Avançar para o conteúdo principal

Pão de Sementes (Sem Glúten/Lactose, Sem Açúcar Adicionado, Saudável, Vegan)


Quando criei (ou ainda não tinha) o blog olhava para 'os grandes' ou pelo menos maiores de uma forma diferente. 
Estranhava até as parcerias e os produtos oferecidos pelas marcas, pensando que seria precisa muita fama para alguém estar disposto a oferecer produtos em troca da partilha dos mesmos numa plataforma. 
Por muitas opiniões contrárias que existam, nem acho má esta troca de opiniões e conhecimentos que é as parcerias. Obviamente que levada ao exagero cansa, e não acho que fique muito bem a um blog ter mil e uma marcas associadas ou a uma marca ter os seus produtos publicitados em dezenas de blogs - mas deixemos isso para o departamento de marketing das empresas. No geral, acho que a troca de bens por publicidade a estes, quando feita de forma legítima, é boa para ambos os lados. 
O meu blog não é especialmente popular nem tem uma quantidade de visualizações acima da média. Ainda assim, contra todas as ideias que o meu eu pré-blog tinha, também recebo ofertas das marcas. 
Não pretendo aceitar nem recusar todas - aliás, já aceitei assim como recusei várias. Tendo recebido uma proposta da Myprotein, a categoria onde encaixá-la só poderia ser a primeira. Sou fã da marca, já fiz várias encomendas e dessas encomendas nasceram grandes amores, como a manteiga de caju , a goma xantana e a whey protein de cinnamon  danish.
Perante a indecisão de escolher até 3 produtos da loja online vi-me dividida. Acabei por optar por whey de strawberry cream (já li reviews muito boas, em breve falo da minha) e... Pó de sementes de psilio integrais. 
Tinha visto a receita original deste pão há já uns tempos. Não tendo como obter as sementes de psilio (não com um preço ridículo, pelo menos, o Celeiro deve achar que alguém é palerma), conformei-me com o destino - e depois descobri, perfeito e angelical, o site da myprotein. Com sementes de psilio integrais.  
Por mais estranho e óleo de figado de bacalhau - ish que pareça, juro que este pó é mágico. Ainda duvidei quanto a escolher este produto por poder ter aplicações reduzidas, mas agora sei que fiz a escolha certa. Porque este pão é simplesmente fenomenal...

Eu costumo deixar este tipo de fotos para fotógrafos a sério, mas estava a cortar o pão e o potencial artístico era tão elevado que não resisti.








Pão de Sementes (Sem Glúten/Lactose, Sem Açúcar Adicionado, Saudável, Vegan)
Adaptado daqui
Para 1 pão, 30 fatias

Ingredientes:
[  150g de sementes de girassol
[  20g (2 colheres de sopa) de sementes de chia
[  100g de sementes de linhaça
[  50g de frutos secos (no caso das fotos amêndoas e avelãs)
[  150g de flocos de aveia (certificados sem glúten para a versão sem glúten)
[  30g (3 colheres de sopa) de pó de sementes de psílio integrais
[  1 pitada generosa de sal fino
[  20g (1 colher de sopa) de mel (ou xarope de seiva de ácer para a versão vegan)
[  15g (3 colheres de sopa) de azeite (ou outro óleo)
[  350ml de água

Preparação:
| Juntar todos os ingredientes secos (sementes de girassol, chia e linhaça, frutos secos, flocos de aveia, pó de sementes de psilio integrais e sal) num recipiente grande.
| Numa malga à parte, misturar o mel, a água e o azeite.
| Adicionar os ingredientes líquidos aos secos e incorporar bem.
| Colocar o preparado numa forma à escolha (usei uma forma de bolo inglês) forrada com papel vegetal e alisar o topo, pressionando ligeiramente.
| Deixar repousar à temperatura ambiente durante pelo menos 2 horas.
| Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 20 minutos.
| Desenformar o pão diretamente para uma rede ou grelha de forno. De imediato, levá-lo de novo a cozer à mesma temperatura (sem a forma nem o papel vegetal) durante mais 20 a 30 minutos (até estar seco e soar oco em resposta a pancadas).
| Fatiar quando completamente frio.



