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Rabanadas Sem Fritar (Proteicas, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Apesar de habitualmente no Natal me dedicar aos doces tradicionais, um dia destes lembrei-me de fazer umas rabanadas em versão proteica, não frita e sem açúcar para o lanche :)
Grande parte do incentivo foram os sucessos anteriores no campo das sobremesas natalícias proteicas, que tenho vindo a fazer com a minha adorada whey de gelado de baunilha. Nunca uma receita feita com ela me correu mal, tanto que agora quando quero fazer uma receita nova sem pensar muito cinjo-me a usá-la e confiar na sua magia :P
Mais uma vez, funcionou! Deixo a receita para quem quiser experimentar, e aproveito para desejar a quem me segue um ótimo Natal :D






Rabanadas Sem Fritar (Proteicas, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)
Para cerca de 17 rabanadas

Ingredientes:
[  1 litro de leite magro
[  1 pedaço de casca de limão 
[  1 pau de canela
[  100g de whey (usei e recomendo a de gelado de baunilha da EU Nutrition; podem encomendar no site com desconto aplicando o cupão euavela15. Este sabor está disponível em sacos de 500g e potes de 2kg na versão isolada. Em alternativa, há uma whey concentrada de baunilha que tem um sabor parecido e é mais barata; existe em sacos de 750g e potes de 2kg)
[  500g de pão para rabanadas cortado em fatias grossas
[  2 ovos
[  Canela

Preparação:
| Colocar o leite num recipiente grande de vidro ou cerâmica. Acrescentar a casca de limão e o pau de canela e levar ao microondas na potência máxima até ficar bem quente (a ideia é aromatizar o leite; em alternativa podem aquecer ao lume, mas é menos prático e uma parte acaba por evaporar). Descartar o limão e a canela e deixar arrefecer por completo. 
| Colocar a whey num recipiente grande e juntar aos poucos o leite (já frio), misturando bem com uma colher. De início é melhor juntar só mesmo um bocadinho para dissolver a whey, e só depois acrescentar o resto, mexendo sempre. Tendo este cuidado em princípio não fica com grumos, mas se isso acontecer podem dar uns toques com a varinha mágica.
| Dispor as fatias de pão num tabuleiro grande ou vários pequenos. Cobri-las com o preparado do leite e deixar repousar durante umas horas para que o absorvam (recomendo umas 10 horas).
| Quando as rabanadas estiverem bem embebidas no pão, colocar uma frigideira antiaderente a aquecer no fogão a lume baixo (se a antiaderência não for a melhor, podem untar com um bocadinho de óleo ou azeite).
| Colocar os ovos num recipiente pequeno e bater com um garfo.
| Uma a uma, passar as fatias de pão no ovo e colocar na frigideira. Quando estiverem tostadas do lado de baixo, virar com uma espátula e deixar tostar do outro lado.
| Polvilhar com canela conforme desejado.



As rabanadas ficaram exatamente como imaginei! Menos doces que o habitual, evidentemente - mas muito saborosas :)
O interior do pão ficou bem macio e a desfazer-se na boca, textura que contrasta na perfeição com o exterior levemente estaladiço. Não foram fritas nem passadas por açúcar, mas tostá-las na frigideira antiaderente e polvilhá-las com canela resultou muito bem! Ficaram com um sabor mais moderado e menos enjoativo, perfeitas para comer quentinhas ao pequeno-almoço ou lanche num dia chuvoso :D 
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Informação Nutricional (por uma rabanada)
Energia: 132kcal 
Proteínas: 11.0g 
Hidratos de Carbono: 17.9g 
-      Dos quais açúcares: 3.1g 
Lípidos: 1.9g
-      Dos quais hidrogenados: 0g
-      Dos quais saturados: 0.3g
Fibra:  0.0g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a uma rabanada ou 1/17 da receita)Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
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