Avançar para o conteúdo principal

Chocolate Quente com Whey (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Glúten)


Adoro claras. Têm ótimos valores nutricionais, fazem os bolos fofinhos e as papas de aveia cremosas, além de dezenas de outras coisas. Infelizmente, através de experiências desagradáveis, também já me apercebi de que têm um grande potencial de resultar em papadas exageradamente repulsivas (e mal-cheirosas, mas não quero estar aqui a apontar dedos).
Uma vez decidi variar do habitual e fazer uma receita de papas de aveia no microondas utilizando claras. Encontrei uma num blog de uma rapariga que fazia a receita com regularidade, e visto que assim sendo não poderia ser muito má decidi experimentar - fazendo vista grossa ao facto de utilizar 30g de aveia para 100ml de claras e nenhum leite de todo. Ainda tentei cobrir com canela, mas aquela omelete batida com pedaços de aveia não enganava ninguém e acabou no lixo.
Depois de tempo suficiente para esquecer a ocorrência, voltei a achar que seria boa ideia fazer claras de uma maneira semelhante (acho que tenho de começar a aprender com as experiências). Mexi as claras numa frigideira antiaderente com puré e pedaços de maçã, juntei canela e coloquei num prato. Mais uma vez, percebi à primeira colher que aquilo era demasiado horrível para ser comido... E acabou no lixo (o meu lixo é uma pessoa muito ocupada).
Por uns tempos vi-me livre das claras feitas de um modo nojento, mas claro que elas tinham de atacar novamente (ou não se chamassem claras). Desta vez de um modo diferente e imprevisível.
A minha inconsequente lógica foi a seguinte: há imensas receitas de sobremesas com claras (do género de suspiros e pavlova). As claras dão consistência e o açúcar adoça - logo, misturando claras batidas com whey o resultado não podia ser muito mau
Mas foi.
Assim que liguei o forno para outras coisas fiz essa experiência e coloquei as claras em forminhas de queques. No fim tirei do forno e esperei que arrefecesse, mal sabendo que estava a adiar a prova do pior desastre culinário de sempre (talvez esteja a exagerar, mas a memória ainda está fresca).
Não consigo descrever quão mau aquilo ficou. A parte de fora ficou dura e farelenta, enquanto que a de dentro ficou meia oca e fofa (no mau sentido, convém relembrar). Mas o pior era ainda o sabor.
O sabor era enjoativo e horrível de uma maneira inimaginável - e apesar de imagens no facebook sugerirem tal coisa, os piores segundos de uma vida não são aqueles em que fazemos prancha, são aqueles em que provamos uma coisa assim. Fiquei a mastigar eternamente até decidir cuspir - e depois, porque sou uma pessoa muito prática, deixei o resto num pratinho em cima da mesa. De cada vez que passava por lá ficava com vontade de vomitar, e por fim aquilo teve o merecido destino (aka lixo).
A partir daí fiquei reticente em usar whey em coisas quentes ou cozinhadas. Inclusivé em chocolate quente. Mas decidi experimentar, tendo todos os cuidados possíveis: desligar o fogão antes de a adicionar, dissolvê-la previamente em leite,... 
E, talvez para compensar os restantes desastres, resultou incrivelmente bem. Vejam por vocês...



Mais espumoso porque usei flocos inteiros e triturei no fim com a varinha mágica
Chocolate Quente com Whey (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Glúten)
Para 1 dose

Ingredientes:
[  250ml + 20ml leite (pode ser vegetal)
[  5g de cacau
[  10g de farinha de aveia (podem usar flocos e triturar no fim ou fazer farinha com eles antes, uso a varinha mágica) (sem glúten para um resultado sem glúten)
[  10g (1 quadrado grande) de chocolate negro (preferencialmente com mais de 70% de cacau) (opcional; omitir para a versão sem glúten ou substituir por um adequado)
[  15g de whey protein (proteína do soro do leite) (aconselho sabores 'quentes': chocolate, bolacha, amendoim, canela,...) (certificada sem glúten para a versão sem glúten)

Preparação:
| Num tacho juntar 250ml de leite, o cacau e a aveia, peneirando esta última, e levar a lume médio.
| Deixar ferver, mexendo até engrossar.
| Entretanto, dissolver a whey em 20ml de leite.
| Quando a mistura do leite estiver mais espessa e consistente adicionar o chocolate negro, caso se deseje usar.
| Mexer e desligar o lume.
| Adicionar a whey com leite e misturar bem.




O resultado foi semelhante ao do chocolate quente anteriormente publicado, mas mais doce (como seria de esperar, utilizando uma whey adoçada). Se não usarem ou tiverem a proteína podem recorrer a essa receita, sem substituições. A textura continua a ser espessa e reconfortante (gosto particularmente de deixar engrossar o suficiente para comer à colher - decadência, eu sei) e o sabor maravilhoso (dependendo, claro, da whey utilizada).
Atualmente é o meu pós-treino preferido - acreditem, não há nada melhor do que chegar de uma corrida, tomar banho e beber um chocolate quente tão bom (e saudável!) :) 
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por caneca)
Energia: 197kcal
Proteínas: 22.0g
Hidratos de Carbono: 9.2g
-       Dos quais açúcares: 0.6g
Lípidos: 7.2g 
-       Dos quais hidrogenados: 0.0g
-       Dos quais saturados: 1.7g
Fibra: 3.3g
Sódio: 55mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a cerca de 200g, 1 caneca ou a totalidade da receita). Não inclui ingredientes opcionais. Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
______________________________________________________________________