Sendo que o pão rende bastante, se, como eu, não conseguirem comê-lo todo em pouco tempo, podem congelar. Congelei num tabuleiro com papel vegetal e depois transferi para um recipiente com tampa para evitar que colassem ou se desfizessem.
Quanto ao resultado, fica fantástico. Eu gosto muito do sabor a sementes tostadas, e isto é como um bloco gigante da maravilhosa crosta crocante e recheada de sementes do pão, elevada ao expoente máximo. Talvez não seja a melhor imagem, mas garanto que o sabor é maravilhoso! Não é, como seria de esperar, fofo como a maioria dos pães, nem é suposto. Fica crocante, com um gosto subtil a frutos secos e sementes muito agradável; gosto de torrar, mas tanto assim como simples sabe muito bem!
É uma óptima opção para lanches e pequenos-almoços, já que dá para fazer em avanço e usar ao longo de semanas. Não implica todo o procedimento de levedar dos pães 'normais', a preparação é estupidamente simples. Sem dúvida a repetir! 
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 fatia)
Energia: 88kcal
Proteínas: 2.7g
Hidratos de Carbono: 7.3g
-       Dos quais açúcares: 0.9g
Lípidos: 5.7g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.6g
Fibra: 3.0g
Sódio: 6mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 30g, 1 fatia ou 1/30 da receita). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

Comentários

  1. Ui, que aspecto divinal! A sério! Faz lembrar uns bicoitos de amendoim caramelizados que a minha avó comprava nas feiras, quando eu era pequenina!
    Sem dúvida que vou experimentar, sou doida por frutos secos!
    Obrigada pela partilha ;)*

    ResponderEliminar
  2. Que belo pão!! Tem tão bom aspecto!!

    Super rico em sementes :P

    Resto de bom fim-de-semana.
    Beijinho

    http://deaprendizachef.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me da minha avo ter no armario um frasquinho de oleo de figado de bacalhau! Ao tempo que isso la vai, ja nem me lembrava! Gostei dessa receita! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Esse pão tem mesmo aspecto de coisa saudável! Eu sou gulosa mas tento sempre introduzir na alimentação vários tipos de sementes, e assim, mesmo quem diz que não gosta acaba a comer ( por exemplo, nos bolos toca de por uma ou duas colheres de linhaça junto com a farinha :p )
    Adiante, fico contente com a tua parceria, pois acho que encaixa na perfeição no teu blog! beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Adoro sementes. Fiquei curiosa com o sabor desse pão.

    Beijinhos e boa semana,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/10/quinze-dias-com-yotam-ottolenghi-e.html

    ResponderEliminar
  6. Desconhecia essas sementes de psilio, gostei bastante do resultado final, deve ter ficado delicioso :)
    Beijinhos
    Ana Costa || Petiscana

    ResponderEliminar
  7. eu comia tudinho :p
    adoro o sabor dos frutos secos e das sementes :p
    bjs
    Carla
    cromasdacozinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Olá querida, primeiramente, considero seu blog um "Blog Grande" ehehe.. Penso que sua análise sobre possíveis parcerias é bastante pertinente e mostra sua seriedade em relação ao conteúdo do Blog! Gostei da receita, há um ingrediente que não conheço "´psílios" sementes de psílios, nunca vi por aqui!
    Beijo e boa semana!

