Avançar para o conteúdo principal

Bolinhos de Grão-de-Bico e Atum (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Gordura Adicionada)


Quando eu era mais pequena a minha avó fazia com alguma regularidade uma massa com grão-de-bico. Como tinha ouvido a história de uma rapariga que usava óculos e comendo imenso grão-de-bico melhorou a visão, tinha ficado convencida de que a leguminosa tinha esse super poder (e fazia os olhos das pessoas ficarem verdes).
Apesar do seu adorável formato de cabeça de tartaruga, eu nunca fui a maior fã de grão-de-bico. Comia separadamente o grão de bico e a massa, e como gostava menos do primeiro deixava a massa para o fim. A minha avó fez uma leitura parcial da cena, qualquer coisa como 'Olha só, a rapariga gosta mesmo de grão-de-bico! Da próxima vez ponho mais', numa espécie de feedback positivo meio trocado. E é esta a história de como a quantidade de grão-de-bico na massa da minha avó foi aumentando gradualmente.
Como podem imaginar, não gostei muito da resposta à minha estratégia. Ainda continuei com ela durante uns tempos, mas a minha avó reagiu de forma mais imediata com 'Oh, ainda não chega? Toma lá para o prato uma recarga de grão-de-bico que recolhi da panela!'. Por alguma razão começo a perguntar-me se terá sido de propósito.
Já não tenho comido massa com esse ingrediente em particular, mas estes bolinhos fizeram-me pensar que talvez o tivesse julgado demasiado cedo - uma coisa que parece o Franklin e fornece grande parte da textura e sabor numa das melhores e mais práticas receitas de  'comida' que já fiz não merece o meu ódio, certo? 





Bolinhos de Grão-de-Bico e Atum (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Gordura Adicionada)
Adaptado daqui
Para 25 bolinhos

Ingredientes:
[  240g de grão-de-bico cozido e escorrido (pode ser enlatado)
[  2 latas de atum em água escorrido 
[  2 ovos
[  1 cebola
[  Sal (pode não ser necessário devido ao sal presente no atum)
[  Pimentão doce
[  Cominhos
[  Salsa

Preparação:
| Triturar todos os ingredientes com a exceção da salsa com uma varinha mágica, processador ou liquidificadora.
| Juntar a salsa picada e misturar.
| Num tabuleiro de forno com papel vegetal formar pequenos bolinhos.
| Levar a forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 20 minutos (depende de como preferirem os bolinhos - tostados ou mais branquinhos - e do forno). 



São. Tão. Bons. Não tenho grande apetência por salgados do género (muito menos por os cozinhar - eu sei, que revelação, não se nota nada) MAS estes ficam definitivamente na lista de «go to»! Rápidos, a preparação é basicamente triturar tudo (a salsa tem tratamento especial, mas isso é para evitar que fiquem com cor de pantanal), ficam deliciosos e são extremamente práticos de transportar. Combinam proteína, gordura e hidratos de carbono e comem-se bem em qualquer lado sem que sejam necessários talheres ou um microondas. A textura lembra bolinhos de bacalhau! Têm um gosto muito agradável, sem o enjoativo de comer atum ao natural. Isto e as tortilhas de batata doce são as minhas comidas portáteis de referência. 
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 bolinho)
Energia: 24kcal
Proteínas: 2.5g
Hidratos de Carbono: 2.6g
-       Dos quais açúcares: 0g
Lípidos: 0.5g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.0g
Fibra: 0.5g
Sódio: 56mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 24g, 1 bolinho ou 1/25 da receita). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
_________________________________________________________________________

Comentários

  1. Que bons devem ser! Receita registada.

    Obrigada pelo alerta. Editei o post "torto"
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de grao-de-bico! Ate em sobremesas é bom! E vou experimentar estes bolinhos pois sao diferentes! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada pela receita! Ainda por cima a confecção parece não muito difícil!!

