Avançar para o conteúdo principal

Macaroons ou Bolinhos de Coco (Saudável, Sem Açúcar Adicionado, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten, Sem Lactose)



Caso ainda não tenham reparado por algum motivo que me é alheio mas perfeitamente válido, como terem mais que fazer, eu uso sempre a mesma loiça para tirar fotografias.
Assim, há o prato de madeira, o mais adorado por mim, todo lascado, carcomido e já meio esfarelado mas que terá para sempre um lugar no meu coração pela maravilhosa quantidade de bolos que transportou até agora (quase todos com sucesso, exceto quando um cheesecake se esbardalhou contra a minha bolsa. Pelo menos se fosse na minha cara já riscava uma coisa na minha lista de sonhos). 
Há o prato-pudim, prato esse que se distingue pelas suas obras valerosas na área de suportar pudins com os seus perfeitos lados altos o suficiente para não deixar o caramelo escorregar mas não tão altos que pareçam os lados de um barril.
Há a «boleira» da tupperware que, apesar de feia como tudo e de não aparecer nas fotos (perdoa-me boleira, coisa útil que não tem de todo o nome mais grosseiro de sempre), se encontra neste preciso momento a proteger, qual soldado fiel, meio bolo de limão e (já provavelmente menos que) 1/4 de bolo de chocolate dos perigos bem conhecidos do ar, e que sobreviveu com lesões permanentes a uma visita indevida à máquina de lavar.
Não posso também deixar de referir as taças mozart, em tempos guardadas num congelador de um restaurante e posteriormente abaladas pelo ato de gente insensível que devorou o seu conteúdo (é uma vergonha pertencer a esta família), que estão sempre dispostas a intervir no armazenamento de doces individuais.
Também importante é o prato redondo, branco e normal, como aparentemente é difícil de encontrar por estas bandas, um contributo valioso para a beleza (modéstia à parte) do feed da minha página de facebook, agora que os meus pequenos-almoços não vêm em taças.
Por último, mas não menos importante, o prato cuja morte eu quero homenagear hoje, perante vós, querido para sempre nos nossos corações. O prato, valente e honrado, sempre determinado a ser bonito e branquinho, sempre disposto a mais fotografias enquanto a comida arrefece.
Quero destacar também o descobrimento de um novo prato branquinho entre pratos não-branquinhos, irmão do falecido e que será tratado da melhor maneira possível, com o conforto e amor propício a que não se sinta no dever de ser o substituto do falecido irmão e a que seja amado como um cisne no seio de um conjunto de patos com flores foleiras desenhadas. 
Espero sinceramente que estejas a apanhar morangos em prados verdejantes juntamente com a máquina de café, prato.
E que possas vir a alombar com uma coisa tão angelical como estes bolinhos.




Macaroons ou Bolinhos de Coco (Saudável, Sem Açúcar Adicionado, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten, Sem Lactose)
Para cerca de 30 macaroons pequenos

Ingredientes:
[  100g de coco fresco ralado (peguem num coco, descasquem-no e ralem-no como se fosse queijo)
[  60g de coco ralado seco
[  100ml de claras

Preparação:
| Misturar todos os ingredientes num recipiente.
| Formar bolinhas pequenas* e colocá-las num tabuleiro com papel vegetal.
| Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 20 minutos, até estarem cozidos e um bocadinho tostados.

*Se não conseguirem formar bolinhas por estar muito pegajoso, juntem coco ralado. Se estiver muito seco juntem claras.






