Avançar para o conteúdo principal

Pão de Ló de Ovar (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Gordura Adicionada)


Escolher o tempo que um pão de ló deve ficar no forno de modo a ficar perfeito é uma arte - admito que demorei a dominá-la, e o pão de ló tradicional que costumo fazer é prova disso.
Já fiz pães de ló demasiado secos, já fiz pães de ló demasiado líquidos e até já cheguei a fazer um que se encaixava em ambas as categorias, num dia em que apenas liguei a resistência de cima do forno.
A boa notícia é que há um lado atenuante - há sempre alguém que gosta do pão de ló mais seco ou mais húmido ou metade metade. O meu irmão, por exemplo, é um fanático do pão de ló líquido (nem é húmido, é líquido mesmo) - acho que o pão de ló que deixei menos tempo no forno até agora, que mais parecia doce de ovos, foi o preferido dele.
Assim sendo, não houve uma vez em que fizesse um pão de ló e ele foi apreciado (nem aquele primeiro que eu tentei bater à mão e ficou todo enqueijado - benefícios de ter uma mãe fanática por bolos enqueijados. O lado mau é ter de fazer queijadas todas as semanas). Então decidi tentar a minha sorte com uma versão saudável - e acho que as fotos falam por si quanto ao resultado. Para bolo  caprichoso o pão de ló tem sido bem simpático. ;)





Pão de Ló (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Gordura Adicionada)
Adaptado daqui

Ingredientes:
[  3 ovos
[  9 gemas
[  75g de açúcar de coco (usei o da Faz Bem, que podem encomendar aqui com 20% de desconto ao usar o cupão avela)
[  100g de polvilho doce (também podem usar azedo)

Preparação:
| Num recipiente grande, bater os ovos, as gemas e o açúcar de coco com uma batedeira elétrica durante cerca de 15 minutos (até a mistura ganhar volume e ficar fofa).
| Peneirar o polvilho para a mistura e envolver cuidadosamente com uma espátula.
| Transferir a mistura para uma forma pequena forrada com papel vegetal.
| Levar ao forno pré-aquecido a 220 graus durante cerca de 20 minutos (depende de como preferem o pão de ló e do forno - no meu forno 20 minutos resultaram no bolo da foto, bem húmido, mas provavelmente em alguns fornos tanto tempo resulta num pão de ló mais seco).



O pão de ló ficou delicioso, com um sabor ótimo e uma textura fofa e húmida! Por causa do açúcar de coco ficou com esta cor que lembra caramelo, achei adorável :P
Sempre pensei em fazer este bolo numa versão mais saudável, mas uso sempre mel para adoçar os bolos e achei que os ovos eram capazes de não ganhar tanto ar se fossem batidos com mel. Mais uma vez o açúcar de coco foi a solução - e resultou muito bem :)
Não cortei na quantidade das gemas porque acho que são imprescindíveis para fazer um pão de ló que lembre minimamente o original. Desta forma claro que, assim como o pão de ló tradicional, tem muitas gemas (e continua a ter açúcar, embora seja açúcar de coco), mas também é óbvio que classificar este bolo como 'saudável' (em comparação ao tradicional) não significa que devam basear a vossa alimentação nele!
De resto, é um bolo muito simples de fazer e que vale a pena. Espero que experimentem e aprovem a receita :)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 164kcal
Proteínas: 5.1g
Hidratos de Carbono: 21.3g 
-       Dos quais açúcares: 10.0g
Lípidos: 6.7g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 2.3g
Fibra:  0.1g
Sódio: 32mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 fatia ou 1/8 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Ficou altamente! Tenho de rapinar a receita! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gostei da tua sugestão saudável. Costumo fazer no Natal o paõ de ló de ovar tradicional e concordo plenamente contigo: não pode estar nem um minuto a menos nem um minuto a mais para ficar naquele ponto que nem é líquido nem é sólido demais.
    Nunca usei açúcar de coco. Levo comigo a receita para ver se a faço este ano no Natal.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/10/pudim-de-pessego.html

    ResponderEliminar
  3. Eu também tenho a mesma falha. Nunca acerto com o ponto do pão-de-ló. Mas a prática leva à "perfeição"! :)

    Este teu mais saudável ficou com um aspeto tão apelativo que nem digo nada :P Que guloso! Vou anotar a receita para experimentar quando me for aventurar no mundo dos pão-de-lós eheh

    Bom domingo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adoro pão de ló e faço parte dos fãs dele líquido no meio, quando ficam demasiado secos não lhes acho piada, por isso quando vi esta foto da fatia até fiquei a babar! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro pão de ló! Normalmente no Natal a minha mãe compra sempre para eu comer. Tenho que experimentar fazer este "saudável" =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Não pode ser stevia em vez de açúcar de coco? Nunca vi á venda....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O açúcar ajuda a dar volume aos ovos, não sei se stevia funcionará tão bem! Pode ser que funcione, mas talvez açúcar mascavado, por exemplo, seja uma substituição mais fiel :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t