Avançar para o conteúdo principal

Brownies Red Velvet (de beterraba) (Saudável, Paleo*, Sem Glúten/Lactose, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Depois de entrar na onda deles, decidi que ia fazer um post aqui no blog com receitas de smoothies e batidos de várias cores. Entretanto já fiz smoothies verdes, pretos (este foi não planeado, apesar de ser bom na mesma é um bocado estranho de beber), amarelos, roxos,... Vocês percebem a ideia.
Um dos smoothies que me parecia estar obviamente em falta era o cor-de-rosa (o azul também, mas estou sem ideias - se quiserem ajudar-me aqui agradeço. Os mirtilos que uso são insistentemente roxos!). 
Então decidi incluir um de beterraba. Parecia que ainda sentia o sabor avinagrado da última (primeira) vez que a tinha comido, mas pronto, estava a sentir-me corajosa. 
Comprei beterraba cozida no supermercado e fiz o tal batido. Depois de o triturar fiquei contente: estava com uma cor-de-rosa mesmo bonita. E depois bebi-o. 
Digamos que no fim fiquei com 400g de beterraba no frigorífico e uma enorme falta de vontade de os usar. 
Lembrei-me então dos brownies que tinha visto no blog da Elisabete, e achei que apesar de ter redescoberto o meu forte ódio por beterraba não custava muito experimentar.
Ainda bem que o fiz, porque descobri um requisito que sempre foi, embora eu não o soubesse, o mais importante nuns brownies: não saberem a beterraba. E é realmente incrível o quanto estes, com os tais 400g de beterraba, o cumprem na perfeição.







Brownies Red Velvet (de beterraba) (Saudável, Paleo*, Sem Glúten/Lactose, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)
Adaptado daqui
Para 16 brownies

Ingredientes:
[  3 ovos
[  80g de mel
[  400g de beterraba cozida e triturada
[  125g de chocolate negro (preferencialmente com uma percentagem alta de cacau; certificado sem glúten e/ou lactose para estas versões)
[  80g de farinha de trigo sarraceno (usei a da EU Nutrition - podem comprar aqui com 15% de desconto usando o código euavela15)
[  70g de cacau em pó (usei magro; para a versão paleo prefiram um ao qual não foi retirada gordura)
[  2 colheres de chá de fermento

Preparação:
| Utilizando uma batedeira elétrica, bater os ovos com o mel até que a mistura fique fofa e clara (deve demorar uns minutos).
| Derreter o chocolate partido em pedaços no microondas em potência média, retirando para mexer ocasionalmente.
| Juntar o chocolate derretido e a beterraba triturada à mistura dos ovos e envolver com a batedeira numa velocidade baixa.
| Adicionar a farinha, o cacau e o fermento à mistura e envolver tudo com uma espátula (é normal que a massa fique densa).
| Colocar o preparado numa forma quadrada ou retangular forrada com papel vegetal e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 25 minutos.

*Visto que tem chocolate negro a receita apenas se enquadra nas vertentes mais relaxadas da paleo.


Soube que tinha de fazer estes brownies quando os vi no blog Cozinha Sem Segredos (se não conhecem não sabem o que perdem). Os meus não ficaram muito vermelhos, não sei se por ter usado um chocolate com percentagem muito elevada de cacau (que os fez mais escuros) - mas ficaram uma delícia na mesma! São mais fofos do que húmidos, por isso não sei se lhes deveria chamar antes 'quadrados de bolo' ou assim - mas, na verdade, são tão intensos e saborosos que me parecem encaixar na categoria de brownies (que todos associamos a bolos de chocolate decadentes) :P
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por um brownie)
Energia: 113kcal
Proteínas: 3.7g
Hidratos de Carbono: 15.9g
-       Dos quais açúcares: 8.6g
Lípidos: 5.2g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 2.7g
Fibra:  3.1g
Sódio: 34mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 brownie ou 1/16 da receita). Foi calculada com chocolate com 70% de cacau. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

