Avançar para o conteúdo principal

Clafoutis de Framboesa (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Esta semana decidi experimentar uma receita que já tinha visto a circular pelos Instagrams franceses: flanboisier, uma espécie de tarte de framboesa numa versão saudável inventada pela @clemfit_run.
Ontem foi o dia. Adaptei a receita de forma a ficar com um teor proteico mais interessante, substitui alguns ingredientes por outros da minha preferência... E no fim foram tantas as alterações que admito que estava com algum receio que o resultado não ficasse tão bom como o original :P
Parte do meu receio desvaneceu-se quando tirei o bolo do forno e ele estava lindíssimo (no que toca a sobremesas a humildade não é o meu forte :P), e qualquer réstia que sobrasse sofreu o mesmo destino quando experimentei esta perfeição em forma de tarte.
Não sabia o que lhe chamar por não não me ocorrer nenhuma tradução apropriada do nome original, mas visto que me fez lembrar imenso clafoutis a nível de aparência e textura ficou assim batizado.
Trago hoje então a receita deste clafoutis de framboesa, uma das melhores sobremesas saudáveis que já fiz :D





Clafoutis de Framboesa (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)
Adaptado da página de instagram @clemfit_run
Para 1 tarte

Ingredientes:
[  1 ovo
[  200ml de claras de ovo
[  400g de queijo quark natural
[  1 banana (cerca 100g)
[  150g de puré de maçã (pode ser caseiro ou de compra; há nos supermercados vários sem adição de açúcar)
[  50g de farinha de aveia com sabor (recomendo a de bolacha maria da EU Nutrition, que podem comprar com desconto e ofertas usando o cupão euavela15!)
[  150g de framboesas (usei congeladas)

Preparação:
| Utilizando um processador/liquidificadora (ou uma varinha mágica), triturar todos os ingredientes com exceção das framboesas: ovo, claras, quark, banana, puré de maçã e aveia com sabor.
| Colocar a massa numa forma (usei uma forma redonda de silicone, mas podem usar uma tarteira de vidro, por exemplo). Distribuir as framboesas pela superfície.
| Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 1h15, ou até que o clafoutis esteja cozido e dourado.

Substituições:
- Claras: podem omitir e usar um total de 5 ovos inteiros (o da receita + 4 extra). A textura vai ficar diferente, bem como o perfil nutricional, mas caso não queiram usar claras é a substituição mais fiel.
- Quark: é possível por trocar por queijo fresco batido, ou outro iogurte natural espesso como skyr.
- Aveia com sabor: podem substituir por farinha de aveia normal se acharem que a fruta é suficiente para adoçar. No entanto, caso prefiram um resultado docinho mesmo não usando farinha com sabor, podem adicionar um adoçante da vossa preferência (mel, açúcar, stevia, xilitol,...), ou ainda substituir o quark natural por um com sabor.



A combinação da textura cremosa e sabor leve do bolo com as framboesas semi-derretidas, docinhas e ácidas é uma das melhores que tive a oportunidade de experienciar nos últimos tempos (e acreditem que não faltaram experiências gastronómicas nas férias :P). 
Eu só fiz um clafoutis tradicional uma vez, há alguns anos, mas do que me lembro nem chegava aos calcanhares deste. Este tem tudo: sabor fantástico e viciante, textura rica e consistente,... E o melhor é que é mesmo muito simples de fazer, o que só torna ainda mais surpreendente o quão bom é.
Igualmente surpreendente é a informação nutricional - não só é baixo em calorias, açúcar e gordura, como ainda tem uma quantidade interessante de proteína. Inclui também bastante fruta (e variada), o que pode ser uma mais valia para quem tem tendência a não ingerir a suficiente :)
Em suma, é a receita perfeita e tenho a certeza que vou repeti-la imensas vezes. Já prevejo a sua presença em vários pequenos-almoços e lanches no futuro :D
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 102kcal 
Proteínas: 9g 
Hidratos de Carbono: 12g 
-       Dos quais açúcares: 6g 
Lípidos: 2g
-          Dos quais hidrogenados: 0g
-     Dos quais saturados: 0g 
Fibra:  1g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 fatia ou 1/8 da receita)Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Parece aquela queijada que fizeste à tempos =)
    Tem bom aspecto, mas eu tenho que substituir as frutas =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Não é muito boa ideia porque a aveia é uma farinha, dá uma textura diferente! No máximo, recomendaria trocar a aveia de sabor por uma farinha neutra (qualquer farinha, seja de aveia sem sabor, de trigo ou mesmo amido de milho) e adicionar whey para compensar a nível de sabor.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t