Avançar para o conteúdo principal

Granola de Aveia com Frutos Secos (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Açúcar Adicionado)


Comecei a correr há uns 3 anos. Inicialmente ficava-me pela passadeira sem uso que ganhava pó num canto, onde corria... Oito vergonhosos minutos, após os quais reconhecia a minha própria mediocridade enquanto corredora e engolia a maior quantidade de ar possível (em minha defesa, era extremamente inclinada!).
Depois de perceber que este sistema não funcionava, decidi que tinha de alterar o método. Assim sendo, e depois de ignorar as sugestões da minha avó de correr em casa, à volta de uma mesa (?!), comecei a correr no exterior. 
Pode parecer muito óbvio, mas acho que para quem começa 'correr na rua' não soa muito natural, principalmente sendo 'a rua' 'a minha rua', que não tem passeio e é partilhada por tratores e cavalos. Particularidades da vida numa zona rural à parte, achei muito mais agradável correr assim, aumentando distâncias e procurando novos carrinhos.
Desde aí já alterei imensas vezes o meu esquema de corridas - já corri 5km todos os dias, já corri 11km dia sim dia não, já, preparem-se porque este é o meu preferido, corri 16km ocasionalmente depois de não pegar nas sapatilhas (sou do Norte, vivam com isso) durante dias ou semanas. Imensos sustos com cães, bronzeados estúpidos na zona do relógio, assaduras, mortes por calor, bolhas nos pés e esperas irrequietas nas passadeiras depois, decidi treinar para a meia-maratona.
Não sendo uma distância especial ou difícil para a maior parte dos corredores, ainda mais tendo em consideração o meu ritmo de tartaruga, ainda me custa o suficiente para ser satisfatória em termos de objetivos. Assim sendo, estou agora a fazer o famoso plano da Asics. Já tive a minha quota parte de corridas mais puxadas (que incluíram, obrigada inverno, imensas chuvadas de molhar até aos ossos), e agora, quase dois meses depois, estou a duas semanas do dia da corrida.
E a precisar de fontes de hidratos de carbono deliciosas cada vez mais...




Granola de Aveia com Frutos Secos (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Açúcar Adicionado)
Para cerca de 600g 

Ingredientes:
[  300g de aveia em flocos (sem glúten para a versão sem glúten)
[  100g de frutos secos (usei amêndoas e avelãs)
[  50g de sementes (usei de papoila, linhaça, sésamo e chia)
[  50g de coco ralado (podem colocar até em alternativa gérmen/farelo/farinha de trigo ou aveia)
[  4 colheres de sopa de azeite (ou óleo de coco vegetal)
[  50g de mel (fica bom, mas não doce como as de compra; podem aumentar se preferirem mais doce)
[  1/2 colher de sopa de extrato de baunilha (opcional)
[  100g de puré de fruta (como maçã)

Preparação:
| Misturar a aveia com os frutos secos, sementes e coco.
| Incorporar o azeite.
| Levar cerca de 30s ao microondas o mel com a baunilha, adicionar o puré e aquecer um pouco de novo.
| Juntar esta mistura à inicial (os líquidos aos secos) e envolver.
| Dispor num tabuleiro forrado com papel vegetal, pressionando bem (podem fazê-lo com as mãos molhadas; quanto mais compacta estiver a granola mais 'aglomerados' vai ter), e colocar no forno pré-aquecido a 160º durante cerca de 40 minutos, ou até estar tostada (sem mexer e virando se necessário o tabuleiro para dourar uniformemente).
| Deixar arrefecer completamente no tabuleiro.
| Desfazer grosseiramente e guardar num recipiente hermeticamente fechado.



Esta granola foi feita combinando várias receitas que já fiz e algumas que encontrei e me chamaram a atenção (sem dúvida por motivos mais e maiores do que haver a palavra 'melhor' no título) e ficou deliciosa. Costumava fazer de outra forma (que aliás repeti imensas vezes... A receita tornou-se tão popular que cheguei a ter de misturar os ingredientes em recipientes com a capacidade de baldes), mas desta vez queria que ficasse mais crocante, com 'clusters' - vulgo 'aglomerados crocantes que são a melhor parte dos cereais e quando partem deixam aquele restinho deprezado de pó no fundo do pacote' -, algo que nunca tinha conseguido (bem, uma vez usei claras e ficou mais ou menos assim, mas não conta porque o resultado parecia bolachas em pedaços e não ficou nada crocante).
O produto final não podia ser melhor - ficou crocante por semanas num recipiente fechado, com pedaços que não se desfizeram sem ser necessário utilizar quantidades massivas de xarope/mel ou óleo. Tentei manter os ingredientes o mais simples e saudáveis possível, e são coisas que geralmente se tem na despensa; de resto, podem variar imenso, alternando os tipos de frutos secos e sementes e/ou colocando cacau, maple syrup em vez de mel, especiarias, etc. Fica delicioso em iogurte ou em praticamente qualquer coisa com cara de lanche!
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma dose de 30g)
Energia: 119kcal
Proteínas: 2.8g
Hidratos de Carbono: 13.6g
-       Dos quais açúcares: 2.7g
Lípidos: 6.4g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 2.1g
Fibra:  2.7g
Sódio: 3mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a cerca de 30g, 1 dose ou 1/20 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