Eu adoro coco, leite de coco e creme de coco, por isso sou suspeita, mas estes bolinhos são TÃO bons. Têm um sabor a coco fresco mesmo agradável e leve, não são demasiado doces e têm uma textura muito agradável, típica de coisas com coco (como os coquinhos)... Os 30 que fiz desaparecerem numa hora ou duas! Fiz esta receita porque tinha claras para gastar, nem estava à espera de nada de mais, mas adorei.
Não quis usar açúcar e acho que ficaram perfeitos assim, o coco dá doçura suficiente. Não podiam ser mais simples nem mais deliciosos!
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 macaroon, cerca de 10g)
Energia: 27kcal 
Proteínas: 0.6g
Hidratos de Carbono: 1.0g
-       Dos quais açúcares: 0.4g
Lípidos: 2.4g
-          Dos quais hidrogenados: 2.1g
Fibra: 0.6g
Sódio: 5mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 macaroon, aproximadamente 10g ou 1/30 da receita). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
_________________________________________________________________________

Comentários

  1. Antes de mais tenho de felicitar pela escrita, os textos ... é de um entusiasmo e riso que os leio, de uma ponta à outra, quero dizer, do inicio ao fim e sem deixar as gargalhadas! Parabéns!
    Depois e estes bolinhos me parecem à minha medida ... adoráveis, com coco, que é para mim indispensável, adoro!
    Parabéns e grata pelas partilhas inspiradoras e divertidas!
    Grata
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu tambem uso muito o mesmo prato mas o que importa é o conteúdo :)
    Adoro bolos de coco.

    ResponderEliminar
  3. Olá Avelã!
    Uau, mas que ideia fantástica! Estes bolinhos de coco também são uma sobremesa que quero experimentar, sem dúvida! Gosto tanto de coco..e sabes, adoro o facto de muitas das sobremesas que fazes serem adoçadas naturalmente e terem tanta proteína. Eu não consigo ter ideias assim brilhantes para as minhas sobremesas...vivo no dilema de "como hei-de adoçar?". E acabo por não as fazer, porque não quero usar açúcar (porque estou em dieta) nem adoçantes artificiais (causam-me incómodo intestinal e mesmo a stévia, que é saudável, agarra-se demasiado aos dentes e deixa-me cheia de tártaro).
    Diz-me só...é difícil ralar o coco fresco? Como posso retirar-lhe a casca? Onde compraste coco?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :D Eu ultimamente até tenho tido alguma ideias que têm resultado bem, mas também envolve muita sorte :) Também não gosto de usar adoçantes ou açúcar...
      O coco fresco comprei no E. Leclerc, mas vejo em praticamente todos os supermercados. Para ser mais fácil retirar a casca mais dura, dou-lhe machadadas até se partir e depois levo ao forno a 180º durante 10 min. Depois de fria a parte de fora sai bem (usando uma faca como «alavanca»), mas tem aquela mais «agarrada», como uma segunda casca, que é preciso tirar com um descascador ou com uma faca, mas essa já é mais mole. Ralar coco não é muito difícil, só é preciso um bocadinho de persistência porque é mais duro do que uma cenoura, por exemplo... Mesmo assim não tive grandes dificuldades, até se faz bem :)

      Eliminar
  4. Olá Avelã,

    tu és uma maluca, não chegava a piscina com gelatina ainda querias o cheesecake na tua cara?! Maluca :)
    Oh eu sempre gostei de louça e por isso quando comecei com o blogue ainda se foi acentuando mais este gosto, mas os pratos brancos ficam sempre bem e o que importa é mesmo o que lá colocas :)
    E por falar em colocar, estas tuas bolinhas estão um encanto e eu que adoro o sabor a coco e fresco mais ainda, perfeitas e gulosas.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Por mim podes continuar a usar a mesma loiça por muito tempo, desde que continues a partilhar as tuas receitinhas!
    Tens a minha aprovação total nestes bolinhos de coco ;)
    Um beijinho
    Vanda

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Lamento o desaparecimento do teu pratinho! Eu tenho um apaixoneta por props e ando sempre a comprar mais e mais pratos, nao sei porquê porque uso sempre os mesmos, brancos, porque acho que parecem mais bonitos nas fotografias. Ah as tacas mozart, nao me lembro de as ter visto, mas ao menos ja sei o que é! Eu imaginei que seria qq coisa austriaca, calacula a palermice! E que bom que há xantana em Portugal, agora é que vao ferver receitas!!
    boa semana!!

