Avançar para o conteúdo principal

Lanches para Crianças (e adultos!) - Sugestões (Parte II)

Aqui estou eu com o restante das sugestões de lanches para crianças, que de mid-season breaks longos já está tudo farto (por isso e por ter havido mais pessoas a sugerir posts assim - chamemos-lhe catalisador extra, não sou tão responsável assim). Assim sendo, aqui está a parte II - é a última, prometo ;)

Parte I aqui.

...E nada melhor para o iniciar do que um aglomerado de coisas deliciosas:

O '& Co.' ;)
Não vou fazer um tópico separado para cada receita possível e imaginária, portanto aqui têm um aglomerado delas. São exemplos de coisas que acho chamativas para miúdos e giras para fazer (e/ou comer) com eles! Não são as fotos das respetivas publicações, tirei-as com o intuito de colocar neste post - só para dizer que não é um agregado aleatório, não sou particularmente adepta de 'round ups' tipo link link link (não tenho tantas receitas que se percam, ou já agora fotos bonitas).
Publico fotos e receitas minhas; claro, não detenho o monopólio das receitas do estilo e estão livres para usar a barra do google, atraiçoando esta imensamente útil fonte de informação ;) 
Assim sendo: 

Gelatina. Dá para fazer coisas giras com gelatina, para brincar um bocado com cores (considere-se que não é o que de mais 'limpo' há, eventualmente deverá limitar-se o uso). Normal, com quark ou com claras, sendo este último o meu método de eleição porque parece marshmallow e eu não gosto de gelatina. No post têm a disposição em camadas que eu penso ficar visualmente interessante!

Waffles. Têm aquele je ne sais quoi de item menos comum, aparecem nos desenhos animados com frequência (não subestimem o poder persuasivo do Titio Avô) e podem ser bastante bons a nível de composição nutricional. Tenho esta receita no blog. Podem inventar nos toppings, usando qualquer um dos sugeridos para os crepes (post anterior). 

Bolinhos. De microondas ou de forno, miniatura porque toda a gente sabe que são mais  giros. Com a aliciante opção de usar coberturas. Em geral são bem simples: tenho 'aqui' duas receitas particularmente apreciadas, esta e esta. Não recomendado para pais de fãs das PowerPuff Girls, alguém vai acabar a juntar açúcar, picante e doces enquanto resmunga por não haver Químico X na dispensa (true story).

Mais gelatina. Talvez devesse ter posto seguido, mas não gosto de repetições tão próximas (detalhe acrescido de não estar com vontade de refazer a montagem). A receita é a mesma, aqui, podem ver diferenças na consistência, uma vez que aperfeiçoei a receita (mudei já *para melhor* as instruções). 

Bolos. Tamanho completo desta vez, têm também a sua graça e são fáceis de adiantar para pequenos-almoços/... Mais uma vez, adições à escolha para dar mais vida às fatias. Sugiro o bolo de maçã, o bolo de cenoura com laranja e o de abóbora. Dependendo da gulodice podem aumentar a quantidade de mel nas receitas, há imensas 'formigas' por aí :) 

Bolachas. Há imensas receitas, a pairar online e tal, e se tem pepitas de chocolate é provavelmente tiro certo. Esta é com massa de scone, achei que resultou tremendamente bem - crocantes e com um gosto fabuloso a aveia :)

Mini cheesecakes. Giros, fresquinhos, adoráveis, manteiga de amendoim. Eu sei, parece um daqueles joguinhos de encontrar o intruso, mas se fizerem e puserem por cima um drizzle destes vêm que o quão justificado é! 

Panquecas. Para quem não tem uma máquina de waffles (ou para quem tem uma máquina de waffles). Porque, bem, panquecas. Eu até teria colocado seguido, associo muito os dois - maaas já sabem, montagem. Especialmente boas com gelado de banana, e por isso assim apresentadas na foto... Tenho algumas receitas infalíveis no blog, como esta.

Para mais sugestões o índice de receitas do blog está sempre ao dispor!


Por último, a fruta. Parece-me um lanche (ou elemento de) óptimo, sem exigir grande elaboração. O estigma 'nem vale a pena' acaba sempre por se autoalimentar: as peças de fruta são maioritariamente alimentos bem saudáveis, coloridos e doces o suficiente para agradar - tanto as mais exóticas como as da época (privilegiando estas). As disposições podem ser mais caprichadas para 'encher os olhos', que também é importante; há até alternativas como puré de maçã e fruta desidratada sem adições, apesar de deverem, claro, ser mais a excepção do que a regra, favorecendo frescos.
Por outro lado, algo que parece fazer um óptimo trabalho a convencer crianças a adorar fruta consiste em... Desenhos animados. Nunca me apeteceu tanto comer uma maçã como quando o Tom Sawyer roubou uma à tia Polly - ou quando o Ryuk fez danças hilariantes por estar em síndrome de abstinência de maçãs forçada.

