Avançar para o conteúdo principal

Chocolate Quente (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Glúten/Lactose, Vegan)


Uma vez estava, num dia de semana, a tomar calmamente o pequeno-almoço. Ainda tinha algum tempo antes de sair de casa, seriam à volta de 7 da manhã e estava então sentada na cozinha, virada para a porta aberta. 
Por acaso estava lá também a minha avó, de pé à minha frente enquanto conversávamos. E de repente vejo por trás dela qualquer coisa pequenina e rápida a passar. Assustei-me, claro, e rapidamente cheguei a uma conclusão com que qualquer pessoa sonha - era um rato.
Tentei despachar-me e fechar a porta da divisão onde ele entrou, e ficamos depois a observar a sombra dele a andar de um lado para o outro através da ranhura debaixo da porta. 
Depois saí de casa, e lá ficou o rato. Apesar da minha insistência em nunca mais usar aquela divisão e desistir de tudo o que estava lá dentro (arca cheia de comida, tábua de passar a ferro, roupa por passar, máquina da roupa, produtos de limpeza, azeite e garrafões de água - tudo dispensável, acho que a minha proposta era irrecusável), passado pouco tempo o rato foi, não sem dar luta, expulso da minha casa (não por mim, confesso).
Num outro dia feliz, estava a preparar papas de aveia no fogão antes de uma corrida. Acabei de fazer as papas, transferi-as para uma malga e estava a guardar as coisas quando reparei no pacote de aveia. E estava roído.
Claro que não comi as papas (que já agora cheiravam extremamente bem, apesar de mais tarde o meu subconsciente lhes ter atribuído uma coloração cinzento-rato pouco apelativa) e contentei-me com torradas. Depois maldisse o rato, lamentando o facto de não o termos torturado antes de o expulsar. E fui retirar tudo dos armários mais baixos por potencial 'contaminação'.
Nunca mais tive ratos em casa, e ainda bem. Porque todos os problemas que advém da sua presença são incrivelmente aborrecidos - incluindo pequenos-almoços calmamente preparados que cheiram bem a ir para o lixo.  
O que não é incrivelmente aborrecido é um pequeno-almoço calmamente preparado que cheira bem a não ir para o lixo - que foi o que aconteceu a este chocolate quente. Mas não se enganem na fórmula - aquele não é mesmo muito importante...






Chocolate Quente (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Glúten/Lactose, Vegan)
Adaptado do IG @alexandrathingsabout
Para 1 dose

Ingredientes:
[  250ml leite (pode ser vegetal, para as versões vegan e sem lactose)
[  5g de cacau
[  10g de farinha de aveia (podem usar flocos e triturar no fim ou fazer farinha com eles antes, uso a varinha mágica) (sem glúten para um resultado sem glúten)
[  10g (1 quadrado grande) de chocolate negro (preferencialmente com mais de 70% de cacau) (opcional; omitir para versões vegan, sem lactose e sem glúten ou substituir por um adequado)

Preparação:
| Num tacho juntar o leite, o cacau e a aveia, peneirando esta última, e levar a lume médio.
| Deixar ferver, mexendo até engrossar.
| Quando estiver mais espesso e consistente adicionar o chocolate negro, caso se deseje usar.

Nota: O chocolate quente não fica muito doce. Se gostarem de coisas mais doces adicionem mel ou um adoçante à escolha.




Recomendo vivamente! Há muita gente que come papas de aveia com chocolate ao pequeno-almoço e isto acaba por ter ingredientes muito semelhantes, mas uma forma diferente e ainda mais deliciosamente decadente. É muito simples, fácil de fazer e fica com um sabor fenomenal a chocolate, além de ser, como acho que é preferência geral, bem consistente e suave - ninguém diria que é saudável! Ou não fosse, talvez, ser menos doce, mas isso depende muito dos ingredientes que usam; eu sinceramente prefiro assim, mais intenso e a saber a chocolate negro. Resumindo, é maravilhoso e o meu novo vício. 
Tem uma textura espessa e cremosa; se preferirem chocolate quente mais líquido podem deixar engrossar menos (ou seja, reduzir o tempo ao lume) ou diminuir a quantidade de aveia. 
As coisinhas que estão por cima nas fotos são marshmallows dos cereais 'Lucky Charms'. Num rasgo de inspiração (resultante da overdose de avistamentos de chocolate quente com marshmallows a la desenho animado) pesquei uns do pacote. Eu sei, sou brilhante - derreteram e ainda ficou melhor. Por outro lado, agora o meu pacote só tem cereais simples e aborrecidos. Humpf. 
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 caneca)
Energia: 132kcal
Proteínas: 10.6g
Hidratos de Carbono: 7.4g
-       Dos quais açúcares: 0.1g
Lípidos: 6.0g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.1g
Fibra: 3.2g
Sódio: 27mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a cerca de 200g, 1 caneca ou a totalidade da receita). Não inclui ingredientes opcionais. Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

