Para mim, queijadas são a nata da nata da pastelaria portuguesa. De leite, de laranja, de requeijão,... Não há como enganar: a textura húmida e o sabor doce no ponto deixam-me completamente rendida. Queques de cenoura são aquele elemento que não falha em pastelaria alguma, e não haverá muitos portugueses que nunca tenham tomado um café acompanhado por um bolinho destes. Tipicamente, eles são tão húmidos que andam ali a dançar na fronteira entre queques e queijadas.
Apesar de adorar, nunca os tinha feito em casa. Mas a fazer, não queria que houvesse margem para dúvidas: o objetivo era colocá-los solidamente no território das queijadas (até porque queijadas de cenoura são algo criminosamente subutilizado). Este Natal foi a desculpa perfeita, e é com orgulho que declaro que cumpri a missão com sucesso :D
Queijadas de Cenoura
Adaptado daqui
Para 15 queijadas
Ingredientes:
[ 500g de cenoura
[ 1 pitada de sal
[ 1 pau de canela
[ 1 pedaço de casca de laranja
[ 4 ovos
[ 1 gema
[ 250g de açúcar
[ Raspa de 1 laranja[ 50g de manteiga (derretida e não muito quente)
[ 100g de farinha
[ 1 colher de chá de fermento em pó
Preparação:
| Cozer a cenoura em água aromatizada com o sal, a canela e a casca de laranja. Quando a cenoura estiver cozida (podem testar espetando um garfo: se oferecer pouca resistência está pronta), descartar a água, a canela e a casca de laranja. Triturar a cenoura com a varinha mágica de forma a obter um puré cremoso.
| Utilizando uma vara de arames, bater ligeiramente os ovos e a gema com o açúcar e a raspa de laranja.
| Incorporar no preparado anterior o puré de cenoura, seguido da manteiga (derretida), da farinha e do fermento.
| Distribuir por formas de silicone (ou formas de alumínio untadas e enfarinhadas) e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 40 minutos, até que as queijadas estejam cozidas (podem fazer o teste do palito).
Estes bolinhos ficaram um autêntico escândalo! Com um sabor delicioso e docinho no ponto a cenoura, laranja e canela (um trio divino <3), e uma textura éão húmida que se desfazem na boca (a quantidade de cenoura cozida faz-se notar). Lembram mesmo os queques de cenoura que todos conhecemos e adoramos, mas são bem mais molhadinhos e aromáticos - um vício, portanto!
Comentários
Enviar um comentário