Avançar para o conteúdo principal

Papas de Aveia com Sabor no Microondas - Sem Claras! (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Através do facebook instagram pedem-me frequentemente substituições para as receitas que partilho, em particular quando têm ingredientes específicos que só se compram em determinadas lojas ou online (como a aveia com sabor e a goma xantana). Em específico, como faço imensas vezes a boa velha receita de papas de aveia de sabor e publico por lá, perguntam-me qual o possível substituto das claras (a subsituição da aveia com sabor é menos relevante nesta receita em particular, visto que toda a gente sabe como fazer papas com a normal).
A verdade é que, apesar de ser deliciosa (ou por ser deliciosa e achar que se pode dar ao luxo de ter estes caprichos), a receita é um bocadinho melindrosa - as claras têm de ser mesmo pasteurizadas, caso contrário não resulta (pelo menos sempre que tentei fazer com as normais ficou com um aspeto coalhado). Assim, quem não consome claras suficientes para usar pacotes de 1 litro ou não os encontra à venda acaba por procurar alternativas na receita.
No entanto, é-me difícil sugeri-las porque há coisas que não são substituíveis - no caso das papas, por exemplo, uso as claras não só para inserir alguma proteína mas também porque ajudam na consistência. Omitindo-se as claras a quantidade de líquido pode ser excessiva, e se se compensar aumentando a aveia ou diminuindo o leite o sabor fica mais concentrado (e eu sei que há muita gente, tal como eu, que prefere não usar tanta aveia para as papas não ficarem enjoativas).
Eu tenho sempre claras à mão, porque há algum tempo o E. Leclerc começou a ter claras a um preço razoável (1,99€) e eu vou lá frequentemente, mas estou solidária para convosco porque ainda me lembro da altura em que tinha de me arrastar até ao Celeiro para comprar claras.
Já me tinha ocorrido misturar aveia em flocos com de sabor, para que os flocos ajudassem a engrossar, mas não pus a ideia em prática até ver umas papas com flocos e farinha cheias de bom aspeto nesta página. Então decidi-me a fazer, primeiro porque pareciam maravilhosas e segundo porque assim podia dar uma alternativa a quem não usasse claras de pacote.
Claro que adorei o resultado: as papas foram muito rápidas de fazer e ficaram surpreendentemente brilhantes (nem percebo como, visto que são papas normais com aveia de sabor, mas a sério, parece que têm luz própria). E acreditem em mim - eu sou a aficcionada e para sempre defensora das papas com claras. ;)






Papas de Aveia com Sabor (e em Flocos) no Microondas (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)
Adaptado daqui
Para 1 dose

Ingredientes:
[  25g (duas colheres de sopa) de aveia em flocos
[  10g (uma colher de sopa mal cheia) de farinha aveia com sabor (uso a da EU Nutrition, sendo a minha preferida a de bolacha maria - podem comprar aqui com 15% de desconto usando o código euavela15)
[  250ml de leite

Preparação:
| Colocar numa malga a aveia em flocos e aveia com sabor e misturar. Adicionar o leite aos poucos, mexendo bem.
| Levar as papas ao microondas na potência máxima até engrossarem (demora uns minutos). Podem em alternativa colocá-las num tacho e levá-las a lume médio até que engrossem.


Juro que não estou a mentir, estas papas ficam surpreendentemente cremosas - em termos de textura são parecidas às que são feitas com aveia instantânea em flocos (como a da Quaker), mesmo sendo feitas no microondas e não no fogão (sendo que no fogão tendem a ficar mais cremosas). O sabor é leve e muito agradável - experimentei com aveia de bolacha maria claro mas também podem usar outros sabores. Brownie e coco, por exemplo, devem resultar muito bem :)
Mais uma vantagem em relação às papas com claras é que não é preciso retirar a malga frequentemente do microondas para misturar, já que não há claras que possam cozer ou ficar em grumos. Portanto se são daquelas pessoas que preferem pôr a malga no microondas e esquecer que ela existe durante uns minutos* já sabem!

