Avançar para o conteúdo principal

Whole30



Apesar de sensivelmente metade das receitas existentes no blog até agora serem de bolos e sobremesas não-saudáveis, apontei sempre nesse sentido com o blog, por isso achei que devia incluir esta pequena explicação num post.
Entããão, basicamente este é um aviso de como as coisas vão ser aqui no blog durante os próximos 30 dias (não exatamente "os próximos", só a partir do dia 16). 
Do dia 16 de Março ao dia 14 de Abril vou fazer uma espécie de desafio alimentar, o "Whole30". 
O Whole30 demora, como o nome indica, cerca de um mês, em que é suposto uma pessoa seguir o programa à regra. Não comer alimentos excluídos, não inventar com os incluídos e fazer 3 refeições por dia, alterando esta última regra se necessário - em dias de treino, por exemplo.
Estão excluídos todos os alimentos processados, obviamente: bolos de pacote, barras de cereais, tostas, óleos ou azeites refinados, pastilhas elásticas, a maior parte das conservas, enchidos (com exceção para alguns que apenas têm carne e especiarias),... 
Também exclui açúcar ou adoçantes sob qualquer forma (seja açúcar mascavado, amarelo, branco, em mel ou xarope de seiva de ácer, adoçantes como stevia ou aspartame,etc.), leguminosas (feijão, amendoins, soja, grão-de-bico), cereais (isto implica não ingerir glúten; massas, pão, arroz, aveia, centeio, cevada, está tudo de fora) e álcool (seja vinho branco para tempero ou qualquer outra forma; pode-se usar vinagre de vinho, desde que sem açúcar). À parte disto, exclui ainda todos os derivados de leite (manteiga, queijo [fresco ou não], iogurte, leite) exceto ghee, uma manteiga clarificada que se pode comprar no celeiro a um preço exorbitante ou fazer em casa (pessoalmente acho que vou pela segunda, desenvolvimentos aguardam-se).
Não se deve reinventar (a este ponto aposto que estavam a pensar nos salgados maromba!) ou fazer combinações do género de panquecas, batidos e bolinhos (D:) e é suposto que se façam três refeições por dia, com parte proteína, parte vegetais e parte gordura. Há também certos conselhos relativamente às proporções de vegetais cozinhados e crus, etc.
(Caso não tenham ainda percebido, isto implica comer "comida" ao pequeno-almoço. É mais divertido do que parece ;))
A este ponto admito que possa haver gente a pensar "O que é que vais comer?! Relva?!". Lamento desiludir-vos, mas ainda (ainda!) não é desta que como relva. Talvez esteja a contrariar o meu destino, mas a relva está merece gente que trate bem dela e a regurgite. E eu não sou pessoa de regurgitar coisas.
Pode-se comer carne, peixe, marisco, fruta, vegetais, batata, mandioca, frutos-secos (incluindo manteigas e não, amendoim não conta!) e sementes. Também se pode utilizar azeite, óleo de coco e ghee para cozinhar. Convém referir que creme de coco é permitido. Ou seja, nada de doces (ou aquilo que tomamos por doces, o Tom Sawyer contestaria), mas creme de coco com morangos está bem. E eu aceito isso de boa vontade ;)
Este desafio não serve necessariamente para perder peso. É suposto que se coma bem (ou suficientemente) às refeições, incluindo bastante gordura, proteína, fibra e hidratos de carbono (de certas fontes), e não passar fome, mas dependendo dos objetivos poder-se-á alterar quantidades. A promessa geral do programa é melhorar ou conhecer melhor potenciais alergias, intolerâncias ou doenças e aumentar o bem-estar (energia, digestão, etc.) ou até a saúde psicológica. Claro que vai sempre haver quem ache que é um exagero, que os pequeno-almoços do Whole30 consistem em 5 costeletas e que se come demasiada carne, mas como podem ver não é bem assim. Cada um vê as coisas do prisma que escolher, e como podem ver a carne não é a componente essencial do prato - há bastantes outros alimentos saudáveis (e coloridos,ainda por cima). Tento também variar e escolher proporções de alimentos adequadas. 
O glúten e os lacticínios são cada vez mais polémicos, e acredito que com algum fundamento, embora não me pretenda alongar em considerações científicas para as quais não tenho base tão sólida ou exacta assim. Tenho seguido quase por completo este esquema para me habituar e sinto-me bem com ele. Claro que o ideal também seria fruta biológica e etc., mas isso é muito difícil (preço). 
Podem ver (ler) mais sobre o Whole30 aqui
No próximo mês, como já deixei claro, não vai haver receitas de bolos e sobremesas nem de invenções saudáveis. Mas não vou deixar de publicar, até porque tenho receitas mesmo boas e simples para partilhar que tenho feito às 6h30 da manhã (a parte do "simples" é fundamental) e quero "documentar" a experiência. Vou publicar essas receitas, mas também sugestões de pratos completos que vou fazendo - como estes que estão no post, aliás, e são na maioria pequenos almoços. Podem também seguir os meus pequenos-almoços quase em tempo real na página de facebook.
Até lá, vou só ali fazer um bolo e comê-lo até Domingo ;) 






Comentários

  1. Que boa ideia! Li tudo atentamente, me apegando aos detalhes! Ansiosa por ver teu whole30! E teus pratos (como sempre), sensacionais! Que capricho e criatividade <3 Um beijo bem grande, amiga Avelã.

