Avançar para o conteúdo principal

Panquecas de Aveia (Saudável, Sem Glúten, Sem Açúcar Adicionado, Sem Gordura Adicionada, Sem Lactose)


Eu não sou grande fã de preciosismos de linguagem. Acho algumas vezes as correções pormenorizadas e exaustivas do hábito um exagero, e apesar de (principalmente na escrita, tanto em português como em inglês) alguns erros me fazerem arrepios não condeno tanto assim quem comete erros frequentemente (se bem que com o pretérito imperfeito do conjuntivo ou colocações de pronomes a coisa se torna mais pessoal). Vejo a língua mais como uma ferramenta do que como objecto de adoração - não digo que desde que se compreenda tudo está bem, apenas que há coisas mais importantes (e definidoras da pessoa).
Acho que até escrevo e falo com correção (especialmente se não o fizer à pressa), mas sinceramente reparos feitos quanto a esses erros de outros nunca me parecem oportunos, pelo menos quando as pessoas não são muito íntimas (ou professores de português). Isto já vem das regras de convívio - não é propriamente aceitável criticar os outros na cara passivamente (estando em ativamente inseridas discussões de supermercado, que até são divertidas), por mais frontalidade pretensiosa que se procure ter ou louvar. 
Mas o limite dos erros trata-se da consciência de que crepes e panquecas NÃO são a mesma coisa. E quem contrariar isto arrisca-se a um tabefe de baguette. 
(Isto torna-se sério quando se vê «crepe maker» e «máquina para panquecas» NA MESMA EMBALAGEM. Comparado a isto chamar «molho» a «chocolate pudding» é delito menor.)
Isto é como sólidos e líquidos: os crepes espalham-se pela frigideira e adquirem a forma dela, as panquecas ficam no meio, bem gordinhas e a borbulhar do fermento (preferencialmente fora do caldeirão de uma bruxa, mas deixo ao critério).
Os crepes são menos doces e comem-se com Nutella, as panquecas são doces e comem-se com maple syrup.
Os crepes são franceses e as panquecas são tipicamente americanas.
E deliciosas.
Também são deliciosas.






Sem banana
Panquecas de Aveia
Adaptado daqui
Para 10 panquecas pequenas

Ingredientes:
[  25g de farinha de aveia
[  10g de sementes de linhaça em pó
[  100 ml de claras (cerca de 3 claras)
[  1 ovo
[  1/4 de colher de chá de fermento
[  25g de banana (1/4 de banana) (opcional)
[  Canela (opcional)
[  Cravinho (opcional)
[  Noz moscada (opcional)

Preparação:
| Triturar todos os ingredientes com a varinha mágica.
| Fazer as panquecas numa frigideira anti-aderente.
| Deixar arrefecer numa grade (se não gostarem de ficar com o prato húmido).


                                 


Sem banana parte II
Eu nunca pensei vir a ter uma, mas esta é a minha go-to receita de panquecas. É muito rápida e simples, descolam mesmo bem da frigideira, ficam deliciosas e são uma tela perfeita para chocolate negro! Nunca demorei tão pouco tempo a fazer panquecas...
Gosto de as fazer pequeninas por inspiração da receita original E porque é giro comer um monte de mini panquecas. Ficam altas o suficiente e muito fofas, com uma textura fresca (é estranho, mas é mesmo uma textura fresca). Não são muito doces como panquecas normais, mas sabem bem: a tríade de especiarias fá-las deliciosamente aromáticas: e têm um cheiro mesmo agradável! 
Originalmente não levavam banana nem fermento, mas experimentei pôr um bocadinho e achei que  fazia uma diferença enorme - ficam mais altas e com mais ar de panquecas. Nas fotos podem ver a diferença entre a.B. e d.B. :)
Supostamente isto eram crepes. Eu até percebo a ideia - não são muito doces e eram baixinhas. Mesmo assim, para mim isto nunca será mais (nem menos) do que panquecas, o que já é mais do que aquilo de que muitos de nós se podem orgulhar. 
(Para mim o crepe de polvilho já é um dilema enorme, e ele tem o diâmetro da frigideira.)

