Avançar para o conteúdo principal

Bolo de Cenoura com Cobertura de Queijo Creme


Desde o início do blog (há mais de um ano, que o tempo passa) tenho-me tornado mais exigente com a qualidade das receitas. Não das fotos, não me dou a esse luxo, nem dos textos, que são sempre obviamente demasiado longos.
Talvez dê para ver através da maravilhosa frequência com que publico receitas, mas a grande maioria das receitas que faço não é publicada - porque não é boa o suficiente, ainda pode ser melhor, o aspecto não é tão bom como podia (devia) ser ou porque não pesei os ingredientes. Não gostava de fazer uma receita de um blog e descobrir que nem aquece nem arrefece, e dispenso publicar receitas só por ter ido o trabalho de as cozinhar e tirar fotos (fotografar é para os profissionais :P). Embora a tentação às vezes seja essa, prefiro publicar apenas receitas que faria outra vez (ou mil), e quando não atingem o potencial chego a fazer umas 10 vezes antes de postar (ainda por cima se são boas a tendência é «deixa lá, não é como se não fosse ÓBVIO que vais fazer outra vez»). Há imensos blogs que publicam receitas fantásticas quase diariamente, mas para mim é assim. Acho que 80% do que cozinho não publico.
Pensar em fazer um ranking de receitas do blog dá-me arrepios, porque nem conseguia escolher um top 10. O blog É o meu top de receitas, e têm a garantia de que adoro sinceramente estas receitas todas e as repetiria. E que tenho um ataque de cada vez que vejo a caixa de sugestões por me lembrar de tudo o que tenho de voltar a fazer (por ser maravilhoso, notemos).
Quando estava a fazer a cobertura deste bolo ficou mais granulosa do que eu queria. Talvez por causa da batedeira da idade da pedra, talvez por causa da minha irresponsabilidade com a temperatura dos ingredientes. Aproveitando a minha extraordinária capacidade de resolução de problemas triturei-a com a varinha mágica e ficou perfeita e cremosa. No fim fiquei com a dúvida: será que devo publicar a receita? Afinal, não correu tão bem como esperava. Se por um lado a garantia de solução fácil de um problema comum me aliciaria se fosse fazer um bolo, a não perfeição da receita era incomodativa.
...E depois experimentei o bolo. 







Bolo de Cenoura com Cobertura de Queijo Creme 
Adaptado daqui
Para 1 bolo com 25cm de diâmetro e 2 camadas

Ingredientes:

Para o bolo:
[  350g de farinha
[  1 colher de chá de canela
[  1/2 colher de chá de noz moscada
[  1 pitada de cravinho em pó
[  1 colher de chá de bicarbonato de sódio
[  1 1/4 colher de chá de fermento
[  1 pitada de sal
[  4 ovos L
[  300g de açúcar
[  100g de açúcar puro de cana (ou mascavado) 
[  350ml de óleo vegetal
[  450g de cenoura descascada e ralada (5 cenouras grandes)

Para a cobertura:
[  450g de queijo creme (à temperatura ambiente)
[  150g de manteiga sem sal (à temperatura ambiente) 
[  2 colheres de sopa de iogurte ou queijo fresco batido
[  1 colher de chá de extracto de baunilha
[  250g de açúcar em pó

Preparação:

Bolo:
| Misturar numa tigela grande a farinha, as especiarias, o bicarbonato, o fermento e o sal.
| Com uma batedeira eléctrica na velocidade máxima, bater os ovos com os 2 tipos de açúcar até que formem uma mistura homogénea (cerca de 1 minuto). 
| Diminuir a velocidade da batedeira e adicionar o óleo num fio. 
| De novo na velocidade máxima, bater durante uns minutos até a mistura estar mais pálida. 
Envolver manualmente a cenoura ralada e a mistura de ingredientes secos. 
| Colocar numa forma untada e enfarinhada com cerca de 25cm de diâmetro (e será necessário cortar o bolo) ou distribuir a massa por 2 formas com a mesma medida. 
| Levar ao forno pré-aquecido a 180º até cozer (cerca de 30 minutos). 
| Remover da forma após esfriar um pouco e deixar arrefecer completamente numa rede.
| Se feito numa só forma, cortar o bolo em duas camadas (foi o que eu fiz). 


