Avançar para o conteúdo principal

Brownie no Microondas com Whey (Beltsander Brownie) (Saudável, Sem Açúcar e Gordura Adicionados, Sem Lactose)


Quando pela primeira vez pedi um bife num restaurante, não fazia ideia que em termos de restauração 'bife' era sinónimo de 'naco de carne crua alagado em sangue'. Acho que não sou fã de carne mal passada como a maioria da população.
A experiência já se repetiu vezes suficientes para perceber que é geral, mas sinceramente não há coisa que mais odeie que um bife tão cru que faça com que os restantes elementos do prato fiquem com um molhinho de sangue (yum). 
Bem sei que os mais refinados palatos da culinária aprovam esta tendência, mas eu não - e aposto que alguns chefs teriam um ataque cardíaco ao ver a minha preferência no que toca a cozinhar carne: bifes fininhos, muito bem passados e secos (a minha avó gosta especialmente de me contrariar e pedir bifes 'bem grossinhos' e 'sem se ver o Sol' quando vai ao talho... Avós.).
De certa forma esta preferência também se reflete na maneira como faço sobremesas - a minha versão de bolo de chocolate húmido nunca é tão líquida que tenha de ser comida com uma colher (exceto algumas vezes devido a acidentes experiências) e o meu pão-de-ló húmido é todo 'seco' exceto na parte de cima (ao contrário dos vossos, seus bebedores de massa de pão-de-ló mal cozida!).
Este bolinho é um caso à parte. Fica mesmo muito bom e cremoso quando está poucos segundos no microondas - até porque um prato alagado de chocolate nem se compara a um alagado de sangue, certo? 






Beltsander Brownie (Saudável, Sem Açúcar e Gordura Adicionados, Sem Lactose)
Para 1 bolinho

Ingredientes:
[  25g de whey protein (proteína de soro de leite) (usei de stracciatella)
[  10g de cacau em pó (pode ser magro)
[  1 colher de café mal cheia de fermento
[  40ml de leite (pode ser vegetal)

Preparação:
| Misturar bem todos os ingredientes num recipiente que possa ir ao microondas.
| Levar ao microondas na potência máxima durante cerca de 20-30 segundos (depende do microondas, mas é suposto ficar muito húmido. Para utilizar como molho bastam 10 segundos).


Mais húmido


A whey utilizada deve ter um sabor minimamente relacionado com chocolate, senão é capaz de ficar estranho. Só experimentei mesmo com a  de stracciatella e resultou muito bem. Acho que o cacau faz com que o sabor da whey fique menos enjoativo do que se fosse consumida «a solo», mas ainda se nota (o que é bom).
Eu tenho várias receitas de bolinhos de chocolate no blog e posso dizer com sinceridade que são todas muito boas, mas, não desfazendo, esta é a melhor receita de bolo de chocolate no microondas que já fiz. E é saudável. E rápida. E simples. E tem poucos ingredientes. De que é que estão à espera? ;)
Fica tipo lago de chocolate cremoso no meio e ligeiramente mais cozido mas ainda húmido nas bordas. Também gosto imenso de usar como molho quente para gelado de banana ou fluff de whey,  fica perfeito! Ainda bem que me decidi finalmente a fazer depois de ver centenas de fotos maravilhosamente apetitosas no instagram, porque vale decididamente a pena. É agradavelmente doce por causa da whey, sabe mesmo a chocolate e a textura é mesmo cremosa e perfeita. Vou repetir até me fartar*.

*Nunca. ;)
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 dose)
Energia: 143kcal
Proteínas: 21.6g
Hidratos de Carbono: 6.6g
-       Dos quais açúcares: 2.8g
Lípidos: 2.5g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.4g
Fibra: 0g
Sódio: 102mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 75g, 1 dose, 1 bolinho ou a totalidade da receita). Para que seja sem lactose o leite utilizado deve ser vegetal. A informação está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
_________________________________________________________________________

Comentários

  1. Ja sabes que adoro brownies e essa versao deve ser fantastica! Bjs

    ResponderEliminar
  2. Ai ai ai, que isto tem bom aspecto =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho o problema contrário, nunca vem mal passado como eu gosto! Eu é mesmo mal passado = praticamente cru. Manias ;)
    Já o brownie... deve ser bom que qualquer maneira! ;)

    ResponderEliminar
  4. Bolinho tipo mousse de chocolate é sempre muito bom. Ainda não provei esta tal de whey,mas já vi à venda.Quando comprar venho aqui à procura de receitas deliciosas.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. Também não nada de bifes crus, brrr! Este brownie cremoso agrada-me bastante. Oh se agrada! Parece simples mas a minha experiência com bolos no microondas é arrepiante, há sempre qualquer imprevisto (rsrsrs)
    Bjs
    Vanda

    ResponderEliminar
  6. Oi amiga!
    Receita facinha e deliciosa!
    Hummm, amo chocolate...
    Bjssss e uma semana abençoada pvcs