    ResponderEliminar
  7. Oi nao vejo o meu comentário?? perdeu-se??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, só não fica logo publicado por causa da moderação :P já está ali em cima ;)

      Eliminar
  8. bem se é saudavel podemos comer muitos sem sentimento de culpa :D, adorei.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Tenho de experimentar!

    beijinhos

    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Adoro tudo o que tenha coco, costumo fazer uns bolinhos de coco, mas são mais calóricos.
    O que me ri com a descrição dos teus pratos!

    ResponderEliminar
  11. Bem bom! Descanse em paz o teu pratinho branquinho que morreu... ;-)

    ResponderEliminar
  12. Olá avelã...

    Gosto da tua louça, quer seja a mesma ou não é apenas um pormenor... O importante mesmo são as coisinhas boas que colocas em cima da louça para se comer :-)
    Eu gosto de coco... Tudo o que leve coco é bem-vindo e essas bolinhas parecem-me muito bem :-) Mas ralar o coco fresco? Isso dá um trabalhão... Acredito que o tempo e esforço compense :-) Teem muito bom aspecto, não tem adoçantes o que torna as bolinhas saudáveis em vez de comer só 1, podemos comer o prato todo :-)

    Beijinhos grandes avelã*** Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é difícil ralar coco fresco. Porque é que toda a gente acha que é difícil ralar coco fresco? :P

      Eliminar
    2. Tens razão e secalhar até não é assim tão difícil... E com a prática mais fácil se vai tornando.
      Mas que à 1ª vista parece, lá isso parece! Mas de cada vez que olho para essas bolinhas de neve, dá mesmo vontade de dar uma trinca em cada uma :-) E acabar por comê-las todas eheheheh...

      Eliminar
  13. Tão simples e com toda a certeza uma delicia, o meu problema é partir o coco, como fazes? é que aquilo é tão duro
    beijokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu para o partir não uso nenhuma técnica especial, ponho numa tábua e dou-lhe machadadas ou facadas até o partir em bocados :P não é muito difícil... Depois para descascar é que, como é muito «preso», levo ao forno a 180º durante 10 minutos. Deixo arrefecer e sai mais facilmente, basta enfiar uma faca entre o coco e a casca e forçar. A casca interior (que por acaso até parece casca de castanha) tiro com um descascador (não sou grande artista com facas!) :)

      Eliminar
  14. Por acaso já tinha reparado que usas sempre aqueles potinhos típicos dos restaurantes para empratar coisas deliciosas (porque raio nunca vi desses potinhos à venda??)...Mas achei giro, acho que toda a gente usa sempre a mesma loiça para fazer bolos/doces/bolachas...Eu pelo menos também uso, não vá dar azar e ficar tudo horrivel porque pus num sitio diferente =P
    Agora apeteceu-me comer uns 5 de seguida!! Deve ser um sabor parecido ao dos quindins não?


    Beijinho*

    ResponderEliminar
  15. Este fim-de-semana fiz bolinhos de coco :)

    ResponderEliminar
  16. A minha falecida avó fartava-se de fazer estes bolinhos. São mesmo bons! =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  17. Que aspecto delicioso! Gosto muito de coco :)

    MORNING DREAMS

    Sofia Silva, Beijos*

    ResponderEliminar
  18. Olá:)

    Adorei os macaroons! Tão simples e de aspecto tão delicioso. Tenho de experimentar:)
    *Adorei a "ode" aos pratos...