Cobertura:
| Bater na velocidade máxima da batedeira eléctrica o queijo creme, a manteiga, o iogurte/queijo e a baunilha até estarem bem misturados (cerca de 1 minuto). 
| Adicionar o açúcar em pó e voltar a bater durante uns minutos, até estar com a consistência desejada.
| Se a textura ainda não estiver completamente cremosa, triturar com a varinha mágica. 
| Pôr uma das metades do bolo no prato de servir.
| Cobrir com um pouco de creme e espalhar bem. 
| Colocar no topo a segunda "camada" de bolo.
| Espalhar a cobertura por todo o bolo, incluindo as laterais. 


Este bolo é um clássico dos blogs de língua inglesa, e pelos vistos com razão :) o bolo até podia ser comido sozinho, mas com o creme é outro nível... 
Descobri recentemente o quão bom é Philadelphia com passas, e esta é uma cobinação (quase) semelhante. A cobertura fica muito cremosa, doce e leve e contrasta bem com o bolo, que é relativamente denso (mas não pesado) e muito aromático, com uma textura húmida de bolo de cenoura. Toda a gente da minha família mais próxima reprova bolos com cobertura, sendo de destacar a criadora do melhor pudim de sempre, mas depois há algumas que sobrevivem ao escrutínio. Como esta. 
Também é muito fácil de fazer. Eu cortei com um fio "afiado" e fiquei maravilhada com as minhas capacidades fora do normal para cortar bolos em duas camadas. É de processo tranquilo e muito simples :) 


Comentários

  1. Mas que bolo delicioso minha Avelãzinha, gostei muito do que escreveste ;) <3, bjokas grandes

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Também sou como tu... às vezes fico dias e dias sem publicar nada no blog pelas mesmíssimas razões que tu, porque me recuso a publicar algo que não tenha gostado, ou então porque não pesei/medi os ingredientes, porque não ficou "benito", etc etc e tal. Desconfio que acontece com a maioria dos bloggers, quer se assuma ou não. Em relação às fotos, uns têm mais "queda" para a coisa que outros. No meu caso é mesmo aliar duas paixões, mas tenho consciência plena que me falta MUITO para fazer fotos como deve de ser, ou como eu gostaria, e falta-me acima de tudo uma coisa essencial que é estética, e essa ou se tem ou não; pode ser trabalhada mas nunca será a mesma coisa.....
    Esse bolo ficou "benito" :) , e só pode ser bom!
    Beijocas
    Marta

    ResponderEliminar
  3. Olha, eu cá adoro bolos de cenoura, e com essa cobertura acho que combina na perfeição.
    bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Vês, perfeito! Acho lindos os bolos de cenoura com cobertura de queijo-creme, e adoro comer claro!
    Ficou com um aspecto bem húmido e apetece mesmo comer, fizeste bem em postar.
    Sim, eu compreendo, com o trabalho seria impensável postar receitas todos os dias.
    Venham mais bolinhos bons desses. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Tens imenso jeito e tens um blog com receitas sempre deliciosas e com fotografias bonitas gosto muito!

    ResponderEliminar
  6. Eu cá gosto das receitas, das fotos e dos textos (que são a minha parte favorita, confesso)!
    É exactamente isso que te distingue dos outros blogs: o teu entusiasmo com tudo o que publicas, a tua admiração pelo teu trabalho, faz-nos ter a certeza que está tudo delicioso e que são as melhores rceitas do mun