Comentários

  1. Vou fazer mas apenas nao vou juntar marshmallos, nao que nao apeteça mas vou saber resistir! Detesto ratos, ainda bem que aqui nao vejo nenhum ha 8 anos! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que deliciosa sugestão e ainda por cima saudável. Muito bom!
    ( Adorei a história do rato. Fez-me rir o que é sempre bom)
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Que bom que conseguiu dar fim ao rato! Tão triste quando tempo que desfazer dos alimentos!!!! Fico feliz que não tenha tido mais ratos em casa! O chocolate quente é tentador, não fosse essa minha privação de doces, ousaria a fazer!
    Beijo e um ótimo Domingo!

    ResponderEliminar
  4. Uma sugestão saudável e que ainda por cima adoro. Já me vejo no sofá com uma mantinha a deliciar-me com o teu chocolate quente... Beijos

    ResponderEliminar
  5. Não fica amargo?? Não li açúcar :( Eu adoro que seja saudável mas sou tão gulosa que se não for um bocadinho adocicado não consigo :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Não sei se reparaste na nota, mas eu disse que fica meio amargo. Caso se ponha o chocolate no fim adoça um bocadinho, mas se és assim gulosa podes adicionar adoçante ou mel! O uso de um leite doce também influencia esse aspeto (os leites vegetais normalmente são adoçados). ;)

      Eliminar
  6. Oh. meu. deus. Que delicia!! Como é que nunca me lembrei disto? Já tinha pensado em triturar as papas quando faço as de cacau, mas isto é outro nível. Sem dúvida que vou experimentar e depois digo como correu :D
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  7. Se trocar a farinha de aveia por farinha de alfarroba, ainda fica mais intenso ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive uma experiência traumatizante com farinha de alfarroba e nunca mais a utilizei :P
      Mas parece-me uma ótima forma de lhe dar uma nova oportunidade. Obrigada pela sugestão :D

      Eliminar
  8. E o rato? Sumiu? Cruzes!
    Nem consegui ler convenientemente a receita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Ratos??? Não sou nada fã deles :P
    Esse chocolate quente bem me sabia no dia de hoje... um dia frio, ventoso e chuvoso... Acho que passamos diretamente do verão para o inverno!
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://www.recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Olá Avelã!!
    Aff...ninguém merece esses pequenos roedores!!!
    Quanto a esta bela xícara de chocolate quente, achei uma ótima sugestão! Confesso que nunca experimentei nada parecido, fiquei encantada com a deliciosa textura cremosa, enche os olhos da gente!
    Beijos mil e ótima semana pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
  11. Hummm, chocolate assim é tudo de bom mesmo. Fiquei com água na boca de tanta vontade de experimentar kk
    Bjssss amiga

    ResponderEliminar
  12. que coisa tao boa!


    nao conhecia o blog, parabens!

    ResponderEliminar
  13. Avelã,
    Gostei do seu relato, rato ninguém merece, rsrs.
    Estou aqui a babar com esse chocolate cremosos e saudável, hummmmmm...!

