Avançar para o conteúdo principal

Donuts de Amêndoa (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Sem Glúten/Lactose)


A tupperware é uma daquelas marcas que toda a gente associa a artigos de qualidade - digo eu, baseada na minha família, em que uma tampa de um tupperware partida num canto é bem capaz de provocar discussões feias.
A minha avó é especialmente fanática: insiste em não usar os recipientes da marca para congelar, para que não se estraguem, e tem um reservado para cada tipo de alimento (um para o queijo, um para os bifes, um para as cebolas (que por acaso é adorável e tem forma de cebola :P), vários para a sopa,...). E que ninguém se atreva a usar o seu tupperware dos bifes para colocar bolachas.
Como podem perceber pelos exemplos que usei, sempre lidei com a parte mais 'chata' da marca. De qualquer modo, a maior parte dos tupperwares de que falo são bastante velhinhos - não me lembro de quando foram comprados, por isso ou não tinha nascido ou não tinha idade para influenciar a compra no sentido das coisas mais interessantes.
Há pouco fui contactada por uma página que vende artigos da marca propondo estabelecer uma parceria em que me oferecia alguns produtos, e decidi corrigir isto escolhendo uma forma de donuts (e uma cuvete de gelo bastante adorável - podem ver os artigos nesta foto).
Admito que antes ainda vacilei um bocadinho - não sei se se lembram, mas já tive experiências bem más com formas de silicone. Depois acabei por arriscar, confiando na fama da marca - se se diz que tem qualidade é por algum motivo, certo?
Acabei por ficar muito satisfeita com o produto - estes donuts foram a minha primeira experiência com ele e como podem ver ficaram com um aspeto invejável. Preparem-se para serem tentados com algumas receitas de donuts saudáveis nos próximos tempos: até já decidi que vou criar um separador novo para os futuros donuts no índice de receitas. Parece que a coisa está séria. ;)





Considerei colocá-los virados ao contrário para as fotos, mas decidi não o fazer por se assemelharem inquietantemente a alheiras :P
Donuts de Amêndoa (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Sem Glúten/Lactose)
Adaptado daqui
Para 4 donuts

Ingredientes:
[  1 ovo
[  1 clara
[  50g de farinha de amêndoa
[  30g de mel
[  1 pitada generosa de bicarbonato de sódio
[  1 pitada de canela (opcional)

Preparação:
| Misturar todos os ingredientes (ovo, clara, farinha de amêndoa, mel, bicarbonato de sódio e canela).
| Colocar a massa na forma (usei a de silicone que aparece nas fotos - mais informações abaixo) e levar ao forno pré-aquecido a 150 graus durante aproximadamente 12 minutos, ou até que os donuts estejam cozinhados (podem fazer o teste do palito).



Quanto à forma, como mencionei foi-me oferecida pela Miss Tupperware - se quiserem encomendar basta enviarem mensagem à página :) Claro que podem colocar em formas normais (de muffins, por exemplo), mas convenhamos que não tem metade da piada :P
Os donuts ficaram ótimos - muito fofinhos, ligeiramente húmidos e saborosos, quem provou gostou muito! Surpreenderam pela positiva :) 
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por um donut)
Energia: 115kcal
Proteínas: 4.9g
Hidratos de Carbono: 9g 
-       Dos quais açúcares: 6.8g
Lípidos: 7.4g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.8g
Fibra:  1.6g
Sódio: 63mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 donut ou 1/4 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Tão giro! Nunca tinha visto estas formas.
    E têm um excelente aspecto!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Ficaram fantásticos! Sonho com uma forma dessas mas ainda não calhou! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tenho várias formas de donuts, mas não da Tupperware. Gosto imenso dos produtos, embora sejam bastante caros. A receita de donuts deve ser bem boa.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Mais uma receita que vou guardar para experimentar, mas terei que fazer em forma de muffins pois infelizmente não tenho forma de donuts! Mas um dia ainda compro uma. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. ora aqui estou eu a babar outra vez! Adorava donuts quando era miúda.
    Estou a imaginar o sabor a amêndoa... maravilha.
    Adorei as formas, apesar de morrer de medo do silicone, lol. Temos uma má relação também :P
    Beijo
    Sara

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Bolo de Spéculoos

  Com quase dois meses de atraso, venho deixar a receita do bolo que fiz para o meu aniversário. Mais pequeno que o habitual, tendo em conta a situação pandémica na altura (nos últimos dois anos não tive muita sorte com o timing do meu dia de anos). Para compensar, fi-lo em modo *overdose de spéculoos*: spéculoos  alegram qualquer situação :D O recheio foi improvisado à última da hora: tinha planeado fazê-lo com natas batidas e creme de spéculoos, mas aqueci o creme para ficar mais fluido e a temperatura fez com que as natas coalhassem. Fiquei sem o único pacote de natas que tinha, mas felizmente sou  exagerada  precavida e tinha meia dúzia de frascos do creme de barrar.  Acabei por desenrascar um recheio misturando-o com o pudim de caramelo da Ehrmann como base, o que de resto prova a minha tese de que há poucas coisas que não se resolvam com um pudim de caramelo da Ehrmann :P Foi tudo pelo melhor, porque ficou delicioso! Deixo a receita para que possam experimentar :)  Bolo de Spécul

Madalenas Sem Açúcar

Tenho a tradição de testar uma receita nova de cada vez que recebo ou compro uma nova forma. Por vezes as ideias são muitas e não é fácil escolher, mas quando a My Tup Love  me enviou esta forma não houve sequer um momento de indecisão: forma de madalenas pede madalenas :D  Juntei o útil e agradável, e usei na receita a recentemente lançada aveia de custard. O seu aroma docinho a lembrar bolos com limão não podia ser mais adequado para o efeito :)  Madalenas Sem Açúcar Para 6 madalenas Ingredientes : [  1 ovo [  50g de quark natural [  25ml de leite [  75g de farinha de aveia com sabor (usei a de custard da EU Nutrition , que tem um saborzinho a limão fantástico; podem encomendar com 15% de desconto usando o cupão euavela15 no site) [  1 colher de café de fermento Preparação : | Bater o ovo com o quark durante dois ou três minutos. | Baixar a velocidade para o mínimo e adicionar o leite, batendo apenas até este estar incorporado.  | Juntar a farinha e o fermento envolver com uma espát