    ResponderEliminar
  7. No que respeita a bifes eu compreendo-te! Sou assim... gosto de bifes finos e bem passados! Os senhores dos restaurantes ficam sempre a olhar para mim quando digo muito bem passado, ou quando mando para trás por ainda haver restos de sangue no bife!
    Mas com o chocolate não sou nada assim :) Está óptimo assim! Ficou com um aspecto maravilhoso.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Buahhhh outra coisa tão apetitosa mas que leva whey!!
    Eu por acaso gosto da comida mal passada :P
    Nunca me vou esquecer de um bendito bife de atum que comi o ano passado que estava mesmo divinal, nem te sei explicar. Mas que era divinal era. E estava muito muito mal passado :P
    A carne também gosto mal passada, mas não gosto daqueles bifes que estão a nadar em sangue, isso assim exagerado também não :P
    Principalmente fora de casa (eu sei que pode parecer esquisitice) mas em casa sei mais ou menos de onde é que a carne vem e até nem me ralo com o molho de sangue (qb obvio :P), mas fora de casa tenho sempre algum receio. Por exemplo quando faço bifes de peru ou de frango para mim são 2 minutos (1 de cada lado e já está) :P mas para o resto dos marmanjos cá de casa tem de ser tudo bem passado, atrevo-me a dizer que é mesmo torrado!
    Mas falando de docinhos, eu sou da team cru ihih adoro bolos enqueijados, e pão de lo com aquela massa toda crua. E nem vale a pena falar do bolo de chocolate todo húmido ihih
    Há uns anos deram-me a receita de um bolo de chocolate de microondas que eu não descansei enquanto não a tornei num bolo de chocolate extra húmido de microondas :P
    Queria experimentar esta mas não posso porque não tenho whey.. Tenho de me ficar pelas outras :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, cozinhar com whey torna-se viciante :P
      Eu odiei atum por causa disso - sangue é nojento, logo é melhor espremê-lo durante 15 minutos contra o grelhador, certo? Ficou um naco de palha seca. Mas também não aguento comer cru, mais vale não comprar (é isso e os 20 euros o quilo :P) :)
      Desculpa, mas bifes de frango «torrados» e crocantes é a melhor coisa de sempre :D bem fininhos e tostados :P
      Já sei da tua relação com os bolos enqueijados ;) é um gosto cruel, como a minha mãe é igual tenho sempre alguém a torcer pelo fracasso ;)
      Bolo de chocolate húmido é relativamente consensual! Então tens mesmo de fazer isto :P desculpa, não pude evitar!
      Esse bolo de microondas super húmido soa mesmo bem também :D

      Eliminar
    2. Eu por acaso também só compro atum quando o vejo em promoção porque aquilo é caro que se farta! Mas realmente atum seco não dá com nada :D
      Ai a falar de bolos enqueijados, fiz um tão bom antes de ir de férias, a sério apaixonei-me pelo raio do bolo (depois quando tiver mais tempo ponho no blog - fazes para a tua mãe que tem um óptimo gosto em relação a bolos :P)
      Na altura de exames do 1º semestre todos os dias á noite comia o bolo super húmido de microondas, quando passado um tempo me fui pesar roguei-lhe mil pragas e desde aí que não o faço :D
      Quando comprar whey (que já está próximo!) vou experimentar este teu brownie.
      P.S.: comentar as tuas receitas a esta hora não é nada agradável desculpa lá :P Estou aqui na cama cheia cheia de fome só de estar a olhar para as fotografias!! :D
      P.S.2: estou a brincar como é obvio (em relação a não ser nada agradável). É sempre muito agradável comentar o teu blog e os teus comentários ;)

      Eliminar
  9. Um brownie diferente, que tem um excelente aspecto e é muito mais saudável... excelente ideia! Gostei!!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Olá Avelã!
    deve ser muito bom, o aspecto não engana. Gostava de ter agora aqui uma taça e bem cheia... ficava deliciada.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Sim, aquilo é croissant torrado. O brioche, fica delicioso =D

    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Hmmm, irresistível!
    Achas que há alguma coisa que possa substituir a proteína whey?
    Bjinhos
    sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, pode-se substituir a whey por farinha (já fiz com aveia), mas como a whey é doce é preciso juntar algum adoçante :) Pode ficar um bocado menos húmido, e é capaz de ser preciso um bocadinho mais de leite, mas isso nota-se ao fazer!
      Beijinhos :)

      Eliminar
    2. Acho q com farinha de alfarroba ficaria ótimo :) �� vou experimentar!

      Eliminar
    3. Penso que sim! Tenho a ideia de que já experimentei fazê-lo com alfarroba, mas sinceramente não é uma certeza :P
      Espero que goste (ou tenha gostado!) :D

      Eliminar
  13. Andei a dormir na forma durante muito tempo até descobrir o teu magnífico blog através do instagram.
    Outra que vou fazer 😻😻😻. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, uma pessoa acorda sábado de manhã e fica logo toda contente :)
      (pronto, é sábado de manhã, é normal estar contente, mas mais ainda :P)

      Eliminar
  14. Não consigo que isto fique pastoso sequer! Fica sempre liquido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu utilizo sempre estas quantidades e funciona muito bem, por isso imagino que seja do tipo de whey (possivelmente a minha absorve mais água). Aconselho ir adicionando o leite aos poucos até obter a textura desejada em vez de adicionar os 40ml de uma vez :)

      Eliminar
  15. Receita super fácil e super boooa😀
    Cá em casa já fizemos várias vezes e fica sempre bom. Pessoalmente gosto do bolinho mal cozido por isso deixo 20s no microondas enquanto que o senhor prefere 30s.É um optimo post-training e podemos adaptá-la às nossas necessidades 😊 Obrigada pela receita😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já dominaram a arte de fazer o brownie :D Eu também adoro a versão mal cozida, então como topping de outras coisas... :P
      Obrigada eu pelo comentário :D

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t