe fotografias. Nota-se muito?)


Comentários

  1. Olá! Tenho visto comentários teus noutros blogs e vim conhecer o teu blog! Encontrei logo uma recitinha muito prática e deliciosa! Adoro alheira e estes folhadinhos têm óptimo aspecto :) Vou seguir-te!
    Brijinhos
    Vanda

    ResponderEliminar
  2. A mistura de ingredientes só pode ser de sucesso!

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de massa folhada e alheira mas infelizmente massa folhada é uma bomba calórica por isso muito raramente a utilizo. De qualquer forma os teus pasteis devem ser mesmo um petisco bem delicioso
    Beijokas

    ResponderEliminar
  4. Não admira que tenha sido um sucesso. Estas receitas rápidas e deliciosas agradam-me sempre ( embora tente fugir delas a sete pés). Com alheira devem ter ficado deliciosos, os teus folhadinhos.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. Ao pequeno-almoço não digo, mas mais para o final do dia marchava, ai se marchava :)
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. pao c chourico e bifanas ali do rossio aiii meu deud, my type of food. a comida portuguesa e a melhor do mundo! olha fui ao lidl hoje de manha as ameixas nao tem caroco, marca Alesto, 500gr , 3.89. tirei foto depois envio.te por email :)
    sou super fan de folhados e alheira tambem. tenho uma amiga que adora alheira, vou fazer lhe este aperitivo, quando fizer outro jantar em casa.
    eu nao arrisco fazer massa folhada em casa (trabalhao) ihihih
    thaaanks e bom domingo

    ResponderEliminar
  7. Não sou grande fã de bifanas, hambúrgueres e essas coisas que por norma se comem depois de uma grande noitada :p
    Foi a queima das fitas agora em Coimbra e há sempre montes de barracas disso lá dentro, honestamente fico enjoada só com o cheiro! Sou muito esquisita com o que como a essas horas, que na maior parte das vezes é nada. Lembro-me que na queima do ano passado, comi um croissant de chocolate as 6h da manha e fiquei-me por ai (sou mesmo uma pessoa de doces).
    A minha avo fazia alheiras de vez em quando, assadas mesmo na lareira e eu gostava. Nunca fui muito de comer enchidos mas alheira e farinheira ate apreciava. Ha uns meses atras a minha mãe foi ao talho comprar carne porque íamos fazer um churrasco para a familia la em casa e acabei por comprar também uma alheira mas vegetariana, gostei ainda mais que a alheira normal :D
    Era capaz de experimentar estes folhados, ficaram com muito bom aspecto..mas não ao pequeno almoço, é demasiado para mim :p
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  8. Aiiiii jazuzzz!!! Que cena mais deliciosa! Podias ter inventado uma versão ligth, se é que há. ahah
    Adoro alheiras...nunca fui de comer alheiras, porque sempre soube a bomba calórica que são, mas os pais do meu namorado sao de mirandela e são experts na coisa...e até comecei a comer mais por isso (vá...tipo 2/3 por ano no máximo)

    Mas folhadinhos de alheira? Nhami!!!!! Isso é uma entrada brutal! (saida e almoço também ahah)

    Quanto a comer bifanas e pregos nunca apreciei muito...agora um pão com chouriço (sobretudo se for as tantas da manha depois de beber e dançar ahah)....adoro!!! Tu não? Deviam tirar-te a nacionalidade! aha

    ResponderEliminar
  9. Uma combinação vencedora! (se acrescentares uns tomatinhos secos picados, então é a verdadeira loucura!)

    ResponderEliminar
  10. Que bãooooooooooooo :-)
    Alheira e massa folhada tem tudo para dar certo!
    Gosto muito desta sugestão...

    Beijinhos avelã!

    Ah! E o tabuleiro ficou muito giro, é tão bom depois de tirarmos as iguarias que fizemos ficar apenas o papel ali sujo com os restos e a cozinha a cheirar a comida saída do forno :-)

    ResponderEliminar
  11. Eu adoro massa folhada e adoro alheiras, por isso esta conjugação só poderia ser uma delicia! Ficaram com óptimo aspecto e será um To Do para entrada numa próxima festinha cá em casa:) obrigada. Beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Eu como boa portuguesa adoro esse tipo de petiscos!!
    E não resisto a tudo o que leve alheira :) adoro.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. A combinação de alheira com massa folhada deve ser mesmo saborosa!

    ResponderEliminar
  14. Gosto tanto de alheira, devem ficar tão bons!

    ResponderEliminar
  15. os enchidos que mais gosto é farinheira e morcela tãooo bom *-* e pão com chouriço! vou começar a babar-me agora só de pensar nessas coisassss! mas consigo passar bem sem isso :p (FOCO, FOCO) xD
    gostei da receita, e sei que lá na minha casa iram gostar dessa receita, é melhor parares de cozinhar, senão as minhas férias vão ser passadas na cozinha, fazes coisas que parecem tão deliciosas e simples! :D

    ResponderEliminar
  16. Enumeraste (praticamente) tudo aquilo de que sou super fã!! Não resisto a todos esses salgados e salgadinhos, enchidos, bifanas e afins petiscos verdadeiramente portugueses...passei portanto no teste da verdadeira identididade tuga certo?! ;) hehe
    Gosto imenso (depois do que expliquei acho que não era preciso dizer mas vou reforçar) de folhadinhos de alheira (ou farinheira ou outra coisa qualquer dessas bem deliciosas) :) Excelente sugestão!!
    Beijinhos *

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv...

Rabanadas Poveiras

Este Natal fiquei encarregada de fazer as tradicionais rabanadas, pelo que no início da semana fui ao Mercadona com a ideia de comprar o cacete para rabanadas deles (que acho particularmente bom). Cheguei ao Mercadona... E o cenário era de razia total - cacete para rabanadas nem vê-lo. Visto que o único pão que abundava era o biju, decidi-me a fazer as rabanadas à moda da Póvoa de Varzim. Andava no vai-não-vai com elas: por um lado queria experimentar, por outro lado tinha medo que corresse mal (estragar as rabanadas no Natal deve dar direito a azar eterno :P). No final, foram os stocks do Mercadona a forçar-me a mão. Se muitas vezes agradeci ao Mercadona por ter produtos excelentes, desta vez agradeço-lhes por não os ter. Bendito seja quem levou o último cacete, porque estas rabanadas com biju são de longe as melhores que já comi :D Rabanadas poveiras Adaptado d aqui e d aqui Ingredientes : [  750ml de leite meio-gordo [  75g de açucar (+ o da cobertura) [  ...

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t...