Avançar para o conteúdo principal

Rolinhos de Peru (ou frango) com Queijo e Fiambre


Queijo e fiambre é um par muito bem-sucedido. Esqueçamos a manteiga de amendoim com banana durante algum tempo. 2 minutos devem chegar. Ou 1. Basta ler rápido. Eu tento não me alongar.
Em tostas mistas, em pizza...  em rolinhos. Os rolinhos de queijo e fiambre que as crianças comem porque são demasiado gulosas para comer o pão. São uma boa recordação de lanches à pressa, ainda que não os tenha comido muito devido a uma relação má com o queijo em fatias. 
Quando era pequenina abri um restaurante com a minha prima e irmã. O menu era queijo e fiambre no microondas, servido com um garfo e uma faca, disfarçado de outro nome qualquer e com uma vasta gama de maneiras inovadoras de dobrar queijo e fiambre. Gourmet. Sempre tive vocação para a coisa.
Agora que cozinho um bocadinho melhor posso melhorar essa velha receita secreta. Numa homenagem à tasca do queijo meio queimado, talvez da próxima vez aproveite para limpar a cozinha com toalhetes. 





Rolinhos de Peru com Queijo e Fiambre (Sem Glúten)
Adaptado daqui
Para 5 doses

Ingredientes:

[  5 bifes de peru (ou frango) fininhos 
[  5 fatias de queijo
[  10 fatias fininhas de fiambre de peru (ou 5 normais)
[  1 cebola grande
[  5 dentes de alho pequenos
[  1/2 pimento vermelho
[  Azeite (a gosto)
[  Sal (a gosto)
[  Molho picante (a gosto)
[  1 colher de sopa de sumo de limão
[  2 colheres de sopa de vinho verde branco
[  Molho de tomate (a gosto)
[  Salsa fresca (a gosto)
[  Alho em pó (a gosto)
[  Manjericão (a gosto)
[  Pimentão doce (a gosto)
[  Paprika (a gosto)
[  Oregãos (a gosto)

Preparação:

| Espalmar os bifes com um martelo. 
| Colocar uma fatia de queijo e uma (ou duas) de fiambre em cima de cada bife. Enrolá-los e prender na ponta com um palito.
| Picar a cebola, o alho e o pimento e refogá-los numa frigideira grande com um fio de azeite, temperando com sal e algumas gotas de molho picante.
| Após alguns minutos, acrescentar o sumo de limão, o vinho e um pouco de molho de tomate e tapar a frigideira. Vigiar e mexer regularmente.
| Quando os vegetais estiverem mais "murchos", adicionar a salsa e temperar com o alho em pó, o manjericão, o pimentão doce, a paprika, os oregãos e mais um pouco de molho picante.
| Retirar para um copo medidor e triturar com a varinha mágica. Juntar água a ferver, caso esteja demasiado espesso.
| Colocar de novo da frigideira e deixar aquecer.
| Dispôr os bifes na frigideira, por cima do molho (com os palitos virados para cima). Tapar.
| Remover os palitos e virar os bifes, tapando novamente.
| Se necessário, virar para baixo qualquer parte que permaneça mal cozinhada. 
| Recolocar a tampa e deixar até os bifes estarem completamente cozinhados e o queijo derretido.



Gostei imenso destes bifes, acho que até superaram o queijo meio queimado do microondas. Queria fazer bifes recheados há muito tempo, mas sinceramente achava que não iriam ser nada de especial e que nem sequer poderiam ser assim tão bons. Acho que me enganei... Fiquei muito surpreendida com o resultado, superou as minhas expectativas! Estavam deliciosos. O próprio bife ficou muito gostoso (apesar de não gostar nada desta palavra... não encontro outra). Também são mais fáceis e rápidos de fazer do que estava à espera, pensei que se fossem desmanchar. E continuaram a ser muito bons no dia seguinte, depois de serem aquecidos!

Comentários

  1. Gosto muito de rechear bifes de peru. Ficam deliciosos. Os teus ficaram com ar fantástico.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. agora lembrei-me de quando era mais nova e dos lanches da minha avó, que era um copo de leite com nesquick e um pão com uma fatia de queijo terra nostra que ela cortava daquela bola :p, ela fazia uns bifes parecidos com esses, mas levava um ovo também em cada bife :p
    mais uma vez uma exelente receita que deixa com água na boca!! :D

    ResponderEliminar
  3. Mas que belos rolinhos minha Avelã :), gostei muito bjokitas

    ResponderEliminar
  4. Que delíca de rolinhos. Com este recheio devem ser deliciosos.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. Tem graça, fiz uma receita deste género há poucos dias. A minha é mais simples e coloquei os bifinhos recheados no forno. Ainda não a tenho no blog.
    A tua receitinha ficou muito bem, parece estar cheia de sabor :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Devem estar mesmo bons! Também fiz uns rolinhos de frango esta semana, mas só com queijo... bem mais simples...
    Vou anotar esta tua receita :)
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Avelã,,,as tuas imagens até tem cheirinho*

    ResponderEliminar
  8. Também gosto dessa dupla! :)
    Bifes recheados são simples de fazer e incrivelmente saborosos, vais ver que agora vais fazer inúmeras variações :)
    Ficaram tão perfeitinhos!!