*Não muitos minutos, porque a partir do momento em que há um vulcão de aveia a sair pela malga e a forrar o microondas todo torna-se difícil de ignorar. ;)
______________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 213kcal
Proteínas: 12.9g
Hidratos de Carbono: 23.7g 
-       Dos quais açúcares: 0.4g
Lípidos: 6.8g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.1g
Fibra:  5.0g
Sódio: 27mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose ou a totalidade da receita). Foi calculada com leite de soja light da Alpro; poderá variar de acordo com o leite usado. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
______________________________________________________________________________

Comentários

  1. Adoro papas de aveia.
    Já à algum tempo que não como... Tenho que ver se faço este domingo.

    Beijinhos,
    Clarinhas
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/05/na-cozinha-com-mary-soliani-e-uma.html

    ResponderEliminar
  2. Com este calor que tem estado, não me dá muita vontade de comer papas... mas já ando a apontar receitas para o outono xD Entretanto, já decidi que vou encomendar a aveia com sabor a bolacha maria quando for a Portugal no verão para depois a poder trazer comigo, ando mesmo cheia de vontade de provar!

    ResponderEliminar
  3. Têm sempre um excelente aspecto e mais uma vez, adoro como escreves =P, mas tenho medo de arriscar!
    Eu que adoro papas de aveia, tenho medo de arriscar.
    Da mesma maneira que fiz panquecas com aveia, como te disse, e odiei =/

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Vou ter que experimentar pois eu era das que em silêncio suspirava por uma alternativa às claras. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Nunca consigo que as minhas papas fiquem totalmente boas no microondas, eu sou gaja de fogão, não há discussão! :)
    Saudades de passar por aqui querida avelã!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Existe pacotes pequenos de claras de 330ml que trazem 10 claras da derovo. No jumbo e no recheio tem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca vou ao Jumbo, nem ao Recheio... E o E. Leclerc não tem. Já cheguei a comprar numa loja desportiva, mas fica bem mais caro!
      De qualquer modo obrigada pela dica :)

      Eliminar
  7. Versão experimentada e completamente aprovada! Também fiquei agradavelmente surpreendida com o aspeto da papinha. :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Madalenas Sem Açúcar

Tenho a tradição de testar uma receita nova de cada vez que recebo ou compro uma nova forma. Por vezes as ideias são muitas e não é fácil escolher, mas quando a My Tup Love  me enviou esta forma não houve sequer um momento de indecisão: forma de madalenas pede madalenas :D  Juntei o útil e agradável, e usei na receita a recentemente lançada aveia de custard. O seu aroma docinho a lembrar bolos com limão não podia ser mais adequado para o efeito :)  Madalenas Sem Açúcar Para 6 madalenas Ingredientes : [  1 ovo [  50g de quark natural [  25ml de leite [  75g de farinha de aveia com sabor (usei a de custard da EU Nutrition , que tem um saborzinho a limão fantástico; podem encomendar com 15% de desconto usando o cupão euavela15 no site) [  1 colher de café de fermento Preparação : | Bater o ovo com o quark durante dois ou três minutos. | Baixar a velocidade para o mínimo e adicionar o leite, batendo apenas até este estar incorporado.  | Juntar a farinha e o fermento envolver com uma espát

Bolo de Spéculoos

  Com quase dois meses de atraso, venho deixar a receita do bolo que fiz para o meu aniversário. Mais pequeno que o habitual, tendo em conta a situação pandémica na altura (nos últimos dois anos não tive muita sorte com o timing do meu dia de anos). Para compensar, fi-lo em modo *overdose de spéculoos*: spéculoos  alegram qualquer situação :D O recheio foi improvisado à última da hora: tinha planeado fazê-lo com natas batidas e creme de spéculoos, mas aqueci o creme para ficar mais fluido e a temperatura fez com que as natas coalhassem. Fiquei sem o único pacote de natas que tinha, mas felizmente sou  exagerada  precavida e tinha meia dúzia de frascos do creme de barrar.  Acabei por desenrascar um recheio misturando-o com o pudim de caramelo da Ehrmann como base, o que de resto prova a minha tese de que há poucas coisas que não se resolvam com um pudim de caramelo da Ehrmann :P Foi tudo pelo melhor, porque ficou delicioso! Deixo a receita para que possam experimentar :)  Bolo de Spécul