Comentários

  1. Encontro agora muitas receitas com whey mas não sei bem como substituir o whey nem se faz diferença não usar. Aqui não se encontra e é daquelas coisas que, confesso, não me apetece encomendar! Adoro chocolate quente! E só não faço mais vezes porque é viciante e eu tenho de me controlar!! Mas essa caneca calhava mesmo bem agora! Está cremoso e escurinho como eu gosto! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Avelã,
    O teu chocolate quente está bem saudável, obrigada por mais essa receita
    maravilhosa, adorei a preparação e o aspecto!

    Bjs, ótima semana!

    ResponderEliminar
  3. Amei a do chocolate, mas dei muitas risadas com os teus desastres gastronômicos kkkkkk
    Bjss amiga e uma semana de sucesso e abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  4. Oh Avelã, o que eu me ri com a saga das claras!!! beijinho e bom dia

    ResponderEliminar
  5. Nunca tinha ouvido falar de Whey!! A ideia dos flocos de aveia é sempre optima, ajuda a regular o queo chocolate estraga :P

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pelas risadas que já me fizeste dar! Muito bom. :)

    beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Gosto sempre de ver as tuas receitas com whey, pois foi graças a ti que comprei um frasco enoooorrmmme, rsrs
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Agora com este tempo é o que sabe bem =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Essa taça de chocolate está perfeita para mim !! Bjss

    ResponderEliminar
  10. Não conhecia o whey assim com sabores... pensava que whey era o soro do leite... agora fiquei curiosa...

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, whey é soro do leite, neste caso foi usado como abreviatura (comum) de 'whey protein', ou seja, proteína do soro do leite, proteínas que são isoladas do 'whey' :) é um suplemento alimentar vendido sob a forma de pó, normalmente, com aromatizantes e adoçantes ;)

      Eliminar
  11. Ai que maravilha de chocolate quente!!! E com esta chuva, sabe mesmo bem ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. O teu texto é irresistível. Eu que adoro claras senti crescer-me nas entranhas uma irreprimível repulsa.😂

    ResponderEliminar
  13. Parece quase mousse de tão cremoso!! oba oba :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Adoro chocolates quentes nos dias mais chuvosos e frios :P Não passo mesmo sem eles!!

    Este ficou bastante atractivo e cremoso, adorooooooo

    http://deaprendizachef.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Se tivesses um Nobita em casa aposto que o lixo deixava de ter metade do trabalho, porque ele aspirava tudo :D
    Eu por enquanto fico-me pelo outro chocolate porque ainda não comprei o whey :D
    Imagino que a tua experiência tenha sido mesmo um desastre porque se foi pior do que fazer pranchas meu Deus! coitada de ti! ;)
    Estou demasiado satisfeita com o outro chocolate por isso este fica mesmo em standby até a senhora dona Filipa se decidir quanto à whey :DD

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Madalenas Sem Açúcar

Tenho a tradição de testar uma receita nova de cada vez que recebo ou compro uma nova forma. Por vezes as ideias são muitas e não é fácil escolher, mas quando a My Tup Love  me enviou esta forma não houve sequer um momento de indecisão: forma de madalenas pede madalenas :D  Juntei o útil e agradável, e usei na receita a recentemente lançada aveia de custard. O seu aroma docinho a lembrar bolos com limão não podia ser mais adequado para o efeito :)  Madalenas Sem Açúcar Para 6 madalenas Ingredientes : [  1 ovo [  50g de quark natural [  25ml de leite [  75g de farinha de aveia com sabor (usei a de custard da EU Nutrition , que tem um saborzinho a limão fantástico; podem encomendar com 15% de desconto usando o cupão euavela15 no site) [  1 colher de café de fermento Preparação : | Bater o ovo com o quark durante dois ou três minutos. | Baixar a velocidade para o mínimo e adicionar o leite, batendo apenas até este estar incorporado.  | Juntar a farinha e o fermento envolver com uma espát

Bolo de Spéculoos

  Com quase dois meses de atraso, venho deixar a receita do bolo que fiz para o meu aniversário. Mais pequeno que o habitual, tendo em conta a situação pandémica na altura (nos últimos dois anos não tive muita sorte com o timing do meu dia de anos). Para compensar, fi-lo em modo *overdose de spéculoos*: spéculoos  alegram qualquer situação :D O recheio foi improvisado à última da hora: tinha planeado fazê-lo com natas batidas e creme de spéculoos, mas aqueci o creme para ficar mais fluido e a temperatura fez com que as natas coalhassem. Fiquei sem o único pacote de natas que tinha, mas felizmente sou  exagerada  precavida e tinha meia dúzia de frascos do creme de barrar.  Acabei por desenrascar um recheio misturando-o com o pudim de caramelo da Ehrmann como base, o que de resto prova a minha tese de que há poucas coisas que não se resolvam com um pudim de caramelo da Ehrmann :P Foi tudo pelo melhor, porque ficou delicioso! Deixo a receita para que possam experimentar :)  Bolo de Spécul