Comentários

  1. Eu infelizmente corro a custo só quando tenho que apanhar algum transporte e já estou atrasada e por vezes nem isso. Sou mais como a tua avó, e correr à volta da mesa! :D
    Quanto à granola parece deliciosa. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Conseguiste descrever tão bem a granola que até eu que dispenso o género, salivei.
    Quanto à corrida, revejo-me na tua avó.
    Sucesso para a prova!

    ResponderEliminar
  3. Adoro granola mas só fiz uma vez e as de compra não me agradam :p Boa sorte para essa prepração. Já a fiz mas sem método nenhum... Quando se gosta de correr, simplesmente, ignora-se tudo :p Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Avelã, há algum tempo substituí as corridas por caminhadas :) É relaxante, apanha-se o ar da rua, combate o sedentarismo e poupa os joelhos. Pensei que não ía gostar mas enganei-me :))
    Aproveita, corre enquanto te sentires bem e feliz e vai saboreando as excelentes sugestões saudáveis que deixas aqui no blog!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Adoro, adoro, adoro =)

    E assim no iogurte ou no leite.. ai ai =D

    Olha eu hoje em dia corro uma vez por semana no ginásio, durante perto de 25 min e só corro 3km.
    Eu sei que é diferente na rua, mas nem sei se consigo correr mais =S
    Ando fraca =/

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Adoro granola e tenho sempre feitinha por mim! É um pré-treino fantástico! Cá eu, dependendo dos dias, faço 4km (nunca menos), e já cheguei a fazer 10km. É conforme o tempo disponível, mas o mais comum são os 6km e os 8km. E já não vivo sem isso! Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. A granola está com óptimo aspecto tenho de experimentar caseira porque adoro juntar no iogurte e são poucas as de compra que gosto.
    Eu costumava fazer caminhadas de uma hora, depois de algumas molhas (como tu tão bem descreves) comprei uma bicicleta elíptica que me permitia exercitar sem sair de casa e fazia diariamente os meus 6km em 20 minutos. Depois passei a conjugar a bicicleta com as caminhadas (quando está bom tempo) e ainda tentei a corrida mas aí a coisa complicou-se um bocado e posteriormente já sem sabia o que me doía (era mesmo tudo). Este inverno ainda não fiz nada (shame on me) e tenho mesmo de voltar ao exercício. Parabéns pela tua iniciativa de correr meia maratona, que no meu ver não é mesmo para qualquer um, pode ser que um dia ainda consiga correr assim :)

    gulosoqb.blogspot.pt
    facebook.com/gulosoqb

    ResponderEliminar
  8. Adorei esta granola de aveia! Vou fazer um dia destes ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. que aspecto maravilhoso!! Tenho mesmo de fazer granola!

    beijnho,

    Marlene,
    McTBeauty: http://mctbeauty.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Nem imaginas o quanto te admiro... a mim em miuda nunca me deixaram fazer desporto além da escola e tenho uma grande magoa por isso. Há uns anos também tentei a passadeira e caminhadas. Compreendo-te porque na altura os 10 minutos eram um record brutal para mim!
    Desde que sai de Portugal, tentei correr na rua 2 semanas e pufs, não consegui mais, ficava com brutais enxaquecas o que me tirou a vontade que já era pouca!
    Odeio ginásios, por isso... continuo sedentária mas sempre com o sonho de um dia conseguir :)
    Quanto à receita... adorei, mesmo!! :)

    ResponderEliminar
  11. Fiquei cheia de inveja, eu gostava de correr. Quando tinha um horário de gente normal fazia caminhadas "hiking" qs todas as semanas e espero mt brevemente voltar a poder tomas melhor conta de mim.
    Agora percebo pq disseste que querias correr como o meu mano ;)
    Gosto tanto de vir aqui e ler os teus textos, tens sempre coisas tao giras para nos contar (já me fartei de rir com a tua avó a dizer-te para corrreres à volta da mesa ;) )
    beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  12. Adoro granola. Pessoalmente, também gosto de a juntar a um iogurte. Uma pequeno-almoço ou lanche delicioso.
    Beijinhos!! :)