    ResponderEliminar
  9. Olá avelã, não sejas modesta... O teu blog é um dos grandes e aliás, distingue-se de muitos pelas tuas dissertações bem humoradas, pelas fotos simples mas genuínas e pelas receitas originais, saudáveis, super bem detalhadas e explicadas e diferentes! Eu cá adoro passear-me por aqui e apesar de não fazer as tuas receitas todas (nem conseguia, como é óbvio) mas aquelas que me chamam mais atenção coloco logo na minha lista para fazê-las quando puder e até agora das que fiz, adorei! Este pão tem muito bom aspecto, afinal optaste bem na tua escolha de 3 produtos, viste? Eu cá adoro pães de sementes e o meu filho desde pequeno que gosta muito! Até me metia aflição com medo que se entalasse mas não... Se houver pão branco ou de sementes ele escolhe logo de sementes :-) E essa faca com manteiga para barrar no pão é pura tentação... Marota!!!
    Beijinhos grandes e boa semana***

    ResponderEliminar
  10. Que pãozinho delicioso!!
    Ideal para acompanhar este tempo frio!!
    Beijinho ♥

    ResponderEliminar
  11. Essa marca é muito conhecida aqui, mas nunca provei nada!
    Mas esse pão... tenho a certeza que ia adorar, está mesmo bom!!

    ResponderEliminar
  12. Publicidade à parte, dou os primeiros passos ( passinhos!) de modo a eliminar o trigo e o gluten da minha alimentação. O grande problema é o pequeno almoço quando, perante a minha enorme caneca de chá verde, não resisto a uma ( ou duas) fatias de pão de mistura, que - lá está - têm trigo e gluten.
    Para ser absolutamente franca, por muito apetitoso que seja esse teu pãozinho, é demasiado radical para o meu paladar infantil.
    Agora, vem o pedido:
    Que tal, Avelãzinha, apresentares um pãozinho sem trigo, sem gluten, mas um pouco mais convencional? Que tal?
    Fica o pedido/súplica.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :)
      A coisa que já fiz e que se aproxima mais daquilo que pedes são os scones de aveia. São muito consensuais - nunca vi ninguém que não gostasse, e até a minha avó, que é fã de coisas mais tradicionais, os adora. Têm um sabor ligeiramente doce e uma textura parecida com broa, mas mais leve. A receita está no blog :)
      Caso procures pão 'mesmo', o difícil é atingir a textura sem a elasticidade que o glúten dá quase só por si ao pão. Já vi algumas receitas de pão sem glúten, como esta, que me parece bastante semelhante ao pão 'normal' e 'fofinho': http://vidassemgluten.blogspot.pt/2011/06/pao-de-forma.html
      No entanto, convém dizer que apesar de ser isenta de glúten a receita não é propriamente saudável ou mais saudável do que aquelas que envolvem farinha de trigo, pois está repleta de amidos. Se o teu objetivo for realmente apenas cortar com o glúten/trigo, este último parece-me bem. Se assim não for, é bastante mais difícil e os pães têm tendência a ficar 'pesados'.

      Eliminar
  13. Ena!!! Com imensas sementes!!! ADORO :P
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Avelã,
    A maneira que você cortou ficou parecendo barrinhas de cereais, a receita é simplesmente
    maravilhosa, belo pão!

    Beijinhos, ótima semana! ♥

    ResponderEliminar
  15. Ai que liinnndooooo!!!! parecem barrinhas de cereais ( concordo com a Andréa). Deve ser uma delícia e bem saudável.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  16. Ainda à pouco saiu do meu forno um pao de sementes, mas não tao saudável como o teu, que alem de saudável é lindo. Beijos.

    ResponderEliminar
  17. Parece excelente! Nunca usei o psylio portanto ainda não conheço as suas propriedades. :-)

    ResponderEliminar
  18. Esse pão parece delicioso! Adoro este tipo de pão, é tão bom e saudável! Concordo contigo quanto às parcerias :)

    MORNING DREAMS

    Sofia Silva, Beijos*

    ResponderEliminar
  19. Que delicia amei as dicas, tenha uma semana abençoada.
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=EgeQXJjUpSQ
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  20. Amei!!!!

