Avançar para o conteúdo principal

Waffle de Banana com Skyr (Saudável, Sem Açúcar Adicionado, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten)


Há uns tempos recebi da derovo algo que nunca tinha experimentado, claras de ovo em pó. É um produto com potencial: após aberto dura muito mais do que as claras (mesmo as pasteurizadas) e hidratando o pó podemos em teoria fazer tudo o que fazemos com as próprias claras. Admito que mesmo assim estava um pouco cética - pensei que talvez na prática as coisas não funcionassem tão bem, especialmente tratando-se de receitas mais delicadas.
Depois de algumas coisas mais básicas, como omeletes, decidi pôr o produto à prova utilizando-o para fazer fazer papas de aveia com sabor, uma das receitas mais exigentes com as claras (não costuma funcionar com claras retiradas diretamente do ovo!). Para minha surpresa resultou muito bem - e então, num surto de coragem que este sucesso proporcionou, experimentei também bater as claras em pó hidratadas em castelo. 
E pronto, esta é a curta história de como risquei mais um item da minha lista de coisas a fazer antes de morrer: ver claras em pó (é muito mais agradável do que parece) e batê-las em castelo. Eu, que nem sequer tinha uma lista de coisas a fazer antes de morrer.
Sugiro que experimentem: de certeza que também está na vossa lista. Mesmo que ainda não tenham descoberto. ;)




Waffles de Banana com Skyr

Ingredientes:
[  1 banana média (100g)
[  30g de aveia
[  1 skyr (150g; podem substituir por outro iogurte bem simples)
[  5g de claras em pó (1 colher de chá muito bem cheia; usei as da fullprotein)*
[  30ml de água

Preparação:
| Utilizando um processador, uma liquidificadora ou uma varinha mágica, triturar todos os ingredientes (banana, aveia, skyr, claras e água).
| Colocar a massa numa forma de waffles (ou outra, desde que o tamanho seja adequado) e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 20 minutos (o tempo pode variar de acordo com a forma usada, claro).

*Podem usar 1 clara normal em vez das claras em pó e omitir a água.


Achei o sabor dos waffles muito agradável e diferente do costume: nota-se bem o travo do iogurte, porque os skyr têm um sabor algo forte tirando os do Continente que são horríveis, e por isso ficam a saber a danoninho de banana :P Soa estranho, mas é delicioso, confiem em mim. ;)
A textura também é incrível, lembra uma queijada (e vocês sabem que não é à toa que eu digo que alguma coisa parece uma queijada, sobremesa detentora da melhor textura de todo o sempre)!
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por meio waffle)
Energia: 154kcal
Proteínas: 12.3g
Hidratos de Carbono: 24.8g 
-       Dos quais açúcares: 9.5g
Lípidos: 1.2g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.2g
Fibra:  2.8g
Sódio: 31mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose ou metade da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Vou ter que experimentar, mesmo! Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Mas que aspecto maravilhoso
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que aspecto delicioso, eu adoro crepes mas confesso que o meu coração tem preferência pelos waffles :D
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Para além de terem um ar adorável ainda ter aspeto de ser bem fofinhos de textura :D

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Rabanadas Poveiras

Este Natal fiquei encarregada de fazer as tradicionais rabanadas, pelo que no início da semana fui ao Mercadona com a ideia de comprar o cacete para rabanadas deles (que acho particularmente bom). Cheguei ao Mercadona... E o cenário era de razia total - cacete para rabanadas nem vê-lo. Visto que o único pão que abundava era o biju, decidi-me a fazer as rabanadas à moda da Póvoa de Varzim. Andava no vai-não-vai com elas: por um lado queria experimentar, por outro lado tinha medo que corresse mal (estragar as rabanadas no Natal deve dar direito a azar eterno :P). No final, foram os stocks do Mercadona a forçar-me a mão. Se muitas vezes agradeci ao Mercadona por ter produtos excelentes, desta vez agradeço-lhes por não os ter. Bendito seja quem levou o último cacete, porque estas rabanadas com biju são de longe as melhores que já comi :D Rabanadas poveiras Adaptado d aqui e d aqui Ingredientes : [  750ml de leite meio-gordo [  75g de açucar (+ o da cobertura) [  ...

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv...

Bolo de Fécula de Batata (Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Sem Glúten, Sem Lactose)

Desde que descobri o xilitol e o eritritol que dou por mim a pensar aleatoriamente em receitas a transformar em versões sem açúcar. Recentemente lembrei-me do bolo de fécula de batata - uma sobremesa que além de simples e deliciosa não tem glúten, lactose, nem gordura adicionada, o que a torna o paraíso das pessoas com alergias/restrições alimentares. Apesar de tipicamente usar essa receita como base de bolos de aniversário recheados, desta vez optei por o deixar brilhar na sua simplicidade. Cozi-o um pouco menos, de forma a deixar uma camadinha húmida por baixo da superfície, e... O resultado está à vista: uma sobremesa tão simples quanto deliciosa, e surpreendentemente saudável. Hoje partilho a receita convosco, para que também possam desfrutar deste milagre dos doces :D Bolo de Fécula de Batata sem Açúcar Ingredientes : [  8 ovos [  250g de xilitol [  150g de fécula de batata Preparação : | Separar as gemas das claras. | Utilizando uma batedeira elétrica, bater as gem...