Não sou apologista de converter todos os doces em versões 'saudáveis', mas as rabanadas com whey na frigideira antiaderente que fiz em anos anteriores foram uma excelente adaptação de um doce de Natal a um lanche mais saudável. Dado o sucesso delas, fiquei com vontade de fazer outra versão sem açúcar, mas agora no forno e com adoçante granulado.
Sendo que a parte de fritar/dourar as rabanadas no fogão é bem trabalhosa, achei a ideia de as assar tentadora. Para mais, tinha ouvido dizer que a textura ficava bem diferente, ao ponto de se assemelhar a pudim. E se me dizem que há uma sobremesa que se assemelha a pudim... Podem ter a certeza que eu vou querer fazê-la!
E assim surgiram estas belas rabanadas :D
Rabanadas no Forno sem Açúcar
Para 12 rabanadas
Ingredientes:
[ 750ml de leite magro
[ 90g de xilitol + para polvilhar (ver nota 1. Podem encomendar o xilitol na Primebody, onde o cupão cremedeavelas vos dá 10% de desconto!)
[ 1 pau de canela
[ 1 pedaço de casca de limão
[ 12 fatias grossas de pão para rabanadas (ver nota 2)
[ 2 ovos
[ Manteiga (para untar o tabuleiro; eu usei manteiga magra com sal)
[ Canela em pó a gosto
Preparação:
| Colocar 450ml do leite, os 90g de xilitol, o pau de canela e a casca de limão num recipiente médio que possa ir ao microondas.
| Levar ao microondas na potência máxima, parando para mexer de vez em quando, até que fique bem quente (a queimar ao toque). O tempo vai depender do microondas, mas serão necessários vários minutos. O objetivo é aquecer o leite, infundir os sabores da canela e do limão, e dissolver o adoçante.
| Retirar o limão e a canela, e juntar os restantes 300ml de leite (frio) para arrefecer a mistura (ver nota 3).
| Num prato fundo, bater os ovos com um garfo.
| Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal, e barrar o papel com manteiga (eu usei uma faca de manteiga mesmo :P). Para além do sabor, isto evita que as rabanadas fiquem secas; a humidade vai ajudar a "prender" a cobertura de adoçante e canela no final.
| Embeber uma fatia de pão no leite quente/morno, sacudir o excesso, passar pelo ovo batido, e colocar no tabuleiro forrado e untado. Repetir o mesmo procedimento para as restantes fatias, aquecendo o leite sempre que necessário (se estiver demasiado frio o pão não o absorve tão bem).
| Levar ao forno a 200°C com ar circulante (função "ventoinha") durante 20 a 30 minutos, virando a meio (quando estiverem douradas de um lado, para dourarem do outro).
| Passar as rabanadas ainda quentes por xilitol misturado com canela em pó.
Notas:
1. Para adoçar o leite, podem usar qualquer outro adoçante à escolha: eritritol, zero drops, stevia, mel, etc. Para polvilhar, tem de ser um adoçante granulado: eritritol, xilitol, ou então algum tipo de açúcar. Eu usei 75g de xilitol.
2. Eu usei o pão para rabanadas do Mercadona; se usarem um cacete fresco, convém deixar "envelhecer" uns dias para não se desfazer.
3. Se molharem o pão no leite demasiado quente ele desfaz-se - isto vai depender também da robustez do vosso pão, portanto convém ajustar a temperatura (e o tempo em que este fica mergulhado no leite) de acordo.
Pude confirmar da melhor forma que a textura fica incrível! Bem cremosa e macia, ao ponto de lembrar pudim de pão. Uma delícia, portanto :D
O sabor também ficou excelente. Não se nota a ausência do açúcar, visto que os adoçantes granulados são um substituto à altura - devo dizer que até os mais esquisitos aprovaram!
_________________________________________________
Informação Nutricional (por uma rabanada)
Energia: 151kcal
Proteínas: 6.8g
Hidratos de Carbono: 31.6g
- Dos quais açúcares: 3.1g
Lípidos: 2.4g
- Dos quais hidrogenados: 0g
- Dos quais saturados: 0.6g
Fibra: 0g
A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a uma rabanada ou 1/12 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
_________________________________________________
Adoro rabanadas no meu caso no forno! Bom Natal
ResponderEliminarQue delícia.
ResponderEliminarEu adoro Rabanadas ou melhor dizendo todas as sobremesas típicas do Natal.
Beijinhos e Feliz Natal,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2022/12/sonhos-de-cenoura.html
Feliz Ano Novo.
ResponderEliminar