Avançar para o conteúdo principal

Semifrio de Piña Colada (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Os semifrios com whey são, a par das overnight oats proteicas, a receita-revelação do verão. São simples e rápidos de fazer, têm um perfil nutricional muito interessante e ficam sempre deliciosos :)
Esta versão tem um sabor ainda mais fresquinho do que a da última vez, e garanto que é a sobremesa (ou até lanche ou pequeno-almoço) perfeita para um dia quente :D








Semifrio de Piña Colada (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Ingredientes:

Para o semifrio
[  8 folhas de gelatina
[  40ml de água quente
[  80g de claras de ovo pasteurizadas
[  400g de quark (queijo fresco batido; podem também usar skyr ou outro iogurte bem espesso)
[  80g de whey de piña colada (usei a da EU Nutrition, é ótima! O cupão euavela15 dá-vos 15% de desconto e ofertas no site)

Para a cobertura (podem não colocar ou substituir por outra coisa, claro!)
[  50g de compota (usei uma de ananás e manga da St. Dalfour)
[  10g de coco ralado

Preparação:
| Seguindo as instruções da embalagem, demolhar as folhas de gelatinha em água fria (demolhei as minhas durante cerca de 10 minutos). Escorrê-las bem e juntá-las à água quente, mexendo para que fiquem completamente derretidas.
| À parte, num recipiente grande, bater as claras em castelo usando uma batedeira elétrica.
| Sem parar de bater, juntar aos poucos o quark, seguido da whey.
| Por fim, e batendo sempre, acrescentar em fio a gelatina previamente derretida.
| Colocar o preparado numa forma adequada* e reservar no frigorífico até que solidifique (pelo menos umas 12 horas).
| Desenformar e decorar com a compota e o coco ralado.

*Usei uma forma da tupperware chamada 'mágica', que tem no fundo uma tampa para retirar na altura de desenformar. O retirar da tampa liberta o vácuo e faz com que o semifrio saia facilmente; caso usem uma forma diferente esta parte pode ser mais difícil. 
Na hora de desenformar submergi a forma em água quente durante 10 segundos, o que facilitou ainda mais o processo :)
Eu recebi a forma da My Tup Love, se quiserem encomendar algo de lá podem contactar a página de Facebook ou de Instagram!



Para variar, a textura ficou perfeita - bem fofinha e cremosa, a lembrar uma mousse ou espuma. O sabor também não desilude, com aquele aroma de ananás e coco que agrada a quase toda a gente!
A compota resultou melhor do que estava à espera como cobertura. Na verdade, só a usei porque estava a passar do prazo e não sabia o que fazer com ela :P Mas ainda bem que assim foi, porque a nível de sabor e textura combinou mesmo bem com o semifrio em si :)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 131kcal 
Proteínas: 21g 
Hidratos de Carbono: 8g 
-       Dos quais açúcares: 4g 
Lípidos: 2g
-          Dos quais hidrogenados: 0g
-     Dos quais saturados: 1g 
Fibra:  0g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a uma fatia ou 1/6 da receita). Inclui os ingredientes da cobertura. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Não sou grande fã deste tipo de consistências, mas ficou bonito =)

    Beijocas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t