    ResponderEliminar
  2. Quem me dera ter força de vontade para fazer dieta, porque preciso tanto!! Mas estou, desde Janeiro, a tentar comer de forma mais saudável, excluido da minha alimentação apenas fritos, enchidos, porco em geral e só como doces uma vez por semana. As combinações que mostras são lindas, coloridas, mas um pouco restritivas demais para as minhas capacidades :) Boa sorte, vai contado mo corre. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Admiro-te e admiro quem segue este plano. Ando a ler um livro sobre esta filosofia e tenho lido muita coisa e gostava mesmo de o fazer. Mas eu queria aumentar a minha massa gorda, a magra e, consequentemente, aumentar peso porque preciso mesmo e, neste momento, fazer as duas coisas ao mesmo tempo, não se coaduna com o ritmo que levo. Mas partilha a experiência, a sério! Eu ando mesmo interessada neste assunto e estou a adorar o livro!
    Para mim o mais difícil é excluir o glúten porque ele está em todo o lado :p Mas vou tentando fazer as melhores escolhas!
    Boa sorte querida Avelã! Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Bem Avelã:confesso que me inclui no grupo que pensou " mas o que é que ela vai comer afinal?" ( e não, não pensei em relva,rsrs). Admiro a tua força de vontade ( a minha é praticamente nula) e fico ansiosa à espera das receitas que vais aqui colocar. Os pratos estão lindos, artísticos mesmo,mas fazer isso durante um mês parece-me bastante restritivo. Será?
    Força aí amiga
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. Coragem, fogo... completamente impraticável para mim, como diabética tenho que comer de 3 em 3h, é o que a nutricionista manda, e hidratos em todas as refeições. Mas gostava de tentar um whole30 adaptado, acho que ainda nao estou preparada, a comida é a minha muleta, infelizmente :p

    ResponderEliminar
  6. Avelã, leste os meus pensamentos.
    Criei o blogue para partilhar receitas que criei quando estive numa dieta mais intensiva mas como vou a casa ao fim-de-semana e a famelga pede um bolinho é isso que acabo por publicar no blogue muitas vezes.
    Acho que tiveste uma excelente ideia. Eu sou intolerante ao glúten, não com muita gravidade mas consumo muito pouco, quanto à lactose confesso que é difícil retirar o queijo da minha alimentação. Quanto a bolachas e afins não como e não me fazem falta nenhuma, quando tenho vontade faço eu em casa mas raramente isso acontece, tirando a altura do Natal.
    Beijinhos e bom desafio, vou aparecendo para ver as receitas ;)

    ResponderEliminar
  7. Esses pratos têm todos bom aspecto! Não conheço esse plano, por isso estou curiosa para ver as tuas sugestões :)
    E já agora, por algum motivo, os teus comentários no blog fazem-me sempre sorrir!
    Bom domingo.

    ResponderEliminar
  8. Lindos pratos!

    Beijinhos

    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Isso e que e coragem. Mas para mim também nao me e muito difícil. Adoro os pratos assim cheios de cor. Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Juro que na semana passada estava eu a pensar se irias continuar a fazer bolos maravilhosos que eu não posso comer e fico sempre aqui a babar-me para o teclado, enquanto estás a fazer whole30 :oo
    Aqui tenho a minha resposta :p
    O lado positivo é que não me bombardeias com tantas tentações ahah Tenho-me divertido a ver os teus pequenos-almoços no facebook do blog, sempre pratos tão coloridos e cheios. Mas admiro-te tanto!! não me estou a ver a comer assim ao pequeno-almoço, a razão de eu gostar tanto do pequeno-almoço é pela comida que se distingue das restantes refeições :p Não me estou a ver de todo a fazer o whole30 até porque para mim ia ser mais complicado visto que não como carne, seria mais dificil variar nos alimentos.
    Ainda assim, o conceito do plano é de facto excelente e quem me dera a mim conseguir fazê-lo porque as vantagens são maravilhosas :D Boa sorte com isso Avelã, beijinho :DD

    ResponderEliminar
  11. Tem bom aspecto, mas vou-me cá manter na minha sim? =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Olha que excelente ideia!!! Precisava de um bocadinho da tua coragem... :P Vou estar atenta! Para já estou a adorar os pequenos-almoços :D
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. esses pratos estão´ótimos bem bonitos e cheios de cor. e muita força de vontade.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Parece um desafio bem interessante, mas ha que ter coragem para o fazer!
    Ou poderá haver um dia aí no meio aldrabado? eheh
    Acho que é sempre bom! Mas confesso que um mês inteiro sem tocar num doce é bem complicado!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  15. Olá avelã...