    ResponderEliminar
  9. Adoro o inicio dos teus posts...ahah...acreditas que quando eu era pequenita e anafadita também punha copos de queijo no microondas para derreter e comer à colher? Fazia-o com o meu primo...uma pessoa magra que sempre comeu porcarias para poder engordar..irnonias han? lol

    Quanto a este prato, eu já tinha visto uma pessoa a comer e pensei "que bomba calórica"...mas já vi que não.
    Pensei que era só grelhar e já está, mas dá realmente mais trabalho, o que é bom para quem gosta de cozinhar como eu eheh....

    Comprei hamburgers de atum, achei aquilo tão sem sabor...achar que martelando e tal, poderá fazer o efeito da carne de perú? Opinião pliz!

    Beijosss

    ResponderEliminar
  10. Olá avelã...

    Olha... UAU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Mesmo... Não se desmancharam e as fotos teem uma tal realidade de comida caseira que parece que os estou a ver mesmo ali à minha frente no meu prato :-)
    Gosto muito de bifes de perú recheados e estes estão espectaculares!

    Beijinhos***
    joana

    ResponderEliminar
  11. Há duas coisas que tenho a certeza que me vão conseguir roubar uma gargalhada (ou pelo menos um valente sorriso váaa)...uma é quando vejo que tenho um comentário teu no meu blog...outra é quando venho fazer uma visita ao teu ;) hehehehehe
    À parte disso...gosto imenso de bifinhos recheados e com queijo e fiambre são aquele clássico que raramente falha :) Agora, que já te estreaste nestas andanças de bifes recheados, tens de começar a experimentar outras combinações, que vais ver que vais adorar ;)
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  12. (Queijo de cabra deixa-me louca sabes! ihihi)
    Opaaaaa adoro.te Avelã! Tu ainda vais escrever um livro (olha que eu compro lol) és muito animada envolvente a escrever. Que molho picante é que usas? Eu gosto é de tabasco, mas tambem utilizo aquele de 40 centimos lool
    AHAHAHAH eu tambem nao gosto dessa palavra "gostoso" soa-me mal lool gostoso com sotaque do brasil e de portugal.. nao gosto mesmo lol

    ResponderEliminar
  13. Olá! ^^
    Adoro a criatividade das receitas sempre que por aqui passo! E têm sempre um bom aspecto! :) É engraçado como pequenas memórias de criança nos marcam tanto por muito simples que sejam!
    Hei de experimentar fazer bife de peru recheado também! :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  14. Gostei imenso da receita do vosso restaurante :)
    Eu adoro rolinhos recheados! É daqueles pratos que corre sempre bem!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  15. Oh que delicia de texto e esses rolinhos ainda me fascinam mais, não sou de carnes mas quando tem que ser esta é a de eleição.
    Estão mesmo apetitosos e com muito bom aspecto, o interior já me conquistou, perfeitos.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. A combinação de queijo e fiambre e daquelas combinações clássicas mas que por acaso nunca me atraiu muito, apenas nas tostas mistas..por causo daquele queijo derretido a sair pelo pão! humm agora fiquei com agua na boca xD
    Ao ler esta receita lembrei-me logo do meu irmão, se ha pessoa que gosta de ver queijo derretido e ainda mais de o comer, e ele. Se a isso juntarmos bifes, calculo que para ela esta perfeito :p
    Talvez um dia lhe faça esta receita, se o fizer depois digo-te como correu :p

    Ate eu que não sou fã de carne tenho de admitir que estes ficaram com um aspecto tão boom :o
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  17. Fizeste-me sorrir :)
    Eu adoro bifinhos de peru ou frango assim com queijo e fiambre.
    Fica tão bom, é simples e delicioso.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Olá avelã!
    Tenho acompanhado o teu blog e é, sem dúvida, um dos sítios que visito sempre que me apetece experimentar algo novo! Esta é mais uma para a lista :)
    Criei recentemente um blog para também poder partilhar, serás bem vinda!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t