_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 panqueca pequena)
Energia: 27kcal 
Proteínas: 2.2g
Hidratos de Carbono: 2.1g
-       Dos quais açúcares: 0g
Lípidos: 0.9g
-          Dos quais hidrogenados0g
Fibra: 0.5g
Sódio: 17mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 panqueca, aproximadamente 20g ou 1/10 da receita) e não inclui ingredientes opcionais. Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
_________________________________________________________________________

Comentários

  1. Gostei destas panquecas de aveia. Cá em casa a minha filha gosta de panquecas e o meu filho prefere os crepes.Tentar agradar aos dois nem sempre é tarefa fácil.Vou guardar esta receita para a poder experimentar quando a minha filha vier a casa.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  2. Adoro!! Em breve vou por uma no blog... Estao lindas as tuas panquecas! Como varias vezes. bjs

    ResponderEliminar
  3. Adorei e vou experimentar!
    Sabes qual foi a ideia que me veio imediatamente à cabeça e que sei que vais adorar? Será que essa massa se adequa a waffles? Siiiim, vá lá, diz que sim!!!
    Adorei a introdução e texto inicial! A mim o pretérito imperfeito do conjuntivo faz-me mesmo impressão, bem como a utilização de hífen no falas-te, comes-te, gostas-te, que não quer dizer o mesmo do que falaste, comeste e gostaste.
    Mas sim, longe de mim corrigir alguém, principalmente em blogues, que acho uma deselegância!
    Beijinhos avelã :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até é capaz de dar :) realmente nem tinha pensado nisso, tenho de experimentar! Tenho um bocado de medo porque os waffles são mais sensíveis do que as panquecas, e com "mais sensíveis" quero dizer que aquilo se cola à máquina com a maior descontracção. Todas as receitas que não aquela milagrosa da Joana Banana se colaram.
      (Ignoremos o facto de terem sido só 2.)
      ...Resumindo, aquilo é chato de limpar. Mesmo chato. E com uma até tentei fazer panquecas para salvar a massa e deu bem. Tenho de experimentar :) até é parecido, já fiz os waffles com aveia... :)
      Beijinhos!

      Eliminar
  4. "e porque é giro comer um monte de mini panquecas" :) lol têm muito bom aspecto!

    ResponderEliminar
  5. Olá Avelã,

    Eu nem de longe nem de perto que escrevo bem... Devo dar erros ao escrever que nem devo dar conta. E ao falar... É melhor nem falarmos muito nisso, porque eu falo um bocado 'a direito' coisa que aqui no blog não é possível... Mas passemos à frente...
    Agora avelã deixaste-me deveras intrigada com o que eu faço em casa... Ora, eu faço, ou tento vá lá... Fazer panquecas! E acho que posso chamara aquilo panquecas, mas as minhas nunca ficam redondinhas mesmo, e abrem-se e espalmam um bocado, acho que pela massa ser um bocado fina... Mas existe máquina de panquecas? As tuas foram feitas em??? Frigideira certo??? Mas como é que ficam tão perfeitas??? Eu apenas conheço máquina de crepes... Os crepes para mim acho que devem ser mais difíceis de fazer porque são tão tão fininhos... Mas gosto muito de os comer...
    E para mim avelã, lamento desiludir-te, mas panquecas teem de ser acompanhadas de fruta... Muita fruta! São ideias... Adoro o sabor da panqueca seja regada com mel, ou com geleia... Mas a fruta tem de lá estar!!!
    Surpreendeu-me nestas tuas panquecas a utilização de especiarias, que nunca utilizei a não ser canela...
    Parece-me mesmo bem essa sugestão!

    Beijinhos grandes*** (ah, vou ver se amanhã compro a máquina de waffles, vai estar no lidl à venda - pelo menos no daqui) é que quero experimentar a receita que pusestes à pouco no blog!!!