    Beijo
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  21. Eu não percebo nada de parcerias por isso nem me vou alongar :P Mas para mim uma parceria com a Hills Pet era muito bom :P A Shizuka, o Nobita e a minha carteira agradeciam :D ihih
    Mas agora falando de coisas sérias e atenção que não é graxa (eu não sou nada boa a dar graxa!) o teu blog para mim é dos grandes e o meu favorito, a sério! além das receitas deliciosas tens sempre histórias hilariantes, é mesmo muito bom.
    Agora sobre o pão, já fiz pão umas quantas vezes na máquina do pão mas nunca fiz pão de sementes. Esta vai ser uma receita para fazer ao fim de semana porque tem muita coisa :P A minha mãe viu esta receita no teu instagram (sim, a minha mãe tem um perfil no instagram, é muito à frente :D) e já me veio dizer para fazermos entretanto :P
    P.S.: Nunca na minha vida tinha ouvido falar de sementes de psílio integrais :O

    ResponderEliminar
  22. Ia dizer isso: que parece mesmo um bolo de sementes. Deve ter ficado com um sabor incrível. Sou acostumada a comer sementes e muita coisa integral e fiquei com vontade. Sem contar, que deve sustentar legal, né?
    Vou levar a receitinha, pois além de tudo, parece bem simples.
    Abraços esmagadores e lindo dia.

    ResponderEliminar
  23. Muito fixe!
    Eu tenho uma máquina de fazer pão, tenho que voltar a fazer coisas nela! Já fiz umas tantas coisas mas saíram todas mal =S

    Beijocas

    ResponderEliminar
  24. Parecem as barritas de sementes e não um pão :)
    Que bom!
    Está com tão bom aspecto e com um ar tão crocante!
    Que delícia :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  25. Olá Avelã :)
    Antes de mais tenho estado a percorrer o teu blog e gosto imenso das várias propostas que aqui tens partilhado.
    Quando às parcerias de que falas, julgo que até é um pouco ao contrário. Hoje em dia as marcas não só abusam como até cometem muitas vezes o erro de 'diminuir' as bloggers ao quererem publicidade gratuita - como bem dizes - através de centenas de 'features' em blogues diferentes. É uma pena para as marcas e para os blogs porque marketing é algo que se deve pagar. Mas isto é a minha opinião.
    Considero que fazes bem em ser seletiva o que só melhora a qualidade do conteúdo e ao mesmo tempo aumenta a tua credibilidade. O que significa que ao publicitares efetivamente uma marca ( como a de hoje) és levada a sério, a publicidade é vista com 'olhos' de interesse ao invés de "é só mais um post a publicitar qualquer coisa". Pelo menos foi assim que olhei para este post e gostei tremendamente da receita e da marca (que ainda não conhecia).
    Continua assim e verás o esforço recompensado em menos de nada.
    E parabéns pelo blog e partilhas muito interessantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Quanto às parcerias, concordo completamente. As marcas chegam a diminuir os blogs e puxar muito a publicidade exagerada e incondicional em troca de meia dúzia de produtos.
      Obrigada pelo comentário e pela opinião! Adoro o teu blog, fico contente por te ver por aqui :D

      Eliminar
  26. Olá,
    a receita seduziu-me :), fiquei com vontade de fazer, no entanto na minha zona nunca vi à venda sementes de psílio. Será que dá para substituir por outra coisa ou simplesmente retirar?
    Obrigada.
    Paulina Reys

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei de nenhuma loja física que venda as sementes, mas pode sempre encomendar na Myprotein (online). A consistência do pão depende muito delas, não dá para retirá-las, senão é capaz de desagregar :/

      Eliminar
  27. Olá Avelã :)

    Antes de mais queria agradecer todas as receitas que coloca aqui. Ajudam e muito a diversificar a minha alimentação.

    Gostaria de fazer uma pergunta em relação a este pão: essas sementes de psilio ou melhor o pó, não podem ser alteradas por outras ou tem mesmo que ser essas?

    Obrigada pela ajuda :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Quem agradece sou eu, fico contente por saber que as receitas são úteis :)
      O psilio é essencial na receita, é o que liga os ingredientes. Não me ocorre nenhum substituto fiel :/
      De nada, tenho pena de não poder ajudar mais!

      Eliminar
  28. Esse pão é maravilhoso, estava atras de uma receita assim! Obrigada por partilhar!
    Abç

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t