    ResponderEliminar
  7. Como eu ia dizendo, antes de isto me cortar o texto a meio...
    Quando ando à procura de uma receita de algo que estou a planear fazer, o teu blog é um dos que consulto sempre, exactamente por saber que só publicas coisas boas e em que se pode confiar.
    Não sei se já descobriste a chave do mistério que te deixou tão ansiosa (aposto de que sim :p), mas eu iniciei hoje o whole 30. Não vou recriar a tua receita (para já), nem vou eu própria publicar tantas receitas, mas conto contigo para alimentares esse meu vício das invenções culinárias!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá e obrigada por teres passado pela Padaria. Eu sei exactamente como cheguei aqui, segui o link do teu comentário. E em boa hora pq concordo absolutamente contigo no que diz respeito a posts. nada contra, mas eu seria incapaz de publicar tudo o que cozinho ou como só para dizer que tenho mais e mais posts.... E se o resultado das fotos ou da receita nao era o que eu queria... a semana passada fiz um brioche que adoro, mas ai! queimou-se um bocadinho... nao publico, nao é que nunca mais o volte a fazer e eu nao entro na corrida dos 400 posts por ano. Embora pareca neste último mês mas como tv nao saibas a padaria esteve fechada durante mt tempo e sentia falta do meu blogue. E gosto dos teus textos!!! Eu escrevo que me farto, e acima de tudo sao os textos que muitas vezes me fazem voltar a um blogue ou deixar um comentário. Se só há uma receita, o que vou dizer? "ai que lindo, bom a valer.." nao é o meu estilo.
    Prnto, já estou a escrever sem parar outra vez, gostei de conhecer o teu blogue, de verdade.
    Até breve!
    Ana

    ResponderEliminar
  9. Pois eu testo sempre a receita e depois se for aprovada torno a fazer e publico já com as fotografias e possíveis alterações.
    para mim era impossível publicar todos os dias, já custa uma vez:)
    Adoro bolo de cenoura, adoro e com essa cobertura tanto melhor, tem uma textura das boas, cremosa e húmida, levo a receita:)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que tentação!! Essa cobertura é o meu ponto fraco, não resisto!

    ResponderEliminar
  11. Meu Deus o que é isto!
    Eu juro que deixo de cá vir =P
    Excelente aspecto e deve ser divinal de sabor =)

    Não, não posso fazer mais bolos Avelã Maria.

    Beijocas =)

    ResponderEliminar
  12. Olá avelã...

    Os blogs se se tornam uma obrigação é uma chatice... Eu já não publico à muito tempo e acredita que não é por não ter nada para publicar ou porque significa que não tenho cozinhado porque é precisamente o oposto... Simplesmente ou se publica 'com pés e cabeça' como diz o ditado ou não vale a pena...
    O 1º pensamento quando vi a foto foi... A avelã usou pasta de açúcar tal é a perfeição dessa cobertura branquinha, depois li e vi que não :-)
    U-a-u!!! O que é que posso dizer destes teus doces? Isto é um desfile atrás do outro e parecem-me todos tão bons :-)
    O queijo creme é mesmo da marca philadelphia ou é o do lidl? (curiosidade)...

    Beijinhos***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :D
      Por acaso até parece pasta de açúcar, nem tinha reparado :P em textura/sabor é muito diferente...
      Uso Philadelphia, já experimentei o queijo creme do Lidl e não gostei muito :P
      Beijinhos :)

      Eliminar
  13. Olá Avelã :)
    Mesmo não tendo corrido como gostarias, ainda bem que publicaste este bolinho. De aspeto ficou fantástico. Gostei da cobertura de queijo creme. Quem olha até parece pasta de açúcar. Ficou bonito!
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Bolo de cenoura pra mim, indiscutivelmente, é com cobertura de chocolate. Mas confesso, traindo minha própria ideologia, que fiquei com bastante vontade de provar essa coberturinha branca, tão bonita e cremosa. :))

    ResponderEliminar
  15. Epaaaa, isso tem muito bom aspecto! :D

    Bom fim-de-semana.

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Bem: mas que maravilha de bolo!! Adoro bolo de cenoura e este está simplesmente perfeito , com a sua cobertura gulosa. Deve ser difícil parar de o comer .Quem me dera agora uma destas fatias ( já viste que despertaste a gulosa (incorrigível) que há em mim).
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  17. Tem muito, mesmo muito, bom aspecto! Trocava a cobertura, apenas ;)

    ResponderEliminar
  18. Olá. Vim aqui parar através do blog da Joana (Palavras que enchem barriga) e adorei. Este bolo ficou-me de baixo de olho. Tem um aspeto maravilhoso.
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  19. Reproduzi esta receita com algumas alterações e mesmo assim ficou tão bom :D juntei nozes trituradas a massa do bolo, e não coloquei cobertura :) cá em casa, gostaram.
    btw, sou fã do teu blog, apesar de não ser uma comentadora assídua eheh
    beijinhos
    achamarrita.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro a textura das nozes em bolos :D
      Ainda bem que gostaste :) Obrigada pelo comentário :D

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t