    ResponderEliminar
  4. Olá Avelã

    se gostas de pudins frios, faz este que é muito fácil e também é muito bom: http://bruxinhadolar.blogspot.pt/2008/06/pudim-frio-de-chocolate.html

    ResponderEliminar
  5. Olá, Avelã!
    Esses bolinhos são ótimos para servir como petiscos, eu adoraria experimentá-los e o melhor
    a receita é saudável. Obrigada pela partilha, amei!

    Bjs ♥

    ResponderEliminar
  6. Olá Avelã!
    Gosto muito de grão, mas só em adulta é que comecei a gostar de legumes e leguminosas. Comemos muito bacalhau cozido e o grão é... um dos fieis amigos. Estes bolinhos de grão são óptimos para aproveitamento do mesmo, adorei a sugestão e estou a imaginar já, o paladar.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Que belos ficaram! Deixa cá guardar a tua receita!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Adorei a sugestão! Gosto muito de grão de todas as formas e é uma leguminosa cheia de proteína e muito saudável. Todas as semanas incluo este alimento em uma ou duas refeições, pelo menos. Obrigada pela sugestão, será mais uma para experimentar.
    Beijinho. Susana
    http://paparocadeliciosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Devem ser maravilhosos =)
    Adorei o aspecto deles, que conta imenso também =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Olá avelã...
    Estes bolinhos já ganharam ou não fossem eles com grão de bico. O grão é uma leguminosa que faz as delícias de todos cá em casa. Adoramos. E as saudades que eu já tinha de espreitar este teu cantinho? Minha nossa :-)
    E claro está que eu vou experimentar estas bolinhas, ou melhor, os teus não teem formato de bolinhas mas já sei que quando eu os fizer os meus terão esse aspecto (facilidades... acho!) os teus teem aspecto de pastéis de bacalhau tão BONSSSS!!! E no final mencionaste as tuas tortilhas só para me reavivar a memória para as tornar a fazer não é? Porque da 1ª vez que tentei foi um desastre :-( e ainda não tornei a tentar! Mas eu não desisto, nah...

    Beijinhos grandes*** Desejos de uma boa semana avelã!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem já experimentou estes bolinhos em versão bolinhas quem foi??? ;-)
      M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O-S!!!

      Eliminar
  11. Que apetitosos que devem ser!!! Adorei a sugestão, vou guardar a receitinha ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Olá Avelã: já me ri com as tuas "aventuras" e mal entendidos com o grão de bico. Se não tivesse lido a receita, nem desconfiaria que estes lindos pasteizinhos eram feitos de grão.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  13. Eu adoro grão, de qualquer maneira seja em doces ou em salgados. Ficarem bem gulosos os teus bolinhos, beijos.

    ResponderEliminar
  14. Em resposta, eu vivo com os meus pais, e quem controla maioritariamente as coisas é a minha mãe. Na casa do namorado ao fim-de-semana somos nós e daí o aprender... =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  15. Mais uma deliciosa sugestão!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Oi, oi ... este tipo de bolinho ou pastel farão sempre sucesso entra a malta heathy lovers 😄 tenho uns muito similares no blog e no canal ... Fazem-me sempre lembrar a terra-mãe quando estou em UK. Um beijo

    ResponderEliminar
  17. não sou apreciadora de grão mas os bolinhos têm um aspecto divinal. já agora diz-me uma coisa, nota-se muito o sabor a grão ou o atum atenua? mesmo assim tenho na minha lista para fazer (estou a pensar fazer amanhã para o jantar mais precisamente :D) porque assim poderá ser que até comece a gostar mais de grão :P
    nunca tinha ouvido falar dessa relação do grão de bico com melhorar a visão :P comprovas ou é mito? :D
    sei da relação entre a cenoura e os olhos bonitos (agora não me perguntes a definição de olhos bonitos porque também não sei ihih), mas do grão não sabia :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não acho que saibam a grão-de-bico, depende do teu grau de não apreciação mas eu não diria que estava lá :P O atum tem um sabor muito dominante :)
      Sei lá, não noto nada nem com cenoura nem com grão-de-bico :P Mas também ainda não experimentei consumir quantidades industriais ;)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t