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Bolachas de Aveia Crocantes (Saudável, Vegan, Sem Glúten, Sem Lactose)


Há muito tempo que o meu adoçante de eleição é o mel - como podem ter reparado, é o que uso em praticamente todas as receitas doces. Não sou a maior fã do sabor em si, como já mencionei algumas vezes, mas só o uso mesmo em receitas e o sabor não se costuma notar - o que é ótimo, considerando a única experiência que tive até agora com melaço (ainda estou traumatizada).
Já cheguei a preferir xarope de seiva de ácer, mas sejamos honestos, não é muito apetecível pagar 5€ por um frasquinho de xarope que se usa meia dúzia de vezes (apesar de ser delicioso). Também já usei açúcar mascavado, mas perdi o hábito. Nunca usei com regularidade stevia ou adoçantes químicos. Versão curta: só o mel é que continua bastante seguro na minha preferência.
No entanto, admito que este também tem as suas falhas - por ser líquido pode alterar bastante a consistência da receita em que é usado, especialmente se o objetivo for obter algo crocante.
Depois das bolachas de aveia fofas e húmidas, admito que fiquei com vontade de alargar o meu horizonte de bolachas e experimentar umas crocantes, visto que que há muita gente que prefere este tipo (eu não sou esquisita, gosto de ambos ;)). Como não queria usar mel pelas razões que já mencionei, aproveitei a ocasião para experimentar um novo concorrente: açúcar de coco. 
Posso dizer que ficou aprovado. Bastante aprovado. ;)





Bolachas de Aveia Crocantes
Adaptado daqui
Para cerca de 40 bolachas

Ingredientes:
[  1 colher de sopa de sementes de linhaça trituradas
[  3 colheres de sopa de água quente
[  150g de farinha de aveia (flocos de aveia triturados; certificada sem glúten para a versão sem glúten)
[  100g açúcar de coco (usei da nu3, que podem encomendar aqui com 20% de desconto ao usar o cupão avela)
[  1/2 colher de chá fermento
[  1 pitada de sal
[  Canela (opcional; se gostarem podem também usar noz moscada, gengibre,...)
[  100ml de óleo de coco
[  150g de manteiga de amendoim natural (usei crocante)
[  50g de flocos de aveia (certificada sem glúten para a versão sem glúten)

Preparação:
| Misturar as sementes de linhaça com a água quente e deixar repousar durante alguns minutos (chama-se a esta mistura 'ovo de linhaça').
| Entretanto, colocar num recipiente a farinha de aveia, o açúcar de coco, o fermento, o sal e a canela e misturar.
| Num recipiente à parte, juntar o óleo de coco com a manteiga de amendoim e bater bem.
| Adicionar a esta última mistura o ovo de linhaça, os ingredientes secos e os flocos de aveia, envolvendo bem a cada adição.
| Forrar um tabuleiros com papel vegetal. Com as mãos, pegar em porções do preparado, formar bolachas achatadas (é normal que a massa seja mais mole do que o costume para bolachas) e colocá-las no tabuleiro, com alguma distância entre si.
| Levar as bolachas ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 10 a 15 minutos (é normal que ainda estejam moles quando retirarem do forno, ao arrefecer endurecem).


Admito que não estava à espera de que as bolachas ficassem muito crocantes, mesmo com o açúcar de coco, mas são absolutamente perfeitas!
O sabor é bastante consensual, lembra as bolachas crocantes tradicionais (como as do ikea, que vêm em caixas enormes). Não sabem a manteiga de amendoim nem a açúcar de coco, o que é ótimo, porque a ideia que tinha era fazer umas bolachas 'natalícias' com uma textura crocante e sabor a Natal :P
Claro que, apesar de serem incomparáveis em termos de ingredientes às de compra, são bastante ricas em gordura e hidratos, açúcar em particular - são bolachas. Sei que há por aí receitas de bolachas só com 2 ou 3 ingredientes e adoçadas apenas com fruta, mas são muito diferentes destas, não têm uma textura crocante nem o sabor das bolachas tradicionais.
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Informação Nutricional (por uma bolacha)
Energia: 73kcal
Proteínas: 1.9g
Hidratos de Carbono: 6.6g 
-       Dos quais açúcares: 2.8g
Lípidos: 4.6g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 2.4g
Fibra:  0.8g
Sódio: 31mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 bolacha ou 1/40 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
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Comentários

  1. Ando muito curiosa com esse açúcar de coco mas ainda nunca o experimentei! Quanto ao mel sou o contrário de ti como imensas vezes pão com mel, ou será mel com pão?! :) As bolachas parecem ser óptimas! :)
    --
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  2. essas bolachas de aveia tem um aspeto super delicioso um snack bem saudável e ótimo vou fazer :D


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

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  3. Bom dia! Onde se pode arranjar a manteiga de amendoim do bem?

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    Respostas
    1. Eu costumo encomendar na EU Nutrition, é 100% amendoim. Tenho uma parceria com a marca e por isso se usar o meu cupão, 'euavela15', tem desconto na manteiga - costuma ser um desconto de 15%, mas como estou com uma campanha temporária (até Sábado) atualmente o desconto é de 20% :)

      Também há em alguns supermercados e no Celeiro, por exemplo, mas a relação preço/quantidade costuma ser absurda :/ E de resto há em alguns outros sites online (Myprotein, Prozis,...) também! :)

      Espero ter ajudado! :)

      Eliminar
  4. Também não sou fã do sabor do mel, para mim é demasiado doce e tens toda a razão em relação à consistência porque não dá para usar em todas as receitas.
    Eu gosto muito do xarope de ágave, mas o preço não me permite fazer muitas receitas com ele se necessitarem de muito, e por isso o mel é a opção.
    Fiquei a babar quando vi a foto destas bolachas e no próximo fim-de-semana vou fazer de certeza!
    Beijinhos!*

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  5. Também não aprecio o sabor do mel uso quando não tenho geleia de milho ou de arroz .
    Essas bolachas ficaram uma maravilha.

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  6. Parece ser ótimo para levar para o trabalho e comer naquela tardezinha que bate uma fominha... Um beijo.

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