    Recentemente comecei a seguir a tua página de facebook e estou maravilhada com o que lá vejo e agora puseste aqui no blog :-)
    Inicialmente pensei 'esta gaja é maluca' :-) Gaja não é no sentido perjurativo, aqui no Norte usa-se muito!!! Não me leves a mal... Mas à medida que fui vendo, lendo e percebendo melhor já não acho assim tanto... Só 1 bocadinho, vá...
    De salientar que os teus pratos são qualquer coisa de 'boommmm'... Uma explosão de cor, de diferentes alimentos, de junções engraçadas, tudo com um aspecto bastante apelativo , bonitos, tudo tão arranjadinho que até dá pena de comer (digo eu)!!!
    Salta-me à vista as 3 refeições por dia (eu sei que puseste excepto nos dias de treino) mas não serão poucas refeições? Sempre ouvi dizer que é preferível comer pouco e muitas vezes ao dia... Não te dá fraqueza nem nada??? Eu ando sempre com os 'piripaques' se não comer a miúdo, acho que isso das 3 refeições para mim não dava...
    A parte de comer 'comida' ao pequeno-almoço agrada-me e acho que é uma coisa fácil de se fazer mas acho essa dieta bastante restritiva em relação a imensos alimentos... Até os naturais mesmo como p.exemplo o mel!!! Não se sente dores de cabeça por excluíres todo e qualquer tipo de açúcar? É como se tivesses a desintoxicar/desmamar o teu organismo completamente do açúcar... (desculpa lá tantas perguntas avelã...)
    Haja força de vontade para te levantares às 6h30 da manhã para cozinhar... Parabéns!
    O importante é que te sintas bem e isso pelo que percebi acho que te sentes, o que é ótimo... A mudar, a fazer experiências é sempre uma forma de nos testarmos, de explorarmos os nossos limites/intolerâncias... Por isso estás de parabéns pela experiência que estás a fazer, mas agora pergunto eu... É apenas uma experiência temporária, os tais 30 dias ou vais acabar mesmo por implementar bocadinhos dessa experiência pela vida fora?
    Olha avelã... Estou a gostar de ver... Estou a captar mesmo algumas junções que fazes com os alimentos... Beijinhos grandes*** Eu cá vou assistindo ao teu 'whole 30'...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sou do Norte... Não fico ofendida, obviamente ;)
      Não dá assim muuuita pena comer, porque é bom :P Seria um desperdício de energia potencial demasiado grande para ser vencido pela beleza ;)
      Pois, ainda há quem diga que fazer muitas refeições é melhor... Mas este princípio do whole30 baseia-se no seguinte: Menos HC (isto é relativo, visto que não é propositada ou necessariamente low carb, mas continuando), mais gordura, mais proteína -> IG mais baixo. Poucas refeições -> níveis de açúcar mais estáveis. Acho que é basicamente isso... Se se comer uma banana a cada hora, por exemplo, fica-se com fome mais rapidamente, já que o IG é alto. Não pensei que funcionasse tão bem, mas eu como às 7h e fico sem fome até às 14h, hora em que almoço... É bastante impressionante :)
      Pois, é bastante restritivo em termos de não haver exceções e os produtos admitidos serem uma minoria... Mas não sinto falta do mel, por exemplo, não gosto e de qualquer maneira não preciso de adoçar nada :P Não como iogurtes, bolos, leite, nem nada do género, por isso o mel também não me servia de muito...
      Não exclui «todo e qualquer tipo de açúcar», até porque as frutas são bastante ricas em açúcar e são recomendadas. Não sinto dores de cabeça nem nada do género, até me sinto bem (não digo melhor porque é capaz de ser efeito placebo :P ) :)
      Hmm eu acho que a comida ao pequeno-almoço veio para ficar, mas claro que depois de acabarem os 30 dias vou voltar a fazer sobremesas e comer, vulgo, «porcarias» de vez em quando :P E também é possível que utilize mais dos princípios do desafio, vou ver como me sinto :)

      Eliminar
    2. Gostei de saber isso da banana avelã... Eu não domino muito bem isso dos Ig's altos ou baixos de cada tipo de alimento... Bem tento ir apanhando uma informação aqui, outra ali para ir tentando melhorar a minha alimentação :-)
      Sim e realmente tens razão nos açúcares presentes na fruta... Ok! Gosto de ir aprendendo estas coisinhas contigo :-)
      Agora, se me permites um pedido... Quando acabares com o 'whole 30' e mesmo estando a gostar e a manter-me informada trás-me um docinho qualquer pode ser?! :-) Uma tarte flan, uns eclairs, uma panquecas... Qualquer coisa de manteiga de amendoim... Começo a ficar com saudades eheheheheheh!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      Beijinhos***

      Eliminar
  16. Adoro o aspecto dos teus pratos :D

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t