Avançar para o conteúdo principal

Ovos Mexidos da Joana Banana ( = perfeitos e cremosos) (Saudável, Paleo, Sem Gordura Adicionada, Sem Lactose, Sem Glúten)


*Alerta*
Possíveis spoilers quanto ao programa How I Met Your Mother. Como se alguém não tivesse visto, pfff, eu sei. Mas não quero ser vítima de tentativas de assassinato por revolta. Caso não tenham visto, boa sorte, aquilo quase supera o final do Oliver e Benji. 
*Fim do Alerta* 

Um dos programas que sempre gostei bastante de ver é How I Met Your Mother (ou Foi Assim que Aconteceu, em português). Não tinha a qualidade de Game of Thrones, o apelo de The Walking Dead nem a genialidade de Dr. House, mas é(ra) uma série agradável, leve e com ocasionais piadas hilariantes (aka Neil Patrick Harris).
Até à final.
Nos minutos que durou a traumática final do programa a minha ideia quanto ao programa mudou consideravelmente - achei o episódio mal escrito, mal dirigido e mal pensado, e dei por mim a questionar-me porque raio é que eles haviam de fazer aquilo: construir a ideia de uma personagem durante oito temporadas (supostamente, porque aquilo pareceu mais um amontoado de situações paralelas e não propriamente encadeadas) e chegar ao fim para matá-la sem explicações, passar uma temporada inteira centrada no casamento de duas outras personagens para declarar o seu fim em menos de um minuto - e retomar o cliché do trombone azul. Sinceramente pareceu-me que estavam a despachar a coisa e a tentar dar dois fins diferentes a uma série por não conseguirem abdicar de nenhum e de modo a satisfazer toda a gente - e a tentativa saiu furada.
(Porque agora toda a gente os odeia.)
Antes desta dececionante reviravolta, no entanto, houve um episódio de que me lembro particularmente - um que envolvia uma competição de ovos mexidos. A mãe do Barney (que tem nome de dinossauro roxo) fez os supostos melhores ovos mexidos de sempre, que fizeram com que toda a gente se babasse por eles - e eu fiquei sem perceber muito bem. Nunca tinha comido ovos mexidos maravilhosamente bons, ficavam sempre um bocado sem sabor e secos. Aqueles dos desenhos animados, representados por uma 'papa' indiferenciada de ovos mexidos cremosos, pareciam-me bastante distantes.
E depois provei estes ovos mexidos da Joana Banana, e fiquei a perceber a história toda; afinal havia, sim, ovos mexidos cremosos e muito, muito saborosos.
Aqui têm então a receita, se estão à procura dos melhores ovos mexidos de sempre - garantidamente destinados a vencer qualquer competição de ovos mexidos.


Círculo de ovo. 




Ovos Mexidos da Joana Banana ( = perfeitos e cremosos) (Saudável, Paleo, Sem Gordura Adicionada, Sem Lactose, Sem Glúten)
Adaptado daqui
Para 1 pessoa

Ingredientes:
[  2 ovos
[  1 pitada de sal
[  1 colher de chá de iogurte, quark ou queijo fresco batido (opcional)

Preparação:
| Colocar os ovos numa frigideira ou num tacho (não aquecida(o)).
| Colocar no fogão em lume baixo.
| Mexer sempre até começar a ganhar consistência.
| Quando estiver sólido mas ainda muito cremoso (mais ou menos como veem nas fotografias), temperar com sal e juntar o iogurte/quark/queijo batido (opcional).
| Mexer bem até incorporar e servir.




Pus a dose para 2 ovos mas não rende muito em volume. Se não comer mais nenhuma fonte de proteína costumo fazer com 3.
Caso queiram podem acrescentar outras especiarias (salsa, orégãos,...), eu geralmente faço simples mas é uma questão de preferência.
Agora relativamente aos ovos - que. Perfeição. Nunca imaginei que uns ovos mexidos pudessem ser tão bons e ter uma textura maravilhosa. Sinceramente sempre foram a minha maneira menos preferida de fazer ovos (juntamente com omeletes), mas desde que descobri a receita já devo ter feito umas 10 vezes (e não foi há muito tempo). É rápido, prático e delicioso! Não tem nada a ver com as minhas espécies de omeletes em pedaços que só agora percebo não merecerem o título. O gosto é mesmo muito bom, e com algum tipo de queijo/iogurte fica ainda melhor! A coisa mais chatinha é mesmo limpar a frigideira, mas vale a pena.