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Que bela granola com ingredientes tão bons!
    Adorei o conselho da tua avó de correres à roda da mesa. Desculpa, mas fartei-me de rir. O máximo!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  14. Tem um aspecto maravilhoso! Eu continuo a correr ocasionalmente, uns 5km e com muito custo! Espero um dia também conseguir mudar isso mas, claro, para isso tenho de começar a correr mais vezes :)

    MORNING DREAMS

    Sofia Silva, Beijos*

    ResponderEliminar
  15. Boas corridas :)
    O que custa é começar! Depois de se começar é uma paixão, certo?
    O meu colega de trabalho agora faz provas de 110km :S
    Eu já tenho o equipamento, agora tenho que sair!
    No ano passado ainda corrida (na rua, na estrada!!) mas este ano estou preguiçosa! Há que voltar!
    A granola está deliciosa, adoro :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  16. Eu não sou nada de corridas, sou mais de caminhadas e não há como caminhar ao ar livre (tirando a chuva e alguns sustos que já apanhei com uns cães soltos!).
    Espero que corra bem essa corrida! Pelo menos vejo-te morivada.
    E uma granola assim motiva e alegra mais :) ficou bem boa e cheia de clusters adoro. Ando viciada no pó de granola do Jamie mas uma assim cheia de clusters anima-me logo.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Gosto muito de granola com iogurte e fruta. Tenho sempre feita para o pequeno almoço. Gostei da tua receita e levo comigo ;)
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
  18. Meu deus que coisa com aspecto delicioso! Tenho de experimentar! Amei o blog, e estou a seguir-te! d um saltinho no meu e segue-me também, se gostares do que vou escrevendo por la!
    beijinho!
    http://the-not-so-girlygirl.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Menina prendeste-me assim que li a palavra "granola", não fosse eu a maria das granolas. Espero que a corrida te corra bem, desde que te divirtas podes ir a passo de caracol à vontade :D
    um abraço
    sara

    ResponderEliminar
  20. Oh.meu.deus. que granola perfeita Avelã! Esses clusters matam-me :D
    Vou experimentar fazer e depois digo como correu!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  21. Tem um aspecto maravilhoso, aqui em Londres há uma cadeia de supermercados americana chamada wholefoods eles têm um "granola bar" onde podemos fazer a nossa própria granola, encher o saquinho e levar :) esta fez-me logo lembrar isso =D

    ResponderEliminar
  22. Desculpa lá mas tive que me rir com a parte de correr à volta da mesa, seria algo que a minha avó diria com toda a certeza. Beijinhos n

    ResponderEliminar
  23. As tuas descrições iniciais são sempre super divertidas avelã :-) Eu já corri, mas deixei. Agora fico-me pela ginástica localizada e por umas caminhadas. O importante é mexermos-nos... A granola tem um aspecto muito bom e sendo caseira, feita do nosso jeito com as sementes e frutos secos que gostamos sabe sempre melhor... Eu colocava aí umas nozes, eu adoro nozes... Mas de resto está no ponto! Beijinhos*** e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  24. Ora qui está uma coisa que tenho que experimentar fazer! Adoro granola nos iogurtes que como de manhã! Esta parece-me muito bem!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Tive de experimentar a granola e aqui ficou o resultado Avelã: http://ofoatmealandwanderlust.blogspot.pt/2016/03/granola-extra-crocante-extra-crunchy.html

    Fiz algumas alterações porque não tinha os ingredientes todos em casa mas ficou tãããão boa! Melhor que as de supermercado. Beijinho!

    ResponderEliminar
  26. Adorei a receita :) Mas tenho uma dúvida. o Puré de maçã é feito em casa ou comprado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu usei de compra, há várias marcas que vendem puré de maçã sem açúcar ou aditivos em potinhos muito práticos :) Mas também é possível fazer em casa, basta cozer e triturar maçãs descascadas com um bocadinho de água!

      Eliminar
    2. Da para substituir o purê de maçã por outra coisa?

      Eliminar
    3. Tirando purés de outros frutos não há substituições muito semelhantes. Pode omitir e juntar alguma água por causa da textura, por exemplo - a granola ficará um bocado diferente, mas resulta na mesma :)

      Eliminar
  27. Olá! Estou prestes a fazer esta granola, mas tenho uma dúvida: os flocos de aveia são dos finos ou grossos? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      É indiferente, já fiz com os dois tipos (até misturados, no caso de ter dois pacotes em fim de vida :P) e fica sempre bem :)

      Eliminar
  28. Vou experimentar! cativou-me logo a palavra crocante... ando hºa que tempos à procura de uma receita assim!!! crocante!
    obrigada peça partilha

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t