    P.S) Desculpa lá se dei erros ortográficos e a minha linguagem não é lá muito bem explícita... eheheheheheheeh!!! (tinha que mandar o meu bitaite)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes sempre ir ver as páginas da wikipédia e ver em quais os teus comestíveis circulares não identificados se podem rever :P
      Existem máquinas de crepes, de panquecas acho que não. Estava a falar de uma máquina de crepes que dizia num monte de línguas "máquina de crepes" e traduzia para "máquina de panquecas" :P escândalo, eu sei. De qualquer das maneiras eu já fiz crepes com e sem máquina e acho que aquilo é um embuste, não dá jeito, faço-os perfeitamente bem numa frigideira normal (e aborrecida). Não tenho, a minha prima é que tem... Eu experimentei.
      Os crepes não são nada difíceis de fazer! Experimenta :) vais ver que é simples! E até é divertido rodar profissionalmente a frigideira para espalhar a massa. E dar aquele jeito multifunções que as descola E vira num salto (pronto, talvez ainda tenha de aperfeiçoar esta técnica). Mas nem é difícil virá-los.
      Não estão assim tão perfeitas... São panquecas :P com aspecto de panquecas. Assim como as tuas :D Mas se não ficam muito direitas talvez a massa seja demasiado líquida... Se se espalmarem muito eu deito farinha ou mudo a receita. Estas ficam completamente diferentes por causa da banana, é engraçado :P ...Também é uma questão de gosto :) eu prefiro que fiquem um bocadinho altas, mas não muito (já vi algumas aberrações :P).
      A sério? Nunca comi panquecas com fruta, e já comi panquecas várias vezes. Ou como sem nada ou com chocolate. Quando me sinto americana (e chique, que aquilo custa um balúrdio) uso maple syrup. E é basicamente isso. :P
      As especiarias foram uma inspiração pós bolo de cenoura aromático :) eu acho que ficam a cheirar bem :P
      Já vi essa máquina de waffles no folheto! Vou ver se não vou ao Lidl, senão vai-me apetecer começar uma colecção.
      Experimenta! Vais gostar :) é a minha receita básica! Mas também já fiz uns não tão saudáveis. Mais típicos :) aliás, fiz duas receitas diferentes, mas só uma vai ver a luz do dia. A outra é um bocado medíocre. :P
      As palavras "erros" e "ortográficos" foram ofuscadas pela palavra "waffles", lamento :) beijinhos! :)

      Eliminar
    2. Olá de novo avelã...

      Ainda não fui ao lidl, ando aqui roidínha para ver se ainda há a máquina de waffles... Só vou conseguir lá ir na Sexta por isso espero mesmo que ainda haja para poder experimentar a tua receita!!!
      Quanto aos crepes um dia aventuro-me com essas habilidades todas que dizes a ver se consigo :-)
      E estas panquecas também as vou fazer... Não sei quando, lá isso não... Mas quem sabe no próximo fim-de-semana!!!

      Beijinhos***

      Eliminar
  6. Olha aqui está uma bela e deliciosa sugestão. Gostei muito.

    ResponderEliminar
  7. Olá:)

    Gostei do aspecto das panquecas. Tão boas e saudáveis! Já comia:)

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Adorei todo o texto, e concordo plenamente com tudo o que foi dito. A mim faz-me muita espécie ver "á", e "à" cinco anos... Pior só mesmo o "começei" ou o "voçês". Mas longe de mim corrigir alguém, muito menos publicamente!
    Quanto às panquecas, nada a acrescentar, óptimo aspecto, e essa textura gordinha não engana ninguém, decerto estavam deliciosas ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Estas vou experimentar, de certeza! Que bom aspecto :)

    ResponderEliminar
  10. Eu adoro crepes, e gosto de panquecas :)
    O meu filho anda há que tempos a pedir-me para fazer panquecas, e acho que vai ser desta vez que faço. Gostei muito desta versão saudável. Vou levar a receita :)
    Beijocas grandes

    ResponderEliminar
  11. Esta receita é muito semelhante a uma que também faço, só não adiciono a linhaça mas vou experimentar! Tens por aqui dicas muito boas! Como é que não te sigo à mais tempo?!!!??

    ResponderEliminar
  12. Confesso que quando vi na receita cravinho e noz moscada, arregalei os olhos :p o leque de especiarias que uso para doces é muito limitado, na maior parte das vezes só uso canela..sim eu e canela vamos ser amantes eternos :p
    Mas como confio cegamente nas tuas receitas, vou ter de fazer!! Pena ter visto tão tarde esta receita mas vou definitivamente fazer :D
    Depois conto como correu*

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t