Óptimos exemplos.
Primeira foto retirada daqui, segunda daqui e a terceira é o meu irmão. ;) Esqueci-me de mencionar que o meu irmão é um shinigamipardon-moiTêm a caixa de comentários abaixo para elogiarem o fato, que me deu um trabalhão a fazer.


tentando infrutífera de disfarçadamente evitar que isto seja um bloco massivo de texto ~


Para concluir, tenho de mencionar que, como será óbvio, aqui não estão incluídas todas as possibilidades para refeições (neste caso lanches) equilibradas(os), tratando-se estas de meras ideias que, aliás, poderão não ser boas para todos, assim como nada o é - falo sobretudo no caso das intolerâncias, mas também das ideologias 'alternativas'.

Há lugares-comuns da alimentação relativamente seguros e, sendo um campo de área maioritária cinzenta, tentei uma abordagem moderada - pessoalmente não defenderia (por algumas questões, embora não passe da minha opinião) dietas radicais específicas não 'necessárias' na fase da vida em causa. Vem-me à cabeça a paleo; para ser sincera, não me oponho a que lanchem pão ou grãos no geral (fosse esse o problema da alimentação infantil!), etc., o que mais uma vez é, e admito-o, debatível. E só não pus fotos do pão porque, bem... Alguém quer ver fotos de pão? Eu não tenho especial prazer nisso, pelo menos. :P 

Para mais sugestões posso sugerir (e sou parcial) a minha página de facebook ou a conta de instagram, onde diariamente publico exemplos refeições adequadas a um estilo de vida saudável. Também aconselho a dar uma vista de olhos pelas publicações no blog 'Palavras que Enchem a Barriga' da semana da obesidade infantil (na qual até participei :D), assim como de outros recursos na internet de receitas e comida saudáveis, que não vou enumerar exaustivamente mas de certeza encontram. 

Espero que tenham gostado das publicações (gigantescas, eu sei). Se leram até aqui merecem assistir ao melhor GIF de sempre:


:D

Comentários

  1. Oh meu Deus...quanta coisa boa! =)
    http://avidadenessy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Para uma festa destas é que eu queria ser convidada, só coisas boas e podemos sair da festa de consciência tranquila! :D
    Quanto à roupa do teu irmão para além de seres prendada na cozinha já vi que também o és noutras coisas. ;)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito, imagina as crianças, tanta sugestão boa junta. Beijos

    ResponderEliminar
  4. Hummm, só delícias p/se iniciar uma semana maravilhosa.
    Bjsss amiga e uma semana muito abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  5. optimas sugestões!!
    beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. A sério que fizeste um fato daqueles para o teu irmão? Isso é que é valentia e criatividade... Muito bem :-) Os lanches sugeridos são todos boas opções e coisas que as crianças normalmente gostam :-) Gostei muito das sugestões. Li o texto todo até ao fim e adorei o gif final eheheheheh, as tuas dissertações são maravilhosas e espontâneas, coisa que adoro :-) Beijinhos*** Boa semana.

    ResponderEliminar
  7. Tanta sugestão boa!

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Excelentes sugestões!!! As crianças adoram e os adultos deliram :D eheheheh
    Beijinho e boa semana.

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Todas receitas deliciosas e boas sugestões. Obrigada pela importante partilha.
    Beijinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Li até o fim e aprovo definitivamente as sugestões.
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  11. Isto são só coisas deliciosas!! Não dá para decidir!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Deste-me uma fome tremenda e conseguiste fazer-me rir no final =P Nada mal ahahaha =D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  13. Só coisas boas! :D :D Óptimas sugestões ;) vou inspirar me em algumas para os meus próximos lanches.
    Beijinhos
    achamarrita.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Avelã,
    Sugestões perfeitas, receitas saudáveis não podemos perder!

    Ótima semana!
    Beijos

    ResponderEliminar
  15. epa estava mesmo a precisar de ideias para lanches :)

    http://dietamanos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Mais um conjunto de excelentes sugestões!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  17. Sugestões perfeitas!
    Acho que são boas para miúdos e graúdos :D
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  18. Adorei cada ideia, cada detalhe adoro vir aqui tirar ideias saudáveis, eu trabalho no outro lado do rio, como costumo dizer sou a drug dealer cá do sítio mas gosto muito de coisas saudáveis e alternativas =D

    ResponderEliminar
  19. Bom dia, Avelã!
    Lanches são importantes nessa fase, afinal os pequenos adoram "guloseimas", mas sempre é possível incluir coisas saudáveis, preparadas com bons alimentos para que se acostumem a comer direito. Comer fora é legal, mas não acho que deva ser feito um hábito.
    Das sugestões que trouxe, waffle, panquecas, gelatina... gosto muito. Marido e eu criamos o hábito de comprar o waffle congelado e preparar com docinhos - amo o cheiro de baunilha.

    Abração e ótimo final de semana.

    ResponderEliminar
  20. Ótimas sugestões, mas não podemos deixar as frutas de fora do cardápio. Gosto destes tipos de guloseimas.

    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderEliminar
  21. Tantas sugestões práticas e deliciosas.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t