Avançar para o conteúdo principal

Semifrio de Café

Eu gosto muito de café. Não sou daquelas pessoas dependentes que precisam de beber um a cada par de horas para sobreviver, mas tomo um todas as manhãs. Bebo sempre sem açúcar - sei que muita gente tem dificuldade a habituar-se, mas eu nunca coloquei, por isso nunca cheguei a estranhar.
Já a minha avó odeia, mas está entre as pessoas algo dependentes, por isso vejo-a muitas vezes a engoli-lo de uma vez enquanto resmunga e diz que é 'azedo como rabo de gato'. No entanto, adora praticamente qualquer sobremesa que tenha café - vá-se lá perceber.
Lembro-me de que quando era pequena (= ainda não fazia bolos e portanto não monopolizava a confeção de bolos nas festas) se comprava muitas vezes um semifrio de café quando era ocasião de celebrar um aniversário, porque toda a gente gostava muito.
Entretanto deixou-se de comprar sobremesas para os aniversários (ver parêntesis acima acerca de monopolização de pastelaria), por isso ninguém comia semifrio de café há já imenso tempo. Um dia destes lembrei-me de que podia experimentar fazer em casa, visto que devia ser relativamente fácil e um throwback para a infância é sempre bem-vindo - especialmente quando vem sob a forma de um semifrio.
Então fiz um há pouco, para o meu aniversário, o que acabou por se revelar uma ótima ideia: foi tão simples de fazer quanto previsto, e toda a gente adorou. 
Fãs de café ou não, sugiro que experimentem e me digam se não é maravilhoso :)





Semifrio de Café
Adaptado daqui

Ingredientes:
[  8 folhas de gelatina
[  300ml de café forte (frio)*
[  200g de biscoitos de champanhe
[  400ml de natas (frias)
[  1 lata de leite condensado
[  4 colheres de sopa de caramelo líquido
[  Praliné de avelã e amêndoa (a gosto, opcional)
[  Granulado de chocolate (a gosto, opcional)

Preparação:
| Demolhar as folhas de gelatina em água fria durante 10 minutos.
| Entretanto, colocar 250ml do café num recipiente pequeno de fundo liso. Mergulhar nele cada um dos biscoitos de champanhe e dispô-los na base uma forma amovível, formando uma camada apenas.
| Espremer as folhas de gelatina de modo a retirar-lhes o máximo de água possível. Aquecer os restantes 50ml de café e juntar-lhes a gelatina, mexendo até que se dissolva (se necessário, podem aquecer um pouco a mistura).
| Bater as natas em chantilly; adicionar, batendo sempre, o leite condensado, o caramelo e a gelatina dissolvida no café.
| Colocar o creme resultante na forma, sobre os biscoitos demolhados.
| À parte, misturar o praliné de avelã e amêndoa com o granulado de chocolate e utilizar a mistura para decorar o semifrio (este passo é opcional; podem não colocar ou nada ou colocar coco ralado, raspas de chocolate, frutos secos,...).
| Levar ao frigorífico até que solidifique.

*Utilizei 3 pacotes individuais de café da Nescafé dissolvidos em 300ml de água quente.



As sobremesas com café tendem a ser menos enjoativas, e esta não é exceção. O café corta um pouco o doce, e como o semifrio é fresquinho torna-se muito agradável! A textura também é ótima, entre o fofo e o cremoso, parece uma nuvem :P
Eu fi-lo em Março, mas ainda é melhor opção para o Verão, quando tudo o que se quer é uma sobremesa fresca. 
Não mencionei acima, mas ficou realmente muito parecido àqueles de que eu me lembro, que compravam quando eu era pequena!

Comentários

  1. Já tá guardada na pasta das receitas para experimentar! Que bom aspecto... Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Só não gosto porque é de ca´fe, pois nada que tenha café eu bebo ou como, por mínimo que seja.
    Mas sei quem gostaria =D

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Adoro sobremesas com café, por isso já fiquei de olho neste teu semifrio! :) O que me ri com a expressão "azedo como rabo de gato" :P
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Eu sou ao contrário, adoro café e não me importo de beber/comer/etc café a qualquer hora a todas as horas.
    Dou me ao trabalho de fazer iogurtes magros de café...
    Adorava provar essa sobremesa.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Adoreiiiiii este semifrio de café,...deu água na boca,...Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  6. esse aspeto tão bom, que semifrio mais guloso e de café mesmo como eu gosto.



    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  7. Adoro café por isso vou adorar este semifrio!!!!
    Bjs :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t