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Loiça branca é boa para as fotografias, eu raramente me lembro disso.
    Eu gosto muito de coco e não tenho dúvidas que ia gostar desses bolinhos :-)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  20. Ai Avelã: adoro ler os teus textos. Fazem-se sempre rir e deixam-me bem disposta. Os pratos brancos são mesmo difíceis de encontrar, eu que o diga, ainda por cima vivendo numa ilha! Já comprei alguns na Zara Home ( passo a publicidade, que não ganho nada com isso).
    Quando li a tua receita fiquei curiosa. Primeiro porque era tudo "sem" e depois porque levava coco fresco. Nunca provei. Comprei um uma vez e foi uma luta terrível para conseguir partir o desgraçado ( ganhou ele que foi parar para o lixo). No entanto gostei muito destes delicados bolinhos e não me importava nada de provar um,mas feito por ti.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  21. Todas temos a nossa louça "fétiche", e o branco nunca compromete :) E até fica bem com o branco dos bolinhos, vê tu...
    Bolinhos que, diga-se de passagem, devem ser uma delícia! Eu nunca usei coco fresco e só comi uma vez, mas adorei!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Ter um blog tem destas coisas, eu comprei um prato branco de proposito para as fotos que publico, meti na cabeça que assim teria uma imagem mais clean e fancy :p mas o que eu acho mesmo bonito são aquelas tábuas de madeira rústica, fica lindissimo :D Tenho muita vontade de eexperimentar esta receitas, já te contei como gosto de coco mas estou num dilema, teria de comprar um coco em coimbra e leva lo para casa dos meus pais porque só la tenho um instrumento proprio de ralar :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto mais de ver, embora em fotos de pequenos-almoços e isso até goste de alguns tipos de pratos com desenhos :)
      Eu acho que as tábuas rústicas e coisas do género só ficam bem para quem tira fotos de qualidade, sentir-me-ia um bocado como portadora de pretensão de artisticidade (e não gosto). As fotos com «props» e isso deixo para os profissionais ;)
      Eu gosto daquele teu prato verde liso :D e da malga de pôr iogurte + toppings :P
      Podes sempre usurpar o ralador :P
      Beijinhos :)

      Eliminar
  23. avela a tua loica e muito linda acredita. eu nao comprei ainda loica p asfotografias, mas as que tenho aqui em casa sao normais e branquinhas como tanto adoooro! eheheh. bem, boleira ? lol e primeira vez que "ouco" (tou no telemovel nao tenho acentos nem nada do genero lol).
    Tambem gosto de coco, nao sou doiida por, mas gosto eheheh

    ResponderEliminar
  24. nao gosto de pratos com desenhos naaaaaah :( lol nao gosto.de bagunca visual. quanto mais simples, melhor
    eheh este e o meu gosto claro :) tens de me dizer qual e a maquina que usas, tens receitas com muito bom aspecto, mas que poderiam ficar ainda maaais apeteciveis :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Câmara do tablet :/
      (Daqui a mil anos compro uma a sério. Dá para muito abacate... :P)

      Eliminar
  25. Olá!!!!! :) :) :)
    Vim visitar-te!
    Bem vou começar pelos bolinhos porque fiquei impressionada. Então esses bolinhos que mais parecem os bombons rafaellos são saudáveis e podemos comê-los como se não houvesse amanhã? Vou ter que fazer! Só tenho que comprar o coco e parti-lo o que será uma aventura! :)

    Quanto à loiça, eu compreendo, eu apego-me às coisas. Tenho as loiças preferidas e os pratos brancos estão no meu top mais.

    Gostei muito da tua casa por isso vou voltar mesmos em ser convidada! hehe :p
    Beijinho.
    Sarinha,
    No Conforto da Minha Cozinha❣

    ResponderEliminar
  26. Ando sendo a mais nova integrante do time dos Sem glúten, sem açúcar, etc... Então como sempre estou dando super valor a cada dica sua. Bjo grande

    ResponderEliminar
  27. Tirando a parte de partir côcos (que comigo resulta sempre em filme de aventura!), esta receita é um espectáculo de tão simples e como adoro o sabor de côco, certamente irei adorar este prato.
    Quanto à loiça, eu pessoalmente sou fã do mais simples. Num prato branco a comida fica mais destacada e na madeira, dá-lhe um ar mais rústico. Para o meu gosto está muito bem assim :)

    Beijinhos
    http://petiscana.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  28. hummmmmmmmm.... muito bom e ainda saudavel.. parabéns pela ótima receita.
    Beijos, que Deus abençoe seu final de semana,
    Pri
    Blog - Receita Esperta

    ResponderEliminar
  29. Seus posts! xD Adoro tua escrita, com esse ar cômico às vezes e também tão agradável. E nem sei o que dizer desses bolinhos! Hmmmm ♥.♥ Imagina ser tua família e ter sempre uma gostosura dessas surgindo!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t