(É bom que apreciem bem as fotos de ovos mexidos no pão, porque aquilo para cortar ao meio foi uma bagunçada.)
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 dose)
Energia: 126kcal
Proteínas: 11.1g
Hidratos de Carbono: 0.7g
-       Dos quais açúcares: 0.7g
Lípidos: 8.8g
-          Dos quais hidrogenados: 0g
-     Dos quais saturados: 2.7g
Fibra: 0g
Sódio: 278mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 90g, 1 dose ou a totalidade da receita). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. Para a versão sem lactose ou paleo (mais restrita), não se poderá utilizar o queijo/iogurte. 
_________________________________________________________________________

Comentários

  1. Adoro ovos mexidos! E tenho de experimentar juntar o queijo pois geralmente junto sempre um pouquinho de leite e acredito que o queijo lhe confere uma textura bem cremosa e saborosa! Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Meu.Deus!
    Eu que devia de estar a estudar fiz uma pequena pausa para ir cuscar o instagram e saiu asneira, pois claro. Esbarrei logo com a tua fotografia destes ovos mexidos. Fiquei logo com fome outra vez, não fosse eu doida por ovos mexidos (foi a primeira coisa que fiz quando era miúda e comecei a cozinhar). Estive à espera (ansiosamente) pela hora do lanche para vir aqui ao blog ver a receita. Agora chegou a hora. Depois deste comentário vou experimentar a fazer estes senhores ovos mexidos!
    A minha tia faz uns ovos mexidos assim muito cremosos também. Quando vi aquela maravilha exigi saber o segredo. Ela misturava um bocadinho de leite nos ovos. Desde aí faço sempre isso também. Ficam muito mais cremosos, mas acho que não ficam assim tão cremosos como os teus.
    Agora vamos falar de coisas também muito importante - HIMYM. Comecei a ver a série logo quando ela estreou, ou seja, andei muitos anos a seguir aqueles 5 marmanjos :) Em relação ao ultimo episódio, acho que nem vale a pena comentar. Aliás, a ultima temporada, na minha opinião, foi a pior da série. Quando eu ouvi os rumores a dizerem que a ultima temporada se ia passar num fim de semana vi logo que ia sair asneira. E obviamente que saiu. Fiquei tão danada, mas tão danada com aquele final. Andaram a enganar-me (a mim e a todos os que seguiam a série) aqueles anos todos! Sempre gostei muito da Robin, mas nunca gostei da possibilidade dela ficar com o Ted. A uma certa altura acreditei mesmo que isso não ia acontecer. E apesar de não concordar muito com o casamento dela com o Barney, até me passou ao lado. Mas agora passado um minuto acabarem com o raio do casamento, darem uma filha ao Barney, matarem a mãe e juntarem o Sr. Ted e a Robin, Jesus. Eu acho mesmo que escreveram aquilo em cima do joelho. Quando eu acabei de ver o episódio até disse que só faltava a Lilypad e o Marshmallow se divorciarem e destruírem de vez todas as ideias que eu tinha de finais felizes ihihih "True story"!
    Enfim... É impressionante como conseguiram estragar uma série tão boa com um único episódio. Ainda hoje não me conformo com aquele final :D
    Fim do desabafo!
    A mãe do Barney também era cá uma peça :)
    Bem, vou experimentar os ovos. Depois digo de minha justiça.
    P.S.: As fotos estão muito boas ;D

    ResponderEliminar
  3. Eu nunca vi a série, mas também nem tenciono ver! eheh Por isso podes partilhar à vontade :P

    Mas já os ovos, têm mesmo um aspecto mesmo muito cremoso! Eu adoro ovos mexidos, quer dizer, gosto de ovos...já levava comigo uma torrada dessas :P

    E eu acrescentava uma salsa fresca picada que adoro! :)*

    ResponderEliminar
  4. Ahahahah ate no titulo! Lool es d+ !!
    Olha que tambem ha truques para omeletes. Deixa me dizer,te que espetculo, estao mesmo com alto aspecto. Quem prova ovos assim nao vai querer outra coisa. Eu faco sempre com 3 ovos na 1refeicao. Ja me deste fome avela ihihih
    Yap, se a frigideira nao for das boas da algum trabalhito.