Comentários

  1. Diz lá se depois disto, a beterraba não está perdoada?! Eu sou doida por estes brownies! São tão deliciosos que até custa a crer que são feitos com beterraba!
    Não te sei dizer porque motivo os teus não ficaram com a cor pretendida, até porque usaste um pouco mais de beterraba. Eu já fiz com várias marcas de chocolate e nunca alterou a cor. Talvez possa ser pela farinha, não sei. Nisto da pastelaria, às vezes basta mudar um ingrediente e a coisa já não fica como é suposto (eu que o diga, acontece-me tanta vez)! Mas não tenho dúvida de que ficaram deliciosos! Qualquer dia tenho de fazer novamente! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu não gosto de chocolate negro, mas assim numa receita, tudo misturado, até deve ser bom =)
    Têm um óptimo aspecto. Super fofinhos, pelo menos parecem =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Adoro bolo de chocolate e beterraba.
    Esses quadradinhos ficaram com bom aspeto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/03/na-cozinha-com-joana-claro-e-umas.html

    ResponderEliminar
  4. Esse brownie já me tinha feito olhinhos no blogue da Elisabete e agora aqui está ele novamente. :) Ainda tenho que comprar beterraba para o experimentar. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Já anotei a receita e vou experimentar quando tiver tempo ;)
    Beijinho
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. parecem fantásticos. Com a beterraba ainda melhores ficam. EU tenho uma receita de bolo de chocolate com a beterraba e sou fã dele. Por isso, estes tb devem ser.

    ResponderEliminar
  7. Já tive oportunidade de fazer uma receita parecida e amei!!!
    Os seus ficaram fofos e altos, devem ter ficados deliciosos. Água na boca, hummmmm....

    Abraços e feliz semana.

    ResponderEliminar
  8. Já me fizeste rir com o batido de beterraba de cor muito bonita...
    Não morro de amores por beterraba ( aquele gosto a terra, erg), mas estes brownies parecem mesmo deliciosos. Já os tinha visto na Elisabete e agora aqui ainda fiquei com mais vontade de experimentar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. Que cor mais linda e atrativa querida Avelã!
    Eu nunca usei beterraba pra fazer nenhum bolo, que delícia a sua receita,
    quadradinhos saudáveis e tentadores!

    Beijos ♥

    ResponderEliminar
  10. Para um smoothie cor-de-rosa há sempre os lindos morangos! No outro dia fiz um, e ficou com um belo cor-de-rosa! :)

    Os brownies...de facto prefiro-os com mais humidade. Para um bolo fofo com um excelente sabor a cacau costumo recorrer à minha receita habitual

    Mas vou experimentar estes ou uma versão parecida (não resisto a alterar receitas, é horrível) e depois digo qualquer coisa, até porque tenho aqui uma beterraba a não fazer nenhum. E até está a apetecer...

    ResponderEliminar
  11. Acho que os vou fazer e vou ocultar ao meu namorado que levam beterraba, senão ele nem os prova =P

    ResponderEliminar
  12. Nunca fiz bolos com legumes mas tenho que experimentar um dia. Estes parecem de chocolate e devem ser deliciosos. Beijinhos
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Quem diria... Olhando só para as fotos parecem super calóricos! ;)

    ResponderEliminar
  14. Ah ah ah. Tu e eu! não gosto nada de beterraba...

    Quanto ao smoothie azul, se juntares algo com mirtilhos e spirulina deve resultar.

    Instragram: balance_bodyandmind

    ResponderEliminar
  15. É sempre bom aprender novas formas de utilizarmos o que temos no frigorífico, especialmente quando fica com um aspecto assim delicioso! :D

    http://thewolfofpopcornstreet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Estes brownies parecem-me super bem :P ando para experimentar bolos com beterraba à meses e ainda não fiz, mas em breve tenho mesmo de por as mãos na massa!!

    Mais uma excelente dica ;)

    Beijinhos

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t