Não fazia sonhos desde 2016 - antes disso nunca tinha sequer experimentado este doce natalício, porque não era tradição na minha família. Nesse ano experimentei fazê-los pela primeira vez por curiosidade, e foram um sucesso :)
Entretanto andei entretida com outras sobremesas de Natal. Experimentei fazer coscorões, filhoses, rabanadas poveiras, e uma série de outros doces típicos desta época. Este ano ao pensar no que fazer, ocorreram-me os sonhos; lembrava-me de os ter feito recentemente, mas quando fui conferir a data... Tinha sido há 6 anos :P
Ficou logo decidido que este ia ser um dos doces a marcar presença na mesa deste ano, e desta vez prometi a mim mesma eternizar a receita no blog. Hoje vim cumprir essa promessa :D
Ingredientes:
[ 125ml de água
[ 50g de manteiga
[ 1 colher de chá de açúcar
[ 1/3 de colher de café de sal
[ Raspa de 1/2 limão
[ Raspa de 1/2 laranja
[ 75g de farinha
[ 2 ovos
[ Açúcar (para a cobertura)
[ Canela em pó (para a cobertura)[ Óleo (para fritar)
Preparação:
| Num tacho pequeno, colocar a água, a manteiga, o açúcar, o sal e as raspas de laranja e limão.
| Levar a lume médio. Quando a mistura começar a fervilhar, retirar do lume, adicionar a farinha de uma só vez, e incorporá-la com uma colher de pau.
| Devolver a mistura ao fogão e aquecer a lume baixo mexendo continuamente, para que esta perca alguma humidade e fique mais consistente. No final, deve soltar-se do tacho (deve demorar uns 2 minutos).
| Retirar o preparado do tacho para um recipiente médio-grande e deixar arrefecer uns minutos (para evitar que os ovos cozam).
| Usando uma batedeira elétrica, incorporar os ovos um a um ao preparado anterior, batendo bem entre cada adição.
| Num prato à parte, misturar açúcar com canela.
| Colocar um tacho com óleo (cerca de 3cm de altura) a aquecer no fogão. Podem testar a temperatura mergulhando o cabo de uma colher de pau: se borbulhar, podem começar a fritar.
| Adicionar no óleo pequenas porções de massa (eu usei uma colher de chá mal cheia). Os sonhos ganham bastante ar ao fritar, portanto não coloquem demasiados no tacho de uma vez. Eles vão-se virando por eles, mas se virem que não estão a dourar de forma homogénea, podem dar uma ajuda com uma escumadeira ou colher de pau.
| Quando os sonhos estiverem dourados, retirar para um prato com papel de cozinha para absorver o excesso de óleo. Por fim, passar pela mistura de açúcar e canela.
Ficaram mesmo muito bons! A massa é muito parecida à massa choux (a dos éclairs/profiteroles), e ao fritar ganha imenso ar. Em consequência os sonhos são bem levezinhos, e nada enjoativos! Por isto, e por a massa praticamente não ter açúcar, é um doce bem equilibrado e pouco enjoativo. O sabor principal é o dos citrinos - que dão um toque aromático - e o da imprescindível canela :)
A sua receita de sonhos é igual ou muito parecida a uma que tive em tempos e fiz durante alguns anos. Entretanto, perdi-a e deixei de os fazer. Acho que vou copiar a sua. Obrigada. Ficará para um próximo natal:).
ResponderEliminarQue bom saber! Espero que fique aprovada :)
ResponderEliminarBeijinhos