    ResponderEliminar
  5. Pois gostei imenso do aspeto e fiquei convencida.
    Às vezes é assim - o ovo de Colombo! Quem diria que o segredo do sucesso reside num pouquinho de iogurte ou queijo?
    Adorei a ideia, até porque gosto muito de ovos mexidos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Estão mais do que apreciados e as fatias ficaram cortadas na perfeição. Nunca tinha feito ovos asim,mas já sei que por aqui, estamos sempre a descobrir novidades.
    FYI: já tenho banana a congelar. Espero realmente saborear o melhor gelado de sempre,rsrs.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  7. não conhecia assim ovos mexidos e eu adoro ovos mexidos, vou ter que experimentar assim.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  8. Olá avelã,

    Normalmente nos ovos mexidos junto queijo para ficarem cremosos mas acabo sempre por 'passá-los' bem porque eu gosto deles mais para o tostados e secos, ora então o contrário do que aqui mostras! Eles parecem-me muito bonitos e dignos de um programa de culinária... Aliás é sempre o que eu digo quando faço os meus... Se os chefs lá da televisão vissem os meus tinha zero de pontuação, mas são assim que gosto... Não sei explicar!!!
    Um dia tiro fotos aos meus (mas de certeza que não aprecias... :-)) E imagino a bagunçada para dividir a sande ao meio, porque eles são mesmo cremosos...

    Beijinhos grandes avelã*** E esse gelado com as bananas??? Tens comido muitos??? :-)

    ResponderEliminar
  9. Beeeeem, lá cremosos parecem eles =)
    São mesmo bons? Posso confiar? =P Mas por acaso não gosto assim tão cremoso... Ai ai =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Olá Avelã!!
    Adoro o seriado How I met your mother, mas não sei te dizer se perdi o capítulo final ou se realmente ainda não chegou por aqui! rs Pode ficar sossegada que não me importei de ler sobre o final, pois até prefiro saber antes pra preparar a decepção! rsrsrs
    Nunca fiz ovos mexidos assim cremosos, adorei a dica!!
    Beijos e ótima semana pra ti! =)

    ResponderEliminar
  11. Sou fã de ovos mexidos e os teus assim cremosos deixaram-me com vontade de trincar um pãozinho assim com o ovo. Otima sugestão. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Cremosos ficaram eles! Que espetáculo ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. O que eu adoro ovos mexidos :) de vez em quando tenho desejos deles, assim do nada, e gosto deles assim bem cremosos. Geralmente junto um pedacinho de leite ou iogurte.
    Eu não vi o final da série, fui vendo só alguns episódios, mas mesmo assim prefiro rever o Big Bang (mas olha que fiquei curiosa em ver esse final).
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Estava a tentar perceber como é que o how i meet your mother ia chegar aos ovos mexidos..agora ja percebi! Game of Thrones nunca vi mas pelas reações do pessoal deixa-me a querer/não querer começar a ver ahahah :p

    Quanto ao teu comentario no meu blog, a proteína de straciatella eu ja a experimentei e gosto muitooo :D

    ResponderEliminar
  15. Humm nunca fiz assim ovos mexidos.
    Levo comigo a receita.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/picnic-caracois-de-alheira-ou-de.html

    PS- já te estou a seguir. :-)

    ResponderEliminar
  16. Eu vi esse episodio dos ovos ahah
    Mas tambem me decepcionei com a serie...
    Tenho de experimentar estes teus ovos a ver como me saiu!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Oi amiga!
    Eu adoro ovos mexidos, mas nunca fiz tão cremosos assim.
    Amei!
    Bjsss e um belo FDS p/vcs

    ResponderEliminar
  18. Também gosto de ver essa série :) Nunca a consegui seguir com principio, meio e fim. Foi sempre episódios soltos, e uns mais antigos que outros.... mas sempre que esbarrava num episódio ficava a ver.
    Nunca vi o episódio dos ovos, nem o fim.... e agora também não fiquei com grande vontade de ver o último episódio :)
    Em relação ao ovos, eu gosto deles de qualquer forma. E estes têm muito bom aspeto! :)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  19. Fiz estes ovos mexidos hoje! Vou-te dizer, não são nada bons... são super bons! Adorei! Juntei queijo-creme porque era a única coisa que eu tinha e adorei! Dos melhores ovos mexidos que já comi! Como não me lembrei disto antes?! Costumava sempre juntar leite mas vou passar a fazer assim mais vezes! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Ainda bem que gostaste :D
      Confesso que fiquei assustada quando disseste 'não são nada bons' :P
      Com queijo creme nunca experimentei, mas é semelhante e deve ficar muito saboroso :D

      Eliminar
  20. que belo aspeto :p
    eu gosto muito de ovos mexidos ... gosto imenso os que faço no microondas em que junto um queijinho vaca que ri que ficam tb muito cremosos e lindos ... uma perdição! :) mas estes teus tb ficam muito bem parecidos :D
    beijinhos
    Carla
    http://cromasdacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t