    Beijos ♥

    ResponderEliminar
  14. Acho que o mais fácil teria sido mesmo desistir da divisão :P afinal de contas, não tinhas nada de muito importante lá:D
    vantagem 1028374642729 de teres um gato: esse problema chamado rato teria sido resolvido muito mais rapidamente :P e então se tivesses uma gata como a Shizuka nem queiras saber. ela adora ratos, são o brinquedo favorito dela. quando ela ia mais vezes à rua, arranjava sempre um amiguinho rato para brincar. depois ia para o jardim brincar e brincar e brincar com ele. quando ele já estava muito cansado (e com mil hemorragias internas das piruetas todas que a Shizuka o obrigava a dar) deixava o pobre do animal sozinho e vinha para casa toda contente. O Nobita nunca apanhou um rato. ele já não sai de casa há uma carrada de anos, mas mesmo quando ia à rua nunca apanhou nenhum. em compensação as moscas não duram muito aqui em casa :P
    Uma vez também tive um rato aqui em casa, roeu-me tudo o que estava num armário na cozinha. Quando nós vimos que era um rato fechamos a Shizuka na cozinha à espera que ela fizesse o seu trabalho como caçadora. Não demorou muito a apanhar o raio do rato, mas depois ela só queria brincadeira com ele, o que foi engraçado. tivemos de andar a correr atras da gata para ela largar o rato para nós o metermos na rua. giro.
    Mas eu acho que agora tu nunca mais tiveste ratos por aí por causa dos teus novos amigos felinos que te apareceram aí na rua:P a falar nisso, como é que eles estão?
    Quanto ao chocolate quente, não bate o batido de chocolate (sim, eu ainda ando viciada naquilo), mas fica lá perto :P ahhh sim, porque eu estou a comentar uma receita tua que já experimentei! Ando a ficar muito despachada e estou a dar um avanço descomunal na minha lista de receitas :P
    Hoje à noite vou fazer outra vez. tenho um filme de terror para ver e em vez de fechar os olhos quando tiver com medo pego na chávena com o chocolate quente e assim tenho uma desculpa viável para desviar o olhar durante uns segundos :D
    é muito muito bom! adorei ;)
    P.S.: e além de adorar as tuas receitas, adoro as tuas histórias:) são sempre divertidas de ler! :D

    ResponderEliminar
  15. A sério a tua maneira de escrever vale mais que as imagens =P

    Isso tem bom aspecto, mas eu nem sei, gosto e não gosto de chocolate quente lol

    Beijocas

    ResponderEliminar
  16. Nunca tive ratos em casa! Felizmente!
    Que grande chatice.... Ainda bem que reparaste antes de comer que o pacote estava roido! eheh
    Este chocolate quente está com um aspecto e com uma consistência óptimas.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  17. Bom dia!!!! Passando para deixar um ótima Sexta-Feira para você! Que seja bela é abençoada!
    Aminah

    ResponderEliminar
  18. Não podia ser mais engraçado... estive de férias em portugal e voltei a Londres no dia 2 deste mês reparei logo que havia mudanças e que eram no armários da cozinha e antes de abrir a porta para olhar para os maus ricos ingredientes... respirei fundo... olhei para tudo com atenção e pensei... bem mudou umas coisas e deixou tudo cheio de sementes, pensei (pois tinha um pacote de semente) olhei com mais atenção e reparei logo que havia um cheiro fora do comum... não eram sementes ... eram caganitas XD gritei limpei e tentei encontrar uma solução sei que há ratos e toda a cidade de Londres mas n pensei que me viesse bater à porta hehe ontem veio a equipa de exterminação com uma mochila tipo ghost busters hehehe temos tudo armadilhado e agora tenho de esperar mais uma semana até poder arrumar tudo no lugar ... ai ratos ratinhos... Gostei deste chocolate saudável...

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Adorei a receita. Aliás, praticamente todas as receitas me agradam. Mas não posso comer aveia ��
    Como posso substituir?
    Obrigada.
    Parabéns pelo blog ☺

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Podes substituir por amido de milho ou polvilho doce/azedo, por exemplo - estes eu já experimentei, mas certamente que farinhas de arroz, espelta ou muitas outras também resultarão :)

      Eliminar
  20. Olá!
    Substituindo por farinha de trigo, a quantidade é a mesma?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, qualquer que seja a farinha a quantidade adequada acaba por ser a mesma :)

      Eliminar
  21. Ai...devias ter colocado um aviso! Ratos e aranhas, nem em fotografias! Ha uns meses estive em Estocolmo e na loja de um museu queria comprar uma tshirt, mas ao lada estava uma prateleira com ratos de peluche, não consegui chegar às t shirts. Imagino o teu horror, imagino e já passei por isso. Ninguém está livre, acredita! A minha tia vive num primeiro andar no meio da cidade e uma vez viu um rato na sala dela!
    Olha, em Portugal é fácil encontrar chocolate vegan?
    beijinhos, bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O de algumas marcas encontra-se apenas em lojas especializadas, mas há alguns chocolates negros vegan mais populares. O da Lindt com 70% de cacau é-o, apenas pode ter vestígios mínimos de leite que normalmente são aceitados pela maioria das pessoas vegan :)

      Eliminar
  22. Nem falemos de ratos que me faz imensa impressão!!! Falemos antes desse maravilhoso chocolate quente que me iria saber mesmo bem logo ao chegar a casa do trabalho... que maravilha! :)
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t